Relatório de Gestão


26/11/2019 18h55 - Atualizado em 28/05/2021 às 08h30

Exatamente no meio do Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas, no próximo dia 28 de novembro, os professores Fernando Silvio C. Pimentel e Water Matias Lima completam um ano de gestão no PPGE. Objetivando prestar contas das ações realizadas conjuntamento com os membros do Conselho do PPGE, foi elaborado um relatório de gestão, resumindo as ações desenvolvidas.

O relatório é composto de dois capítulos. No primeiro são apresentadas as recomendações da Comissão de Consultoras da Capes e o que foi realizado para atender a estas recomendações. No segundo capítulo está o registro das postagens realizadas no site do PPGE, por indicarem a dinâmica do programa e seu compromisso com a qualidade na formação de mestres e doutores.

Em análise deste último ano, Jacyelle Bento, representante dos mestrandos diz que o programa passou por mudanças significativas neste último ano, alinhadas ao compromisso da gestão em melhorar o funcionamento do programa. "Tivemos reuniões frequentes do conselho e do colegiado restrito durante este ano, um forte trabalho para que o regimento do programa seja respeitado, melhor comunicação entre o colegiado e os discentes com o uso do site do PPGE para divulgação de informações, além da rápida resolução nos problemas que porventura vieram a ocorrer. Reconhecemos o trabalho árduo da gestão para que o PPGE alcance a excelência e continue em pleno funcionamento, formando mestres e doutores em educação no estado de Alagoas", ressalta a discente.

Também comentando sobre este ano, o professor Walter Lima, então vice-coordenador, faz um resumo das ações promovidas, destacando: "ao final de um ano de gestão do PPGE/UFAL destacamos como aspecto inicial a melhoria do relacionamento com segmentos acadêmicos, especialmente a relação docente discente, organizando o fluxo protocolar das solicitações à secretaria, mantendo uma dinâmica para recepção das demandas via administrativa através do SIPAC e via acadêmica através do SIGAA. Outro aspecto, melhor relação entre Plataforma Sucupira, Currículo Lattes e SIGAA, no que diz respeito aos registros das atividades docentes e discentes nos diversos instrumentos de coleta de dados. E, dentro dos aspectos acadêmicos, outro fator importante nesses últimos doze meses foi o aumento de publicações pelos docentes e seus orientandos, tanto para quem está em vias de pesquisa como para, como para egressos. Quanto ao aspecto infraestrutural houve uma considerável melhora nas salas de aulas, com novos equipamentos, sala para estudo dos pós-graduandos e consolidação da Biblioteca Setorial, sendo todas as conquistas uma parceria entre Coordenação do PPGE e Direção do CEDU. Com um passo de cada vez, nós estamos melhorando as estruturas físicas e acadêmicas".

O coordenador, prof. Fernando Pimentel, recorda que nada é feito sem o coletivo, relembrando o compromisso de todos, seja da direção do Centro de Educação, seja dos docentes, discentes e técnicos, agradecendo àqueles que não mediram esforços para que o PPGE possa continuar firme e comprometido.

O relatório está disponível no site do PPGE. (clique aqui)