Resultado da Seleção
AtaTesesDissertacoesIndicadas_assinado.pdf
Documento PDF (157.4KB)
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ATA DA REUNIÃO DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
EDUCAÇÃO (PPGE)
Data: 02 de abril de 2025.
Local: Sala 202 (PPGE)
Presidido por: Cleriston Izidro dos Anjos
Pauta:
Apreciação dos pareceres das produções avaliadas e indicação da tese e da
dissertação, considerando os critérios do edital EDUFAL/FAPEAL.
Deliberação:
Após a reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGE), ocorrida em 26 de março de 2025, foi constituída a comissão externa para
avaliar as teses e dissertações indicadas pelos(as) docentes do programa. A
comissão externa foi composta da seguinte forma:
Comissão Externa para Apreciação de Teses:
Luciana Aparecida de Araujo (Universidade Estadual Paulista “Júlio
de Mesquita Filho)
Laíse Soares Lima (Universidade Federal de Alagoas - Campus do
Sertão)
Comissão Externa para Apreciação de Dissertações:
Laíse Soares Lima (Universidade Federal de Alagoas - Campus do
Sertão)
Jeane Felix da Silva (Universidade Federal de Alagoas – Campus A.
C. Simões)
Foi acordado que, considerando os critérios e a pontuação de 0 a 10, as seguintes
teses e dissertações foram indicadas para publicação no edital FAPEAL
EDUFAL/2025:
Tese para Publicação:
Título: A Política Pública de Atendimento Educacional Especializado na Capital
Alagoana (2009-2020)
Autora: Eva Pauliana da Silva Gomes
Orientadora: Edna Cristina do Prado
Nota Final: 10,0
Dissertação para Publicação:
Título: Implicações dos dispositivos de accountability para o trabalho docente na
educação municipal de Maceió
Autora: Edva Emanuelle Gomes da Silva
Orientador: Givanildo da Silva
Nota Final: 9,7
Critérios de Avaliação
As produções foram avaliadas de acordo com os seguintes critérios, com pontuação
de 0 a 2,5 para cada item:
1.
Introdução: Clareza na definição da tese/dissertação; originalidade da
proposta; relevância científica e social da proposta.
2.
Metodologia: Clareza na explicitação das técnicas; qualidade das
fontes de dados utilizadas.
3.
Rigor Teórico: Atualização e consistência teórica; relações, conexões
e interdependências sobre o fenômeno que se pretende estudar.
4.
Contribuições Sociais: Aplicabilidade prática da pesquisa.
Tabela de Avaliação (Organizada por Média)
Produção
Avaliadora 1
Avaliadora 2
Média Classificação
Tese: A Política Pública de
Luciana
Atendimento
Educacional
Aparecida de Laíse Soares Lima 10
Publicação
Especializado
na
Capital
Araujo
Alagoana (2009-2020)
Dissertação: Implicações dos
dispositivos de accountability Laíse Soares
Jeane Felix da Silva 9,7
Publicação
para o trabalho docente na Lima
educação municipal de Maceió
Dissertação:
Currículos
vivenciados
em
escolas Laíse Soares
Jeane Felix da Silva 9,5
Suplência
indígenas: contributos para uma Lima
educação contra-hegemônica
Dissertação:
Práticas
de
Educação Especial na Educação
Laíse Soares
Infantil:
o
atendimento
Jeane Felix da Silva 8,5
Suplência
Lima
educacional especializado na
creche e pré-escola
Dissertação:
Narrativas
reflexivas de professores e os
Laíse Soares
saberes digitais docentes: um
Jeane Felix da Silva 8,5
Suplência
Lima
estudo de caso em escolas de
Santana do Ipanema
Dissertação: Universidade e
Gênero: um estudo comparativo
Laíse Soares
de currículos das Universidades
Jeane Felix da Silva 8,4
Suplência
Lima
Federais do Maranhão e de
Alagoas
Com base nas avaliações realizadas pelas pareceristas externas, as produções que
receberam as melhores notas foram indicadas para publicação. As demais
dissertações, apesar de apresentarem uma boa qualidade, não foram
recomendadas para publicação neste edital, tendo em vista os critérios do edital que
permitem a indicação de apenas duas produções do PPGE.
Cleriston Izidro dos Anjos
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação
