Pesquisa realizada no PPGE é premiada em Lisboa, Portugal
- Atualizado em
A pesquisa realizada por Jeane Amaral, egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Alagoas, foi premiada em Lisboa, Portugal.
O Prêmio Ana Maria Vieira Almeida foi na categoria relacionada à Inovação Pedagógica, com o trabalho intitulado A Criança, a Cidade e o Patrimônio no âmbito da Educação Infantil: Identidade Cultural, Pertencimento e Participação, fruto de sua tese de doutorado concluído em 2020, sob a orientação da professora Lenira Haddad, da Ufal, e co-orientação de Maria Assunção Folque, da Universidade de Évora, instituição portuguesa.
A pesquisa qualitativa se deu por meio de uma aproximação nos campos do estudo contemplando as cidades históricas de Penedo, em Alagoas (Brasil) e Évora (Portugal). A pesquisa de campo ocorreu entre os anos de 2018 e 2019, junto a dois grupos de crianças entre 3 e 6 anos e suas respectivas educadoras nas citadas cidades. Penedo e Évora, são tombadas, respectivamente, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O estudo desenvolvido por Jeane durante o doutorado no PPGE da Ufal, buscou compreender as dimensões teóricas e práticas que compõem uma proposta que relaciona Criança, Cidade e Patrimônio no âmbito da Educação Infantil.