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ESPELHOS DA PROVA ESCRITA.pdf
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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
ESPELHOS DA PROVA ESCRITA
QUESTÃO GERAL
Argumentação:
a) A resposta poderá apresentar uma exposição rápida do pensamento
pedagógico de Paulo Freire, focando na sua caracterização do ato
educativo e a correlação com a Linha de Pesquisa Pretendida, delimitando
a concepção de práxis no âmbito educacional.
b) Atualidade e precisão no tratamento dos conceitos e termos no âmbito
pedagógico.
c) Nível de relevância e profundidade, abrangência e síntese referente à
questão no campo da obra de Paulo Freire escolhida, considerando o
enunciado e a área de abrangência em Educação.

ESPELHO DAS QUESTÕES DA PROVA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Questão 1.
A resposta pode conter questões relativas:
- Ao fato de o normal e o patológico não possuírem uma fronteira, eles
estão em um contínuo no qual, por arbitrariedade, determina-se o que está
dentro do normal.
- Ao fato de o diferente ser considerado como tal devido a questões do
ambiente sócio-econômico-cultural
- Ao fato que o estritamente biológico não poder determinar que é normal
- A patologia como uma forma de ver a vida de acordo com determinados
valores e julgamentos sobre o próprio ato de viver.
- O critério de “seleção” da população da Educação Especial e da saúde
mental possuem grande influencia de teorias positivistas que se baseiam
no desvio da normalidade estabelecido pela escola regular e pela “saúde
psicológica”.
Questão 2
Deverá ser proposto um projeto de pesquisa a partir da temática proposta e
com a adoção dos pressupostos da Pesquisa Experimental, da História de
Vida, da Etnografia ou da Pesquisa-ação.
A proposição deverá contemplar a delimitação de um problema, a definição
do/s objetivo/s, o estabelecimento da hipótese/s, a apresentação dos
principais pontos da base teórica (ou pressupostos teóricos), a descrição

detalhada
dos
procedimentos
metodológicos
(abordagem,
amostra/sujeitos/participantes, instrumentos de produção de dados,
procedimentos de análise dos dados), o cronograma e as referências.
ESPELHO DAS QUESTÕES DA PROVA TIC NA EDUCAÇÃO
1) Construa uma análise crítica sobre os impactos das TIC na educação
formal e escolar de acordo com estudos realizados por Coll, Mauri e
Onrubia (2010) considerando as tecnologias utilizadas nas práticas
educativas. Evidencie na sua argumentação os seguintes pontos:
• o potencial das TIC para o ensino e para a aprendizagem;
• os desafios da incorporação das TIC na educação;
• a incorporação das TIC na educação escolar e sua presença no currículo.
Espelho/direcionamento das respostas com base na referência indicada:
“O impacto das TIC na educação geral, e na educação formal e escolar
guarda relação como o papel dessas tecnologias na Sociedade da
Informação” (p.67);
“No século XX o conhecimento passou a ser mercadoria mais valiosa de
todas, e a educação e a formação são as vias para produzir e adquirir essa
mercadoria” (pág. 68, 1º parágrafo).
“Neste cenário, a educação adquire uma nova dimensão: transforma-se no
motor fundamental do desenvolvimento econômico e social” (pág. 68);
“Junto com as TIC, na SI a educação tem sido considerada uma prioridade
das políticas culturais de bem-estar social e de equidade. Junto com as
TIC, na SI a educação e a formação passam a ser uma prioridade
estratégica para as políticas de desenvolvimento, com tudo que isso
representa” (pág. 68).
“As TIC estão transformando os cenários educacionais tradicionais e, ao
mesmo tempo, promovendo o surgimento de outros novos”. (pág. 68)
“No contexto da sociedade do conhecimento, as tecnologias para uso
educacional- sejam elas utilizadas no ensino presencial ou à distância –
passaram a ser o suporte fundamental para instrução, beneficiando um
universo cada vez mais amplo de pessoas”.

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O potencial das TIC para o ensino e para a aprendizagem
Possibilidade de reflexão sobre os três tópicos: As TIC como instrumentos
para pensar e interpensar (pág. 76). As TIC ampliam a capacidade humana
de (re)apresentar, processar, transmitir e compartilhar grande quantidade
de informação sem limitação de espaço e tempo, de forma quase
instantânea e com um custo econômico cada vez menor (pág.77)
a) No projeto tecnológico o que conta são as possibilidades e limitação que
os recursos oferecem para representar, processar, transmitir e compartilhar
informação; b) No estudo formativo concreto que incorpora as TIC, o
projeto tecnológico resulta praticamente indissociável do projeto
pedagógico ou instrucional.
c) Uso efetivo das TIC Rumo a uma tipologização dos usos das TIC na
educação formal Os tipos de usos das TIC;
1) Como ferramenta curricular par promover aprendizagem em uma área
curricular determinada; 2) Como ferramenta afetiva, em que as TIC são
usadas para proporcionar apoio afetivo e emocional aos estudantes; 3)
Como apoio TIC como instrumentos mediadores das relações entre alunos
e conteúdos ( e tarefas) de aprendizagem (pág. 81,82,83)
Os desafios da incorporação das TIC na educação;
a) Se as TIC são “vistas como conteúdo curriculares, como objeto de
ensino e aprendizagem, a avaliação é relativamente positiva e as
perspectivas de futuro são otimistas. Todos os indicadores apontam na
direção de uma incorporação crescente das TIC no currículo escolar e não
há razão para pensar que o ensino e a aprendizagem do manejo e domínio
destas tecnologias possam apresentar maiores dificuldades que o ensino e
a aprendizagem de outros conteúdos curriculares”. (pág. 87)
b) “Uma segunda possibilidade é tentar incorporar as TIC na educação
escolar com finalidade de tornar mais eficiente e produtivos os processos
de ensino e aprendizagem, aproveitando os recursos e possibilidades que
tais tecnologias oferecem”. (pág. 87)
c) “Neste caso, o que se persegue com a sua incorporação na educação
escolar é aproveitar o potencial dessa Tecnologias para promover novas
forma de aprender e ensinar. Não se trata, assim, de utilizar as TIC para
fazer a mesma coisa, porém melhor, com maior rapidez e comodidade ou
mesmo com mais eficácia, mas para fazer coisas diferentes, para pôr em
3

macha processos de aprendizagem e de ensino que não seria possíveis se
as TIC fossem ausentes. (pág.88).
2) As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), podem
exercer influência sobre as relações dos alunos com o mundo exterior e
interior (aprendizado e cognição), acarretando mudanças epistemológicas,
nas formas de comunicação, de pensar e de representação pessoal. Neste
sentido conhecer o tipo de compreensão e uso que os alunos têm e fazem
dos meios das TDIC é um importante ponto de partida que ajudará a
determinar a abordagem pedagógica mais apropriada para cada sala de
aula. Para Coll e Monereo (2010, p. 39) “a educação escolar deve servir
para dar sentido ao mundo que rodeia os estudantes, para ensiná-los a
interagir com ele e a resolverem os problemas que lhe são apresentados”.
Sendo assim, disserte sobre o papel da escola e do professor na educação
das crianças frente as potencialidades, limites e situações negativas
decorrente das TDIC.
Espelho/direcionamento das respostas com base na referência indicada:
Na resposta a esta segunda questão o candidato deve dissertar sobre os
seguintes elementos/pontos, tendo como base os autores indicados:
a) Significado das TDIC
b) As TDIC mudam a forma como nos comunicamos, pensamos e nos
relacionamos uns com os outros
c) Há uma perspectiva de mudança epistemológica, mais voltada para
a interação e para a colaboração, superando as práticas de
transmissão de conteúdo
d) A escola e os ambientes formais de ensino precisam compreender
como os alunos aprendem com as TDIC, de forma autônoma,
criativa, ubíqua, potencializadora da disseminação da informação,
utilizando os artefatos digitais.
e) O papel da escola é olhar para o mundo ao seu redor, compreender
a Cultura Digital e compreender sua função social diante da
atualidade.
f) Diante das situações negativas oriundas das Internet, pais e
professores precisam educar as crianças e os adolescentes para
que usem os artefatos digitais de forma equilibrada, consciente,
crítica e problematizadora.
g) Observar que não permitir os excluir as TDIC dos ambientes
educacionais não educa e nem prepara ninguém para os desafios
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da internet, como o cyberbullying, falsidade de identidade digital,
exploração sexual digital, etc.
h) Cabe à família e a à escola, educar para a compreensão das TDIC
para além da visão utilitarista, compreendendo os artefatos como
elementos da Cultura Digita.

ESPELHO DAS QUESTÕES DA PROVA – EDUCAÇÃO E LINGUAGEM
Aspectos
discursivos1

Redação

1
2

Critério2
Atenção
enunciado
proposto
resposta
objetiva
questão
solicitada.

Questão I

Questão II

ao Apresentar
para
a
avaliação
um
texto
com discursivo/argumentativo
que aborde os novos
à territórios de “criação” e
leitura
de
textos
literários na escola e
fora dela.

Apresentar
para
avaliação
um
texto
discursivo/argumentativo
que
aborde
os
pressupostos da faceta
linguística
e
sua
interface
com
a
“conectividade
linguística” no processo
de alfabetização.

Uso correto da Apresentar
para
a
Língua
avaliação
um
texto
Portuguesa.
escrito em linguagem
formal, respeitando a
correção gramatical da
Língua Portuguesa.

Apresentar
para
avaliação
um
texto
escrito em linguagem
formal, respeitando a
correção gramatical da
Língua Portuguesa.

Apresentar
introdução,
desenvolvimento
e conclusão.

Apresentar
para
a
avaliação
um
texto
discursivo/argumentativo
que
contemple
os
elementos
retóricos:
introdução,
desenvolvimento
e
conclusão, da discussão
proposta na questão
discursiva.

Apresentar
para
a
avaliação
um
texto
discursivo/argumentativo
que
contemple
os
elementos
retóricos:
introdução,
desenvolvimento
e
conclusão, da discussão
proposta na questão
discursiva.

Uso adequado
de
normas
acadêmicas
e
científicas.

Apresentar
para
a
avaliação
um
texto
discursivo/argumentativo
que respeite as normas
acadêmicas
e

Apresentar
para
a
avaliação
um
texto
discursivo/argumentativo
que respeite as normas
acadêmicas
e

Definidos no EDITAL Nº 1/2019 – PROPEP – CGP/UFAL/PPGE.
Definidos no EDITAL Nº 1/2019 – PROPEP – CGP/UFAL/PPGE.

5

científicas.
Adequação
abordagens
temática.

Conteúdo

ESPELHO

científicas.

às Apresentar
para
a
da avaliação
um
texto
discursivo/argumentativo
que aborde a temática
de
forma
clara
e
objetiva.

Conhecimento
na
área
de
Educação
no
tratamento
do
tema proposto.

Apresentar
para
a
avaliação
um
texto
discursivo/argumentativo
que aborde a temática
de
forma
clara
e
objetiva.

Demonstrar
conhecimento sobre a
área da Educação e,
mais especificamente,
sobre
a
temática
proposta na questão
específica I.

Demonstrar
conhecimento sobre a
área da Educação e,
mais especificamente,
sobre
a
temática
proposta na questão
específica II.

Consideração à Apresentar
para
a
bibliografia
avaliação
um
texto
recomendada.
discursivo/argumentativo
fundamentado
na
bibliografia
recomendada.

Apresentar
para
a
avaliação
um
texto
discursivo/argumentativo
fundamentado
na
bibliografia
recomendada.

DAS

QUESTÕES

DA

PROVA

DE

PROCESSOS

EDUCATIVOS

Argumentação, - A resposta poderá apresentar uma exposição rápida das
teorias de currículo, focando na contribuição de Miguel Arroyo e sua
caracterização de currículo.
Espera-se uma discussão, desde Tardiff, que relacione saberes pessoais
dos professores, saberes provenientes da formação escolar anterior,
Saberes provenientes da formação profissional para o magistério., saberes
provenientes dos programas e livros didáticos usados no trabalho. e
saberes provenientes de sua própria experiência na profissão, na sala de
aula e na escola
Atualidade e precisão no tratamento dos conceitos e termos no âmbito
pedagógico.
Nível de relevância e profundidade, abrangência e síntese referente à
questão no campo da obra de Paulo Freire escolhida, considerando o
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enunciado e a área de abrangência em Educação.

ESPELHO DAS QUESTÕES DA PROVA DE LINHA HISTÓRIA E
POLÍTICA
Questão 1: Elaborar um texto dissertativo, apresentando as concepções de
educação dos dois autores, a função social da educação na perspectiva de
ambos e confrontar as duas perspectivas, apontando seus pontos de
convergência e divergência (se houver)
Questão 2: Explicitar as contribuições de Neves, Diógenes e Silva para o
entendimento das recentes reformas da educação – BNCC e Ensino Médio
– e apontar os limites e as perspectivas dessas reformas.
Na elaboração das duas respostas, devem ser considerados os
aspectos: consistência teórica, coerência e coesão

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