CHAMADA - DOMÍNIO CONEXO
SELEÇÃO- ALUNO DOMÍNIO CONEXO.pdf
Documento PDF (327.6KB)
Documento PDF (327.6KB)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
SELEÇÃO DE ALUNO DOMÍNIO CONEXO PERÍODO 2016.2
O Programa de PosGraduação stricto sensu em EDUCAÇÃO da Universidade Federal de Alagoas
UFAL torna público a abertura do processo de inscrição e matrícula dos candidatos da modalidade
de Aluno Domínio Conexo ao curso de Mestrado e Doutorado em Educação. Enquadrase nesta
modalidade qualquer aluno vinculado aos Programas de PósGraduação de Universidades Públicas.
Período de Inscrição e Matrícula:
25/08/2016, no período das 14h às 18h, na Secretaria do PPGE.
26/08/2016, no período das 08 às 12h, na Secretaria do PPGE.
Início das aulas: A partir do dia 29/08/2016.
I DA INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
1. O(a) candidato(a) poderá se inscrever no máximo em duas disciplinas, num total de 08 (oito)
créditos.
2. As inscrições serão realizadas exclusivamente na Secretaria do Programa de PósGraduação em
Educação.
3. Documentos necessários para matrícula:
• Ficha de matrícula devidamente preenchida e sem alteração do formato (anexo 1). A ficha
de matrícula que tiver sido alterada levará a exclusão do candidato;
• Comprovante de matrícula no Programa de PósGraduação de origem;
• Cópia e original da identidade.
4. A matrícula ficará condicionada à existência de vagas.
4.1. A matrícula será realizada por ordem de chegada.
OFERTA ACADÊMICA 2016.2 – VAGAS PARA ALUNO DOMÍNIO CONEXO
CÓDIGO DA
DISCIPLINA
NÍVEL
DISCIPLINA
PROFESSOR(A)
CARGA
HORÁRIA
VAGAS
HORÁRIO
SALA
EDU006.4
M&D
ANÁLISE DO DISCURSO NA
PESQUISA EDUCACIONAL
SOCORRO AGUIAR E
KÁTIA MELO
60
05
SEGUNDA FEIRA
14H ÀS 18H
SALA 05 –
PRÉDIO ANEXO
AO CEDU
EDU131
M&D
EDUCAÇÃO E CULTURA
MARINAIDE FREITAS E
PAULO MARINHO
60
03
SEGUNDAFEIRA
13H30 ÀS17H30
SALA 202 – 1º
ANDAR
EDU006
M
TÓPICOS EM AQUISIÇÃO DE
LINGUAGEM – O
MANUSCRITO ESCOLAR:
POSSIBILIDADES E ANÁLISE
ADNA LOPES
60
05
TERÇAFEIRA
08H ÀS 12H
SALA 05 –
PRÉDIO ANEXO
AO CEDU
EDU015
M&D
EDUCAÇÃO, CONCEITOS,
SABERES E
CONHECIMENTOS
ANDERSON ALENCAR
60
05
TERÇAFEIRA
08H ÀS 12H
SALA 202 – 1º
ANDAR
EDU006.30
M&D
SEMINÁRIOS DE PESQUISA
EM CURRÍCULO
LAURA PIZZI E
ROSEANE AMORIM
60
05
TERÇAFEIRA
13H30 ÀS 17H30
SALA 202 – 1º
ANDAR
SEM*
CÓDIGO
M&D
ANÁLISE DO
COMPORTAMENTO
APLICADA À EDUCAÇÃO
ESPECIAL
DANIELA RIBEIRO
60
03
QUARTAFEIRA
08H30 ÀS 12H30
SALA 202 – 1º
ANDAR
EDU033
M&D
INTERAÇÃO NA DOCÊNCIA
ONLINE
CLEIDE JANE SÁ
60
05
QUARTAFEIRA
08H ÀS 12H
SALA 05 –
PRÉDIO ANEXO
AO CEDU
SEM
CÓDIGO
M&D
TÓPICOS DE ENSINO DE
CIÊNCIAS NATURAIS
ELTON FIREMAN
60
03
QUARTAFEIRA
13H30 ÀS 17H30
SALA 202 – 1º
ANDAR
EDU006.18
M&D
SEMINÁRIO DE PESQUISA
EM EDUCAÇÃO ONLINE II
LUIS PAULO MERCADO
60
05
QUARTAFEIRA
14H ÀS 18H
LABORATÓRIO
DE
INFORMÁTICA
SEM
CÓDIGO
M&D
SEMINÁRIO DE PESQUISA
EM INCLUSÃO
DEISE JULIANA
60
05
QUINTAFEIRA
14H ÀS 18H
SALA 202 – 1º
ANDAR
EDU123
M&D
METODOLOGIA DO ENSINO
SUPERIOR COM TIC
LUIS PAULO MERCADO
60
10
QUINTAFEIRA
14H ÀS 18H
LABORATÓRIO
DE
INFORMÁTICA
EDU006.22
M&D
SEMINÁRIO DE PESQUISA
EM POLÍTICAS PÚBLICAS
ELIONE DIÓGENES
60
05
SEXTAFEIRA
11H ÀS 14H
SALA 202 – 1º
ANDAR
EDU006.26
M&D
EDUCAÇÃO,CORPO E
SUBJETIVIDADE
WALTER MATIAS
60
05
SEXTAFEIRA
14H ÀS 18H
SALA 05 –
PRÉDIO ANEXO
AO CEDU
*O candidato(a) precisa ser proficiente na Lingua Inglesa.
OBSERVAÇÃO: A disciplina só será ofertada se houver pelo menos 5 estudantes regulares matriculados, independente do número
indicado de estudantes na condição de ESPECIAL. Assim, pode haver o cancelamento de alguma(s) disciplina(s).
ANEXO 1 – FORMULÁRIO DE MATRÍCULA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO
ALUNO DOMÍNIO CONEXO
2016
( ) MESTRADO
(
2º
SEMESTRE
) DOUTORADO
NOME DO ALUNO(A):
NO DE MATRÍCULA:
ENDEREÇO ATUAL:
IDENTIDADE (RG):
CPF Nº
DATA DE NASCIMENTO:
TELEFONE:
CELULAR:
EMAIL:
Assinale com um X na coluna intitulada CURSAR EM 2016.2 nas disciplinas que irá matricularse.
CÓDIGO DA
DISCIPLINA
NÍVEL
DISCIPLINA
PROFESSOR(A)
CH
VAGAS
HORÁRIO
EDU006.4
M&D
ANÁLISE DO DISCURSO NA
PESQUISA EDUCACIONAL
SOCORRO AGUIAR E
KÁTIA MELO
60
20 – REGULARES,
ESPECIAIS E DOMÍNIO
CONEXO
SEGUNDA FEIRA
14H ÀS 18H
EDU131
M&D
EDUCAÇÃO E CULTURA
MARINAIDE FREITAS E
PAULO MARINHO
60
16 REGULARES
03 ESPECIAIS
01 DOMÍNIO CONEXO
SEGUNDAFEIRA
13H30 ÀS17H30
EDU006
M
TÓPICOS EM AQUISIÇÃO DE
LINGUAGEM – O MANUSCRITO
ESCOLAR: POSSIBILIDADES E
ANÁLISE
ADNA LOPES
60
15 REGULARES,
ESPECIAIS E DOMÍNIO
CONEXO
TERÇAFEIRA
08H ÀS 12H
EDU015
M&D
EDUCAÇÃO, CONCEITOS,
SABERES E CONHECIMENTOS
ANDERSON ALENCAR
60
25 REGULARES,
ESPECIAIS E DOMÍNIO
CONEXO
TERÇAFEIRA
08H ÀS 12H
EDU006.30
M&D
SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM
CURRÍCULO
LAURA PIZZI E
ROSEANE AMORIM
60
25 REGULARES E
DOMÍNIO CONEXO
TERÇAFEIRA
13H30 ÀS 17H30
SEM* CÓDIGO
M&D
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
APLICADA À EDUCAÇÃO
ESPECIAL
DANIELA RIBEIRO
60
10 REGULARES
03 ALUNO ESPECIAIS
02 DOMÍNIO CONEXO
QUARTAFEIRA
08H30 ÀS 12H30
EDU033
M&D
INTERAÇÃO NA DOCÊNCIA
ONLINE
CLEIDE JANE SÁ
60
10 REGULARES
05 ESPECIAIS
QUARTAFEIRA 08H ÀS
12H
SEM CÓDIGO
M&D
TÓPICOS DE ENSINO DE
CIÊNCIAS NATURAIS
ELTON FIREMAN
60
15 REGULARES E
DOMÍNIO CONEXO
QUARTAFEIRA
13H30 ÀS 17H30
EDU006.18
M&D
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM
EDUCAÇÃO ONLINE II
LUIS PAULO MERCADO
60
25 REGULARES
5 ESPECIAIS
5 DOMÍNIO CONEXO
QUARTAFEIRA
14H ÀS 18H
SEM CÓDIGO
M&D
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM
INCLUSÃO
DEISE JULIANA
60
15 REGULARES
5 ESPECIAIS
5 CONEXOS
QUINTAFEIRA
14H ÀS 18H
EDU123
M&D
METODOLOGIA DO ENSINO
SUPERIOR COM TIC
LUIS PAULO MERCADO
60
20 REGULARES
10 ESPECIAIS
10 CONEXOS
QUINTAFEIRA
14H ÀS 18H
EDU006.22
M&D
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM
POLÍTICAS PÚBLICAS
ELIONE
60
10 REGULARES
5 ESPECIAIS
5 – DOMÍNIO CONEXOS
SEXTAFEIRA
11H ÀS 14H
EDU006.26
M&D
EDUCAÇÃO,CORPO E
SUBJETIVIDADE
WALTER MATIAS
60
20 REGULARES
5 ESPECIAIS
DOMÍNIO CONEXO
SEXTAFEIRA
14H ÀS 18H
Maceió, ____/____/ 2016.
Assinatura do(a) Aluno(a)
CURSAR
EM 2016.2
ANEXO 2
EMENTAS DAS DISCIPLINAS
EDU131 – EDUCAÇÃO E CULTURA
A partir da concepção de cultura como representação coletiva, abordar processos educativos e a
relação entre educar, como condição ontológica do homem, e práticas culturais como
representações da educação. E, ao mesmo tempo, abordar políticas educacionais e políticas culturais
na contemporaneidade.
EDU006 TÓPICOS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM O MANUSCRITO ESCOLAR
Possibilidades de análiseEstudo sobre o estatuto da produção escrita na escola. Metodologia de
análise do manuscrito escolar. Seleção, descrição e análise de manuscritos escolares. O discurso do
outro na escritura escolar, como demanda de uma consigna.
EDU006.4 – ANÁLISE DO DISCURSO NA PESQUISA EDUCACIONAL
Panorama histórico da Análise do Discurso e reflexões atuais sobre seu objeto de estudo no campo
das Ciências Sociais e da linguagem. Estudo das diferentes categorias da Análise do Discurso a
partir de diferentes concepções de língua, discurso, ideologia, enfatizando as contribuições de
teóricos como Pêcheux, Volochínov, Coutine, Lukács, Orlandi, entre outros. Exercícios de Análise
do Discurso.
EDU015 – EDUCAÇÃO, CONCEITOS, SABERES E CONHECIMENTOS
A discussão de Epistemologias e Hermenêuticas contemporâneas numa interface crítica com os
processos educativos. Salientando os aspectos epistêmicos, identitários e reconstrutivos do âmbito
educacional.
EDU123 – METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR COM TIC
O papel do professor universitário no contexto da cultura digital. O papel do docente na educação
superior: competências digitais e didáticas, mediação pedagógica. O planejamento, docência e
avaliação de aulas online. Estratégias didáticas, planejamento e avaliação em aulas com TIC, online
e de sala de aula invertida. Fundamentos teóricos e experiências formativas no ensino superior. O
planejamento da docência presencial e/ou online que articulem os diversos saberes dos
mestrandos/doutorandos, com vistas ao desenvolvimento de aulas inovadoras com TIC. Avaliação
da aprendizagem: relação entre ob jetivos, atividades e avaliação em cursos. A disciplina
proporcionará subsídios teóricometodológicos para o exercício da docência no ensino superior,
desenvolvendo competências e habilidades relacionadas ao potencial pedagógico de recursos das
TIC e utilização de recursos online em estratégias de ensino e de aprendizagem.
EDU006.8 – SEMINÁRIO TEMÁTICO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO ONLINE II
Coleta e análise de dados na pesquisa em TIC e educação online: entrevistas online, registros de
processos de mediação em comunidades virtuais; vídeos, filmes e fotografias como documentos de
pesquisa virtual, análise de imagem em movimento; cartografia cognitiva; ADT, Análise de redes
sociais triangulação de dados quantitativos e qualitativos. Construção de instrumentos de coleta de
dados na pesquisa em educação online. Cartografia cognitiva e exploração de sofwtwares de coleta
de dados na pesquisa online. Uso das TIC para análise qualitativa de dados de pesquisa. Exploração
de instrumentos de coleta de dados e ferr amentas computacionais para análise de dados digitais e
disponíveis nas redes da web. Questões éticas na coleta dos dados online.
EDU033 – INTERAÇÃO NA DOCÊNCIA ONLINE
A disciplina busca tornar explicito, as interações dos docentes e discentes tanto no contexto
presencial, bem como, no contexto a distância. A partir da reflexão crítica sobre a concepções de
aprendizagem, que tomam dimensões importantes e que estão associadas ao processo de ensino e
aprendizagem. Discutir as concepções da aprendizagem que são fundamentais para compreender o
processo interativo e como ele ocorre incluindo os conceitos básicos.
EDU006.30 – SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CURRÍCULO
Discussão sobre o currículo e as políticas curriculares no ensino fundamental. Análise das
perspectivas teóricas, dos modelos de produção curricular e suas implicações para docentes e
discentes na contemporaneidade. O currículo na perspectiva dos estudos foucaultianos/pós
estruturalistas e os processos de subjetivação.
SEM CÓDIGO/DISCIPLINA NOVA – SEMINÁRIO DE PESQUISA EM INCLUSÃO
Produção do conhecimento científico sobre inclusão de pessoas com deficiência e /ou sofrimento
psíquico. Metodologia de pesquisa, em especial cartografia, pesquisa experimental e pesquisa sócio
histórica.
SEM CÓDIGO/DISCIPLINA NOVA – TÓPICOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: A
disciplina terá como objetivo discutir vários aspectos históricos e atuais do ensino de ciências,
como: Concepções Alternativas, Mudança Conceitual, Ensino por Investigação, Alfabetização
Científica, Movimento CTSA, História da Ciência e o Ensino de Ciências, e Aspectos da Formação
de Professores para o Ensino de Ciências.
SEM CÓDIGO/DISCIPLINA NOVA – ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA À
EDUCAÇÃO ESPECIAL
A Análise do Comportamento e seus componentes (Behaviorismo Radical, Análise do
Comportamento Experimental e Análise do Comportamento Aplicada). Conceitos e princípios
básicos da Análise do Comportamento Aplicada. A Análise do Comportamento Aplicada e as
práticas baseadas em evidência. Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada para a
educação de crianças com necessidades educacionais especiais.
EDU006.26 EDUCAÇÃO, CORPO E SUBJETIVIDADE
Abordagens hermenêuticas sobre a corporeidade humana como acontecimento históricosocial e
cultural, seu âmbito simbólico, compreendendo o corpo como processo de práticas educativas e
objeto de representações e sua constituição histórica nos processos de subjetivação.
EDU006.22 SEMINÁRIO DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS
O papel do Estado no campo das Políticas Públicas. A constituição da categoria de “políticas
públicas”. A criação da agenda, formulação, implantação e implementação das Políticas Públicas.
Aspectos conceituais e metodológicos da categoria “políticas públicas”: sujeitos, racionalidades e
interesses. Políticas Públicas de Educação e Análise de Políticas Públicas.
