Orientação para Matrícula 2020.1
Orientacoes matricula 2020.1.pdf
Documento PDF (248.2KB)
Documento PDF (248.2KB)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA - PPGE 2020.1
Comunicamos que o período de matrícula acadêmica dos alunos regulares para o
semestre 2020.1 será realizado conforme o calendário do PPGE, disponível no site
do programa.
Orientações:
• A matrícula é obrigatória para TODOS os alunos regulares do programa.
• Alunos que realizaram trancamento em 2019.2, devem fazer a matrícula para o novo
semestre, retornando às atividades.
• Alunos em licença saúde, devidamente protocolada na secretaria do PPGE com
documento comprobatório emitido pela Junta Médica da Ufal também devem fazer a
matrícula, indicando a disciplina Estudo individual orientado (alunos do mestrado)
ou a disciplina Atividade de orientação e produção de tese (alunos do doutorado).
• Alunos que irão defender dissertação ou tese já no semestre de 2020.1 também
devem realizar matrícula. Escolher “Defesa”, no SIGAA.
• Alunos regulares de turmas de 2016 e 2017 deverão fazer a matrícula protocolando
na Secretaria do CEDU o requerimento de matrícula no período de 2 a 6 de março (o
processo poderá ser aberto por terceiros).
• Alunos regulares da turma de 2018 e 2019 farão a matrícula pelo SIGAA, no período
de 2 a 6 de março.
• Todos os alunos de mestrado da turma de 2018 deverão se matricular em DEFESA.
• Alunos do mestrado que já cumpriram os créditos referentes a disciplinas deverão se
matricular na disciplina Estudo individual orientado (1, ou 2, ou 3).
• Alunos do doutorado que já cumpriram os créditos referentes a disciplinas deverão
se matricular na disciplina Atividade de orientação e produção de tese (1, ou 2, 3
ou 4).
Observações gerais sobre o semestre 2020.1, conforme calendário já homologado
pelo Conselho do PPGE:
• O início do semestre letivo será no dia 18 de março, com aula inaugural e com aulas
a partir do dia 19 de março.
• O reajuste de matrícula será realizado no período de 19 e 20 de março. O
trancamento do semestre poderá ser requerido até 20 de abril de 2020.
Programa de Pós-Graduação em Educação
Centro de Educação
Universidade Federal de Alagoas
Av. Lourival Melo Mota, S/N
Tabuleiro do Martins, Maceió – AL - Brasil
CEP 57072-900
Fone: (82) 3214-1196
e-mail: secretariappge@cedu.ufal.br
• 23 de março é a data máxima para o agendamento da banca de defesa dod
doutorandos da turma de 2016 (aqueles que não tem processo de afastamento ou
trancamento no período de 2016 a 2019).
• 30 de abril é a data máxima para a realização das bancas de defesa dos doutorandos
da turma de 2016 (aqueles que não tem processo de afastamento ou trancamento no
período de 2016 a 2019).
• 19 de maio é data máxima para agendamento da banca de defesa dos mestrandos
da turma de 2018.
• 19 de junho é data máxima para a realização das bancas de defesa dos mestrandos
de 2018.
Orientamos que visitem o site do PPGE regularmente, para acompanharem as
informações, notícias e documentos.
Coordenação do PPGE
Maceió, 11 de fevereiro de 2020.
Programa de Pós-Graduação em Educação
Centro de Educação
Universidade Federal de Alagoas
Av. Lourival Melo Mota, S/N
Tabuleiro do Martins, Maceió – AL - Brasil
CEP 57072-900
Fone: (82) 3214-1196
e-mail: secretariappge@cedu.ufal.br
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
REQUERIMENTO DE MATRÍCULA
(somente para turmas anteriores a 2018)
Nome:
Matrícula:
Endereço:
Ano de entrada no PPGE:
Identidade (RG):
CPF:
Celular:
e-mail:
Nasc.:
NÍVEL
Nome Da Disciplina
M/D
Educação e Cultura
M/D
Seminário Temático de Pesquisa em EJA
M/D
Seminário de Pesquisa em Estado e Gestão
Educacional
M/D
Tópicos Avançados em Aquisição e Linguagem
M/D
Avaliação da aprendizagem no contexto da
educação presencial e a distância
Fundamentada no uso das TIC
M/D
Pesquisa em Educação Especial
M/D
Tópicos Contemporâneos em Educação
Científica e Matemática
M
D
/
Estudo individual orientado (1, ou 2, ou 3).
Atividade de orientação e produção de tese (1,
ou 2, 3 ou 4).
/
Professores
Dia/horário
Walter
Matias
Marinaide
Freitas
Elione
Nogueria e
Inalda dos
Santos
Eduardo
Calil
Segunda-feira
8h às 12h
Segunda-feira
14h às 18h
Cleide Jane
Costa
Quarta-feira
8h às 12h
Neiza
Fumes
Elton
Fireman e
Wilmo
Junior
Orientador
Sexta-feira
8h às 12h
Marcar
com um
X
Quarta-feira
8h às 12h
Quarta-feira
8h às 12h
Sexta-feira
14h às 18h
Orientador
Declaro que li e estou de acordo com o regimento e normas vigentes do PPGE. Maceió, ____ de _____
de 2020.
Assinatura do discente
Programa de Pós-Graduação em Educação
Centro de Educação
Universidade Federal de Alagoas
Av. Lourival Melo Mota, S/N
Tabuleiro do Martins, Maceió – AL - Brasil
CEP 57072-900
Fone: (82) 3214-1196
e-mail: secretariappge@cedu.ufal.br
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DA OFERTA 2020.1
Educação e Cultura
Culturas e produção de símbolos e signos, significados e linguagem. Concepções de cultura, cotidiano
e educação. A escola como ambiente etnográfico. Relações de gênero e identidades socioculturais no
espaço escolar e não escolar. Abordagens das categorias: raça/etnia, idade, classe e sexualidade na
prática educativa. A partir da concepção de cultura como representação coletiva, abordar processos
educativos e a relação entre educar, como condição ontológica do homem, e práticas culturais como
representações da educação. E, ao mesmo tempo, abordar políticas educacionais e políticas culturais
na contemporaneidade.
Seminário Temático de Pesquisa em EJA
Estudo dos fundamentos teórico-metodológicos que norteiam as pesquisas e a produção de
conhecimento na área da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, Nordeste e em Alagoas nos últimos
20 anos.
Pesquisa em Educação (mestrado)
A proposta é problematizar a atividade investigativa no campo do conhecimento em educação. Com a
preocupação em discutir o significado desta disciplina e sua importância na formação do mestrando, o
argumento central do curso é que a escolha metodológica e a construção dos instrumentos de pesquisa
são ações orientadas pela perspectiva epistemológica. Considerando o pressuposto de que a opção
por um determinado método de pesquisa e a definição dos procedimentos para o trabalho empírico são
ações sustentadas por determinada forma de entendimento epistemológico, serão apresentados os
argumentos que destacam a importância da orientação epistemológica sobre o processo investigativo,
levando em consideração as nuances epistemológicas das linhas de pesquisa.
Seminário de Pesquisa em Estado e Gestão Educacional
Produção de conhecimentos acerca da pesquisa sobre o tema envolvendo o Estado e a Gestão
Educacional. Estudo sobre as transformações sociais, culturais, econômicas, políticas e seus impactos
no campo educacional e nas mudanças ocorridas no Estado; formulação, implementação e avaliação
de políticas educacionais à gestão, organização de sistemas e unidades educativas em todos os níveis
e modalidades; organização do trabalho escolar.
Tópicos Avançados em Aquisição e Linguagem
Apresentação de modelos de produção textual e aprofundamento do processo de revisão textual.
Estudo do fenômeno metalinguístico relacionado ao desenvolvimento infantil, à aprendizagem e ao
ensino, com destaque para a ocorrência desse fenômeno em processos de produção textual em
contexto escolar. Serão exploradas a definição, o escopo e a caracterização de tal fenômeno,
considerando os subprocessos de inscrição/linearização e revisão textual e, em particular, as rasuras
implicadas nas atividades metalinguísticas. Ainda será discutido o modo como as relações entre a
prática didática, o desenho curricular (material didático e gêneros textuais) e a aprendizagem da
gramática interferem nas ocorrências desse fenômeno. A leitura e a análise crítica de estudos
científicos publicados em periódicos reconhecidos internacionalmente serão exigidas.
Programa de Pós-Graduação em Educação
Centro de Educação
Universidade Federal de Alagoas
Av. Lourival Melo Mota, S/N
Tabuleiro do Martins, Maceió – AL - Brasil
CEP 57072-900
Fone: (82) 3214-1196
e-mail: secretariappge@cedu.ufal.br
Avaliação da aprendizagem no contexto da educação presencial e a distância Fundamentada no
uso das TIC
Pressupostos teórico-metodológicos da avaliação da aprendizagem em contextos de formação
presencial e a distância (EAD), a partir de sua complexidade epistemológica no âmbito da educação e
do processo de ensino e aprendizagem. Novas discursivas de avaliação da aprendizagem em espaços
inovadores de Aprendizagem Híbrida e Metodologias Ativas, à luz da abordagem formativo-dialógica.
Pesquisa e aplicação de tecnologias digitais no processo de avaliação, por meio de interfaces,
aplicativos e softwares, para uso didático em sala de aula presencial, híbrida e online. Novos papéis do
aluno e do professor (como mediador pedagógico) na ação avaliativa. Critérios, rubricas, autoavaliação.
Pesquisa em Educação (doutorado)
Disciplina que oferece suporte teórico-filosófico à formação do pesquisador. Analisa a relação lógica
entre técnicas, métodos, teorias e pressupostos epistemológicos e gnosiológicos. Analisa
procedimentos metodológicos que possibilitam a construção do conhecimento e as tendências
epistemológicas no campo educacional. Aprofunda nos conflitos gerados pelas relações entre a ciência
e outros tipos de conhecimento, entre as abordagens quantitativas e qualitativas e discute a
necessidade da consistência dos métodos alternativos na pesquisa educacional.
Pesquisa em Educação Especial
Produção de conhecimento científico com pessoas deficientes e/ou com sofrimento psíquico:
metodologias
Tópicos Contemporâneos em Educação Científica e Matemática
Estudos de temas contemporâneos de pesquisa na área de Ensino de Ciências como Alfabetização
Científica, Ensino por Investigação, Inserção da História da Ciência no Ensino de Ciências, Livro
Didático, BNCC, entre outros.
Programa de Pós-Graduação em Educação
Centro de Educação
Universidade Federal de Alagoas
Av. Lourival Melo Mota, S/N
Tabuleiro do Martins, Maceió – AL - Brasil
CEP 57072-900
Fone: (82) 3214-1196
e-mail: secretariappge@cedu.ufal.br
