I Seminário Anual Sobre a Criança, a Cidade e o Patrimônio: construindo caminhos possíveis


10/02/2020 06h00 - Atualizado em 28/05/2021 às 08h30

Nos dias 06 e 07 de fevereiro de 2020, realizou-se na cidade de Penedo (AL), o I  SEMINÁRIO ANUAL SOBRE A CRIANÇA, A CIDADE E O PATRIMÔMIO: CONSTRUINDO CAMINHOS POSSÍVEIS, promovido pelo Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano, PPGE/UFAL, sob a liderança da professora Doutora Lenira Haddad e apoio da Prefeitura Municipal de Penedo.

Este seminário é parte do programa A criança, a Cidade e o Patrimônio: diálogos com os saberes e fazeres das comunidades penedense e eborense, em desenvolvimento na cidade de Penedo, AL, fruto de colaboração entre a UFAL e Universidade de Évora, Prefeitura de Penedo e Câmara Municipal de Évora e IPHAN e Direção Regional de Cultura do Alentejo. O referido programa, concebido pelas professoras Lenira Haddad, da UFAL e Maria Assunção Folque e Isabel Bezelga, da Universidade de Évora, visa estreitar os laços entre duas cidades históricas que tiveram seu conjunto patrimonial tombado (Évora pela Unesco e Penedo pelo IPHAN) e se preocupam com a educação e a cultura das novas gerações, valorizando as tradições, costumes e saberes e fazeres locais..

O I Seminário anual teve como objetivos a apresentação dos resultados da primeira e segunda etapa já realizadas, com ênfase na participação de professores de educação infantil de Penedo na Residência Pedagógica e Cultural em Évora em outubro de 2019 e o diálogo com todos os parceiros que estarão juntos nas ações previstas para o desenvolvimento da terceira etapa que será realizada neste ano de 2020.

O seminário contou com duas convidadas especiais: a professora doutora Isabel Bezelga, da Universidade de Évora, que proferiu a conferência de abertura sobre os diálogos necessários entre culturas populares, educação e cidadania e a professora Sílvia Helena Vieira Cruz, da Universidade Federal do Ceará, que realizou palestra sobre a BNCC, com destaque aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.