Edital retificado - 10.04.2018
EDITAL PPGECIM 2018 retificado 10.04.2018.pdf
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadoria de Pós-Graduação
EDITAL Nº 04/2018.1-CPG-PROPEP/UFAL – RETIFICAÇÃO NO CALENDÁRIO 10/04/2018
ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA –
PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em
Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas, UFAL, tornam pública, pelo presente Edital,
a abertura do processo de inscrição, seleção e matrícula dos candidatos ao curso de Mestrado especificado neste
Edital, com prazo de conclusão de 24 (vinte e quatro) meses, observando os aspectos a seguir nomeados.
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
O Processo Seletivo Stricto sensu – PPGECIM/CPG-PROPEP/UFAL/2018.1 será realizado sob a responsabilidade da
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP) e da Coordenação do Curso oferecido.
DAS VAGAS
Art. 1º O número total de vagas ofertadas será de até 31 (trinta e uma), sendo 23 (vinte e três) vagas para demanda
geral (ampla concorrência) e 8 (oito) vagas para cotas (quadro 1 – conforme, portaria da UFAL, no 685 de 2017),
vinculadas à disponibilidade de orientação de cada professor e às Linhas de Pesquisa as quais se encontra
vinculado no Curso, conforme quadro 2:
QUADRO 1 – Número de vagas a serem ofertadas por orientador e linha de pesquisa
Linhas de Pesquisa
1 (Saberes e Práticas
Docentes)
2 (TIC)
3 (CTSA)
AMPLA CONCORRÊNCIA
9
11
3
COTA PARA OS EGRESSSOS DE ESCOLA
PÚBLICAS DE ENSINO AUTO DECLARADOS
NEGROS OU PARDOS OU ÍNDIOS
1
2
1
COTA PARA OS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DE ALAGOAS
1
2
1
TOTAL
11
15
5
QUADRO 2 – Número de vagas a serem ofertadas por orientador e linha d e pesquisa
Professor
Linhas de Pesquisa
1 (Saberes e Práticas
Docentes)
2 (TIC)
3 (CTSA)
Amauri da Silva Barros
4
0
0
Anamelea de Campos Pinto
0
2
0
Carloney Alves de Oliveira
1
1
0
Ediel Azevedo Guerra
1
0
0
Fábio Paraguaçu
0
3
0
Givaldo Oliveira dos Santos
1
1
0
Hilda Helena Sovierzoski
1
0
3
Ivanderson Pereira da Silva
0
4
0
Jenner Barretto Bastos Filho
1
0
1
Kleber Cavalcanti Serra
0
2
0
Monique Angelo
0
1
0
Silvana Paulina de Souza
2
0
0
Wilmo Ernesto Francisco Junior
1
0
1
Total
11
15
5
OBS.: 1=Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Docentes, 2=Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs),
3=Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).
OBS.: O número total de vagas significa a oferta pelos orientadores, podendo não ser preenchidas, a depender do
número de aprovados em cada uma das 3 (três) Linhas de Pesquisa.
Art. 2º As inscrições serão realizadas, exclusivamente, na secretaria do PPGECIM/CEDU, localizada no Centro de
Educação, no período de 24/01/2018 até 09/02/2018, no horário das 08:00h às 12:00h.
§ 1º A inscrição no Processo Seletivo implicará no conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas no
inteiro teor deste Edital e seus anexos, não podendo o candidato alegar seu desconhecimento.
§ 2º A documentação referente ao pré-projeto e ao currículo e sua parte comprobatória deverá ser entregue em
momento indicado no calendário de seleção (Anexo I).
Art. 3º Os candidatos deverão entregar a documentação no horário de 08:00h às 12:00h no seguinte endereço:
Secretaria do PPGECIM/CEDU, no Centro de Educação, Campus A. C. Simões Av. Lourival Melo Mota, s/n. Tabuleiros
dos Martins.
§ 1º Será admitida a entrega de documentos via postal, mediante a utilização de serviços de entrega expressa
(SEDEX), desde que seja postado até a data final da entrega de documentação, conforme Art. 2º deste Edital.
a) Os candidatos deverão utilizar o seguinte modelo de etiqueta para envio de correspondência.
Modelo para destinatário
PROCESSO SELETIVO – MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO
DE CIÊNCIAS E
MATEMÁTICA
(Edital n.º 04 /2018.1)
SECRETARIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO
DE CIÊNCIAS E
MATEMÁTICA
CENTRO DE EDUCAÇÃO/CEDU
Campus A. C. Simões – Av. Lourival Melo Mota s/n
Tabuleiro dos Martins
Maceió/AL - CEP: 57072-900
Brasil
Modelo para remetente
Nome completo do(a) Candidato(a)
Endereço completo
b) O candidato que se inscrever via postal deverá, obrigatoriamente, comunicar o Programa através do seguinte
endereço de e-mail: ppgecim.ufal@gmail.com, no dia do envio da correspondência, anexando cópia do recibo
das postagens dos documentos.
§ 2º Será admitida entrega de documentos, por intermédio de procurador com poderes específicos, obtidos
através de procuração simples com firma reconhecida.
§ 3º Informações adicionais relativas ao Programa podem ser obtidas por telefone, site (conforme disponibilidade
do provedor institucional de internet), e-mail e secretaria, conforme quadro a seguir:
QUADRO 2
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
CONTATOS
(82) 3214-1624
1.
MESTRADO PROFISSIONAL
ENSINO
DE
CIÊNCIAS
MATEMÁTICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM Site: http://www.ufal.edu.br/ppgecim
E E-mail: ppgecim.ufal@gmail.com
Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Centro de Educação – CEDU – UFAL
CONTATOS
Campus A. C. Simões – Av. Lourival Melo Mota s/n
Tabuleiro dos Martins
Maceió/AL - CEP: 57072-900
DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO
Art. 4º Poderão se inscrever para o nível de Mestrado, candidatos licenciados portadores de diploma de nível superior
emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo MEC, nas áreas de atuação do Programa: Matemática, Física, Química,
Biologia, Ciências e Pedagogia.
Parágrafo Único – Também poderão se inscrever no presente processo seletivo os concluintes do último semestre dos
cursos especificados no caput deste artigo, de instituições oficiais reconhecidas pelo MEC. Todavia, caso sejam
selecionados, só poderão ser matriculados se efetivamente tiverem concluído o curso de graduação (com a Colação de
Grau).
Art. 5º Os candidatos deverão entregar, na data indicada no Art. 2º deste Edital, os seguintes documentos:
I.
Formulário de inscrição (Anexo II);
II.
01 (uma) foto 3x4;
III.
Cópias autenticadas de documentos pessoais: Carteira de identidade, CPF, comprovante das obrigações
militares para homens, Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral para brasileiros,
Registro Nacional de Estrangeiros ou Passaporte para estrangeiros;
IV.
Cópia autenticada do Diploma ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação (constando que o candidato
colou Grau), conforme o nível pretendido, emitida pela Instituição onde o título foi obtido; V. Cópia autenticada
do Histórico Escolar da Graduação.
§ 1º A comprovação de que trata o inciso IV poderá ser substituída por certidão de aluno concluinte de curso, emitida
por Instituição de Ensino Superior, desde que o mesmo conclua a referida graduação antes de realizar a matrícula no
Curso de Pós-Graduação ora ofertado.
§ 2º Os documentos apresentados sob forma de cópia deverão ser autenticados em Cartório. Serão aceitas cópias de
documentos validados por servidor público federal da ativa, desde que haja carimbo de “confere com o original”
acompanhado do carimbo funcional do servidor, com número de SIAPE. Este procedimento de validação pode ser feito
ANTECIPADAMENTE, na secretaria do Centro de Educação – CEDU ou do PPGECIM da UFAL.
§ 3º O Curriculum Vitae, a ser entregue no período informado no calendário de seleção, deve ser preenchido no
formulário LATTES CNPq (disponível na página eletrônica http://lattes.cnpq.br/), impresso, assinado e encadernado em
espiral, devidamente documentado com cópia autenticada de cada um dos títulos e atividades solicitados no Barema
(Anexo I), organizados, encadernados na sequência do formulário Lattes. Não serão aceitos outros modelos de currículo.
Art. 6º A ausência dos documentos referentes aos itens elencados nos artigos 4º e 5º deste Edital implicará na
impugnação da inscrição.
DO PROCESSO SELETIVO E JULGAMENTO DOS CANDIDATOS
Art. 7º O Processo Seletivo dos candidatos será realizado pela Comissão de Seleção composta por professores do Curso,
designada para esse fim, através do Programa de Pós-Graduação.
§ 1º No sentido de garantir a imparcialidade no processo seletivo, a banca examinadora produzirá uma ata incluindo
informações conclusivas sobre o evento, incluindo a ausência de impedimentos e suspeição que possam caracterizar
conflito de interesse. Esta ata será guardada pelo PPGECIM para cumprir eventuais solicitações dos candidatos, do
Ministério Público Federal (MPF) ou de outros órgãos de controle;
§ 2º No ato da homologação das inscrições serão divulgados no portal (conforme disponibilidade do provedor
institucional de internet), e nos quadros de aviso do Programa de Pós-Graduação os nomes dos professores que
comporão a Comissão de Seleção.
Art. 8º O Processo Seletivo constará de etapas especificadas neste Edital e seus anexos.
§ 1º Serão divulgados no site do PPGECIM e no quadro de aviso do Programa de Pós-Graduação o local e horário de
realização da prova escrita.
§ 2º Para a prova escrita deverá ser utilizada caneta esferográfica na cor azul ou preta, não sendo admitidos outros
meios, sob pena de eliminação do processo seletivo.
§ 3º Para os pré-projetos deverão ser seguidas as orientações do Anexo II deste Edital.
§ 4º Para a análise curricular será utilizado o Barema indicado no Anexo III deste Edital, específico para o Programa.
Art. 9º Os candidatos serão selecionados até o número de vagas previsto no Art. 1º deste Edital. A classificação final dos
candidatos será realizada por ordem decrescente da pontuação final e disponibilidade de vagas, por Linha de Pesquisa,
de acordo com a distribuição interna do Programa, quando houver.
§ 1º No caso de igualdade de notas finais, serão utilizados os seguintes critérios para o desempate dos candidatos:
I. Nota da prova de conhecimento;
II. Nota da Análise do Pré-projeto
III. Nota do currículo.
§ 2º O candidato poderá ser aprovado, mas não selecionado, observando-se a ordem decrescente de classificação da
nota final e o número de vagas, conforme Art. 1º deste Edital.
§ 3º Não havendo candidatos aprovados em número suficiente para o preenchimento das vagas ofertadas no Art. 1º
deste Edital, para cada uma das Linhas de Pesquisa, as vagas remanescentes serão ocupadas pelos candidatos aprovados
em quaisquer uma das outras Linhas de Pesquisa, por ordem decrescente de nota final destes candidatos.
§ 4º O número de candidatos aprovados após a primeira etapa, da prova escrita, não deverá exceder o dobro do número
de vagas totais ofertadas.
DO RESULTADO FINAL E RECURSOS
Art. 10 Os RESULTADOS FINAIS serão divulgados de acordo com o calendário contido neste Edital e seus Anexos,
exclusivamente na página eletrônica do PPGECIM- http://www.ufal.edu.br/ppgecim.
Art. 11. O candidato poderá recorrer do resultado de cada etapa à Comissão de Seleção do Programa de Pós- Graduação
em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), no prazo estabelecido no calendário deste Edital em seu Anexo I,
protocolando na secretaria do PPGECIM/CEDU, considerado como o horário de atendimento, das 08:00h às 12:00h,
somente nos dias úteis.
§ 1º Após o resultado final, o candidato poderá recorrer à PROPEP, no prazo de até 72 (setenta e duas) horas, contadas
da divulgação. Para isso, deve-se abrir um processo no Protocolo Geral da UFAL (Reitoria), destinando o mesmo para
PROPEP/CPG (Coordenação de Pós-Graduação).
DA MATRÍCULA E INÍCIO DO CURSO
Art. 12 Terão direito à matrícula no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO os candidatos APROVADOS E CLASSIFICADOS,
respeitados os limites das vagas estabelecidas no Art. 1º deste Edital e em conformidade com a disponibilidade de vagas
na Linha de Pesquisa de inscrição do candidato.
Art. 13 A matrícula acadêmica e institucional dos candidatos selecionados será realizada na Coordenação do Curso, pelo
candidato ou por seu representante legal, através de procuração simples com firma reconhecida, em período a ser
divulgado junto à publicação do resultado final da seleção de que trata este Edital.
§ 1º No caso da inscrição condicionada, prevista no § 1º do Art. 5º, o candidato a Mestrado somente poderá realizar sua
matrícula institucional quando comprovar que cumpriu com todos os requisitos para a obtenção do Diploma de
Graduação. Caso o candidato não tenha concluído a graduação no período de matrícula, o processo seletivo será
invalidado para este candidato.
§ 2º Poderão realizar matrícula no Programa de Pós-Graduação os alunos com Diploma de Graduação emitido por
instituições oficiais reconhecidas pelo MEC.
§ 3º No caso de candidato estrangeiro ou portador de diploma emitido por instituição estrangeira, o candidato deverá
apresentar o diploma revalidado por instituições nacionais nos termos da Lei nº 9.394/96 (LDB), bem como nas
Resoluções nº 01/2001; 01/2002 e 02/2005 do Conselho Nacional de Educação – CNE.
§ 4º Em caso de alunos estrangeiros é necessária à apresentação de visto de estudante.
§ 5º Será considerado desistente o candidato aprovado que não efetuar a matrícula no período estipulado na publicação
do resultado.
§ 6º Em caso de desistência da matrícula, ou não inscrição, será feita convocação dos candidatos aprovados e não
classificados, considerando-se a ordem de classificação, de acordo com o disposto do Art. 1º deste Edital.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art.14 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação das normas e condições estabelecidas neste
Edital e seus respectivos anexos.
Art.15 Será excluído do processo seletivo o candidato que:
I. Faltar a qualquer etapa do processo seletivo;
II. Apresentar comportamento considerado incompatível com a lisura do certame, a critério exclusivo da avaliação da
Comissão de Seleção;
III. Não atender o que consta no Artigo 5º deste Edital.
IV. Apresentar-se nos locais de realização da prova após a hora marcada para seu início.
Art. 16 As alterações relativas a datas, horários e locais de realização da prova que porventura ocorram serão divulgados
pelo Programa de Pós-Graduação.
Art. 17 Portadores ou representantes de portadores de necessidades especiais devem contatar o Programa de Pós
Graduação, através do e-mail ppgecim.ufal@gmail.com, para garantia de acessibilidade plena ao processo seletivo e à
realização do curso.
Art. 18 Os candidatos que não forem classificados poderão resgatar seus documentos na secretaria do curso, conforme
quadro 2, até 90 (noventa) dias após o início do curso, sendo incinerados caso não retirados neste período.
Art. 19 O regimento do Programa, bem como informações sobre as Linhas de Pesquisa e orientadores, estarão à
disposição dos candidatos na Secretaria do CEDU e no site já especificado no Quadro 2.
Art. 20 Os casos omissos no presente Edital, serão resolvidos pela Comissão de Seleção, composta por professores do
Curso, designada para esse fim, através do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.
Maceió, 24 de janeiro de 2018.
Prof. Dr. Elton Casado Fireman
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Prof. Dr. Helson Flávio da Silva Sobrinho Prof. Dr. Alejandro Cesar Frery Coordenador de PósGraduação/PROPEP/UFAL Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação/UFAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadoria de Pós-Graduação
ANEXO I DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃOEM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
A. DO PÚBLICO ALVO
Licenciados em Matemática, Física, Química, Biologia, Ciências e Pedagogia.
B. DO CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO
EVENTOS
PERÍODO
Inscrições e Entrega da documentação
24/01/2018 a
09/02/2018
Homologação das Inscrições e resultado da homologação
16/02/2018
Período de recurso da homologação
19 a 21/02/2018
Resultado do recurso da homologação
22/02/2018
Prova de Conhecimentos
01/03/2018
Divulgação dos itens do Padrão de Resposta da prova
01/03/2018
Resultado preliminar da Prova de Conhecimentos
15/03/2018
Período de recurso da Prova de Conhecimentos
16/03 a 20/03/2018
21/03/2018
22/03/2018
22/03/2018
26 A 28/03/2018 e 09
a 10/04
28/03/2018
04/04/2018
18/04/2018
02 a 04/04/2018
05 A 09/04/2018
19 A 23/04/2018
05/04/2018
11/04/2018
25/04/2018
22/03/2018
26 A 28/03/2018 e 09
a 10/04
06/04/2018
12/04/2018
25/04/2018
09 a 11/04/2018
13,16 e 17/04/2018
26 , 27 e 30/04/2018
12/04/2018
19/04/2018
03/05/2018
12/04/2018
20/04/2018
04/05/2018
13 a 17/04/2018
23 a 25/04/2018
07 a 09/05/2018
20/04/2018
27/04/2018
14/05/2018
A ser divulgado pela
coordenação de curso.
Resultado final da Prova de Conhecimentos
Entrega do Pré-Projeto
Resultado preliminar da análise dos pré-projetos
Período de recurso da análise dos pré-projetos
Resultado final da análise dos pré-projetos
Entrega do currículo
Resultado preliminar da análise dos currículos
Período de recurso da análise dos currículos
Resultado final da análise dos currículos
Resultado final do processo seletivo
Período de recurso na PROPEP
Homologação do resultado final
Período de Matrícula Acadêmica e Institucional
C. DO PROCESSO SELETIVO
O local e os horários para a Prova de Conhecimentos serão divulgados na página eletrônica do Programa e seu
mural de avisos.
O processo de seleção compreende:
Etapa I
Prova Escrita de Conhecimentos
Etapa II Análise
do Pré-Projeto
Etapa III
Análise do Currículo
Caráter
Eliminatória
Eliminatória
Classificatório
Peso
4
4
2
OBSERVAÇÃO:
A nota final do candidato será a média ponderada das etapas I, II e III.
I. As notas da prova escrita deverão ser iguais ou superiores a 6,0 (seis inteiros), sendo considerados eliminados
os candidatos com nota inferior a 6,0 (seis inteiros), na Etapa I;
II.
As notas da análise do pré-projeto deverão ser iguais ou superiores a 6,0 (seis inteiros), sendo
considerados eliminados os candidatos com nota inferior a 6,0 (seis inteiros), na Etapa II;
III.
Para a análise dos currículos será adotado o seguinte procedimento: o currículo com a maior pontuação
em todas as Linhas de Pesquisa (Linha 1 – Saberes e Práticas Docentes, Linha 2 – Tecnologias da Informação e
Comunicação, Linha 3 – Ciência, Tecnologia, Saúde e Ambiente) terá sua nota normalizada a 10,0 (dez inteiros).
Os demais serão normalizados segundo a lei da proporção direta (regra de três simples);
IV.
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática aprova candidatos com a nota média
final obtida, sem exigência de nota média final mínima de 6,0 (seis inteiros).
D. DO PROCESSO DE CORREÇÃO DAS PROVAS
A correção das provas consistirá em:
ETAPA
PROVA
PROCEDIMENTO
I
CONHECIMENTOS (com base
na bibliografia especificada
para cada Linha de Pesquisa)
Nota igual ou maior que 6,0 (seis inteiros), o
candidato irá realizar a Etapa II.
Nota menor que 6,0 (seis inteiros), o candidato
será eliminado do processo seletivo.
II
PRÉ-PROJETO (conforme
modelo disponibilizado)
Nota igual ou maior que 6,0 (seis inteiros), o
candidato irá realizar a Etapa III.
Nota menor que 6,0 (seis inteiros), o candidato
será eliminado do processo seletivo.
E. CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA PROVA DE CONHECIMENTOS:
A prova de conhecimentos será composta de:
I. 6 questões objetivas, valendo 0,67 (sessenta e sete centésimos) ponto cada;
II. 1 questão dissertativa, valendo 6 (seis) pontos. A correção da questão dissertativa será baseada nos seguintes
critérios conforme quadro abaixo:
CRITÉRIOS
PONTUAÇÃO
Clareza e propriedade no uso da
linguagem
1,5
Coerência no desenvolvimento das
ideias e capacidade argumentativa
1,5
Domínio dos conteúdos, evidenciando a
compreensão dos temas abordados nas
bibliografias indicadas neste Edital
3,0
Total
6,0
F. CRITÉRIOS DE ANÁLISE DO PRÉ-PROJETO
O Pré-Projeto de Pesquisa deverá conter no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas, incluindo folha de rosto e
bibliografia. Deverá ser apresentado em consonância com as normas da ABNT e as seguintes formatações: folha A4; fonte 12;
Times New Roman; espaço 1,5 entre as linhas (com exceção nas citações); as margens devem obedecer ao seguinte
espaçamento: margem superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3cm e direita 2 cm; as citações de até três linhas devem constar
entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal; as citações a partir de quatro linhas
devem estar em Times New Roman 10, itálico, com recuo esquerdo de 4 cm.
O Pré-Projeto de Pesquisa deverá apresentar a seguinte estrutura: INTRODUÇÃO: com discriminante do objeto e do problema
a ser trabalhado, bem como contextualização histórica do objeto de pesquisa. OBJETIVOS: apresentação de maneira clara do
objetivo geral e específicos do projeto. JUSTIFICATIVA: demonstração da relevância científica e social do objeto, uma breve
discussão historiográfica que circunda o objeto a ser trabalhado, e a delimitação temporal e geográfica do estudo, bem como
sua inserção na linha de pesquisa. DISCUSSÃO DE FONTES E METODOLOGIA: apresentação das hipóteses e fontes que serão
trabalhadas no projeto (tipologia, localização, atualização e articulação entre as fontes e a contributo para o seu objeto de
estudo) e uma discussão do método para o tratamento das fontes do objeto de estudo. CRONOGRAMA: apresentação das
etapas necessárias para cumprimento do pré-projeto. REFERÊNCIAS: indicação das fontes e bibliografia que darão suporte ao
objeto de pesquisa. Dentro desta estrutura o projeto será pontuado:
CRITÉRIOS
PONTUAÇÃO
Clareza e propriedade no uso da
linguagem
3,0
Apresentação dos tópicos e
contemplação dos itens listados para
cada um
6,0
Viabilidade de execução do projeto
durante o mestrado
1,0
Total
10,0
O Pré-Projeto deve ser escrito em língua portuguesa e o candidato, em hipótese alguma, deverá mencionar no projeto a
sugestão do(a) professor(a) orientador(a), sob pena de eliminação do processo seletivo.
G. CRITÉRIOS DE ANÁLISE DO CURRÍCULO
Pontuação detalhada nos últimos cinco anos (a partir de 2013):
Somente serão computados títulos e atividades devidamente informados e comprovados no Currículo LATTES (modelo CNPq).
TITULAÇÃO
Item
Descrição
Pontuação por cada
atividade
2
Pontuação
máxima
2
Pontuação
obtida
Pontuação por cada
atividade
1 por semestre
Pontuação
máxima
10
Pontuação
obtida
Docência de Graduação (EaD ou Presencial)
1 por semestre
10
Docência Pós-Graduação Lato sensu
1 por semestre
10
Docência PRONATEC
1 por semestre
10
Tutoria em EaD
1 por semestre
10
Monitoria
0,5 por semestre
4
Participação em projetos de pesquisa cadastrados numa
Pró-Reitoria
0,5 por semestre
4
Especialização (Pós-Graduação Lato sensu na área de
Ensino de Ciências e Matemática)
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Item
Descrição
Docência na Educação Básica
ATIVIDADES ACADÊMICAS
Participação em projetos de extensão cadastrados numa
Pró-Reitoria
Participação em projetos de ensino cadastrados numa
Pró-Reitoria
Bolsista ou Colaborador de Iniciação Científica
Bolsista ou Colaborador do Programa de Educação
Tutorial (PET)
Bolsista ou Colaborador do Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)
Bolsista ou Colaborador do Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
ATIVIDADES DE EXTENSÃO E CULTURA
Participação em Eventos Internacionais, Nacionais,
Regionais e Locais na área de Ensino de Ciências e
Matemática ou áreas afins
Participação em curso de extensão na condição de
ministrante
Participação em oficinas na área de Ensino de Ciências e
Matemática ou áreas afins na condição de ministrante
Organização de eventos (congressos, colóquios e
seminários) na área de Ensino de Ciências e Matemática
ou áreas afins
Apresentação de trabalho em Eventos Internacionais,
0,5 por semestre
4
0,5 por semestre
4
0,5 por semestre
4
0,5 por semestre
4
0,5 por semestre
4
0,5 por semestre
4
0,25 por evento
3
0,5 por curso
3
0,5 por oficina
3
0,5 por evento
3
0,5 por apresentação
8
4 por livro
12
2 por capítulo
6
1 por organização
3
Nacionais, Regionais e Locais na área de Ensino de
Ciências e Matemática ou áreas afins
PUBLICAÇÕES
Livro na área de Ensino de Ciências e Matemática ou áreas
afins
Capítulo de livro na área de Ensino de Ciências e
Matemática ou áreas afins
Organização de livro na área de Ensino de Ciências e
Matemática ou áreas afins
Artigo publicado em periódico científico internacional
3 por artigo
6
Artigo publicado em periódico científico nacional
3 por artigo
6
Artigo publicado em periódico científico regional ou local
2 por artigo
4
2 por trabalho
8
1 por resumo
3
Trabalho completo publicado em anais de evento
científico internacional, nacional, regional ou local
Resumo publicado em anais de evento científico
internacional, nacional, regional ou local
TOTAL MÁXIMO DE PONTOS
G. BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA PARA A PROVA DE CONHECIMENTOS:
LINHA DE PESQUISA: Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC
COSTA, Cleide Jane de S á Araújo; PINTO, Anamelea de Campos (Orgs.) Tecnologias digitais da informação e
comunicação na Educação. Maceió: Edufal, 2017.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de
Janeiro: LTC, 2016.
LINHA DE PESQUISA: Saberes e Práticas Docentes
GARCIA, Vera Clotilde Vanzetto et al. (Orgs.). Reflexão e pesquisa na formação de professores de
Matemática. Porto Alegre: Evangraf: UFRGS, 2011. Disponível em:
http://www.ufrgs.br/sead/servicosead/publicacoes1/pdf/Reflexao_e_Pesquisa_na_Fomacao_Professores_de_Mat.pdf Acesso em 24 out. 2017.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de; GIL-PEREZ, Daniel. Formação de professores de ciências. 10ª Ed. São Paulo:
Cortez, 2011.
LINHA DE PESQUISA: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA
MOREIRA, Marco A.; MASSONI, Neusa T. Subsídios Epistemológicas para o Professor Pesquisador em
Ensino de Ciências: Epistemologias do século XX. 2ª edição revisada, Porto Alegre: UFRGS, 2016. Disponível em:
https://www.if.ufrgs.br/~moreira/Subsidios8.pdf Acesso em 24 out. 2017.
VILCHES, Amparo; PERÉZ, Daniel Gil: PRAIA, João. De CTS a CTSA: Educação por um futuro sustentável. Capítulo
6. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/291958339. Acesso em 25 out. 2017. In: DOS
SANTOS, Wildson Luiz. CTS e Educação Científica: Desafios, Tendências e Resultados de Pesquisa. Brasília,
Editora da UNB, 2011.
H. DAS ATIVIDADES DO CURSO
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática visa oferecer aos docentes da Educação Básica, bem como aos
licenciados sem inserção no universo educacional, a oportunidade de aprofundamento de conhecimentos nos domínios de Ensino
de Ciências e Matemática nos seus aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos, utilizando as tecnologias da informação e
comunicação como ferramentas inovadoras no processo de ensino-aprendizagem destas disciplinas. Objetiva, também,
implementar a realização de pesquisas que viabilizem o desenvolvimento de novos processos e produtos voltados para a melhoria
das práticas pedagógicas e de ensino.
As atividades acadêmicas ocorrem as quintas e sextas-feiras, nos períodos da manhã, tarde e noite, com eventuais atividades
complementares aos sábados. As atividades podem ser realizadas nas unidades acadêmicas no campus A. C. Simões ou na Usina
Ciência, em Maceió, ou no campus Arapiraca, a depender da programação. O período de duração média do curso é de dois anos.
Ao longo do curso o aluno deverá realizar o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, Inglês, Espanhol ou Francês. Serão
considerados aprovados os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete inteiros).
I. CONTATOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Coordenador: Prof. Dr. Elton Casado Fireman
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Adriana Cavalcanti dos Santos
ENDEREÇO:
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM)
Secretaria do CEDU
Centro de Educação / UFAL
Campus A. C. Simões Av. Lourival Melo Mota, s/n. Tabuleiros dos Martins. CEP: 57072-900
TELEFONE: (82) 3214-1624
Site: http://www.ufal.edu.br/ppgecim
E-mail: ppgecim.ufal@gmail.com
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadoria de Pós-Graduação
ANEXO II DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
( ) AMPLA CONCORRÊNCIA
( ) COTA SERVIDOR DA UFAL – SIAPE: ______________
( ) COTA PARA OS EGRESSOS DE ESCOLA PÚBLICAS DE ENSINO AUTO DECLARADOS NEGROS OU PARDOS OU
ÍNDIOS
1. DADOS PESSOAIS DO CANDIDATO
Nome completo (sem abreviações): _____________________________________________________________
CPF: ________________________ R. G.: ___________________________ Sexo: ( ) masculino ( ) feminino
Data de Nascimento: ____________________
Nacionalidade: ___________________
E-mail: ___________________________________________________________
Endereço Residencial:
___________________________________________________________________________________________
Cidade: _______________________________ UF: _______ CEP: ______________________
DDD: _________ Fone: _____________________ Celular: ____________________________
Licenciatura em: ______________________________________________
2. LOCAL DE TRABALHO DO CANDIDATO
Vínculo Empregatício: ( ) sim (
) não
Se sim, onde é o vínculo empregatício: (
) em Fundação
( ) outro.
Regime de Trabalho: ( ) Tempo Parcial (
) no setor público
(
) Tempo Integral
) na iniciativa privada (
1. Instituição: _________________________________________________________________________________
Cidade-UF: ____________________________________ Cargo/função:__________________________________
2. Instituição: _________________________________________________________________________________
Cidade-UF: ____________________________________ Cargo/função:__________________________________
3. ÁREA DE SELEÇÃO:
( ) SABERES E PRÁTICAS DOCENTES ( ) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (
) CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE E AMBIENTE
Local: _____________________________ Data: ________________
__________________________________
Assinatura do candidato
