Oferta Disciplinas 2023.1

Oferta disciplinas 2023.1 com alterações

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OFERTA DISCIPLINAS 1ºS. 2023 PPGE-UFAL.pdf
Documento PDF (158.1KB)
                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

OFERTA DISCIPLINAS 1º. SEMESTRE 2023
CÓDIGO

Disciplina

Docente

Dia
Horário

EDU312

SEMINÁRIO DE
PESQUISA EM POLÍTICA
EDUCACIONAL

Givanildo da
Silva

Terça-feira

Epistemologias e
Educação

Anderson
Menezes

Educação Inclusiva

Elisangela
Mercado

EDU
006.2

Carga vagas
horária

Vagas
conexo

60h

10

5

SegundaFeira
08h as
12h30

60h

20

3

Sextasfeiras

45

10

05

13h30 as
17h30

8;00 as
11:30h

EDU311

EDU 33

Pesquisa em Educação
OBRIGATÓRIA
Mestrado

Walter Matias

Segundafeira

60h

Epistemologias
Decoloniais;
Identidades, Saberes e
Currículos

Valéria Campos
Cavalcante
Marinaide Lima
de Queiroz
Freitas

Quinta-feira
14h –
17:30h

60h

10

02

Interação na Docência
Online

Cleide Jane de
Sá Araújo Costa

Quarta-feira

60h

10

02

Transformação digital na Alan Pedro da
Educação
Silva e Fernando
Pimentel

Sexta-feira

60

10

7

14h-17:30h

8h-12h

8h às 12h

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

EDU023 Políticas e práticas de
Educação Infantil
(A disciplina será
oferecida de forma online)

Lenira Haddad

Quarta-feira
8h às 12h

60

7

03

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

DISCIPLINA: Pesquisa em Educação

DOCENTE: Walter Matias Lima

EMENTA: Análise da relação entre educação, sociedade e Estado no Brasil, de 1930 aos dias atuais,
procurando aprofundar alguns conceitos fundamentais, como: liberalismo, neoliberalismo; função da
educação nas sociedades capitalistas; formas de intervenção do Estado na educação. Concepções de
bases e diretrizes de educação no Brasil: LDB (Lei nº 4.024/61) e legislação complementar. A Reforma
Universitária de 1968 e a Reforma do 1º e 2º graus de 1971: balanço crítico. Trajetória da atual LDB
(Lei nº 9394/96): questões e perspectivas. Os projetos de Plano Nacional de Educação e as propostas
de implantação de políticas.

Disciplina: Seminário em Pesquisa em Política
Educacional

DOCENTE: Givanildo da Silva

EMENTA: Problematizar os estudos sobre as políticas públicas de educação no Brasil, analisando
conceitualmente seu campo de atuação, abrangência e avaliação, de modo a perceber os limites e as
contribuições desses estudos para a pesquisa educacional.
DISCIPLINA: Educação Inclusiva

DOCENTE: Elisangela Mercado

EMENTA: Reflexões sobre os paradigmas da educação do aluno com necessidades educacionais
especiais. Fundamentos da educação inclusiva e análise do processo de inclusão educacional no Brasil
e em Alagoas. Políticas contemporâneas de educação especial brasileira e as proposições
internacionais. Formação docente e práticas organizativas, educacionais e curriculares numa
perspectiva inclusiva.

Disciplina: Transformação digital na Educação

Docentes: Alan Pedro da Silva e Fernando Silvio C.
Pimentel

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Ementa: Introdução aos fundamentos da transformação digital; Estratégias para planejar o uso de
tecnologias digitais no ambiente educacional; Estratégias para implementar o uso de tecnologias
digitais no ambiente educacional.
Epistemologias Decoloniais; Identidades,
Saberes e Currículos

Docentes: Valéria Campos Cavalcante
Marinaide Lima de Queiroz Freitas

Ementa: Subsídios teóricos para se pensar a construção de currículos decoloniais para/na Educação
Básica. Pressupostos epistemológicos que têm dado sustentação aos modos de pensar e praticar a
educação no mundo ocidental, sobretudo na América Latina, se contrapondo a um modelo de escola
que adota práticas homogeneizadoras, reflexões sobre as diversidades culturais dos sujeitos. Diálogos
horizontais entre saberes e fazeres, problematizações sobre culturas e Currículos.
Disciplina: EDU 033 Interação na docência Online

Docente: Cleide Jane de Sá Araújo Costa

Ementa: A disciplina busca tornar explícito as interações dos docentes tanto no contexto presencial,
bem como, no contexto a distância a partir da reflexão crítica sobre as concepções de aprendizagem,
que tomam dimensões importantes e que estão associadas ao processo de ensino-aprendizagem.
Políticas e práticas de Educação Infantil
(A disciplina será oferecida de forma on-line)

Docente: Lenira Haddad

Estudo do campo da educação infantil em uma perspectiva internacional e nacional, a partir de uma
abordagem socioecológica do cuidado e educação, ressaltando a influência de fatores sociais,
históricos, políticos, econômicos e culturais na evolução dos sistemas de educação e cuidado infantil
e na relação entre políticas e práticas.