ResearchGate: divulgação e integração científica

Por Adaptado do Portal de Periódicos UFSCar
16/12/2019 21h40 - Atualizado em 22/06/2023 às 17h51

Um dos compromissos dos investigadores, sejam professores, mestrandos ou doutorandos, é de possibilitar que o resultado de suas investigações seja publicizado, que retorne aos participantes (quando envolvem seres humanos) e que colaborem para o progresso da Ciência.

Neste sentido a ResearchGate é um mix de ferramentas web 2.0 voltada para a integração entre cientistas e pesquisadores de todo o mundo, oferecendo diversos recursos interativos incluindo compartilhamento de arquivos e de publicações, fóruns, discussões metodológicas. 

Disponível no link http://www.researchgate.net, a plataforma é gratuita e por meio dela também é possível realizar uma busca semântica por resumos das publicações armazenadas no repositório, entre muitos outros recursos.

O maior benefício da ResearchGate é que os próprios pesquisadores introduzem suas informações curriculares, áreas de pesquisa e temáticas de interesse, assim como suas publicações, de forma compartilhada, aumentando as chances de seus trabalhos serem vislumbrados por colegas com os mesmos interesses. 

Busca no ResearchGate

Entre outras ferramentas, ResearchGate desenvolveu um metabuscador que navega por recursos internos e as principais bases de dados de pesquisa externos, incluindo PubMedCiteSeerarXiv, Biblioteca NASA, entre outros para encontrar trabalhos científicos. Ele foi desenvolvido para analisar uma sequência maior de termos do que é usado nas buscas por palavras-chave padrão encontradas em outras bases, com a ideia de que mais termos permitirá resultados mais específicos.

Por meio da análise das informações fornecidas pelo usuário na página do perfil, a plataforma sugere grupos, outros membros e literatura com interesse de pesquisa semelhantes que o usuário pode estar interessado. No resultado da pesquisa, é apresentado o fator de impacto das revistas e é oferecida a opção de solicitar a publicação ao próprio autor (Request Full Text), de seguir o autor (Follow), como no Twitter, ou de simplesmente fazer o contato direto com o autor caso ele seja também um usuário da ResearchGate.

A ResearchGate mantém em sua plataforma uma banca de trabalho para os cientistas relacionarem trabalhos de pesquisa internacionais. Os trabalhos podem ser filtrados por palavras-chave, local, região, país.

Grupos de Pesquisa no ResearchGate

No total, mais de 1.100 grupos foram criados dentro do ResearchGate. Os grupos são livre acesso a todos os usuários ou de acesso restrito somente para usuários selecionados. Qualquer membro do ResearchGate pode criar um novo grupo. Cada grupo também possui um software de colaboração, por exemplo, uma ferramenta de compartilhamento de arquivos permite que os usuários colaborem com os colegas de redação e edição de documentos.

Outras Ferramentas do ResearchGate

Outras ferramentas incluem cronograma de planejamento e uma opção de enquete/pesquisa. Várias organizações científicas e conferências usam o ReseachGate como ponto de encontro para listar detalhes, colaborar e comunicar. A plataforma também tem desenvolvido subcomunidades privadas para organizações maiores, aberto para os membros da respectiva instituição.

ResearchGate foi criado em 2009, com o objetivo de desenvolver uma ferramenta para ajudar pesquisadores a enviar artigos publicados previamente, respeitando acordos de direitos autorais. Os trabalhos enviados  podem ser pesquisados pelo mecanismo de busca semântica. Os usuários podem ler e baixar essas publicações gratuitamente.

A Coordenação do PPGE indica que todos os membros, sejam eles permanentes, colaboradores, discentes regulares e especiais, realizem seu cadastro gratuitamente no site (https://www.researchgate.net/), permitindo maior visibilidade e qualificação das produções científicas.