Pesquisadores se reúnem para debate sobre Educação de Jovens e Adultos


08/04/2019 14h14 - Atualizado em 28/05/2021 às 08h30

Pesquisadores de todo o Brasil realizam esta semana o Encontro Nacional de Pesquisadores de Educação de Jovens e Adultos, uma ação integrada com universidades parceiras, federais, estaduais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia existentes no Brasil, envolvidos com a Educação de Jovens e Adultos.

Este encontro nacional tem como objetivo da semana comum dar visibilidade ao Movimento de Pesquisadores de EJA, demarcando uma atividade nacional, com a finalidade de mapear as ações e práticas de pesquisas nos âmbitos da Inicação Científica, Mestrado e Doutorado, que os pesquisadores, tenham orientado ou estejam orientando, nos últimos dez anos (2009 – 2019). 

Em Alagoas, o PPGE participa desta ação promovendo o I Enclave de pesquisadores da Educação de Jovens e Adultos, coordenado pela Profa. Dra. Marinaide Freitas, líder do Grupo de Pesquisa Multieja.

O evento será realizado no dia 09 de abril, na sala 11 do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no horário de 14 às 18h.

Segundo Freitas, o encontro seguira a sistemática de “sessão conversa” (ALVES, 2010). “Os pesquisadores de EJA narrarão suas investigações em EJA concluídas ou em andamento,  nos contextos   da Universidade Federal de Alagoas (Ufal),  Universidade do Estado de Alagoas (Uneal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e que perspectivas teremos em construir uma rede de pesquisa local, que se articulará de forma permanente a uma rede nacional de EJA, no sentido de se elaborar uma  agenda propositiva”, afirma a professora.

Essa socialização das atividades terá como foco Temática/problema de pesquisa, abordagem metodológica, principais teóricos, dentre outros.