Professor do PPGE/UFAL participa de projeto internacional em Portugal e na França

24/01/2024 09h56 - Atualizado em 24/01/2024 às 09h57

É com satisfação que comunicamos à comunidade acadêmica que o professor titular Eduardo Calil estará em uma nova missão de trabalho em Portugal e na França no período de 13 de março a 06 de abril de 2024. Essa missão está vinculada ao convite como professor visitante, estendido pela Universidade Toulouse Jean-Jaurès, e integra as iniciativas delineadas no âmbito do projeto de colaboração internacional InterWriting II, recentemente aprovado pelo CNPq por meio do último Edital Universal.

Ao longo desse período, o professor proferirá conferências que abordarão temas relacionados à prática didática e à produção textual em sala de aula, explorando a relevância da criatividade e autoria para o aprendizado da escritura, além de discutir a interrelação entre atividades metalinguísticas e as rasuras orais e escritas que emergem durante a elaboração de manuscritos escolares. Serão apresentados e discutidos resultados de investigações relacionadas ao material coletado por meio do Sistema Ramos, uma técnica de captura multimodal e síncrona de processos de escrita em sala de aula.

Adicionalmente, está programada uma nova coleta de dados em salas de aula francesas, o que possibilitará a continuidade dos estudos comparativos sobre práticas didáticas nos três países envolvidos, enriquecendo ainda mais o acervo do Laboratório do Manuscrito Escolar, sediado na Universidade Federal de Alagoas.

Segue o link para maiores informações: https://inspe.univ-toulouse.fr/accueil/recherche/evenements-scientifiques/les-rencontres-de-savoirs