EDITAL Nº56 Processo Seletivo 2014.1
Edital 56-2013 PPGCIM 2014 (1).pdf
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Edital de Abertura n.º 56/2013 – PROPEP/UFAL
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadoria de Pós-Graduação
EDITAL 56/2013-PROPEP/UFAL
ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA –
PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino
de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas – UFAL torna pública, pelo presente Edital, a abertura
do processo de inscrição, seleção e matrícula dos candidatos a seu curso de mestrado especificado neste Edital, com
prazos máximos de conclusão de 24 (vinte e quatro) meses, observando os aspectos a seguir nomeados.
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
O Processo Seletivo stricto sensu – UFAL/2014.01 será realizado sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e
Pós-Graduação (PROPEP) e da Coordenação do Curso oferecido.
DAS VAGAS
Art. 1º O número total de vagas ofertadas será de até 15 (quinze), vinculadas às áreas de concentração, conforme
quadro 1:
QUADRO 1
CURSO/NÍVEL
ENSINO DE CIÊNCIAS E
MATEMÁTICA
(MESTRADO PROFISSIONAL)
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Ensino de Biologia
Ensino de Física
Ensino de Matemática
Ensino de Química
Pedagogia
TOTAL
Nº DE VAGAS
03
03
03
03
03
15
Art. 2º As inscrições serão realizadas exclusivamente na secretaria de cursos do Centro de Educação (CEDU), no
período de 18 de dezembro de 2013 a 17 de janeiro de 2014.
§ 1º A inscrição no Processo Seletivo implicará no conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas no
inteiro teor deste Edital e seus anexos, não podendo o candidato alegar seu desconhecimento.
Art. 3º Os candidatos deverão entregar a documentação no horário de 14:00 às 18:00 no seguinte endereço: Campus
A. C. Simões, Av. Lourival Melo Mota, s/n, Centro de Educação (CEDU), Cidade Universitária, CEP 57.072-970, Maceió,
AL, Brasil.
§ 1º Será admitida a entrega de documentos via postal, mediante a utilização de serviços de entrega expressa (SEDEX),
desde que seja postado até a data final da entrega de documentação, conforme Art. 2º deste Edital.
a) Os candidatos deverão utilizar o seguinte modelo de etiqueta para envio de correspondência.
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Modelo para destinatário
Modelo para remetente
PROCESSO SELETIVO – MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
(Edital n.º 56/2013)
Campus A. C. Simões, Av. Lourival Melo Mota, s/n, Centro de Educação
(CEDU), Cidade Universitária, CEP 57.072-970, Maceió, AL, Brasil.
Nome completo do(a) Candidato(a)
Endereço completo
b) O candidato que se inscrever via postal deverá, obrigatoriamente, comunicar o Programa através do seguinte
endereço de e-mail: ppgecim.ufal@gmail.com, no dia do envio da correspondência, anexando cópia do recibo.
§ 2º No caso de entrega da documentação por via postal, todos os documentos, incluindo os documentos
comprobatórios do currículo, devem ser previamente autenticados em Cartório.
§ 3º Será admitida entrega de documentos, por intermédio de procurador com poderes específicos obtidos através de
procuração simples registrada em cartório.
§ 4º Informações adicionais relativas ao Programa podem ser obtidas por telefone, site (conforme disponibilidade do
provedor institucional de internet), e-mail e secretaria, conforme quadro a seguir:
QUADRO 2
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
CONTATOS
1. MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
E MATEMÁTICA
(82) 3214-1624
Site: http://www.ufal.edu.br/ppgecim
E-mail: ppgecim.ufal@gmail.com
Rua Aristeu de Andrade, 452, Farol,
Maceió, AL CEP: 57051-090
DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO
Art. 4º Poderão se inscrever, para o nível de Mestrado, candidatos graduados portadores de diploma de nível superior
emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo MEC.
Parágrafo Único – Também poderão se inscrever no presente processo seletivo os concluintes do último semestre dos
cursos especificados no caput deste artigo, de instituições oficiais reconhecidas pelo MEC.
Art. 5º Os candidatos deverão entregar, na data indicada no Art. 2º deste Edital, os seguintes documentos:
I.Formulário de inscrição (Anexo II);
II.01 (uma) foto 3x4;
III.Cópias autenticadas de documentos pessoais: Carteira de identidade, CPF, comprovante das obrigações militares
para homens, Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral para brasileiros, Registro
Nacional de Estrangeiros ou Passaporte para estrangeiros;
IV.Cópia autenticada do Diploma ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação, conforme o nível pretendido,
emitida pela Instituição onde o título foi obtido;
V.Cópia autenticada do Histórico Escolar da Graduação;
VI.Curriculum Vitae preenchido no formulário LATTES-CNPq (disponível na página eletrônica http://lattes.cnpq.br/),
impresso, assinado e encadernado em espiral, devidamente documentado com cópia autenticada de cada um dos
títulos e atividades, organizados, encadernados na sequência do formulário Lattes. Não serão aceitos outros
modelos de currículo;
VII.Declaração da Instituição com a qual o candidato mantém vínculo, informando que tipo(s) de atividade(s) para o
ensino exerce, adicionando também a situação funcional, quando o candidato apresentar algum tipo de vínculo.
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§ 1º A comprovação de que trata o inciso IV poderá ser substituída por declaração, emitida por instituição de ensino
superior, de que o aluno é concluinte do curso, desde que o mesmo conclua a referida graduação antes de realizar a
matrícula no curso de pós-graduação ora ofertado.
§ 2º Os documentos apresentados sob forma de cópia deverão ser autenticados em cartório. Serão aceitas cópias de
documentos validados por servidor público federal da ativa, desde que haja carimbo de “confere com o original”
acompanhado do carimbo funcional do servidor, com número de SIAPE. Este procedimento de validação deve ser feito
ANTECIPADAMENTE, na secretaria do CEDU.
Art. 6º A ausência dos documentos referentes aos itens elencados nos artigos 4º e 5º deste Edital implicará na
impugnação da inscrição.
DO PROCESSO SELETIVO E JULGAMENTO DOS CANDIDATOS
Art. 7º O Processo Seletivo dos candidatos será realizado pela Comissão de Seleção composta por professores do
Curso, designada para esse fim, através do Programa de Pós-Graduação.
Art. 8º O Processo Seletivo constará de etapas especificadas neste Edital e seus anexos.
§ 1º As informações relativas a bibliografias, assuntos das provas escritas, vagas disponíveis por área de concentração
específica, distribuição das pontuações na avaliação de currículo estarão disponíveis no anexo I deste Edital.
§ 2º Serão divulgados no site do PPGECIM e no quadro de aviso do Programa de Pós-Graduação o local e horário de
realização da prova de conhecimentos, além do exame de proficiência em língua estrangeira, inglês ou espanhol.
§ 3º Para as provas escritas deverão ser utilizadas canetas esferográficas na cor azul ou preta, não sendo admitidos
outros meios, sob pena de eliminação do processo seletivo.
§ 4º Para a análise curricular será utilizado o barema indicado nos anexos deste edital, específico a cada Programa.
Art. 9º Os candidatos serão selecionados até o número de vagas previsto no Art. 1º deste Edital. A classificação final
dos candidatos será realizada por ordem decrescente da pontuação final e disponibilidade de vagas, por área de
concentração, de acordo com a distribuição interna do programa, quando houver.
§ 1º No caso de igualdade de notas, serão utilizados os seguintes critérios para o desempate dos candidatos:
I. Nota da prova;
II. Nota do currículo.
§ 2º O candidato poderá ser aprovado, mas não selecionado, observando-se a ordem decrescente de classificação da
nota final e o número de vagas, conforme Art. 1º deste Edital.
§ 3º Não havendo candidatos aprovados em número suficiente para o preenchimento das vagas ofertadas no Art. 1º
deste Edital, para cada uma das áreas de concentração, as vagas remanescentes serão ocupadas pelos candidatos
aprovados em quaisquer uma das áreas de formação, por ordem de nota final destes candidatos.
DO RESULTADO FINAL E RECURSOS
Art. 10 Os RESULTADOS FINAIS serão divulgados de acordo com o calendário contido neste Edital e seus Anexos,
exclusivamente pela PROPEP/UFAL e Coordenações do Curso, em suas páginas eletrônicas
http://www.ufal.edu.br/utilidades/concursos-e-editais e http://www.ufal.edu.br/ppgecim, respectivamente.
Art. 11 O candidato poderá recorrer do resultado de cada etapa ao Conselho do Programa de Pós-Graduação, no
prazo estabelecido no calendário deste Edital e anexo do Programa, e poderá recorrer à Propep do resultado final, no
prazo de até 72 (setenta e duas) horas, contadas da divulgação.
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DA MATRÍCULA E INÍCIO DO CURSO
Art. 12 Terão direito à matrícula no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO os candidatos APROVADOS E CLASSIFICADOS,
respeitados os limites das vagas estabelecidas no Art. 1º deste Edital e em conformidade com a disponibilidade de
vagas na área de concentração de inscrição do candidato.
Art. 13 A matrícula acadêmica e institucional dos candidatos selecionados será realizada na Coordenação do Curso,
pelo candidato ou por seu representante legal, em período a ser divulgado junto à publicação do resultado final da
seleção de que trata este Edital.
§ 1º No caso da inscrição condicionada, prevista no § 1º do Art. 5º, o candidato a Mestrado somente poderá realizar
sua matrícula institucional quando comprovar que cumpriu com todos os requisitos para a obtenção do Diploma de
Graduação. Caso o candidato não tenha concluído a graduação, o processo seletivo será invalidado para este
candidato.
§ 2º Poderão realizar matrícula no Programa de Pós-graduação os alunos com Diploma de Graduação emitido por
instituições oficiais reconhecidas pelo MEC
§ 3º No caso de candidato estrangeiro ou portador de diploma emitido por instituição estrangeira, o candidato deverá
apresentar protocolo de encaminhamento de processo de revalidação por instituições nacionais nos termos da Lei nº
9.394/96 (LDB), bem como nas Resoluções nº 01/2001; 01/2002 e 02/2005 do Conselho Nacional de Educação – CNE.
§ 4º Em caso de alunos estrangeiros é necessária à apresentação de visto de estudante.
§ 5º Será considerado desistente o candidato aprovado que não efetuar a matrícula no período estipulado na
publicação do resultado.
§ 6º Em caso de desistência da matrícula, ou não inscrição, será feita convocação dos candidatos aprovados,
considerando-se a ordem de classificação, de acordo com o disposto do Art. 1º deste Edital.
Art. 14 A previsão para o início das aulas é para abril de 2014.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 15 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação das normas e condições estabelecidas neste
Edital e seus respectivos anexos.
Art. 16 Será excluído do processo seletivo o candidato que:
I.
II.
Faltar a qualquer parte do processo seletivo;
Apresentar comportamento considerado incompatível com a lisura do certame, a critério exclusivo da
Comissão de Seleção;
III. Não atender o que consta no Artigo 5º deste Edital.
IV. Apresentar-se nos locais de realização das provas após a hora marcada para seu início;
Art. 17 As bolsas porventura disponibilizadas por agências de fomento poderão ser oferecidas aos alunos, atendendo
aos critérios fixados pelas Financiadoras, pelo CONSUNI/UFAL, por estas instituições e pelo Colegiado do Curso, não
estando garantida a concessão de bolsas aos selecionados.
Art. 18 As alterações relativas a datas, horários e locais de realização das provas serão divulgados pela PROPEP e pelo
Programa de Pós-Graduação.
Art. 19 Portadores ou representantes de portadores de necessidades especiais devem contatar o Programa de PósGraduação, através do e-mail ppgecim.ufal@gmail.com , para garantia de acessibilidade plena ao processo seletivo e à
realização do curso.
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Art. 20 Os candidatos que não forem classificados poderão resgatar seus documentos na secretaria do curso,
conforme quadro 2, até 90 (noventa) dias após o início do curso, sendo incinerados caso não retirados neste período.
Art. 21 O regimento do programa, bem como informações sobre as linhas de pesquisa e orientadores, estarão à
disposição dos candidatos na Secretaria do Programa de Pós-Graduação e no site já especificado no Quadro 2.
Art. 22 Os casos omissos no presente Edital, serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em
Ensino de Ciências e Matemática.
Maceió, 18 de dezembro de 2013.
Profa. Dra. Hilda Helena Sovierzoski
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Prof. Dr. Irinaldo Diniz Basílio Júnior
Prof.ª Dr.ª Simoni Plentz Meneghetti
Coordenador de Pós-Graduação/PROPEP/UFAL
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação/UFAL
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PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadoria de Pós-Graduação
ANEXO I DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
A. DO PÚBLICO ALVO
Licenciados em Ciências Biológicas, em Física, em Química, em Matemática ou em Pedagogia.
B. DO CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO
PERÍODO
EVENTOS
Inscrições e Entrega da documentação
Etapa 1
Homologação das Inscrições e resultado da homologação
18/12/13 a 17/01/2014
21/01/2014
Período de recurso da homologação
22 a 24/01/2014
Resultado do recurso da homologação
24/01/2014
Prova de Conhecimentos
31/01/2014
Resultado preliminar da prova de Conhecimentos
17/02/2014
Período de recurso da Prova de Conhecimentos
18 a 20/02/2014
Resultado final da Prova de Conhecimentos
21/02/2014
Prova de Proficiência
24/02/2014
Resultado preliminar da Proficiência
10/03/2014
Recurso da Prova de Proficiência
11 a 13/03/2014
Resultado final da Prova de Proficiência
21/03/2014
Análise do Currículo
25 a 28/02/2014
Resultado preliminar da Análise do Currículo
28/02/2014
Período de recurso da Análise do Currículo
03 a 05/03/2014
Resultado final da Análise do Currículo
07/03/2014
Resultado final do processo seletivo
24/03/2014
Período de recurso na Propep
25 a 27/03/2014
Homologação do resultado final
28/03/2014
Período de Matrícula Acadêmica e Institucional
29 a 30/03/2014
C. DO PROCESSO SELETIVO
O local e horários da prova de Conhecimentos serão divulgados junto com os resultados finais das
inscrições. Para a Prova de Proficiência em Inglês ou em Espanhol, o local e os horários serão divulgados junto
com os resultados finais da prova de Conhecimentos.
O processo de seleção compreende:
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Etapa I.
Prova Escrita de
Conhecimentos
Etapa II.
Análise do
Currículo
Etapa III.
Exame de
Proficiência em
Língua
Estrangeira
Caráter
Eliminatório
Classificatório
Classificatório
Peso
7
2
1
OBSERVAÇÃO:
A nota final do candidato será a média ponderada dos itens I, II e III.
D.
I.
A nota da prova escrita deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete inteiros), sendo considerados
eliminados os candidatos com nota inferior a 7,0 (sete inteiros), na Etapa I;
II.
Serão considerados aprovados no Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, Inglês ou Espanhol, os
candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete inteiros). Os candidatos com nota inferior
a 7,0 (sete inteiros) no Exame de Proficiência em Língua Estrangeira deverão submeter-se a novo
Exame, em data a ser especificada pela Coordenação do Programa;
III.
Na etapa do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, Inglês ou Espanhol, será adotado o seguinte
procedimento: a maior pontuação em cada uma das cinco áreas de concentração (Ciências Biológicas,
Física, Matemática, Pedagogia e Química) terá sua nota normalizada a 10,0 (dez inteiros). As demais
serão normalizadas segundo a lei da proporção direta (regra de três simples), apenas para fins de
classificação.
IV.
Para a análise dos currículos será adotado o seguinte procedimento: o currículo com a maior
pontuação em cada uma das cinco áreas de concentração (Ciências Biológicas, Física, Matemática,
Pedagogia e Química) terá sua nota normalizada a 10,0 (dez inteiros). Os demais serão normalizados
segundo a lei da proporção direta (regra de três simples);
V.
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática aprova candidatos com a nota
média final obtida, sem exigência de nota média final mínima de 7,0 (sete inteiros).
DO PROCESSO DE CORREÇÃO DAS PROVAS
A correção das provas consistirá de duas etapas:
ETAPA
I.
E.
PROVA
CONHECIMENTOS
PROCEDIMENTO
Nota igual ou maior que 7,0 (sete inteiros), o
candidato irá realizar a Etapa II.
Nota menor que 7,0 (sete inteiros), o candidato será
eliminado do processo seletivo.
CRITÉRIOS DE ANÁLISE DE CURRÍCULO
Para efeito de avaliação curricular deste edital, serão utilizados os critérios abaixo.
OBSERVAÇÃO: Somente serão computados títulos e atividades devidamente informados e comprovados no
Currículo LATTES (modelo CNPq).
I – Títulos Decorrentes de Atividades Acadêmicas Peso 5,0 (Cinco)
Tipo
1. Graduação
Tempo de titulação
1.1
(tempo regular do curso, acima desconta 0,5 ponto/semestre).
Máximo Atribuição
30,0
10,0
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Participação como estudante bolsista ou colaborador em programas oficiais de
Iniciação Científica ou Iniciação Tecnológica ou Iniciação a Docência (5 pontos por
ano).
1.3
Participação em programas de mobilidade acadêmica oficiais no país ou exterior (5
pontos por atividade).
2. Pós-Graduação
2.1
Curso de Especialização, com duração mínima de 360 horas de aproveitamento,
devidamente registrado/reconhecido – 2,5 pontos cada.
1.2
10,0
10,0
20,0
5,0
2.2
Cursos de Aperfeiçoamento (mínimo de 201 h e máximo de 359 h), devidamente
4,0
comprovados - 1,0 ponto/curso.
2.3
Cursos de Extensão (mínimo de 20 h e máximo de 200 h), devidamente
2,0
comprovados – 0,5 ponto/curso.
2.4
Prêmios e Láureas acadêmicas, incluindo premiações em comunicações em
4,0
congressos ou similares.
2.5
Aprovação em Concurso Público para o Magistério, conforme a classe:
Exigência mínima de Graduação – 0,8 pontos/concurso;
3,5
Aprovação em Concurso Público para atividades relacionadas ou em áreas afins –
0,4 ponto/concurso.
Outros títulos relacionados com o Grupo I e não computados nos outros grupos –
1,5
0,5 pontos por título.
TOTAL 50,0
2.6
II – Títulos Decorrentes de Atividades Didáticas e Profissionais Peso 2 (dois)
(Considerar apenas os últimos cinco anos. Em caso de atividade profissional cumulativa, considerar apenas a
de maior pontuação para o período).
Tipo
Máximo Atribuição
1. Atividade didática
15,0
Exercício de Magistério Superior – 1,0/ano completo.
1.1
5,0
1.2
1.3
1.4
1.5
1.6
1.7
1.8
1.9
Exercício de Magistério de Ensino Médio e/ou Fundamental – 0,5 ponto/ano
completo.
2,5
Tempo de exercício de Estágio Obrigatório ou Monitoria – 0,2
pontos/semestre.
1,0
Exercício de cargo ou função de Coordenação de Curso ou chefia de
Departamento, voltadas para atividade didática – 0,5 pontos/ano completo.
2,5
Orientação e Coorientação de Monografias de Graduação, IC, Especialização
e/ou TCC – 0,3 pontos/orientação.
Participação em Bancas ou Comissões Examinadoras ou de Seleção para
Magistério Superior – 0,1 pontos/ banca.
Outras Atividades Consideradas de Ensino ou relacionadas – 0,1
pontos/atividade.
Proferir palestra, conferência, participação em mesa redonda – 0,1
ponto/atividade.
Coordenação/organização de ciclo de palestras ou de estudos, congressos,
encontros, jornadas – 0,2 pontos/atividade.
2. Atividade Profissional (exceto atividades didáticas computadas no item anterior)
2.1
2.2
2.3
Tempo de exercício profissional diretamente relacionado com a área de
concentração – 0,5 pontos/ano.
Exercício de Cargo ou Função de Coordenação,Chefia, Orientação ou
Diretoria em atividades Técnicas/Administrativas – 0,5 pontos/ano.
Título de Filiação a Associações Científicas ou Culturais – 0,1 (cinco décimos)
1,2
0,5
0,8
0,5
1,0
5,0
2,5
1,0
0,5
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por título.
2.4
2.5
Outros títulos correlacionados com o Grupo II e não computados nos outros
Grupos – 0,1 ponto/título.
Consultoria/Assessoria – 0,1 pontos/atividade.
0,5
0,5
TOTAL 20,0
III – Títulos Decorrentes de Produção Científica, Artística, Técnica e Cultural Peso 3 (três) (Considerar apenas
os últimos cinco anos).
Tipo
Máximo Atribuição
1.1
Livros Publicados – 5 pontos/livro.
10,0
1.2
Capítulo de Livros publicados ou Artigo publicados em Revistas ou Periódicos de
reconhecido valor científico ou cultural, conforme sua circulação:
– Circulação Internacional – 3 pontos/publicação;
9,0
– Circulação Nacional – 1 pontos/publicação;
– Regional ou Local – 0,5 ponto/publicação.
1.3
Trabalhos Completos Publicados em Anais de Congresso ou Similares – mínimo de 2
(duas) páginas:
3,0
– Circulação Internacional – 1,0 pontos/publicação;
- Circulação Nacional – 0,5 pontos/publicação.
1.4
Comunicações em Congressos, Simpósios ou Similares (Resumos):
3.5.1 – - Comunicação Internacional – 0,3 ponto/comunicação
- Comunicação Nacional – 0,2 ponto/comunicação.
3,0
Não serão computadas comunicações idênticas em congressos distintos
(identificados por conteúdos/títulos idênticos).
1.5
Produção Científica, Artística ou Cultural relevante, desenvolvida através de Projeto
de Ensino, Pesquisa, Extensão, não computados nos demais itens (Premiações em
2,0
Painéis de Congressos Científicos) – 0,5 ponto/produção ou premiação.
1.6
Participação em Congressos, Simpósios ou Similares:
- Âmbito Internacional – 0,2 ponto/participação;
1,0
- Âmbito Nacional – 0,1 ponto/participação.
1.7
Participação formal como estudante ou pesquisador em Grupo de Pesquisa
2,0
Registrado na Plataforma LATTES e validado pela instituição - 2 pontos.
TOTAL 30,0
PONTUAÇÃO TOTAL
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F.
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CONTEÚDO E BIBLIOGRAFIA PARA AS PROVAS ESCRITAS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE CADA ÁREA
ÁREA DE BIOLOGIA
1.
ZOOLOGIA: Filos animais desde Porifera até Chordata, Aspectos morfológicos e fisiológicos,
Evolução dos grandes grupos zoológicos.
2. BOTÂNICA: Divisões vegetais desde microalgas até Angiospermas, Aspectos morfológicos e
fisiológicos, Evolução dos grandes grupos botânicos.
3. PROTISTAS: Principais Filos do grupo, Aspectos morfológicos e fisiológicos, Formas parasitárias e
de vida livre, Doenças relacionadas aos protozoários.
4. ECOLOGIA: Definições e aplicação de termos básicos, Comportamento animal, Cadeia trófica,
Relações intra e interespecíficas, Ecossistemas brasileiros.
5. BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR: Funcionamento das principais organelas, Reprodução celular,
Aspectos do DNA.
6. PRÁTICAS DE ENSINO EM BIOLOGIA: Tendências do ensino de biologia, Aprendizado de biologia,
Modalidades didáticas em biologia.
7. POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
8. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA A ÁREA DE BIOLOGIA.
9. DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS, SEU PAPEL EPISTEMOLÓGICO, ABORDAGENS METODOLÓGICAS,
INSTRUMENTOS E AVALIAÇÃO.
10. O ENSINO E SEU COMPROMETIMENTO COM A SOCIEDADE ATUAL.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CASTRO, A. D., CARVALHO, A. M. P. de (Orgs.). Ensinar a Ensinar - Didática para a Escola Fundamental e
Média. São Paulo: Thompson Learning, 2006. 195p. ISBN: 8522102422.
CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PEREZ, D.; CACHAPUZ, A. A Necessária Renovação do Ensino das Ciências.
São Paulo: Editora Cortez, 2005. 264p. ISBN: 852491114X.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4a. ed., EDUSP, 2008. 197p. ISBN: 9788531407772.
a
MARGULIS, L.; SCHWARTZ, K. V. Cinco Reinos: Um Guia Ilustrado dos Filos da Vida na Terra. 3 . ed.,
Guanabara Koogan, 2001. 497p. ISBN: 8527706350.
Parâmetros
Curriculares
Nacionais
para
Biologia.
Disponíveis
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12598:publicacoes;
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12657:parametroscurriculares-nacionais-5o-a-8o-series&catid=195:seb-educacao-basica
em:
a
SADAVA, D.; CRAIG , H. H.; ORIANS , G. H. Coleção Vida: a Ciência da Biologia. 8 . ed., Artmed, 2008.
1.432p. ISBN: 9788536319247.
Série: Conversando sobre Ciências em Alagoas. Volumes: Ecossistemas Marinhos, Mata Atlântica e
Animais Peçonhentos. Maceió: Edufal, 2005. Disponível em: www.usinaciencia.ufal.br
ÁREA DE FÍSICA
1. FÍSICA E ASTRONOMIA DE GALILEU E ASTRONOMIA DE KEPLER:
Queda Livre; Pêndulo Simples; Independência e Composição de Movimentos; Princípio da
Relatividade de Galileu; Argumentos em prol do Sistema Heliocêntrico; Os Satélites de Júpiter; As
Crateras da Lua e as Manchas do Sol; Argumento decisivo da Fase Cheia de Vênus; Explicação das
Fases da Lua; Explicações dos Eclipses Lunares e Solares; A lei das órbitas; A Lei das Áreas; A lei dos
Períodos.
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2. AS LEIS DE NEWTON E A GRAVITAÇÃO UNIVERSAL: A lei da Inércia de Galileu - Descartes - Newton;
A Lei da Variação temporal do Momento Linear; A Lei da Ação e Reação; A Lei da Gravitação
Universal de Newton.
3. AS LEIS DE CONSERVAÇÃO: Momento Linear; Momento Angular; Energia Mecânica.
4. AS LEIS DA TERMODINÂMICA: Trabalho; Calor; Conservação da Energia Total; A Lei do Crescimento
da Entropia.
5. FUNDAMENTOS DE ELETROMAGNETISMO-I: Carga Elétrica; Lei de Coulomb; Potencial Elétrico;
Corrente Elétrica;
6. FUNDAMENTOS DE ELETROMAGNETISMO-II: Campos Elétricos e Magnéticos; Leis do
Eletromagnetismo; Ondas Eletromagnéticas.
7. POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
8. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA A ÁREA DE FÍSICA.
9. DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS, SEU PAPEL EPISTEMOLÓGICO, ABORDAGENS METODOLÓGICAS,
INSTRUMENTOS E AVALIAÇÃO.
10. O ENSINO E SEU COMPROMETIMENTO COM A SOCIEDADE ATUAL.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CASTRO, A. D., CARVALHO, A. M. P. de (Orgs.). Ensinar a Ensinar - Didática para a Escola Fundamental e
Média. São Paulo: Thompson Learning, 2006. 195p.
CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PEREZ, D.; CACHAPUZ, A. A Necessária Renovação do Ensino das Ciências.
São Paulo: Editora Cortez, 2005. 264p.
GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física sob a Coordenação de Luiz Carlos Menezes, João
a
Zanetic e YassukoHosoume), Física-1, Mecânica. 5 . ed., São Paulo: Edusp, 1999.
GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física sob a Coordenação de Luiz Carlos Menezes, João
a
Zanetic e YassukoHosoume), Física-2, Física Térmica e Óptica. 4 . ed., São Paulo: Edusp, 1998.
GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física sob a Coordenação de Luiz Carlos Menezes, João
a
Zanetic e YassukoHosoume), Física-3, Eletromagnetismo. 3 . ed., São Paulo: Edusp, 1998.
FILHO, J. B. B. A unificação de Newton da física de Galileu com a astronomia de Kepler à luz da crítica
Popperiana à indução. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 17, n. 3, set., 1995. Disponível em:
http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol17a28.pdf
ORNELLAS, A. J. F. A Energia dos Tempos Antigos aos Dias Atuais. Série Conversando sobre Ciências em
Alagoas. Maceió: EDUFAL, 2005. Disponível em: www.usinaciencia.ufal.br
Parâmetros
Curriculares
Nacionais
para
Física.
Disponíveis
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12598:publicacoes;
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12657:parametroscurriculares-nacionais-5o-a-8o-series&catid=195:seb-educacao-basica
em:
ÁREA DE MATEMÁTICA
1.
Limite, derivada e integral e suas Aplicações, para Funções de uma Variável Real.
2.
3.
Os Conceitos de Transformação Linear e Matrizes e suas Aplicações no Estudo dos Sistemas
Lineares.
Sequencias e séries de números reais.
4.
Polinômios.
5.
Divisibilidade e congruências de números inteiros.
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6.
Cônicas e quádricas.
7.
Cálculo de áreas e de volumes.
8.
Política Nacional da Educação Básica.
9.
Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Matemática.
10. Didática da Matemática, seu papel epistemológico, abordagens metodológicas, instrumentos e
avaliação.
11. O Ensino e seu comprometimento com a sociedade atual.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
a
ÁVILA, Geraldo. Análise Matemática para Licenciatura. 3 . ed., Edgard Blucher.
CALLIOLI, Carlos A.; DOMINGUES, Hygino Hugueros; COSTA, Roberto C. F. Álgebra linear e aplicações.
ATUAL.
CASTRO, A. D., CARVALHO, A. M. P. de (Orgs.). Ensinar a Ensinar - Didática para a Escola Fundamental e
Média. São Paulo: Thompson Learning, 2006. 195p.
CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PEREZ, D.; CACHAPUZ, A. A Necessária Renovação do Ensino das Ciências.
São Paulo: Editora Cortez, 2005. 264p.
DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações. Volume único. São Paulo: Editora Ática. 2003.
GONÇALVES, Adilson. Introdução à Álgebra. Projeto Euclides. Sociedade Brasileira de Matemática.
HEFEZ, Abramo. Elementos de Aritmética. Sociedade Brasileira de Matemática.
LIMA, Elon Lages. Álgebra linear. Coleção Matemática Universitária. IMPA.
Parâmetros
Curriculares
Nacionais
para
Matemática.
Disponíveis
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12598:publicacoes;
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12640:parametroscurriculares-nacionais1o-a-4o-series&catid=195:seb-educacao-basica;
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12657:parametroscurriculares-nacionais-5o-a-8o-series&catid=195:seb-educacao-basica
em:
SANTOS, José Plinio de Oliveira. Introdução à Teoria dos Números. Coleção Matemática Universitária.
IMPA.
STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. Geometria Analítica. São Paulo: MakronBooks.
ÁREA DE QUÍMICA
1. MODELOS DE CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA:
Aspectos históricos e conceituais.
2. TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS:
Aspectos qualitativos e quantitativos da cinética e termodinâmica das reações.
3. REPRESENTAÇÃO ESTRUTURAL EM QUÍMICA.
4. POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
5. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA A ÁREA DE QUÍMICA.
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6. DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS, SEU PAPEL EPISTEMOLÓGICO, ABORDAGENS METODOLÓGICAS,
INSTRUMENTOS E AVALIAÇÃO.
7. O ENSINO E SEU COMPROMETIMENTO COM A SOCIEDADE ATUAL.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
a
BROWN, T. L.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E. Química - A Ciência Central. 9 . ed., Pearson Education.
Cadernos temáticos da Revista Química
http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/07/
Nova
na
Escola,
caderno
07.
Disponível
em
CASTRO, A. D., CARVALHO, A. M. P. de (Orgs.). Ensinar a Ensinar - Didática para a Escola Fundamental e
Média. São Paulo: Thompson Learning, 2006. 195p.
CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PEREZ, D.; CACHAPUZ, A. A Necessária Renovação do Ensino das Ciências.
São Paulo: Editora Cortez, 2005. 264p.
Parâmetros
Curriculares
Nacionais
para
Química.
Disponíveis
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12598:publicacoes;
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12657:parametroscurriculares-nacionais-5o-a-8o-series&catid=195:seb-educacao-basica
em:
Revista Química Nova na Escola em seus vários números, dependendo do assunto. Disponível em:
http://qnesc.sbq.org.br.
ÁREA DE PEDAGOGIA (ANOS INICIAIS)
1. Números naturais e suas operações, espaço e forma, frações, grandezas e medidas, tratamento da
informação, lúdico no ensino de matemática e resolução de problemas.
2. Para que Ensinar Ciências às Crianças?
3. Evolução Histórica do Ensino de Ciências.
4. O Que Ensinar em Ciências?
5. A Experimentação e a descoberta nos Anos Iniciais.
6. O Conhecimento Físico nos Anos Iniciais.
7. Política Nacional da Educação Básica.
8. Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Pedagogia.
9. Didática das Ciências, seu papel epistemológico, abordagens metodológicas, instrumentos e
avaliação.
10. O Ensino e seu comprometimento com a sociedade atual
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CASTRO, A. D., CARVALHO, A. M. P. de (Orgs.). Ensinar a Ensinar - Didática para a Escola Fundamental e
Média. São Paulo: Thompson Learning, 2006. 195p. ISBN: 8522102422.
CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PEREZ, D.; CACHAPUZ, A. A Necessária Renovação do Ensino das Ciências.
São Paulo: Editora Cortez, 2005. 264p. ISBN: 852491114X.
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CARVALHO, A. M. P. et alli. Ciências no Ensino Fundamental: O Conhecimento Físico, São Paulo,
Scipione. 1998. – (Pensamento e Ação no Magistério).
Material
de
Matemática
do
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=40=
Proletramento,
Parâmetros
Curriculares
Nacionais
para
Pedagogia.
Disponíveis
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12598:publicacoes;
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12640:parametroscurriculares-nacionais1o-a-4o-series&catid=195:seb-educacao-basica;
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12657:parametroscurriculares-nacionais-5o-a-8o-series&catid=195:seb-educacao-basica
em:
MEC - BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª Série), 3ª ed., Brasília, 2001.
G. DAS ATIVIDADES DO CURSO
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática visa oferecer aos docentes da Educação
Básica, bem como aos licenciados sem inserção no universo educacional, a oportunidade de aprofundamento de
conhecimentos nos domínios de Ensino de Ciências e Matemática nos seus aspectos teóricos, metodológicos e
epistemológicos, utilizando as tecnologias da informação e comunicação como ferramentas inovadoras no
processo de ensino-aprendizagem destas disciplinas. Objetiva, também, implementar a realização de pesquisas que
viabilizem o desenvolvimento de novos processos e produtos voltados para a melhoria das práticas pedagógicas e
de ensino.
As atividades acadêmicas ocorrem as quintas e sextas-feiras, nos períodos da manhã, tarde e noite, com
eventuais atividades complementares aos sábados. As atividades podem ser realizadas na Usina Ciência ou nas
unidades acadêmicas vinculadas, no campus A. C. Simões, em Maceió, ou no campus Arapiraca, a depender da
programação. O período de duração do curso é de dois anos.
H. CONTATOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Coordenadora: Profa. Dra. Hilda Helena Sovierzoski
Vice-Coordenadora: Profa. Dra.. Anamelea de Campos Pinto
ENDEREÇO:
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM)
Secretaria do PPGECIM
Usina Ciências / UFAL
Rua Aristeu de Andrade, 452 – Farol, Maceió, Alagoas CEP: 57.021090
TELEFONE: (82) 3221-1624
Site: http://www.ufal.edu.br/ppgecim
E-mail: ppgecim.ufal@gmail.com
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadoria de Pós-Graduação
ANEXO II DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
1. DADOS PESSOAIS DO CANDIDATO
Nome completo, sem abreviaturas: _____________________________________________________________
CPF: _______________________
R. G.: _______________________
Sexo: ( ) masculino ( ) feminino
Data de Nascimento: __________ Nacionalidade: ___________________E-mail: _________________________
Endereço Residencial:
___________________________________________________________________________________________
Cidade: _______________________________ UF: _______ CEP: ______________________
DDD: _________ Fone: _____________________ Celular: ____________________________
2. LOCAL DE TRABALHO DO CANDIDATO
Instituição: _________________________________________________________________________________
Cargo/função: _______________________________________________________________________________
Endereço: __________________________________________________________________________________
Cidade: ____________________________________ UF: ________ CEP: ____________________
Vínculo Empregatício: ( ) sim (
) não
Regime de Trabalho: ( ) Tempo Parcial (
Necessitará de bolsa? (
) não
Renda Mensal Média: R$______________________
) sim (
) Tempo Integral
Local: _____________________________ Data: ________________
Assinatura
