Parceria entre pesquisadores brasileiros resulta em livro sobre pesquisa-formação com professores

Livro está disponível gratuitamente no sítio eletrônico do PPGECIM

02/08/2019 11h16 - Atualizado em 28/05/2021 às 08h31

Essa obra resultou de uma experiência de pesquisa-formação que se materializou a partir das experiências vivenciadas na disciplina "Temas de Física na Pesquisa-formação de professores" (TFPFP), ofertada no 2º Semestre de 2017 pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Trata-se de uma obra organizada pelos coordenadores do projeto e reúne 12 capítulos produzidos pelos sujeitos que participaram da experiência. Esses artigos descrevem as origem dessa rede de cooperação em pesquisa-formação, analisam cada um dos módulos desenvolvidos na disciplina e descrevem narrativas acerca dessa experiência. Essa disciplina aconteceu na modalidade híbrida, com momentos síncronos e assíncronos ancorados na infraestrutura do Campus Carreiros da FURG, em Rio Grande (RS), com a parceria de colegas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca e Campus A. C. Simões; bem como colegas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Dom Pedrito (RS). Essa experiência articulou vinte e três (23) pesquisadores do campo do Ensino de Ciências distribuídos geograficamente pelo território brasileiro. Assim, para que mais e melhores experiências de ensino e de formação de professores de Física sejam desenvolvidas no Brasil e para além desse, disponibilizamos esses relatos aos interessados.

A obra está disponível gratuitamente no sítio eletrônico do PPGECIM, na aba "Publicações", em "Prof. Dr. Ivanderson Pereira da Silva."

Prof. Ivanderson Pereira da Silva