Linhas de Pesquisa

De acordo com  o Art. 3 da Resolução n. 01/2024 - Renoen/Ufal, ficam instituídas as três linhas de pesquisa do Renoen:


a) Linha 1 - Ensino, currículo e cultura: articula análises e estudos relativos às políticas e práticas curriculares, ao trabalho pedagógico e à formação de professores, assim como as implicações da diversidade e do contexto histórico-social, cultural e ambiental na sociedade contemporânea e no processo educativo das ciências, humanidades e artes. Esta linha de pesquisa permite desvelar questões como as dimensões da experiência escolar (sua estrutura, seletividade e os parâmetros de agrupamento escolar, os tempos escolares, as relações de gênero, étnico-raciais, inclusivas, ambientais, a organização do conhecimento escolar (manuais escolares, organização formal dos conteúdos); a caracterização escolar da aprendizagem (os rituais e usos, a avaliação, os processos disciplinares);

Docentes: Adriana Cavalcanti dos Santos, Ivanderson Pereira da Silva, Jenner Barreto Bastos Filho e Wilmo Ernesto Francisco Junior


b) Linha 2 - Práticas Pedagógicas na Educação em Ciências e Matemática: investigações sobre práticas e estratégias didático-pedagógicas no âmbito de espaços educativos diversos (formais e não formais), a partir de bases epistemológicas consistentes que venham a impactar a apropriação de conhecimentos cognitivos e meta cognitivos de ciências e matemática por um público diverso. Nesta linha priorizam-se pesquisas relacionadas à descrição e análise da prática docente, envolvendo o ensino e a aprendizagem de ciências e matemática, assim como a formação docente;

Docentes: Carloney Alves de Oliveira, Diego Dermeval Medeiros Da Cunha Matos, Elton Casado Fireman, Hilda Helena Sovierzoski, Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto, Ivanderson Pereira da Silva, Luis Paulo Leopoldo Mercado, Wilmo Ernesto Francisco Junior


c) Linha 3 - Ensino Tecnológico: práticas e construções curriculares: Destina-se a discussões sobre o ensino tecnológico em todos os seus níveis (básico, superior e formação de professores para o ensino de tecnologia), a partir de estudos sobre as práticas e aspectos curriculares, e inovações pedagógicas. Esta linha tem por finalidade subsidiar investigações sobre o fazer pedagógico em estreita relação entre a ciência e a tecnologia. São focos da linha o ensino de engenharia, a alfabetização científica e tecnológica, a formação integral do indivíduo, as relações Ciências, Tecnologia e Sociedade no Ensino, além de estudos curriculares sobre
formações técnicas

Docentes: Luis Paulo Leopoldo Mercado, Ivanderson Pereira da Silva,