Professores PPGE UFAL PUBLICAM em importante periodico https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis
22/07/2022 20h30 - Atualizado em 23/07/2022 às 19h28
Dossiê Estudos com/sobre bebês com deficiências na educação infantil: uma reflexão sobre as produções acadêmicas (2008-2021)
DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e83655
Resumo
Este artigo objetivou analisar o estado da produção de estudos e pesquisas com/sobre bebês com deficiências na Educação Infantil, a partir de revisão bibliográfica realizada junto à base de dados da Oasisbr (2008-2021), tendo a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), como recorte temporal. Partiu-se do seguinte questionamento: o que indicam os estudos e pesquisas sobre bebês com deficiências na Educação Infantil? Os resultados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, a partir dos eixos: temas de interesse; modalidades de pesquisa e instrumentos de coleta, que indicaram tanto a escassez quanto a necessidade de ampliação de trabalhos que favoreçam a inclusão na Educação Infantil e de políticas públicas que garantam o atendimento educacional especializado de bebês com deficiências. Conclui-se que ainda existe expressiva lacuna quando se trata de pesquisas voltadas para a inclusão na Educação Infantil – particularmente de bebês com deficiências – sendo este um desafio do campo a ser enfrentado, tendo em vista o fato de que as pesquisas podem contribuir com possíveis caminhos para a construção de políticas públicas integradas de atendimento aos bebês com deficiências.
Crianças com síndrome congênita do Zika vírus na educação infantil: contexto histórico e pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e83036Palavras-chave:
Educação Especial. Educação Infantil. Síndrome Congênita do Zika Vírus.Resumo
Este artigo analisou o contexto histórico e pedagógico da inclusão escolar na educação infantil em Maceió/AL, a partir do mapeamento de crianças com Síndrome Congênita do Zika (SCZ). Utilizou como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa exploratória-descritiva, a partir da pesquisa bibliográfica e documental, complementada por entrevistas semiestruturadas com quatro professoras e duas gestoras de duas instituições de Educação Infantil com maior número de crianças matriculadas. As vozes das profissionais entrevistadas foram organizadas em duas categorias: inclusão escolar e prática pedagógica inclusiva. Os resultados permitiram compreender que a inclusão escolar é composta por desafios, no qual o silenciamento e assujeitamento dessas crianças rompem com a ideia de sujeitos de direitos e revelam a face de uma educação infantil adultocêntrica, que trabalha com um currículo paralelo, necessita a etiologia e diagnostico da SCZ para atuar e, concebe a deficiência como limitação ou doença.