Discente do PPGE é classificado em 1º lugar no Programa Ibero-Americanas 2020

Por Javan Sami Araújo dos Santos
18/09/2020 11h56 - Atualizado em 22/06/2023 às 17h51

O doutorando em Educação, Javan Sami Araújo dos Santos, foi classificado em 1º lugar no Programa Ibero-Americanas 2020. O resultado do certame foi divulgado na última sexta-feira (11 de setembro de 2020) pela Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), que tornou público o resultado do processo seletivo de bolsas do Programa Ibero-Americanas Santander, edição 2020, para discentes da pós-graduação da Universidade Federal de Fotografia de Javan Sami Araújo dos Santos - DIRETOR ANPAE AL.jpgAlagoas (UFAL).

O Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades integra a política de internacionalização e de valorização do ensino, da pesquisa e da extensão na UFAL e foi criado mediante a assinatura de convênio entre universidades brasileiras e o Grupo Santander, com o objetivo de potencializar a realização de projetos acadêmicos e culturais voltados ao aprimoramento da formação de discentes das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

O discente é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAL), na Linha de Pesquisa História e Política da Educação e em sua trajetória acadêmica no curso de Pedagogia, foi bolsista da Iniciação Científica, da Monitoria de disciplinas do curso de Pedagogia, realizou cursos de aperfeiçoamento, especialização e mestrado pelo Centro de Educação (CEDU/UFAL). Atualmente, realiza pesquisa sobre a formação continuada para conselheiros municipais de educação em Alagoas, é técnico educacional e atua na Educação Básica e no Ensino Superior. É membro do Grupo de Pesquisa em Gestão e Avaliação Educacional (GAE) liderado pelas professoras Dra. Edna Cristina do Prado e Dra. Inalda Maria dos Santos.

O Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander 2020

A presente chamada interna teve como proposta disponibilizar duas (02) bolsas, para estudantes regularmente matriculados dos Campi: A. C. Simões, Arapiraca, Ceca e Sertão, regularmente matriculados em Cursos de Pós-graduação nas modalidades de mestrado e doutorado, acadêmico ou profissionalizante em 2020.

Os alunos poderão escolher Universidades da Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai para realizar o intercâmbio.

A escolha do discente: UNIVERSIDADE DO PORTO (PORTUGAL)

Fundada em 1911, a Universidade do Porto é uma instituição de ensino e investigação científica de referência em Portugal, figurando hoje entre as 150 melhores universidades europeias nos mais importantes rankings internacionais do Ensino Superior.

Combinando um ensino de qualidade, focado nas vocações individuais e nas necessidades do mercado, com o estatuto de maior “berço” científico de Portugal, a U.Porto é uma instituição empenhada em traduzir em mais-valias para a sociedade o talento e a inovação que povoam as suas 14 faculdades, uma business school e mais de 50 centros de investigação.

Atualmente, a Universidade do Porto é a mais internacional das universidades portuguesas, fruto de uma estratégia que contempla laços de cooperação com centenas de instituições do ensino superior dos quatro cantos do planeta. A ambição passa por afirmar a instituição entre as 100 melhores universidades do mundo até 2020.

Acesse o link da Universidade do Porto:

A internacionalização do PPGE pelo segmento discente

Vários discentes do PPGE já tiveram a oportunidade de realizar intercâmbios estudantis em outros países, o que representação a qualidade do programa, da mesma forma que permite integração com outros centros de investigação, possibilitando mais desenvolvimento para todos os discentes e docentes.

A aprovação de Javan Sami para intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal, permite a continuidade de todas as propostas de internacionalização do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), como também serve de incentivo para que outros discentes participem de processos seletivos de bolsas para o aprimoramento de seus estudos.