Professores do PPGE- UFAL Publicam importantes OBRAS

Por Maria Dolores F. Alves
26/11/2022 00h30 - Atualizado em 02/01/2023 às 21h12

Educação Matemática, contextos e práticas educativas na contemporaneidade

Carloney Alves de Oliveira, Mercedes Carvalho

Este livro apresenta, em 10 capítulos, discussões sobre o ensino da Matemática na contemporaneidade, a partir do olhar de diferentes pesquisadores das nossas universidades. São investigações e práticas educativas voltadas para a Educação Matemática, produzidas nos âmbitos escolar e universitário. Os textos provocam debates profícuos sobre a apropriação crítica, ética e consciente a respeito da formação do professor que ensina Matemática, e, em especial, sobre a utilização de uma variedade de interfaces tecnológicas e pedagógicas como recursos para fomentar o processo de ensino e aprendizagem, com vistas a propiciar um ambiente colaborativo e o consequente redimensionamento da ação docente.

Os caminhos para a educação e as políticas públicas no cenário atual

Inalda Maria dos Santos, Jailton de Souza Lira

Download e-book

A falência das políticas públicas de cunho social são consequências da crise do modo de produção capitalista e do Estado nacional, situação real de uma crise de hegemonia entre os segmentos que disputam o poder do Estado. O conjunto dos textos reunidos neste livro aborda as várias facetas da crise do Estado e das políticas públicas educacionais sob a hegemonia neoliberal, refletindo sobre outros temas específicos relacionados, a exemplo da reforma do ensino médio, da precarização do trabalho docente, das discussões em torno das metas do Plano Nacional e Estaduais de Educação, das questões inerentes à inclusão dos segmentos mais vulneráveis da sociedade, das formas de regulação do processo de ensino e aprendizagem e do papel dos gestores escolares, dentre outras questões essenciais para a compreensão da crise social e econômica na contemporaneidade

(Trans)formação: saberes necessários para esperançar no presente e no futuro. Vol. 1

Ettiène Cordeiro Guérios, Izabel Cristina Petraglia, Maria Dolores Fortes Alves, Tamires de Campos Leite

Nesta obra, tanto no vol.1, como no vol.2 os autores brasileiros, espanhóis, bolivianos entre outros países, fazem uma homenagem ao Centenário de dois grandes teóricos, pensadores reconhecidos internacionalmente: Paulo Freire e Edgar Morin. Assim, todos os artigos presentes nesses volumes, construíram-se com rigor, qualidade e leveza, trazendo a presença desses dois grandes pensadores que, a mais de 100 anos, no Brasil e em inúmeros países, vêm polinizando ideias que nos encorajam a autonomia, liberdade, democracia, religação dos saberes dos seres. Diálogos que nos nutrem com reflexões e ações acerca da formação de professores, da educação inclusiva, equânime e igualitária, com qualidade social, baseada nos princípios de direitos humanos e em uma cultura de convivência para o desenvolvimento sustentável. Logo, os textos aqui presentes privilegiam processos dialógicos, inclusivos e criativos, tendo a complexidade e a transdisciplinaridade como base fundante.

(Trans)formação: saberes necessários para esperançar no presente e no futuro. Vol. 2

Ettiène Cordeiro Guérios, Izabel Cristina Petraglia, Maria Dolores Fortes Alves, Tamires de Campos Leite

Nesta obra, tanto no vol.1, como no vol.2 os autores brasileiros, espanhóis, bolivianos entre outros países, fazem uma homenagem ao Centenário de dois grandes teóricos, pensadores reconhecidos internacionalmente: Paulo Freire e Edgar Morin. Assim, todos os artigos presentes nesses volumes, construíram-se com rigor, qualidade e leveza, trazendo a presença desses dois grandes pensadores que, a mais de 100 anos, no Brasil e em inúmeros países, vêm polinizando ideias que nos encorajam a autonomia, liberdade, democracia, religação dos saberes dos seres. Diálogos que nos nutrem com reflexões e ações acerca da formação de professores, da educação inclusiva, equânime e igualitária, com qualidade social, baseada nos princípios de direitos humanos e em uma cultura de convivência para o desenvolvimento sustentável. Logo, os textos aqui presentes privilegiam processos dialógicos, inclusivos e criativos, tendo a complexidade e a transdisciplinaridade como base fundante.

Os (des) 0 caminhos da escola publica: Os seus percursos frente a um retomada democratica.

Org. Givaanildo da Silva; Lana LISIER de Lima Palmeira

O fio condutor que mobilizou todas as pesquisas desta coletânea foi a discussão sobre os caminhos da Escola pública e seus percursos frente à retomada democrática no contexto brasileiro. Os últimos 6 (seis) anos têm sido desafiadores para a educação pública, da creche à pós-graduação, uma vez que há um grande volume de redução de investimentos para a área, bem como uma centralização de políticas que minimizam a formação humana e profissional à padronização, respondendo, exclusivamente, ao sistema capitalista.

Luís Paulo Leopoldo Mercado, Maria Aparecida Pereira Viana

Os textos apresentados neste livro resultam de tese, dissertações de mestrado, e produções desenvolvidas no Mestrado e Doutorado em Educação e no  componente curricular Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.  Outros resultam das monografias do Curso de Especialização em Estratégias Didáticas com TIC ofertadas no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFAL. Exploram as temáticas: tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na formação de professores; aprendizagem móvel na cibercultura; estratégias de aprendizagem com jogos digitais; letramento digital e combate a propagação de fake news e fake sciences; educação do corpo no contexto da pandemia da Cocid-19; TDIC no ensino jurídico; ressignificação da prática docente com ensino híbrido; TDIC na Educação Infantil; webquest na sala de aula.

Infância(s) e Educação Infantil: pesquisas, docências e pedagogias

Cleriston Izidro dos Anjos, Ellen de Lima Souza, Maria Janailma Barbosa da Silva Tavares, Solange Estanislau dos Santos (org) 

O livro Infância(s) e Educação Infantil: Pesquisas, Docências e Pedagogias,tal como o seu título anuncia, apresenta-nos um conjunto de textos que nos permitem fazer o cruzamento entre estas três dimensões, dando assim relevo a um saber que se constrói com sentido: investigar e formar para promover uma intervenção

educativa de forma bem sustentada.

Educação e Linguagem: dos estudos às práticas educativas

Adriana Cavalcanti dos Santos, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, Yana Liss Soares Gomes

A obra intitulada, Educação e Linguagem: dos estudos às práticas educativas, constitui uma coletânea de ricas reflexões, discussões e práticas, guiadas e fortalecidas por princípios epistemológicos que se justapõem no cerne da educação em precípua aglutinação com a linguagem humana em sua ação interativa, comunicacional e formativa.

Os textos apresentados configuram-se, portanto, cuidadosamente, evidências de ações significativas de educação e linguagem, destinados aos educadores e, de uma forma ampla, aos leitores direta e indiretamente envolvidos com os desafios educacionais. Longe de se esgotarem as reflexões e discussões sobre a educação e a linguagem, em si mesmas, ou de apontarem para uma premissa singular e definitiva das abordagens da temática, organizadores e autores colocam-se em compartilhamento e aglutinações de vozes para defesa de uma educação capaz de transformar os indivíduos, a sociedade e o mundo à sua volta.

Elisangela Leal de Oliveira Mercado, Neiza de Lourdes Frederico Fumes

Download e-book

Este livro é produto de um esforço coletivo de pesquisadores empenhados em discutir, analisar e divulgar reflexões sobre o tema Educação Especial e Inclusão. Tem também o compromisso de contribuir para a formação dos pós-graduandos e dos profissionais da educação, bem como para a construção de um sistema educacional inclusivo na Educação Básica e na Educação Superior.

Epistemologias e educação: implicações a partir do Cuidado, da Escuta e da Atenção

Autor:Anderson de Alencar Menezes 

As Epistemologias Contemporâneas estão cada vez mais voltadas para a complexidade humana. Este livro é o resultado de uma coletânea em que os autores e autoras propõem pensar o científico de forma concomitante ao ético, estético, normativo e expressivo. A ideia da coletânea surgiu com o intuito de repensar a Ciência contemporânea em continuidade com a facticidade que envolve a existência humana. Em síntese, a proposta da coletânea é repensar numa perspectiva psicoética e antropossocial as bordas e as dobras das antropologias humanas naquilo que as toca em grande profundidade a partir da trilogia – Cuidado, Escuta e Atenção.  Ou seja, a partir das nossas relações conscientes e inconscientes percebermos as grandes fronteiras que tocam a nossa existência.

Tempo e movimento: políticas educacionais no contexto brasileiro

Elione Maria Nogueira Diógenes, Sandra Regina Paz

Este livro revisita, sistematicamente, referências e temáticas bastante atuais para as políticas públicas, a partir das pesquisas de mestrado e doutorado dos autores e autoras, quer seja no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), quer seja no Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC). É uma obra recheada e bastante diversificada, contando com a colaboração de pesquisadores e pesquisadoras e seus estudos e discussões mediados pelo Grupo de Pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE), da UFAL.