Relatório de Gestão 2021-2023

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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
CENTRO DE EDUCAÇÂO - CEDU
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE

Relatório de gestão do Programa de Pós-Graduação em Educação: 2021-2023

Início da gestão: 01 de fevereiro de 2021.

Designação pela Portaria 631/GR de 23 de junho de 2020 processo PROPEP nº
2306501589/2021-03, 03 de fevereiro de 2021

Maceió/AL
fevereiro de 2023

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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE

Resumo

O presente relatório tem por objetivo apresentar as ações da gestão do Programa de
Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de
Alagoas (PPGE/CEDU/Ufal), especificamente no período de fevereiro de 2021 a
fevereiro de 2023. Os dados apresentados foram coletados a partir do diário pessoal dos
gestores, como também do site do PPGE e questionário online preenchido pelos
docentes do programa para subsidiar a Coleta de informações para a avaliação
quadrienal (2021-2023).

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Sumário

Introdução ......................................................................................................................... 4
1ª Parte: Ações administrativas e acadêmicas .................................................................. 6
2ª Parte: Ações do PPGE publicadas no site ...................................................................... 8
3ª Parte: Panorama do PPGE no Quadriênio...................................................................61
4ª Parte: Produção Qualificada .......................................................................................72
Como citar este relatório .................................................................................................73

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Introdução

No dia 27 de janeiro de 2021, fomos eleitos pelo Conselho do Programa de PósGraduação em Educação para o biênio 2021-2023. Em fevereiro de 2022, após um ano
de gestão, apresentamos o primeiro relatório do que buscamos realizar, em conjunto
com o corpo docente, discente e servidores técnicos. Foi um ano muito importante, de
ajustes, de planejamento, de finalização da avaliação da CAPES do quadriênio 20172020.
Em 2021 damos início a uma nova coleta do quadriênio 2021 a 2024.
Com o sentimento de dever cumprido ao final de 2021, todavia, com
expectativas da consolidação da avaliação e o aumento da nota do programa de pósgraduação. Lembramos que o processo avaliativo não depende da coordenação e, sim
que todos os professores, estudantes e colaboradores que contribuem com todas as
ações que fomentam funcionamento do programa de pós-graduação em educação
Logo, cabe a cada um e ao coletivo, apresentar suas contribuições.
Também, seguimos com a consciência de que ainda existem muito mais ações a
serem realizadas, apresentamos o relatório das atividades desenvolvidas por nossa
gestão, compreendendo o período de 03 de fevereiro de 2021 a 15 de fevereiro de
2023. Claro que este breve relatório não contempla todas as ações. Reuniões,
atendimentos a discentes e docentes, reuniões com as Pró-reitores, CAPES, FAPEAL e
tantas outras atividades foram desenvolvidas, mas que não cabem neste relatório, por
terem sido realizadas no cotidiano do fazer da gestão.

Aqui, neste relatório, duas observações precisam ser destacadas. A primeira
observação é que todo o período de nossa gestão foram marcados pela pandemia da
Covid-19 que iniciou-se exatamente a partir do mês de março de 2020, até o presente
momento, vivemos dias complexos, desafiadores, tensos. Não desejávamos, todavia,
infelizmente vivenciamos uma situação mundial que modificou a nossa formade ser e de
nos relacionarmos. Sabemos que em alguns momentos, foi difícil não nos abatermos ao
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vermos que tantas vidas jovens, com tantos sonhos e, tantas pessoas queridas,
partiram, terem suas vidas ceifadas. Muitos colegas de trabalho, estudantes do
programa, deixaram-nos. Perdas irreparáveis de pessoas queridas que deixam suas
memórias. Honrá-las serve-nos como incentivo para. seguirmos adiante promovendo a
ciência com consciência.
Para superar os obstáculos apresentados dia após dia, junto com o Conselho,
definimos estratégias e conseguimos dar andamento em boa parte das nossas ações,
inclusive com inúmeras atividades remotas, com propostas inovadoras como: eventos,
seminários, como uma série de “lives” realizadas por diversos docentes e seus grupos
de pesquisa. Até mesmo os processos seletivos (os processos seletivos regular,
processo seletivo de aluno especial. , chamada domínio conexo) e aulas foram feitos
remotamente. Percebemos que essa modalidade de processo seletivo e docência,
permitiu que muitos docentes discentes de outros estados e, até mesmo, docentes
convidados de outros estados e países pudessem participar das atividades promovidas
pelo programa. Logo, todos esses momentos especiais foram possíveis nesta
modalidade de encontro.
A atual gestão já iniciou seus trabalhos dando continuidade ao processo seletivo.
2021.1 e finalizou junto com a gestão anterior, o relatório de avaliação do quadriênio
2017. 2020 da CAPES. Cabe salientar que própria Capes, devido à Pandemia, realizou
várias mudanças nos dados de coleta e no calendário da avaliação, definindo por
último que os PPG’s teriam até o dia 23 de março de 2021 para o envio das
informações, que serão chanceladas pela Pró-reitoria até o dia 31 do mesmo mês.
Todavia, tais prazos foram alterados diversas vezes, finando a data de. 31/05/2021.
como data limite para entrega dos relatórios para homologação. Podemos deixar Claro
que não foi possível em poucos meses se apropriar de todo o processo avaliativo, que
ocorreu no quadriênio de 2017 a 2020 uma vez que foram diversas reuniões que a
gestão anterior realizou com a capes para se apropriar das regras, relatórios, planilhas
e Anexos. Ainda mais soubemos que a CAPES faz as mudanças no processo avaliativos,
que foram incorporados novos itens à avaliação Tal ato que provocou uma ação do
Ministério Público.
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Igualmente, temos consciência de nossas falhas, todavia sabemos, que evoluímos
muito, não só em quantitativo de produções de docentes e discentes, bem como,
superamos o número de produção e alcançamos todas as metas estipuladas pela
Capes na reunião de 2019. Publicações em periódicos qualificados, produções de livros
e e-books, atividades de extensão, atividades internacionais de ação, entre outras,
triplicou durante o quadriênio. Produções discente e, até mesmo a nota da nossa
“Revista Debates em Educação” teve uma evolução bem expressiva, saindo de um B,
para um Qualis A2. Seguimos acreditando que podemos fazer a diferença. Seguimos
acreditando que todos nós, Unidos, podemos fazer esse programa que ampliar sua
relevância grande no estado de Alagoas quiçá no Brasil, muito mais forte. Chamamos a
todos e todos, para a responsabilidade de estarmos juntos!

Deixamos registrado os documentado as ações do primeiro e segundo ano 2021-2023. Apresentamos as postagens realizadas no site do PPGE, pois ilustram em
parte, adinâmica do programa, mês a mês, confirmando a dinamicidade de um programa
atuante, comprometido e ciente de sua responsabilidade social.

Agradecemos a todos aqueles que buscam contribuir com este processo.

Profa. Dra Maria Dolores Fortes Alves.
Coordenadora

Prof. Dr. Walter Matias Lima
Vice-coordenador

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1ª Parte: Ações administrativas e acadêmicas

A gestão atual iniciou o no final do quadriênio (2017-2021) após dois anos de
coordenação Prof. Dr. Fernando Silvio Pimentel, do Prof. Dr. Anderson de Alencar
Menezes e um ano do Prof. Dr. Luís Paulo Leopoldo Mercado. Com o resultado da
última avaliação realizada pela Capes, 2010-2016- o PPGE recebeu nota 3, impondo ao
programa uma autocrítica e uma autoavaliação, iniciadas já no ano de 2017 e sendo
continuadas até a finalização do relatório quadrienal.

No ano de 2021 tivemos uma série de situações complexas no contexto da
secretaria do Programa, apesar da forma dinâmica e atuante dos servidores técnicos
Fellipe Ernesto Barros e Lucas Alexandre Silva Melo buscarem dar fluidez às várias
demandas do maior programa de pós-graduação da Ufal, em termos de quantitativo
de discentes. Em vários momentos de 2021 e 2022 um dos servidores adoeceu, o que
trouxe uma grande sobrecarga de trabalho para o outro e para gestão, sendo que não
havia possibilidades de encontramos apoio de outros servidores, visto que com o
quadro pandêmico inúmeros, servidores da instituição adoeceram. Somente no final
de 2022 conseguimos transferência de um servidor para outro departamento e
tivemos substituição pelo servidor Fellipe pelo servidor Luís que agora tem contribuído
conosco neste ano de 2023.

Se no início de 2021 estávamos no meio do processo seletivo 2021.1 para novos
discentes do mestrado e doutorado, e em outubro de 2021 realizamos o processo
seletivo 2021.2 que se finalizou em dezembro de 2021. Cabe frisar que, novamente, o
edital de seleção com etapas adaptadas para a nova realidade remota. As matrículas
estão

ocorrendo

agora.

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BOLSAS
Sabemos que já fazia um tempo que não tínhamos a oferta de novas bolsas para
o Programa de pós-graduação em educação PPGE. Ainda, devido a crise financeira e o
plano de contingenciamento do governo Bolsonaro, a CAPES fez o recolhido de cotas
de Bolsas. Como ação emergencial tivemos alguns empréstimos de bolsas e, seguem
em curso bolsas que o programa já possui e a Propep, com muito esforço, tem
conseguido repassar para outros alunos. Logo, mês a mês são atualizados novos
bolsistas indicados pela comissão.
Neste ano de 2021 também realizamos, entre os meses de março e abril o
processo para seleção de novos bolsistas FAPEAL. Após reconstituirmos a comissão de
bolsas, fazemos de modo virtual, um mapeamento da demanda de bolsas,
considerando também a demanda reprimida de 2019-2020. Foi um edital bem
específico que demandou cadastro de interesse dos discentes e indicação de seus
respectivos orientadores, dos trabalhos que se encaixariam na demanda da agência de
fomento e, ao mesmo tempo as normativas apresentadas pela PROPEP em que
critérios como nota, baixa renda e discentes cotistas eram considerados como
prioritários visto a crise financeira e o corte de verbas pelas quais agência de fomento e
instituições públicas, juntamente com as famílias, estão passando.
OS Critérios de seleção dos bolsistas FAPEAL foram atender a um dos eixos: 1.
Programa de Prevenção de Acidentes de Trânsito; 2. Programa de Universalização do
Acesso à Água; 3. Fortalecimento do Programa de Ressocialização e Inserção Produtiva;
4. Programa para Melhoria do IDH-Educação; 5. Déficit carcerário; 6. Oferta de
educação para pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade; 7. Prática esportiva e
bem-estar; 8. Revisão da modelagem de atuação do APL; 9. Empreendedorismo /
geração de renda; 10. Políticas voltadas às mulheres; 11. Vida Nova nas Grotas; 12.
Criação da Lei de Patrocínio; 13. Gestão do canal do sertão.
NOTAS [1] Considere a (1) abrangência territorial da ação; (2) população
alcançada com a ação; (3) estimativa de impactos econômicos dos resultados da
pesquisa.; [2] Se não houver em Alagoas nada implementado relacionado à sua
dissertação/tese, considera que seu trabalho tem potencial para se transformar em
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uma política pública? Desenho genericamente esta política; [3] Considere a (1)
abrangência territorial da ação; (2) população alcançada com a ação; (3) estimativa de
impactos econômicos dos resultados da pesquisa.; [4] Se não houver em Alagoas nada
implementado relacionado à sua dissertação/tese, considera que seu trabalho tem
potencial para se transformar em uma política pública; neste processo, fomos
contemplados com bolsa de 2 mestrado e 9 bolsas de doutorado.
Em 2022 tivemos que recompor a comissão de bolsa, atualmente ocupada pela
professora Elione Diógenes e professora Maria Aparecida Viana além dos discentes
Donizetti, Elayne Paula, Ana Luisa e Viviane. Em 2022 concorremos a outro edital da
fapeal e conseguimos mais 4 Bolsas de Mestrado de 6 doutorados.
Também, após a elaboração de um vasto projeto para o edital ‘PDPG
Emergencial de Consolidação Estratégica dos Programas de Pós-Graduação estrito
sensu acadêmicos” tivemos a concessão das 2 bolsas de doutorado e um valor em
dinheiro para custeio de atividades do programa.
DE ACORDO COM A NORMATIVA É EXPRESSAMENTE VETADO O DISCENTE TER
VÍNCULO EMPRAGATICIO. A SELEÇÃO seguirá as normativas https://cedu.ufal.br/posgraduacao/mestrado-e-doutorado-em-educacao/selecao-1/bolsas/2020-1 Os projetos
que não se enquadrarem nos eixos, irão compor uma lista que ficará na PROPEP
aguardando liberação de bolsas
Registramos que, para além da síntese acima, o PPGE realizou uma análise das
normativas internas, publicando resoluções complementares, a exemplo da normativa
para coorientação.
Alguns procedimentos da coordenação e da secretaria também foram
modificados em decorrência da pandemia, o que nos impulsionou a uma atualização do
site do PPGE para outras línguas e dos documentos que são disponibilizados com
frequência.

Resultado chamada bolsistas- CAPES/Fapeal
por Maria Dolores Fortes Alves — Última modificação há 10 meses
Resultado chamada bolsistas Fapeal
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Docentes ppge 2021-2023

LINHA EDUCAÇÃO E LINGUAGEM
Profa. Dra. Adriana Cavalcanti dos Santos - http://lattes.cnpq.br/235267866641388
Prof. Dr. Eduardo Calil de Oliveira - http://lattes.cnpq.br/6822339713125905
Profa. Dra. Marinaide Lima de Queiroz Freitas - http://lattes.cnpq.br/0771452713521203
Profa. Dra. Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante http://lattes.cnpq.br/6495492068805035
Profa. Dra. Yana Liss Soares Gomes - http://lattes.cnpq.br/5441988893925908

LINHA HISTÓRIA E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO
Profa. Dra. Edna Cristina do Prado - http://lattes.cnpq.br/8158728896858544
Profa. Dra. Elione Maria Nogueira Diógenes - http://lattes.cnpq.br/235267866641388
Profa. Dra. Inalda Maria dos Santos - http://lattes.cnpq.br/5495814740484322
Profa. Dra. Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante http://lattes.cnpq.br/6428711681688374
Profa. Dra. Marinaide Lima de Queiroz Freitas - http://lattes.cnpq.br/0771452713521203
Prof. Dr. Jailton de Souza Lira - http://lattes.cnpq.br/6802352389342090
Prof. Dr. Givanildo da Silva - http://lattes.cnpq.br/3702199251733170
Profa. Dra. Lana Lisiêr de Lima Palmeira - http://lattes.cnpq.br/9538287578494559

LINHA EDUCAÇÃO, CULTURAS E CURRÍCULO
Profa. Dra. Lenira Haddad - http://lattes.cnpq.br/2781919765100738
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Profa. Dra. Rosemeire Reis da Silva - http://lattes.cnpq.br/3449113858899262
Prof. Dr. Walter Matias Lima - http://lattes.cnpq.br/5495814740484322
Prof. Dr. Anderson de Alencar Menezes - http://lattes.cnpq.br/3996757440963288
Prof. Dr. Junot Cornélio Matos - http://lattes.cnpq.br/4627841295680114
Profa. Dra. Laura Cristina Vieira Pizzi - http://lattes.cnpq.br/5495814740484322
Profa. Dra. Valéria Campos Cavalcante - http://lattes.cnpq.br/6189537710156188
Prof. Dr. Cleriston Izidro dos Anjos - http://lattes.cnpq.br/7481303031221773

LINHA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Prof. Dr. Elton Casado Fireman - http://lattes.cnpq.br/8569068916474005
Profa. Dra. Mercedes Bêtta Quintano Carvalho Pereira dos Santos http://lattes.cnpq.br/7632501056879630
Prof. Dr. Wilmo Ernesto Francisco Junior - http://lattes.cnpq.br/7813504265082078
Prof. Dr. Carloney Alves de Oliveira - http://lattes.cnpq.br/9900433024242592

LINHA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU SOFRIMENTO
PSÍQUICO
Profa. Dra. Deise Juliana Francisco - http://lattes.cnpq.br/3256764275787933
Profa. Dra. Daniela Mendonça Ribeiro - http://lattes.cnpq.br/9137388590869969
Profa. Dra. Maria Dolores Fortes Alves - http://lattes.cnpq.br/4130544132802418
Profa. Dra. Neiza de Lourdes Frederico Fumes - http://lattes.cnpq.br/8834824295660511
Profa Dra. Elisangela Leal de Oliveira Mercado - http://lattes.cnpq.br/2713240004237441
Prof. Dr. Leonardo Brandão Marques - http://lattes.cnpq.br/3705407022339177

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LINHA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Profa. Dra. Cleide Jane de Sá Araújo Costa - http://lattes.cnpq.br/7090267221490696
Prof. Dr. Luis Paulo Leopoldo Mercado - http://lattes.cnpq.br/7813504265082078
Prof. Dr. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel - http://lattes.cnpq.br/3181078095367990
Profa. Dra. Maria Aparecida Pereira Viana - http://lattes.cnpq.br/5842179916349442
Prof. Dr. Alan Pedro da Silva - http://lattes.cnpq.br/2752203627912781

PROAP- PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA
•

Edital resíduo PROAP 2020 e novo PROAP 2021, 2022.

Um dos trabalhos, bastante árduos foi atender o edital 2021 que trazia a
possibilidade de uso do resíduo do PROAP 2020. O edital foi lançado no momento em
que encerrávamos o processo de seleção de candidatos regulares ao mestrado, 2021.
Todavia, tal edital PROAP exigiu que se fizéssemos um projeto articulando todas as
demandas de projetos dos docentes e discentes. Tanto a PROPEP que elaborou o edital
quanto nós não tínhamos tanta clareza do que cabia no uso dos recursos visto que, era
inovador para todos e a CAPES não apresentava clareza das regras. Infelizmente, pelas
restrições de tempo e acessibilidade espacial, excesso de demandas do programa etc.,
não conseguimos atender o referido edital.
Com algum tempo depois, a Propep, relançou o edital e juntamos uma equipe
para atendê-lo. Reelaboramos o projeto e, tivemos aprovado conseguimos pleitear:
Editoria um documentário sobre o Programa de Residência Pedagógica e Cultural
(PRPC) realizado na cidade de Évora, PT, em 2019, envolvendo profissionais de
educação infantil da rede municipal de Penedo, Al no âmbito do Programa de pesquisa
e extensão “A criança, a cidade e o patrimônio: diálogos entre os saberes e fazeres das
comunidades penedense e eborense”.
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2. Tradução da página do Programa de Pós-graduação em Educação- PPGE, para
as línguas espanhola e inglesa.
3. Tradução de 15 artigos para língua inglesa e/ou francesa a fim de promover a
internacionalização do programa por meio da publicação de Artigos Científicos em
Periódicos Internacionais de alto impacto. - Todos foram publicados em periódicos
qualificados.
4. Compra de software office educacional 365 (com vistas à inclusão e
acessibilidade de docentes e docentes com deficiência)
5. Contratação de intérprete de libras e editoração de 6 vídeos-aulas sobre
tecnologia assistiva e inclusão publicados no canal do GPPAII e difundidos em curso de
extensão.
6. Editoria e publicação a coletânea “NARRATIVAS REFLEXIVAS DE PROFESSORES
EM FORMAÇÃO, E AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO”
7. Editoria e publicação o e-book sobre Pesquisas em Educação Especial na
perspectiva sócio-histórica,
8. Editoria e publicação E-book a coletânea “Pesquisas em Educação no Norte,
Nordeste: políticas em debate”
9. Editoria e publicação da coletânea de pesquisas realizadas junto ao Grupo
Formação de Professores e Ensino de Ciências na forma de e-book com produções
voltadas para a formação de professores.
Fez-se um grande esforço para conseguimos realizar as atividades propostas.
Todavia, a equipe do PROAP teve dificuldades com a emissão do cartão pesquisador
para que a verba fosse dispensada a nós. Várias vezes as atas do edital foram
retificadas porque a modalidade dos cartões foi alterada e não ficaram prontos em
tempo. Somente no final de 2021 tivemos todos os pagamentos efetuados e a
demanda encerrada. Mesmo com todas as dificuldades, ficamos muito felizes, por
termos encerrado essa etapa com todas as metas cumpridas. Todos os artigos
traduzidos já foram publicados. Os e-books também já estão circulando e sendo
difundidos. O Documentário já foi apresentado em um Congresso Internacional em
Èvora - Portugal. Concomitantemente, já tivemos a publicação em meados 2021 do
edital PROAP. 2021. Também, devido à inexperiência com a nova modalidade de uso da
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verba, tivemos obstáculos e, somente em 2022 conseguimos atender em tempo as
demandas exigidas e realizamos a tradução de Revisão textual e tradução para língua
inglesa de 13 artigos científicos e publicação de 12 livros em formato e-book com
impressos 80 exemplares com miolo em uma cor cada livro. Os E-books foram
publicados em nossa página para download gratuito.
Novamente, ainda em 2022, tivemos a publicação do edital PROAP 2022. Nesta
edição foram divididos para Auxílio estudante, diárias e passagens para docentes e
Auxílio pesquisador.
Foi observado que o PPGE terá valor de 63.406,00 para o recurso PROAP e que
devem ser distribuídos em 4 categorias, a ser preenchidas e enviadas mediante
formulário para a PROPEP até o dia 16 de maio de 2022.
O colegiado decidiu pela seguinte distribuição dos recursos: (1) para o Auxílio Estudante,
o valor de R$ 12.681,20 (20% do valor total), contemplando diárias e passagens para
estudantes; (2) para o Auxílio Pesquisador, o orçamento de R$ 19.021,80 (30% do total
PROAP); (3) para Diárias, R$ 12.681,20 (20% do total); (4) e para Passagens, R$ 19.021,80
(30% do total PROAP 2022. Quer lembrar que todas as discussões com relação aos
custos e divisão de valores são simples discutidos nas reuniões de plenária e do
colegiado restrito com participação de professores e estudantes representando cada
categoria.
Com estes recursos estudantes, participaram de atividades em congressos
internacionais. Trouxemos uma professora de Portugal para ministrar palestra na
semana Internacional de pedagogia. Também 2 professores participaram de congressos
internacionais e a professora Dolores com 4 orientandos participaram do Congresso
Internacional sobre escolas criativas. Tal evento é integrante da RIEC - Rede
Internacional de Escolas Criativas. Foram apresentados 5 trabalhos no referido evento.

Também, com o PROAP 2022, tivemos publicação de 10 livros em dez livros,
ligados ao Programa de pós-graduação UFAL. Cada livro com 250 páginas em tamanho
A4, e que serão formatadas em tamanho 16 x 23. Confeção de arte da capa.
Estruturação do projeto gráfico e da diagramação do miolo. Revisão de linguagem e
normatização; Catalogação (ISBN, ficha catalográfica). Incluso nos trabalhos a inserção
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do Conselho Editorial; prova digital para revisão com organizadores.
Propostas, como o evento com os egressos e EPEAL, foram iniciadas, e
esperamos que, em 2023, tenhamos a oportunidade de realizá-lo, visando uma maior
integração com os pesquisadores que foram formados pelo PPGE.

No início de 2021 também realizamos algumas ações visando complemento da
coleta de informações para a avaliação quadrienal 2021-2024. Junto a egressos, atuais
discentes e docentes, formulários foram elaborados e aplicados, buscando
informações. Todas estas informações intencionaram apresentar o quanto este
programa busca formar pesquisadores com qualidade para a região.
2ª Parte: Ações do PPGE publicadas no site

A seguir estão as postagens realizadas no site do PPGE. Como a maioria dos
meses estivemos sob os efeitos da pandemia, muitas ações que pretendíamos não
foram realizadas, mas buscamos de forma comprometida, prudente e seguindo as
determinações dos órgãos de saúde, possibilitar que a comunidade educativa da pósgraduação continuasse (na medida do possível), a desenvolver o que era possível.

Ao apresentarmos neste relatório as publicações realizadas no site do PPGE,
confirmamos o compromisso da transparência, e de igual modo o zelo pela boa
comunicação com a comunidade acadêmica e público externo. Desde o início tínhamos
ciência que a comunicação das ações do PPGE serviria para diminuir questionamentos
ou falta de informação.

Evidentemente que a comunicação não ficou restrita ao site, pois, utilizamos o
e-mail institucional dos docentes e discentes para a comunicação, como também dois
grupos de WhatsApp (docentes; secretaria), telegram e outras formas para
comunicações mais instantâneas.

2021- Quantitativo de candidatos por vaga
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Edital de seleção aluno regular 2020 (turma 2021) - retificado

Comunicado nº 4 Seleção 2020 (turma 2021)

Comunicado nº 3 Seleção 2020 (turma 2021)

Comunicado nº 2 Seleção 2020 (turma 2021)

Comunicado nº 1 Seleção 2020 (turma 2021)

Portaria Designação da Comissão de Seleção

Edital de seleção aluno regular 2020 (turma 2021)
2021

Quantitativo de candidatos por vaga

Edital de seleção aluno regular 2020 (turma 2021) - retificado

Comunicado nº 4 Seleção 2020 (turma 2021)

Comunicado nº 3 Seleção 2020 (turma 2021)

Comunicado nº 2 Seleção 2020 (turma 2021)

Comunicado nº 1 Seleção 2020 (turma 2021)

Portaria Designação da Comissão de Seleção

Edital de seleção aluno regular 2020 (turma 2021)
16

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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE

OFERTAS DE DISCIPLINAS 2021
Oferta Disciplinas 2021.2

ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA
Portal do Discente: Permite ao discente acessar o portal e acompanhar notas, realizar
matrículas, emitir certificados e realizar diversas operações.
ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA - PPGE 2021.1 NOVOS ALUNOS – MESTRADO E
DOUTORADO

Disciplinas 2021.1

Oferta Disciplinas 2021.2

Oferta disciplinas 2021.2 ano 2022
Edital de seleção aluno regular 2021 (turma 2022) - Retificado

Homologação das inscrições - Resultado Parcial

Homologação das inscrições - Resultado Final após recursos

Edital de heteroidentificação (turma 2022) - retificado

Resultado parcial Banca Heteroidentificação

Resultado candidatos cota PCD Edital 2021.2

Portaria designação da Comissão de Seleção
17

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Modelo de solicitação de recurso

Resultado preliminar da Avaliação do Projeto de Pesquisa

Resultado da Avaliação do Projeto de Pesquisa após recursos

Resultado da Avaliação do Projeto de Pesquisa após recursos
INFORMES FASE ARGUIÇÃO DOS PROJETOS

Resultado preliminar avaliação da Entrevista, memorial e currículo

Resultado após recurso entrevista, memorial e curriculo

PROCESSO SELETIVO EDITAL 2021.2 RESULTADO FINAL

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES RESULTADO FINAL APÓS RECURSOS PROPEP -retificado

ORIENTAÇÕES MATRICULA 2022.1

ORIENTAÇÕES MATRICULA 2022.1

UNIVERSIDADE- FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA - PPGE 2022.1 NOVOS
ALUNOS – MESTRADO E DOUTORADO Comunicamos que, conforme o calendário do PPGE,
disponível no site, o prazo para matrícula é de 10 de janeiro a 26 de fevereiro de 2022. 1º..
Semestre 2022.1
2021.2 DISCENTE ESPECIAL
Edital Discente Especial 2021.2
18

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Resultado Discente Especial 2021.2
Prezados/as Em breve publicaremos o resultado final com os aprovados, indeferidos e/ou
reprovados e/ou suplentes no SIGAA- em que fizeram a inscrição. A classificação, bem
como, oferta é feita pelos docentes que, voluntariamente, oferecem as vagas que
desejaram e fazem a seleção/escolha dos candidatos por critérios como qualidade
curricular, interesse demonstrado pelo discente etc. Todos/as os/ os candidatos
cadastrados/as no SIGAA foram analisados/as. Contudo, neste momento, publicamos
somente o resultado dos aprovados e alguns suplentes apontados pelos professores. Nos
esforçamos diuturnamente para permanecermos com esse processo seletivo e
proporcionar o melhor para os discentes. abraço Coordenação do PPGE-CEDU-UFAL
Resultado final DISCENTE ESPECIAL

Prezados/as, segue resultado final do EDITAL Discente especial 2021.2
DISCENTE DOMÍNIO CONEXO
2021
2021.1
2022 CHAMADA DOMINIO CONEXO 2022.1
Resultado chamada domínio conexo 2022.1

OFERTA DE DISCIPLINAS turmas 2022 por Maria Dolores Fortes Alves — Última
modificação há 7 meses
Oferta Disciplinas 2022.1
— por Maria Dolores Fortes Alves — Última modificação 21/12/2021 10h45
Calendário 2022.2
— por Maria Dolores Fortes Alves — Última modificação 12/07/2022 23h22
Calendário 2022.2
Oferta Disciplinas 2022.2
— por Maria Dolores Fortes Alves — Última modificação 12/07/2022 23h49

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Oferta Disciplinas 2022.2
Oferta Disciplinas 2022.2
— por Maria Dolores Fortes Alves — Última modificação 12/07/2022 23h50
Oferta Disciplinas 2022.2
Oferta Disciplinas 2022.2
— por Maria Dolores Fortes Alves — Última modificação 13/07/2022 19h24
Oferta Disciplinas 2022.2

2023
Oferta Disciplinas 2023.1
Oferta disciplinas 2023.1 com alterações
Linhas de Pesquisa
História e Política da Educação
Educação e Linguagem
Educação, Culturas e Currículos
Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Educação e Inclusão de Pessoas com Deficiência ou Sofrimento Psíquico
Educação em Ciências e Matemática
Educação, Culturas e Currículos

CALENDARIO 2021-2022
2021
Calendário 2021.1
Calendário 2021.2
Prezados/as DISCENTES, comunicamos retificação nas datas de rematrícula de discentes
regulares ( inclusive aqueles/as que seguem comente com ESTUDOS ORIENTADOS DE TESE
OU DISSERTAÇÃO Todos os discentes da turma de 2018 adiante, efetuem a rematrícula de
20

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15 de junho a 30 de junho de 2021 pelo SIGAA. Alunos regulares das turmas anteriores a
2018 , efetuem rematrícula via secretária atenciosamente, a Coordenação
2022
Calendário 2022.1
Calendário PPGE 2022.2
Calendário 2023.1

3ª Parte: Panorama do PPGE no Quadriênio

Nos meses de janeiro de 2021- fevereiro de 2023 realizamos uma coleta de
informações junto aos docentes do PPGE. Estas informações tiveram como objetivo
subsidiar o relatório da Quadrienal. Aqui, neste relatório de gestão, trazemos algumas
partes das informações, de forma mais resumida e generalizada, por compreendermos
que a gestão também se fez coletivamente. Os que lerem este relatório poderão
observar o empenho do corpo docente, junto a seus orientandos, para o
desenvolvimento de nossas ações, de forma qualitativa e quantitativa1.
Informes 2021-2022-2023
•

Revista do PPGE lança dossiê sobre formação docente em Química

•

Prof. Anderson Menezes proferirá palestra simultânea no Brasil e Moçambique

•

Professores, estudantes e egressos do PPGE marcam presença em autorias de e-books
lançados pela Edufal

•

Tese é aprovada com louvor do PPGE/Cedu/Ufal

•

Revista Debates em Educação nos apresenta EDIÇÃO ESPECIAL. Um dossiê sobre Paulo
Freire e outro sobre Formação de professores

•

Propep e PPGE publicam edital de seleção para Mestrado e Doutorado em Educação

•

PROPEP e PPGE publicam edital de seleção para turma de 2022 (Mestrado e Doutorado)
21

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•

Revista Debates em Educação nos apresenta NOVA EDIÇÃO V. 13, NÚMERO 32(2021)

•

Artigo publicado tem como tema a escola como espaço de inclusão, criação e tessituras

•

Profa. Dra Maria Dolores Fortes Alves (Ppge/Ufal), profa. Vivianne Morcef (Ifal) e
egressos publicam artigo "ESCOLA COMO ESPAÇO DE CRIAÇÃO, INCLUSÃO E
TESSITURAS: SEMEANDO CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA"em importante revista

•

Convite - Lançamento do Livro: "Por uma educação emancipatória: lutas e resistências
em defesa das infâncias"

•

Grupos de pesquisa realizam estudo sobre Revisão Sistemática da Literatura

•

Comunicado sobre site da Revista Debates em Educação

•

I Simpósio Internacional Jürgen Habermas em 23 a 26 de novembro.

•

Resolução docente coorientador

•

Resultado Discente Especial PPGE 2021.2

•

Revista Debates em Educação nos apresenta NOVA EDIÇÃO e um dossiê com 21 estudos
a cerca do ensino online na pandemia.

•

Professora do PPGE/CEDU/UFAL publica artigos em periódicos, frutos de seu pósdoutorado na França

•

Professora do PPGE/CEDU/UFAL publicam em um importante periódico fruto de sua
pesquisa de pósdoc na Universidade Sorbonne Paris Nord (Paris/França)

•

REMATRICULA DISCENTES REGULARES

•

Nota de Falecimento - Edvaldo Albuquerque dos Santos

•

Nota de Falecimento - Edvaldo Albuquerque dos Santos

•

Edital de seleção de Discente Especial retificado é publicado

•

Edital de seleção de Discente Especial retificado é publicado
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•

Comunicado - Seleção discente especial 2021.2
Professores do PPGE- UFAL Publicam importantes OBRAS com apoio PROAP-CAPES

Todas as obras tiveram o apoio do programa de apoio à pesquisa - PROAP-da CAPES

Educação Matemática, contextos e práticas
educativas na contemporaneidade
Carloney Alves de Oliveira, Mercedes Carvalho
•

Download e-book

Este livro apresenta, em 10 capítulos, discussões
sobre
o
ensino
da
Matemática
na
contemporaneidade, a partir do olhar de diferentes
pesquisadores das nossas universidades. São
investigações e práticas educativas voltadas para a
Educação Matemática, produzidas nos âmbitos
escolar e universitário. Os textos provocam debates
profícuos sobre a apropriação crítica, ética e
consciente a respeito da formação do professor que
ensina Matemática, e, em especial, sobre a
utilização de uma variedade de interfaces tecnológicas e pedagógicas como recursos para
fomentar o processo de ensino e aprendizagem, com vistas a propiciar um ambiente
colaborativo e o consequente redimensionamento da ação docente.

23

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Os caminhos para a educação e as políticas
públicas no cenário atual
Inalda Maria dos Santos, Jailton de Souza Lira
Download e-book
A falência das políticas públicas de cunho social
são consequências da crise do modo de produção
capitalista e do Estado nacional, situação real de
uma crise de hegemonia entre os segmentos que
disputam o poder do Estado. O conjunto dos
textos reunidos neste livro aborda as várias
facetas da crise do Estado e das políticas públicas
educacionais sob a hegemonia neoliberal,
refletindo sobre outros temas específicos
relacionados, a exemplo da reforma do ensino
médio, da precarização do trabalho docente, das
discussões em torno das metas do Plano Nacional
e Estaduais de Educação, das questões inerentes à
inclusão dos segmentos mais vulneráveis da sociedade, das formas de regulação do
processo de ensino e aprendizagem e do papel dos gestores escolares, dentre outras
questões essenciais para a compreensão da crise social e econômica na
contemporaneidade

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(Trans)formação: saberes necessários para
esperançar no presente e no futuro. Vol. 1
Ettiène Cordeiro Guérios, Izabel Cristina Petraglia,
Maria Dolores Fortes Alves, Tamires de Campos
Leite
•

Download e-book

Nesta obra, tanto no vol.1, como no vol.2 os
autores brasileiros, espanhóis, bolivianos entre
outros países, fazem uma homenagem ao
Centenário de dois grandes teóricos, pensadores
reconhecidos internacionalmente: Paulo Freire e
Edgar Morin. Assim, todos os artigos presentes
nesses volumes, construíram-se com rigor,
qualidade e leveza, trazendo a presença desses
dois grandes pensadores que, a mais de 100 anos,
no Brasil e em inúmeros países, vêm polinizando
ideias que nos encorajam a autonomia, liberdade, democracia, religação dos saberes dos
seres. Diálogos que nos nutrem com reflexões e ações acerca da formação de professores,
da educação inclusiva, equânime e igualitária, com qualidade social, baseada nos princípios
de direitos humanos e em uma cultura de convivência para o desenvolvimento sustentável.
Logo, os textos aqui presentes privilegiam processos dialógicos, inclusivos e criativos,
tendo a complexidade e a transdisciplinaridade como base fundante.

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(Trans)formação: saberes necessários para
esperançar no presente e no futuro. Vol. 2
Ettiène Cordeiro Guérios, Izabel Cristina Petraglia,
Maria Dolores Fortes Alves, Tamires de Campos Leite
•

Download e-book

Nesta obra, tanto no vol.1, como no vol.2 os autores
brasileiros, espanhóis, bolivianos entre outros países,
fazem uma homenagem ao Centenário de dois
grandes
teóricos,
pensadores
reconhecidos
internacionalmente: Paulo Freire e Edgar Morin.
Assim, todos os artigos presentes nesses volumes,
construíram-se com rigor, qualidade e leveza,
trazendo a presença desses dois grandes pensadores
que, a mais de 100 anos, no Brasil e em inúmeros
países, vêm polinizando ideias que nos encorajam a autonomia, liberdade, democracia,
religação dos saberes dos seres. Diálogos que nos nutrem com reflexões e ações acerca da
formação de professores, da educação inclusiva, equânime e igualitária, com qualidade
social, baseada nos princípios de direitos humanos e em uma cultura de convivência para o
desenvolvimento sustentável. Logo, os textos aqui presentes privilegiam processos
dialógicos, inclusivos e criativos, tendo a complexidade e a transdisciplinaridade como base
fundante.

Os (des) 0 caminhos da escola publica: Os seus
percursos frente a um retomada democratica.
Org. Givaanildo da Silva; Lana LISIER de Lima
Palmeira
O fio condutor que mobilizou todas as pesquisas
desta coletânea foi a discussão sobre os caminhos
da Escola pública e seus percursos frente à
retomada democrática no contexto brasileiro. Os
últimos 6 (seis) anos têm sido desafiadores para a
educação pública, da creche à pós-graduação, uma
vez que há um grande volume de redução de
investimentos para a área, bem como uma
centralização de políticas que minimizam a
formação humana e profissional à padronização,
respondendo,
exclusivamente,
ao
sistema
capitalista.
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Tecnologias digitais da informação e comunicação na
formação de professores: ressignificando e
potencializando a prática docente na educação básica
e ensino superior
Luís Paulo Leopoldo Mercado, Maria Aparecida Pereira
Viana
•

Download e-book

Os textos apresentados neste livro resultam de tese,
dissertações de mestrado, e produções desenvolvidas
no Mestrado e Doutorado em Educação e no
componente curricular Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) na Educação e Formação de
Professores, do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal de Alagoas. Outros
resultam das monografias do Curso de Especialização
em Estratégias Didáticas com TIC ofertadas no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB)
na UFAL. Exploram as temáticas: tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na
formação de professores; aprendizagem móvel na cibercultura; estratégias de aprendizagem
com jogos digitais; letramento digital e combate a propagação de fake news e fake sciences;
educação do corpo no contexto da pandemia da Cocid-19; TDIC no ensino jurídico;
ressignificação da prática docente com ensino híbrido; TDIC na Educação Infantil; webquest na
sala de aula.

Infância(s) e Educação Infantil: pesquisas, docências e
pedagogias
Cleriston Izidro dos Anjos, Ellen de Lima Souza, Maria
Janailma Barbosa da Silva Tavares, Solange Estanislau
dos Santos (org)
O livro Infância(s) e Educação Infantil: Pesquisas,
Docências e Pedagogias,tal como o seu título anuncia,
apresenta-nos um conjunto de textos que nos
permitem fazer o cruzamento entre estas três
dimensões, dando assim relevo a um saber que se
constrói com sentido: investigar e formar para
promover uma intervenção
educativa de forma bem sustentada.

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Educação e Linguagem: dos estudos às práticas
educativas
Adriana Cavalcanti dos Santos, Maria Auxiliadora da
Silva Cavalcante, Yana Liss Soares Gomes
•

Baixar e-book

A obra intitulada, Educação e Linguagem: dos estudos
às práticas educativas, constitui uma coletânea de
ricas reflexões, discussões e práticas, guiadas e
fortalecidas por princípios epistemológicos que se
justapõem no cerne da educação em precípua
aglutinação com a linguagem humana em sua ação
interativa, comunicacional e formativa.
Os textos apresentados configuram-se, portanto,
cuidadosamente, evidências de ações significativas de educação e linguagem, destinados
aos educadores e, de uma forma ampla, aos leitores direta e indiretamente envolvidos
com os desafios educacionais. Longe de se esgotarem as reflexões e discussões sobre a
educação e a linguagem, em si mesmas, ou de apontarem para uma premissa singular e
definitiva das abordagens da temática, organizadores e autores colocam-se em
compartilhamento e aglutinações de vozes para defesa de uma educação capaz de
transformar os indivíduos, a sociedade e o mundo à sua volta.

Diálogos sobre Educação Especial e Inclusão na
atualidade
Elisangela Leal de Oliveira Mercado, Neiza de Lourdes
Frederico Fumes
Download e-book
Este livro é produto de um esforço coletivo de
pesquisadores empenhados em discutir, analisar e
divulgar reflexões sobre o tema Educação Especial e
Inclusão. Tem também o compromisso de contribuir
para a formação dos pós-graduandos e dos
profissionais da educação, bem como para a
construção de um sistema educacional inclusivo na
Educação Básica e na Educação Superior.

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Epistemologias e educação: implicações a partir do
Cuidado, da Escuta e da Atenção
Autor:Anderson de Alencar Menezes
As Epistemologias Contemporâneas estão cada vez mais
voltadas para a complexidade humana. Este livro é o
resultado de uma coletânea em que os autores e
autoras propõem pensar o científico de forma
concomitante ao ético, estético, normativo e expressivo.
A ideia da coletânea surgiu com o intuito de repensar a
Ciência contemporânea em continuidade com a
facticidade que envolve a existência humana. Em
síntese, a proposta da coletânea é repensar numa
perspectiva psicoética e antropossocial as bordas e as
dobras das antropologias humanas naquilo que as toca
em grande profundidade a partir da trilogia – Cuidado,
Escuta e Atenção. Ou seja, a partir das nossas relações
conscientes e inconscientes percebermos as grandes fronteiras que tocam a nossa
existência.

Tempo e movimento: políticas educacionais no
contexto brasileiro
Elione Maria Nogueira Diógenes, Sandra Regina Paz
Download e-book
Este livro revisita, sistematicamente, referências e
temáticas bastante atuais para as políticas públicas, a
partir das pesquisas de mestrado e doutorado dos
autores e autoras, quer seja no Programa de Pósgraduação em Educação da Universidade Federal de
Alagoas (UFAL), quer seja no Programa de Pósgraduação em Avaliação de Políticas Públicas da
Universidade Federal do Ceará (UFC). É uma obra
recheada e bastante diversificada, contando com a
colaboração de pesquisadores e pesquisadoras e seus
estudos e discussões mediados pelo Grupo de Pesquisa
sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira
(GEPE), da UFAL.
Informes 2021- 2022
Parte superior do formulário
INF0RMES 2021
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE
SEXTA, 24/12/2021 ÀS 17H13
Orientação para matricula. Edital 2021.2

QUARTA, 01/12/2021 ÀS 10H53
Revista do PPGE lança dossiê sobre formação docente em Química

TERÇA, 30/11/2021 ÀS 10H42
Prof. Anderson Menezes proferirá palestra simultânea no Brasil e Moçambique

SÁBADO, 13/11/2021 ÀS 12H25
Professores, estudantes e egressos do PPGE marcam presença em autorias de e-books
lançados pela Edufal

SÁBADO, 13/11/2021 ÀS 12H06
30

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CENTRO DE EDUCAÇÂO - CEDU
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE
Tese é aprovada com louvor do PPGE/Cedu/Ufal
QUARTA, 29/09/2021 ÀS 21H33
Revista Debates em Educação nos apresenta EDIÇÃO ESPECIAL. Um dossiê sobre Paulo
Freire e outro sobre Formação de professores
QUARTA, 31/12/1969 ÀS 00H00
Revista Debates em Educação nos apresenta EDIÇÃO ESPECIAL. Um dossiê sobre Paulo
Freire e outro sobre Formação de professores

SEXTA, 03/09/2021 ÀS 19H55
Propep e PPGE publicam edital de seleção para Mestrado e Doutorado em Educação

DOMINGO, 26/02/2023 ÀS 19H34
PROPEP e PPGE publicam edital de seleção para turma de 2022 (Mestrado e Doutorado)
QUINTA, 02/09/2021 ÀS 14H09
Revista Debates em Educação nos apresenta NOVA EDIÇÃO V. 13, NÚMERO 32(2021)
SEXTA, 13/08/2021 ÀS 20H05
Artigo publicado tem como tema a escola como espaço de inclusão, criação e tessituras
QUARTA, 31/12/1969 ÀS 00H00
Professora do Ppge/Ufal, professora do Ifal e discentes egressos publicam artigo "ESCOLA
COMO ESPAÇO DE CRIAÇÃO, INCLUSÃO E TESSITURAS: SEMEANDO CIÊNCIA COM
CONSCIÊNCIA"em importante revista

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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE

QUINTA, 29/07/2021 ÀS 12H02
Convite - Lançamento do Livro: "Por uma educação emancipatória: lutas e resistências em
defesa das infâncias"

QUINTA, 22/07/2021 ÀS 15H40
Grupos de pesquisa realizam estudo sobre Revisão Sistemática da Literatura
QUINTA, 08/07/2021 ÀS 09H21
Comunicado sobre site da Revista Debates em Educação
TERÇA, 06/07/2021 ÀS 11H58
I Simpósio Internacional Jürgen Habermas em 23 a 26 de novembro.

QUINTA, 01/07/2021 ÀS 18H36
Resolução docente coorientador
QUINTA, 01/07/2021 ÀS 12H15
Resultado Discente Especial PPGE 2021.2
QUARTA, 31/12/1969 ÀS 00H00
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE
Revista Debates em Educação nos apresenta NOVA EDIÇÃO e um dossiê com 21 estudos a
cerca do ensino online na pandemia.
QUINTA, 24/06/2021 ÀS 12H02
Professora do PPGE/CEDU/UFAL publica artigos em periódicos, frutos de seu pósdoutorado na França
QUARTA, 31/12/1969 ÀS 00H00
Professora do PPGE/CEDU/UFAL publicam em um importante periódico frutos de sua
pesquisa de pósdoc na Universidade Sorbonne Paris Nord (Paris/França)
TERÇA, 15/06/2021 ÀS 16H55
REMATRICULA DISCENTES REGULARES

DOMINGO, 13/06/2021 ÀS 21H00
Nota de Falecimento - Edvaldo Albuquerque dos Santos

TERÇA, 08/06/2021 ÀS 11H04
Edital de seleção de Discente Especial retificado é publicado

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SEGUNDA, 07/06/2021 ÀS 22H03
Comunicado - Seleção discente especial 2021.2

SÁBADO, 05/06/2021 ÀS 22H24
PPGE publica edital de discente especial 2021.2

SÁBADO, 05/06/2021 ÀS 10H13
Calendário e disciplinas do semestre 2021.2 são divulgados

SEXTA, 28/05/2021 ÀS 09H32
Grupo de pesquisa tem seu primeiro doutor formado pelo PPGE

SEXTA, 28/05/2021 ÀS 09H15
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PPGE forma mais uma indígena no mestrado
Parte inferior do formulário
QUARTA, 14/04/2021 ÀS 13H52
Mestrandos do PPGE desenvolverão pesquisas junto a projeto europeu
TERÇA, 30/03/2021 ÀS 09H37
Dossiê publicado discute sobre infâncias e pesquisas
TERÇA, 16/03/2021 ÀS 17H30
Artigo é publicado sobre a experiência do uso da plataforma Google Classroom
TERÇA, 16/03/2021 ÀS 14H24
NOTA INFORMATIVA E PEDIDO DE DESCULPAS PÚBLICO
SOBRE PROCESSO SELETIVO
QUINTA, 21/01/2021 ÀS 08H02
Colegiado restrito aprova calendário e disciplinas para 2021
QUARTA, 06/01/2021 ÀS 13H59
Nota de pesar pelo falecimento da Profa. Dra. Marli André
QUARTA, 06/01/2021 ÀS 12H30
Grupo de pesquisa vinculado ao PPGE publica dossiês sobre infâncias, educação e
pandemia
Informes 2022
Parte inferior do formulário

QUINTA, 16/02/2023 ÀS 23H04
Nova coordenação PPGE UFAL

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QUINTA, 05/01/2023 ÀS 15H13
Docente, orientandas/o e egressa publicam artigos revista Internacional "Creativity, Social
justice and sustaninability"

QUINTA, 05/01/2023 ÀS 12H56
Nova edição da Revista Debates em Educação | v. 14, n. 36, Set./Dez. (2022) Dossiê:
Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar

SÁBADO, 26/11/2022 ÀS 00H30
Professores do PPGE- UFAL Publicam importantes OBRAS

TERÇA, 22/11/2022 ÀS 21H43
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Nota de pesar pela partida do prof. Dr. Silvio Sanchez Gamboa
QUARTA, 31/12/1969 ÀS 00H00
Iniciou-se o III SEMINÁRIO DO GPEPPCI. Políticas para infância e educação.
SEGUNDA, 31/10/2022 ÀS 19H43
Prorrogação inscrições edital seleção de mestrado 2022.2 ano 2023
QUARTA, 31/12/1969 ÀS 00H00
Calendário de defesa atualizado

QUARTA, 21/09/2022 ÀS 23H40
X Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas EPEAL
Nosso evento tem nova data. De 17 a 19 de maio de 2023. Aproveite porque agora você
pode se organizar e preparar aquele maravilhoso trabalho, mesa, oficina, etc. Contamos
com sua presença!

QUARTA, 31/12/1969 ÀS 00H00
Professores do PPGE lançam importante obra "Os caminhos para a educação e as políticas
públicas no cenário atual
QUARTA, 31/12/1969 ÀS 00H00
Revista Debates em Educação | v. 14, n. 34, Maio./Ago (2022) Dossiê “Estudantes da
Universidade, narrativas e relação com o saber"

QUINTA, 18/08/2022 ÀS 12H16
37

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
CENTRO DE EDUCAÇÂO - CEDU
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE
Defesas 2022
QUARTA, 31/12/1969 ÀS 00H00
Resultado discente domínio conexo 2022.2
QUARTA, 31/12/1969 ÀS 00H00
Professor PPGE UFAL PUBLICA "Estudos com/sobre bebês com deficiências na educação
infantil: uma reflexão sobre as produções acadêmicas (2008-2021)"
SEXTA, 22/07/2022 ÀS 20H30
Professores PPGE UFAL PUBLICAM em importante periodico
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis

QUARTA, 20/07/2022 ÀS 15H28
Livro publicado por rede de pesquisa contempla PPGE em capítulo

SÁBADO, 11/06/2022 ÀS 12H48
Dossiê "Educação infantil e currículos: cultura, docência e formação em debate"

SEGUNDA, 23/05/2022 ÀS 14H08
38

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
CENTRO DE EDUCAÇÂO - CEDU
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE
Seminário Privação e reconhecimento

SEGUNDA, 23/05/2022 ÀS 12H10
Professor PPGE publica capítulos em importante obras e convida a palestra de lançamento
Professor PPGE publica capítulos em importante obras e convida a palestra de lançamento

QUARTA, 11/05/2022 ÀS 20H18
Colóquio do GEPPECI: crianças, educação e o direito à cidade
QUINTA, 05/05/2022 ÀS 16H34
RESULTADO CHAMADA bolsas FAPEAL
QUINTA, 28/04/2022 ÀS 15H00
Revista Debates em EducaçãoLança novo número com importantes artigo
SEXTA, 08/04/2022 ÀS 22H46
CHAMADA DE BOLSAS 2022
QUARTA, 31/12/1969 ÀS 00H00
Rebista Debates em Educação: PPGE Cedu é uma revista científica de relevância
internacional “
SÁBADO, 02/04/2022 ÀS 12H13
Revista Debates em Educação- PPGE/Cedu/UFAL é uma revista científica de relevância
internacional “
SÁBADO, 02/04/2022 ÀS 12H08
CHAMADA DE BOLSAS 2022
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CENTRO DE EDUCAÇÂO - CEDU
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE

DOMINGO, 27/03/2022 ÀS 22H18
Professora do PPGE/CEDU/UFAL publica em um importante periódico frutos de pesquisa
em rede internacional

DOMINGO, 27/03/2022 ÀS 20H30
Pesquisadores do PPGE integram Rede que celebra 20 anos de investigações sobre Cultura
Digital

SEXTA, 04/03/2022 ÀS 19H25
oferta de disciplinas e modalidades

SEXTA, 04/03/2022 ÀS 18H38
oferta de disciplinas e modalidades
DOCUMENTOS
Estágio Pós Doutoral
•

Instrução normativa Estágio pós doutoral
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03, DE 29 DE JULHO DE 2020 Estabelece normas, critérios e
fluxos para Programas de Pós-doutorado com bolsa ou sem bolsa na Universidade Federal
de Alagoas
•

Instrução normativa sobre as composições para as Bancas de Qualificação ou
Defesa
INSTRUÇÃO NORMATIVA PROPEP Nº 01, DE 6 DE JANEIRO DE 2023 Dispõe sobre
as composições para as Bancas de Qualificação ou Defesa (mestrado ou
doutorado) e Comissões em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da UFAL.

Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Ufal
Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Ufal

Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Ufal
Resolução Atividades Programadas Obrigatórias

Resolução nº 4, de 13 de março de 2019. Define procedimentos e orienta sobre as
Atividades Programadas Obrigatórias
Instrução normativa estágio pós doutoral

Instrução normativa estágio pós doutoral
Discente especial 2021- 2022
2021.2
Edital Discente Especial 2021.2
Resultado Discente Especial 2021.2
Prezados/as Em breve publicaremos o resultado final com os aprovados, indeferidos e/ou
reprovados e/ou suplentes no SIGAA- em que fizeram a inscrição. A classificação, bem
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE
como, oferta é feita pelos docentes que, voluntariamente, oferecem as vagas que
desejaram e fazem a seleção/escolha dos candidatos por critérios como qualidade
curricular, interesse demonstrado pelo discente, etc. Todos/as os/ os candidatos
cadastrados/as no SIGAA foram analisados/as. Contudo, neste momento, publicamos
somente o resultado dos aprovados e alguns suplentes apontados pelos professores. Nos
esforçamos diuturnamente para permanecermos com esse processo seletivo e
proporcionar o melhor para os discentes. abraço Coordenação do PPGE-CEDU-UFAL
Resultado final DISCENTE ESPECIAL
Prezados/as, Segue resultado final do EDITAL Discente especial 2021.2
2022
EDITAL Nº 01/2022.2 – PROPEP-CPG/UFAL/PPGE
Resultado parcial edital discente especial 2022.2
Resultado edital discente especial 2022.2
DOMINIO CONEXO
2022
CHAMADA DOMINIO CONEXO 2022.1
Resultado chamada domínio conexo 2022.1
CHAMADA DOMINIO CONEXO 2022.2-retificado
RESULTADO DISCENTE DOMÍNIO CONEXO 2022.2

SELEÇÃO 2023
PROCESSO SELETIVO EDITAL 2022 ano 2023

EDITAL Nº 2/2022–2 PPGE – CEDU/UFAL MESTRADO EM EDUCAÇÃO ABERTURA DE
PROCESSO SELETIVO (PRIMEIRO SEMESTRE DE 2023)

CONVOCAÇÃO PARA PROCEDIMENTO DE VALIDAÇÃO DA AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO42

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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE
RACIAL/HETEROIDENTIFICAÇÃO PARA CANDIDATOS QUE SE DECLARARAM NEGROS
(PRETOS OU PARDOS)
Divulgação dos locais de provas e Arguições

RESULTADO da HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES seleção mestrado 2022.2

Edital Heteroidentificação

CONVOCAÇÃO PARA PROCEDIMENTO DE VALIDAÇÃO DA AUTODECLARAÇÃO ÉTNICORACIAL/HETEROIDENTIFICAÇÃO PARA CANDIDATOS QUE SE DECLARARAM NEGROS
(PRETOS OU PARDOS)
RESULTADO da HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES seleção mestrado 2022.2 após recursos

Resultado das bancas de heteroidentificacão

Resultado preliminar da avaliação de projeto edital 2022.2

SELEÇÃO – Resultado da Avaliação dos Projetos – Após recursos - Seleção de Mestrado PPGE – 2022- 2023
RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA ESCRITA, ARGUIÇÃO, MEMORIAL E CURRÍCULO
Resultado Final seleção PPGE 2023

Nossos trabalhos...

Trabalhos com aprendizagem por problemas, metodologias integradoras, criativas,
inovadoras e inclusivas. Metodologias ativas. Desenvolvimento de aulas e pesquisa com o
uso das Tecnologias Digitais. Desenvolvimento de ebooks, documentário, traduções e
publicações em outras línguas, eventos e congressos internacionais entre eles RIEC,
EVORA, CIPAII.
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE
Foram realizadas atividades voltadas para a produção de textos para Eventos e
Periódicos qualificados, como também são utilizadas as Tecnologias de Informação, na
elaboração e publicação de um livro referentes às temáticas dos/as alunos/as que estão
desenvolvendo pesquisas.
2021 novamente foi totalmente online e nela se experienciou várias metodologias
ativas usando estratégias didáticas com TIC na educação online.
Destaca-se a rede de colaboração e compartilhamento de pesquisas entre grupos
de pesquisas locais, nacionais e internacionais online, além do diálogo com profissionais
da educação básica acerca das suas experiências enquanto trabalhadores docentes,
participação de profissionais da educação básica de unidade da federação distinta da
nossa, participação de colegas de outras IES.
Em 2022 algumas atividades já iniciaram as atividades presenciais ou semipresenciais.

Intercâmbios Nacionais
•

Parcerias com instituições regionais e de outros Estados

•

"Projetos

•

Eventos - Ciclo de palestras, lives e seminários online por todos os grupos de pesquisa.
Intercâmbios Internacionais

•

Seguiram-se os intercâmbios internacionais

•

Parceria com Évora

•

Acordo internacional de pesquisa com a RIEC- Rede Internacional de Escolas Criativas

•

Dessas parcerias, resultaram livros, a organização de doiseventos internacionais:
No biênio de 2021 a 2022 ocorreram vários eventos com participação Internacional entre
eles o “Congresso Internacional de práticas de Aprendizagem Integradores Inovadoras”
junto a SIP Semana Internacional de Pedagogia em que tivemos a participação. A
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE
professora : Profa. Dra. Maria Antònia Pujol Maura (Universidad de Barcelona); Profa. Dra.
Jessica Cabreras (Universidad Autónoma de Madrid--UAM); Profa. Dra. Veronica Violante
Universidad de Barcelona-UB); Profa. Dra. Núria Alvarez Bertran (Universidad de
Barcelona); Profa. Dra. Sandra Meza (Universidad de Chile); Profa. Dra. Jessica Meza
(Universidad de Chile); Prof. Dr. Cristian Olivares (Universidad Austral de Chile); Mediador:
Esp. Juan Eduardo Apablaza-Soto (PUC Chile); - Prof. Dr. Saturnino de la Torre - UB
(Barcelona); Prof. Ph.D. Juan Miguel González Velasco (Universidad Mayor de San
Andres)-Bolivia.
Também tivemos as ilustres participações das Profas. Dras. Maria Cândida Moraes (RIEC,
ASOCREA e ECOTRANSD), Izabel Petraglia (UNESP); . Marilda Aparecida Behrens (PUC);
Profa. Dra. Edna Liz Prigol (PUC PR), professoras de renome internacional.

Pontos que o PPGE necessita melhorar
•

Estrutura,

espírito

de

companheirismo e colaboração.

Melhores

instalações,

quantidade de funcionários de secretária.
•

Há uma necessidade de melhoria de intercâmbio entre as linhas e grupos de
pesquisa.

•

Melhor índice de integralização das dissertações e teses e mais publicações entre
orientador(a) e orientandos(as).

•

Incentivo ao intercâmbio internacional

•

Participação dos docentes e discentes em comissões e atividades do programa.

•

Democracia real, incentivo à participação de docentes e discentes nas próximasreuniões.

•

Ampliar o financiamento de pesquisa ou para tradução de artigos e publicações

•

O sentimento de coletividade e unidade sistêmica ainda precisa ser melhorado, até em
razão dadimensão que o programa vem adquirindo.

•

Participação de todo corpo docente e discente ou de suas representações no
planejamento estratégico do programa; publicação; qualidade das produções
acadêmicas dissertações e teses. Promoção de eventos que integrem graduação e pós45

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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE
graduação.
•

Sentimento de Pertença Institucional.

•

Priorizar a publicação de artigos em revistas de maior impacto, melhorando a qualidade
da nossa produção junto aos discentes e docentes da graduação.

•

Difundir e Fomentar a formação dos estudantes (diversificar as atividades)"

•

Ampliação da formação de mestres e doutores e melhorar ainfraestrutura.

•

Captação de recursos em Projetos Financiados.

•

Institucionalização dos processos de autoavaliação.

•

Parcerias interinstitucionais nacionais e internacionais.

•

Construção de um banco de dados dos egressos, em atualização permanente, utilizando
ferramentas digitais.

•

Maior envolvimento dos docentes nas ações coletivas do programa. Desde que entrei no
PPGE os interesses individuais falam mais alto que os interesses do programa, fazendo
com que até os poucos colegas que se dedicam/dedicavam-se ao coletivo sintam-se
desamimados.

•

A coordenação pode contribuir para orientar a consolidação de processos de
internacionalização, aspectos legais, burocráticos nos espaços da UFAL. Atualmente tais
aspectos são realizados por pesquisadores de modo isolado.

•

Alinhar projetos de pesquisa dos orientandos com os projetos de seus respectivos
Orientadores.

Pontos fortes do PPGE

•

Diálogo, parcerias, oportunidades, garra dos colaboradores e gestores

•

Apoio aos professores, clima de amizade, parcerias, cuidado e respeito

•

Atuação do Coordenador e Vice coordenador do PPGE. A parceria de ambos. Professores
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE
e gestão atentos/as s exigências necessárias. Professores qualificados que compõe o
quadro docente, com ricas produções. Envolvimento do corpo docente e discentes para
cumprir as exigências na retomada do conceito 4 ou 5, por meio de publicações qualis,
intercâmbios científicos com instituições nacionais e internacionais; Aprofundamento de
projetos de pesquisas com foco nas problemáticas que circundam o Estado, na tentativa
de encontrar caminhos possíveis de qualidade educacional e “bem viver”. Além disso, a
Secretaria dispõe de um corpo de secretariado competente atendendo sempre que
possível, as demandas em tempo hábil, bem como a colaboração dos estudantes nas
ações do Programa, realizando estágios voluntários e contribuindo com as solicitações
diversas.
•

Inserção social no âmbito da Educação Básica e Superior emALAGOAS e Nordeste.

•

Foco das pesquisas na educação pública do Estado

•

Reuniões

•

O diálogo com a sociedade e a proximidade das escolas

•

A produção científica parece ter sido um ganho importante no quadriênio. Destacaria

frequentes, informações atualizadas,

execução dasatividades

ainda o potencial das pesquisas desenvolvidaspara o cenário regional.
•

Gestão administrativa (atual); Grupo de pesquisadores qualificados.

•

Ensino e Pesquisa

•

Cultura Organizacional; Pesquisas com grandes impactos sociais

•

Atenção e empenho na melhoria da avaliação do PPGE.

•

Coordenação ativa, organizada e empenhada em melhorar os seuspontos fracos.

•

Estrutura curricular

•

Formação e atuação do corpo docente

•

Produção acadêmica

•

Revista Debates em Educação

•

Integração com os demais Programas de Pós-Graduação

•

Criação de novos cenários de articulação com a educação básica.
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE
•

Implementação de mecanismos de acompanhamento e produçãocientífica dos egressos.

•

Melhorias na infraestrutura.

•

Qualidade das teses e dissertações.

•

Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual docorpo docente.

•

A postura e o compromisso do atual coordenador.

•

Organização e atuação nacional e internacional de seus integrantes

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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE
4ª Parte: Produção Qualificada 2021-2023

Com o objetivo de analisarmos o qualitativo das produções dos docentes do
PPGE, no primeiro semestre de 2021 seguimos realizando o levantamento dos quatro
principais artigos publicados. Não buscamos fazer uma análise quantitativa, nem por
docente, nem por docente em relação aos demais docentes do PPGE. Coletamos a
informação de 21 docentes.

O relatório SUCUPIRA referente ao quadriênio de 2017-2020 foi entregue somente em
maio de 2021 devido a ação do Ministério Público à CAPES. Todavia, o relatório foi
construído durante a gestão de 2017 a início de 2021. Em tal relatório consta, em mais de
810 páginas, a produção tanto de discentes quanto de docentes que, triplicou no
quadriênio e tem crescido exponencialmente. Igualmente podemos dizer sobre o número
de projetos de pesquisa com parceria Internacional ou mesmo nacional com outras
instituições. Todas essas ações e outras mais, tem contribuído para deixar o PGE cada vez
mais forte.
Cabe-nos salientar que no início de 2021 demos início a construção do novo relatório que
comporá o quadriênio 2021 a 2024. Encontramos inúmeros obstáculos, porém, sabemos
que todas as metas propostas pela Capes na visita in loco foram alcançadas. O número de
produções segue crescendo exponencialmente; a Internacionalização do programa
ampliou-se bem como o número de publicações em eventos e periódicos. Temos
consciência que apesar de todas as dificuldades que encontramos nos tempos de
pandemia e dos frutos amargos que colhemos, realizamos nossas ações da melhor
maneira possível e conseguimos grandes vitórias.
Notas finais
Lembramos que as ações bem como o relatório do PPGE Não são construídas somente
pela coordenação e sim por um coletivo composto por professores estudantes,
secretários e toda a comunidade acadêmica que compõem o programa e a instituição.
Logo, todos os frutos são colheitas de uma ação coletiva e sistêmica.
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE
Sobremaneira, esperamos que toda comunidade SIGA contribuindo para que possamos
fazer o programa de pós-graduação em educação cada vez mais forte e superar as
diversidades que se apresentam no caminho, que não são poucas, mas com força e
coragem e união conseguiremos superá-las. Acreditamos no poder da COOPERAÇÃO.
Agradecemos imensamente a todos que colaboraram com a gestão 2021-2023.
Acreditamos ter deixado bons frutos que comporão o relatório 2021-2024 e mostrarão a
força e potência do maior programa de pós-graduação em Educação pública de Alagoas,
do país e para diante das Fronteiras.
Agradecemos a todos aqueles que buscam contribuir com este processo.

Profa. Dra. Maria Dolores Fortes Alves.
Coordenadora

Prof. Dr. Walter Matias Lima
Vice coordenador

Como citar este relatório

ALVES, Maria Dolores Fortes; LIMA, Walter Matias. Relatório de gestão do Programa
de Pós-Graduação em Educação: 2021. Maceió:UFAL, 2021. p.

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