Sobre lista de candidatos a bolsa 2019

11/06/2019 14h47 - Atualizado em 22/06/2023 às 17h51

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, sobre a divulgação da lista dos candidatos a bolsas, esclarece que:

a) todos os alunos do mestrado e doutorado da turma de 2019 receberam um e-mail sobre a candidatura a bolsas, caso fossem disponibilizadas por algum órgão de fomento;

b) no período de 15 a 24 de maio, recebemos por meio do cadastramento em um link disponibilizado a todos os alunos da turma de 2019, 12 candidaturas para bolsas de doutorado e 16 candidaturas para bolsas de mestrado;

c) nenhum órgão de fomento lançou edital para novas bolsas, ao contrário, a Capes está cortando as bolsas existentes e a Fapeal não deverá lançar edital neste ano de 2019;

d) a ordem das candidaturas apresentadas na lista divulgada no dia de hoje teve como princípio o que está disposto e regido pela Resolução nº 5, disponível no site do PPGE e que sugerimos a leitura; e

e) a candidatura exigia que o candidato não possuísse vínculo empregatício, tendo em vista que existia a possibilidade de bolsas da Capes, na modalidade Demanda Social (DS). Tal viabilidade foi eliminada pela atual gestão da educação no Brasil.

Aproveitamos para reafirmar que tal procedimento (candidatura a bolsas) não indica que existem bolsas em oferta (disponibilidade) e que os critérios de uma possível seleção de bolsistas seguirão os editais das agências de fomento e a Resolução nº 5, em total transparência com docentes e discentes deste programa.

Registramos que, este ano, ainda não temos nenhuma previsão de novos editais de bolsas. Possíveis bolsas de doutorado atenderão os alunos do edital de 2018 que ainda não foram contemplados, se atenderem aos requisitos dos órgãos financiadores.
A Coordenação do PPGE está a disposição de todos, caso sejam necessários outros esclarecimentos.