Oferta Disciplinas 2023.1
Oferta disciplinas 2023.1 com alterações
OFERTA DISCIPLINAS 1ºS. 2023 PPGE-UFAL.pdf
Documento PDF (158.1KB)
Documento PDF (158.1KB)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
OFERTA DISCIPLINAS 1º. SEMESTRE 2023
CÓDIGO
Disciplina
Docente
Dia
Horário
EDU312
SEMINÁRIO DE
PESQUISA EM POLÍTICA
EDUCACIONAL
Givanildo da
Silva
Terça-feira
Epistemologias e
Educação
Anderson
Menezes
Educação Inclusiva
Elisangela
Mercado
EDU
006.2
Carga vagas
horária
Vagas
conexo
60h
10
5
SegundaFeira
08h as
12h30
60h
20
3
Sextasfeiras
45
10
05
13h30 as
17h30
8;00 as
11:30h
EDU311
EDU 33
Pesquisa em Educação
OBRIGATÓRIA
Mestrado
Walter Matias
Segundafeira
60h
Epistemologias
Decoloniais;
Identidades, Saberes e
Currículos
Valéria Campos
Cavalcante
Marinaide Lima
de Queiroz
Freitas
Quinta-feira
14h –
17:30h
60h
10
02
Interação na Docência
Online
Cleide Jane de
Sá Araújo Costa
Quarta-feira
60h
10
02
Transformação digital na Alan Pedro da
Educação
Silva e Fernando
Pimentel
Sexta-feira
60
10
7
14h-17:30h
8h-12h
8h às 12h
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
EDU023 Políticas e práticas de
Educação Infantil
(A disciplina será
oferecida de forma online)
Lenira Haddad
Quarta-feira
8h às 12h
60
7
03
EMENTAS DAS DISCIPLINAS
DISCIPLINA: Pesquisa em Educação
DOCENTE: Walter Matias Lima
EMENTA: Análise da relação entre educação, sociedade e Estado no Brasil, de 1930 aos dias atuais,
procurando aprofundar alguns conceitos fundamentais, como: liberalismo, neoliberalismo; função da
educação nas sociedades capitalistas; formas de intervenção do Estado na educação. Concepções de
bases e diretrizes de educação no Brasil: LDB (Lei nº 4.024/61) e legislação complementar. A Reforma
Universitária de 1968 e a Reforma do 1º e 2º graus de 1971: balanço crítico. Trajetória da atual LDB
(Lei nº 9394/96): questões e perspectivas. Os projetos de Plano Nacional de Educação e as propostas
de implantação de políticas.
Disciplina: Seminário em Pesquisa em Política
Educacional
DOCENTE: Givanildo da Silva
EMENTA: Problematizar os estudos sobre as políticas públicas de educação no Brasil, analisando
conceitualmente seu campo de atuação, abrangência e avaliação, de modo a perceber os limites e as
contribuições desses estudos para a pesquisa educacional.
DISCIPLINA: Educação Inclusiva
DOCENTE: Elisangela Mercado
EMENTA: Reflexões sobre os paradigmas da educação do aluno com necessidades educacionais
especiais. Fundamentos da educação inclusiva e análise do processo de inclusão educacional no Brasil
e em Alagoas. Políticas contemporâneas de educação especial brasileira e as proposições
internacionais. Formação docente e práticas organizativas, educacionais e curriculares numa
perspectiva inclusiva.
Disciplina: Transformação digital na Educação
Docentes: Alan Pedro da Silva e Fernando Silvio C.
Pimentel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Ementa: Introdução aos fundamentos da transformação digital; Estratégias para planejar o uso de
tecnologias digitais no ambiente educacional; Estratégias para implementar o uso de tecnologias
digitais no ambiente educacional.
Epistemologias Decoloniais; Identidades,
Saberes e Currículos
Docentes: Valéria Campos Cavalcante
Marinaide Lima de Queiroz Freitas
Ementa: Subsídios teóricos para se pensar a construção de currículos decoloniais para/na Educação
Básica. Pressupostos epistemológicos que têm dado sustentação aos modos de pensar e praticar a
educação no mundo ocidental, sobretudo na América Latina, se contrapondo a um modelo de escola
que adota práticas homogeneizadoras, reflexões sobre as diversidades culturais dos sujeitos. Diálogos
horizontais entre saberes e fazeres, problematizações sobre culturas e Currículos.
Disciplina: EDU 033 Interação na docência Online
Docente: Cleide Jane de Sá Araújo Costa
Ementa: A disciplina busca tornar explícito as interações dos docentes tanto no contexto presencial,
bem como, no contexto a distância a partir da reflexão crítica sobre as concepções de aprendizagem,
que tomam dimensões importantes e que estão associadas ao processo de ensino-aprendizagem.
Políticas e práticas de Educação Infantil
(A disciplina será oferecida de forma on-line)
Docente: Lenira Haddad
Estudo do campo da educação infantil em uma perspectiva internacional e nacional, a partir de uma
abordagem socioecológica do cuidado e educação, ressaltando a influência de fatores sociais,
históricos, políticos, econômicos e culturais na evolução dos sistemas de educação e cuidado infantil
e na relação entre políticas e práticas.
