PPGE forma mais uma indígena no mestrado

28/05/2021 09h15 - Atualizado em 22/06/2023 às 17h51

Festa para o PPGE! Festa para o povo Koiupanká!

Após apresentação da pesquisa e a devida arguição, na tarde deste dia 27 de maio o PPGE concedeu à indígena Allyne Jaciara Alves Rios Oliveira, o título de Mestre em Educação.

Estudante da cultura indígena, Allyne defendeu a dissertação "Povo Koiupanká e a Educação Escolar Indígena: 15 anos de resistência no Sertão alagoano", orientada pela profa. Dra. Inalda Maria dos Santos.

A banca formada pela orientadora, juntamente com a profa. Dra. Edna Cristina do Prado (Ufal), e com o prof. Dr. Jorge Luiz Gonzaga Vieira (Cesmac), avaliou, arguiu e aprovou a dissertação, que contribui com a luta de sua etnia, além de frisar a relevância de uma universidade pública, aberta a discussão dos vários temas que perpassam a educação.

Mais uma vez o PPGE acolhe a temática indígena e sua relação com a educação, e a pesquisa de Allyne apresenta sua relevância ao trazer a educação do povo Koiupanká como tema. Com certeza os dados e a análise permitirão que a pesquisadora e outros investigadores avancem a análise, como também na proposição de políticas públicas educacionais específicas para os povos indígenas.