Histórico

Desde 2001, o programa de Pós-graduação em Educação desenvolve suas atividades em Alagoas.

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas - PPGE/UFAL teve início em agosto de 2001, quando da aprovação pela CAPES do primeiro Mestrado em Educação do estado que, em números, contava com 10 professores doutores permanentes e 20 mestrandos.
Em seus primeiros anos, o PPGE estava organizado em duas linhas de pesquisa: Magistério e Formação de Professores e História e Política da Educação Brasileira.
A partir de 2010 conseguimos avançar para a nota 4 e, por conseguinte, alcançamos o Doutorado, firmando a primeira turma em 2011 e tendo nossas primeiras defesas de doutorado em 2014.
De 2006 a 2017, visando a uma melhor resposta às necessidades de seus membros e às novas demandas do Estado de Alagoas, houve uma reorganização das Linhas de Pesquisa do Programa. A linha de Magistério e Formação de Professores foi extinta, a de História e Política da Educação foi mantida e três novas linhas foram criadas: Educação e Linguagem, Processos Educativos, Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e, a partir de 2014, criou-se a Linha de Pesquisa Educação e Inclusão de Pessoas com Deficiência ou Sofrimento Psíquico. Em linhas gerais, essas linhas têm como objeto de pesquisa:
A) História e Política da Educação: Estudo das teorias sobre a História da Educação e o Estado moderno e suas repercussões no campo das políticas educacionais do cenário brasileiro e alagoano, bem como suas implicações para a prática e a formação docente, a partir dos temas da análise dos discursos de sustentação das referidas políticas; os impactos do ajuste neoliberal sobre o ensino superior; trabalho e educação no Brasil e no Nordeste; políticas curriculares nacionais e locais e impactos na profissão docente. O PPGE, atualmente, mantém um corpo docente com 34 integrantes permanentes.
B) Educação e Linguagem: Estudo da linguagem em suas múltiplas dimensões, em contextos educativos diversos e em diferentes níveis de escolarização, visando à compreensão dos processos de ensino e aprendizagem fundados em quatro pontos essenciais: a) Linguagem ora; b) Linguagem escrita; c) Leitura, compreensão e interpretação de textos; d) Conhecimentos linguísticos.
C) Processos Educativos: Estudos do cotidiano das diferentes instituições educativas abrangendo desde a educação infantil ao ensino superior. Análise das práticas educativas a partir de perspectivas que consideram a complexidade da relação pessoa-contexto. Investigação dos processos educativos em diferentes áreas do saber, inclusive em relação a alunos com necessidades especiais.
D) Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: Estudo dos fundamentos e desenvolvimento de metodologia sobre o uso das TIC na formação de educadores, nos diversos espaços de aprendizagem, com suporte em ambientes virtuais, como o apoio à formação presencial, à distância online e semipresencial. Utilização de ambientes de aprendizagem voltados à construção de um conhecimento autônomo, numa abordagem transdisciplinar, dentro de novos paradigmas educacionais.
E) Estudo dos processos educacionais (ensino e aprendizagem) e da inclusão de pessoas com deficiência e/ou em sofrimento psíquico a partir da perspectiva de diferentes abordagens teóricas, com ênfase em metodologias de intervenção. Discussão e intervenção na formação de professores para atuarem no contexto da Educação Inclusiva, assim como em ambientes não escolares.
Atendendo à demanda social, o PPGE, nos seus dezesseis anos já formou 417 mestres e 22 doutores, sendo os doutores nos últimos sete anos.
Neste contexto, O PPGE participa, desde sua criação, dos fóruns da área, como o Fórum dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED) ; fóruns regionais e estaduais de educação; da participação em vários de GTs na ANPED, da ANPOF, do EDUCON, da ANPAE, entre outras associações que promovem e divulgam a pesquisa científica em Educação, bem como mantém a periodicidade do EPEAL, Encontro de Pesquisa em Alagoas, agregando outras Instituições de Ensino Superior do Estado de Alagoas. Estas ações também envolveram atividades de pesquisa, com a presença de docentes pesquisadores, discentes de graduação e pós-graduação no acompanhamento, observação e discussão dos processos de implantação das políticas educacionais, fortalecendo também as linhas de pesquisa. O PPGE realiza intercâmbio com instituições do exterior, destacando-se: Portugal, Espanha, Uruguai e França, Itália, Estados Unidos., tais como: Universidad de Valencia (Espanha), Universidade da República (Uruguai), École Normale Supérieure Lettres & Sciences Humanes (Paris III), Université Rennes 2, Université de Provence, Université Cergy-Pontoise, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Universidade Aberta do Porto, Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Università degli Studi di Firenze e Oxford University. Atualmente mantém um PROCAD com UERJ E UFRN.