Grupo de pesquisa obtém certificação do INPI para jogo digital


09/02/2020 16h10 - Atualizado em 28/05/2021 às 08h30

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial certificou o jogo digital Yume – Jornada entre Biomas, desenvolvido pelo professor Marbyo Silva, integrante do grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais da Ufal, sendo um dos resultados de suas pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio).

O jogo digital tem como tema Mata-Atlântica e Caatinga, propondo uma conscientização ambiental, como também é uma medida pedagógica para o aprendizado dos estudantes. O projeto de pesquisa que deu origem ao jogo foi orientado pela professora Dra. Letícia Lima, do ICBS, e coorientado pelo Prof. Dr. Fernando Silvio C. Pimentel, do Centro de Educação e atual coordenador do PPGE.

O registro do jogo digital pelo INPI significa o reconhecimento do que estamos realizando em nossos programas de pós-graduação, além do fato de garantir o registro no Brasil, e perante os demais 137 países membros do Acordo da União de Paris.

O Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais Ufal, entre suas atividades de pesquisa, investiga a relação entre os jogos digitais com a educação em seus diferentes níveis e setores de aplicação, desenvolvendo ações formativas, novos artefatos e pesquisas sobre os processos de construção do conhecimento contextos multi e interdisciplinar.