Conselho elege nova coordenação para o PPGE


13/12/2020 11h04

Em reunião extraordinária, ocorrida no último dia 9 de dezembro, o Conselho do programa de Pós-graduação em Educação elegeu a professora Dra. Maria Dolores e professor Dr. Walter Matias, para coordenarem o programa a partir do dia 1 de fevereiro de 2021.

Captura de tela 2020-12-09 15.33.20.png

Para a reunião também foram convidados os docentes selecionados no credenciamento de docentes permanentes e que integrarão o Conselho no começo de janeiro de 2021. Todos foram acolhidos pela Coordenação e demais membros, e também puderam falar da satisfação, alegria e compromisso de participar do PPGE, colaborando com a formação qualificada de pesquisadores para Alagoas e região.

Ao final da reunião o atual coordenador, professor Dr. Fernando Pimentel agradeceu a todos pelo período que ficou na gestão do PPGE, especialmente ao vice-coordenador, aos coordenadores que o antecederam e que não deixaram de contribuir com a gestão, (Prof. Dr. Anderson Menezes e Prof. Dr. Luís Paulo Mercado), aos servidores da secretaria, aos professores e discentes que colaboraram nos últimos dois anos, fazendo que a gestão fosse comprometida, colaborativa e visando dar continuidade à história do PPGE.

Sobre os coordenadores eleitos:

MARIA DOLORES FORTES ALVES atua na graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação); Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2013) com sanduiche pela Universidade de Barcelona (2012); Mestre em Educação (PUCSP, 2008); Mestre em Psicopedagogia e Pedagoga - UNISA; Especialista em Educação em Valores Humanos-Fundação Petrópolis; Especialista em Distúrbios de Aprendizagem pela Universidade de Buenos Aires- UBA; Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Pedagógica de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Psicopedagogia, formação de professores, Tecnologia Assistiva, Inclusão e Ecoformação, novos Paradigmas, Pensamento Complexidade, Transdisciplinaridade e Pensamento Ecossistêmico.

WALTER MATIAS LIMA. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Educação (Filosofia e Educação) pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Fez Estágio Pós-Doutorado na Université Rennes II: Centre de recherche sur l'éducation, les apprentissages et la didactique (CREAD). Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, no Centro de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de filosofia, filosofia francesa contemporânea, culturas e corpo, e formação docente. Professor nos seguintes programas de Pós-Graduação: PPGE/UFAL; PPGAU/UFAL e PROFIL, Núcleo UFPE. Atualmente é vice-coordenador do PPGE, já tendo passado pela gestão na função de coordenador e vice-coordenador de outras gestões, e é Coordenador Geral das Pós-Graduações: CPG/PROPEP/UFAL.

Após a eleição pelo Conselho, conforme o artigo 10 do Regimento, o nome dos eleitos segue para designação da Direção do Centro de Educação.