Coordenador de Área da Educação participa de reunião virtual do PPGE


06/08/2020 20h30

Na manhã deste dia 6 de agosto o Conselho do PPGE realizou reunião virtual extraordinária, contando com a presença de discentes, docentes, técnicos, como também os diretores do Centro de Educação (CEDU), Prof. Dr. Jorge Eduardo de Oliveira e Profa. Dra. Maria da Conceição Valença da Silva.PPGE.png

A reunião extraordinária foi convocada a partir de uma solicitação do Prof. Dr. Robert Evan Verhiner (UFBA), que é Coordenador de Área de Educação da Capes, participando do Conselho Técnico-científico da Educação Superior.  Na Avaliação da CAPES, o CTC-ES delibera sobre propostas de cursos novos e notas atribuídas na avaliação periódica dos programas de pós-graduação.

Esta visita virtual do Prof. Dr. Robert teve a finalidade de colaborar com o programa, tirando dúvidas sobre o preenchimento do relatório quadrienal de avaliação. Este relatório já está sendo elaborado e os programas têm até o mês de março de 2021 para enviar para a Capes, que avaliará tendo em conta este documento.

O Prof. Dr. Robert apresentou algumas considerações, fez algumas sugestões e também tirou dúvidas dos docentes sobre o preenchimento da ficha de avaliação, que será realizada por meio da Plataforma Sucupira. Segundo o Coordenador de Área, algumas novas funcionalidades da plataforma deverão ser implementadas ainda neste mês de agosto.

Os docentes do PPGE, além dos coordenadores e direção do CEDU, apresentaram também os avanços dos últimos 4 anos, não só em termos de produção, mas atendendo às recomendações das Consultoras da Capes, que visitaram o PPGE em agosto de 2018.

Apesar das incertezas sobre a avaliação da produção qualificada dos docentes e discentes (por meio do Qualis Refrência), o sentimento comum a todos é de esperança, na busca de que a avaliação do PPGE neste quadriênio seja positiva, visando a manutenção do programa, como também garantindo que a Ufal possa continuar contribuindo com a formação qualificada de pesquisadores para a região.

Registramos também que, no início da reunião, antes do acesso virtual do Prof. Dr. Robert, o Conselho aprovou a retificação de alguns pontos da Resolução nº 2 de 2019, que trata do Pós-Doc no âmbito da Ufal. Esta retificação foi necessária a partir da divulgação da Instrução Normativa nº 2 da Propep/Ufal. Estes dois documentos já se encontram no site do PPGE.

O Conselho já tem data de reunião agendada para o próximo dia 19, quando será deliberado o calendário do próximo semestre, como também a oferta acadêmica e a discussão sobre possível seleção de novos mestrandos e doutorandos.