NORMAS COMPLEMENTARES MONITORIA 2022.1
NORMAS COMPLEMENTARES N°01/2022 AO EDITAL PROGRAD Nº44/2022 PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO (CEDU/UFAL) PARA O SEMESTRE LETIVO DE 2022.1
normas_complementares_2022_1_assinado.pdf
Documento PDF (302.1KB)
Documento PDF (302.1KB)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DE MONITORIA – 2022
NORMAS COMPLEMENTARES N°01/2022 AO EDITAL PROGRAD Nº44/2022 PARA O PROCESSO DE
SELEÇÃO DE MONITORES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO (CEDU/UFAL) PARA O SEMESTRE LETIVO DE
2022.1
A Diretora do CENTRO DE EDUCAÇÃO (CEDU-UFAL), no uso de suas atribuições definidas no
Regimento Geral da UFAL, e complementando o Edital nº44/2022– PROGRAD, e a Resolução n o
55/2008-CONSUNI/UFAL de 10/11/2008, divulga:
1. Dos objetivos do Programa de Monitoria
1.1. Promover formação acadêmica complementar dos/das discentes da graduação presencial e a distância da
UFAL.
1.2. Fomentar a cooperação entre discentes e docentes, facilitando a melhoria do processo ensinoaprendizagem.
1.3. Apoiar e acompanhar os/as discentes matriculados/as nos componentes curriculares durante o semestre.
1.4. Contribuir com práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem.
1.5. Despertar no segmento discente o interesse pela docência, estimulando o desenvolvimento de habilidades
relacionadas ao seu exercício.
2. Das atribuições dos/das Docentes orientadores/as
2.1. Elaborar e enviar o plano de atividades do monitor sob sua orientação à Coordenação de Monitoria da
respectiva unidade acadêmica/Ensino;
2.2. Orientar e supervisionar as atividades desenvolvidas pelo/a monitor/a;
2.3. Elaborar, junto ao/a Monitor/a, os materiais didáticos e as atividades a serem desenvolvidas;
2.4. Incentivar a criatividade dos/das monitores/as sob sua orientação, respeitando os limites da sua etapa
formativa;
2.5. Colaborar com a gestão do programa, compartilhando suas experiências com os/as demais docentes e
monitores/as;
2.6. Solicitar à Coordenação de Monitoria da respectiva Unidade Acadêmica/Ensino o desligamento ou a
substituição do/a Monitor/a quando do descumprimento dos objetivos do programa por parte dos/das
monitores/as sob sua orientação, como: falta de assiduidade, descumprimento de prazos ou ausência de perfil
para exercer as atribuições;
2.7. Comunicar à Coordenação de Monitoria da respectiva Unidade Acadêmica/Ensino, qualquer necessidade
de descontinuidade na oferta do componente curricular;
2.8. Validar mensalmente e no prazo estabelecido a frequência do/a monitor/a sob sua orientação;
2.9. Orientar o/a monitor/a na confecção do Relatório Final das atividades realizadas
3. Das atribuições do/da monitor/a
3.1. Demonstrar conhecimentos e habilidades com as tecnologias digitais de comunicação e informação;
3.2. Assessorar e participar do planejamento e desenvolvimento de suas atribuições didáticas;
3.3. Ser assíduo/a, responsável e proativo/a;
3.4. Dispor de 12 (doze) horas semanais para o desempenho de suas atribuições;
3.5. Apoiar os/as discentes matriculados/as no componente curricular com suporte didático e tecnológico para o
desempenho das atividades remotas;
3.6. Elaborar, juntamente com o/a docente orientador/a, o Relatório final de Monitoria;
3.7. É obrigatória a participação do/a monitor/a em curso de capacitação, desde que ofertados e solicitados pela
PROGRAD;
1
4. Dos requisitos para se candidatar à Monitoria
4.1. Ser discente regularmente matriculado em curso de graduação da UFAL;
4.2. Ter sido aprovado/a na disciplina/área do conhecimento em que pretende ser monitor/a, com no mínimo
média 7 (sete);
4.3. Ser aprovado/a no processo seletivo para a monitoria com, no mínimo, média 7 (sete);
4.4. Dispor de 12 (doze) horas semanais para as atividades de monitoria.
5. Das Vagas de Monitoria
5.1. O número de vagas para a seleção de monitoria está disponível no Quadro 1.
5.2. Neste Edital teremos a cota de 6 vagas de monitoria COM BOLSA e 16 vagas SEM BOLSA.
5.3. Para efeito de classificação serão considerados os seguintes critérios:
5.3.1. Maior nota no processo avaliativo (Vê item 7.1)
5.4. Em caso de empate, será classificado/a o/a candidato/a que:
5.4.1. Apresentar maior coeficiente de rendimento acumulado
5.4.2. Maior média na disciplina/área do conhecimento objeto do processo seletivo
5.4.3. Se ainda assim permanecer o empate consideraremos disciplina que tenha professor/a com
deficiência, nesta ordem de prioridade.
5.5. Não terá direito à bolsa de monitoria o/a discente que já tiver outro tipo de bolsa, seja dos Programas da
UFAL ou de outros órgãos financiadores.
5.6. Para o exercício das atividades, o/a discente selecionado/a e classificado/a como Bolsista Monitor/a receberá
uma bolsa no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), referentes aos meses de (setembro, outubro, novembro
e dezembro.
6. Das Inscrições
6.1. As inscrições serão realizadas através do preenchimento do link (https://forms.gle/h8zwta56NpY9GLLi7 ), a
partir das 08:00 do dia 15/08 até às 18:00 do dia 18/08.
6.2. No ato da inscrição, via formulário, o/a candidato/a deverá realizar o upload dos seguintes documentos:
6.2.1. Comprovante de matrícula.
6.2.2. Histórico Escolar, onde deverá ser comprovada a integralização da disciplina estabelecida no
Edital, cuja vaga pretende concorrer.
7. Da seleção
7.1. A Seleção dos/das candidatos/as inscritos/as levará em consideração:
a) A nota na disciplina que deseja atuar como monitor/a (peso 3);
b) O coeficiente de rendimento (peso 2);
c) A entrevista (peso 5).
7.2. A banca irá homologar as inscrições e comunicar aos candidatos onde será realizada a entrevista e/ou
aplicação de prova. As datas e horário estão listadas no Quadro 2, podendo, a critério da banca, ser
modificado desde que comunicado aos inscritos/as, quando da homologação das inscrições.
7.3. A banca deverá enviar a nota obtida pelos/as candidatos/as para a coordenação de monitoria até o dia
25/08.
7.4. O resultado será divulgado, na página do Centro de Educação, no dia 26/08.
8. Da validade do processo seletivo
8.1 Os/As monitores/as admitidos neste processo seletivo deverão iniciar suas funções em 01/09/2022.
8.2. O período de vigência da Monitoria para o semestre letivo 2022.1 será de 01/09/2022 até o término do
semestre 2022.1.
9. Do Cronograma das atividades
9.1. O Cronograma do processo seletivo será o seguinte:
EVENTO
DATA
HORÁRIO
LOCAL
2
Envio de documentos
de Inscrição através de
preenchimento de
formulário.
RESPONSÁVEL:
Estudante
interessado/a
Envio das inscrições
para as bancas de
seleção
RESPONSÁVEL:
Coordenadora da
Monitoria
Realização das
seleções
RESPONSÁVEL:
Banca definida pelo/a
docente orientador/a
Envio dos resultados
para a coordenação de
monitoria
RESPONSÁVEL
Orientador/a informa
por e-mail o resultado
das seleções
Publicação do
Resultado Geral
RESPONSÁVEL:
Coordenadora de
Monitoria + Técnico
responsável no CEDU
Entrega dos termos de
compromisso dos
monitores e planos de
monitoria pelos
docentes à
Coordenação de
Monitoria
RESPONSÁVEL:
Docente orientador/a
Início das atividades
do/a monitor/a para
novos monitores/as
A partir das 08:00
do dia 15/08 até às
18:00 do dia
18/08/2022
Das 8:00 às 18:00
Formulário Google https://forms.gle/h8zwta56NpY9GLLi7
19/08
10:00
monitoria.ufal.cedu@gmail.com
Entre 22/08 a
25/08/2022
Horário definido
pelo/a orientador/a
Até dia 25/08
22:00
26/08/2022
14:00
30/08/2022
20:00
01/09/2022
A depender do
horário da
disciplina
Plataforma ou sala definida pelo/a
orientador/a
monitoria.ufal.cedu@gmail.com
Página do CEDU
monitoria.ufal.cedu@gmail.com
Ambiente da disciplina
10. Das Disposições Gerais
10.1 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de Monitoria conjuntamente com o Pleno do Centro
de Educação.
3
Quadro 1. Vagas para a seleção de monitoria CEDU – 2022.1
DISCIPLINA
DOCENTE
RESPONSÁVEL
Atividade Curricular de Extensão 2
Eraldo de Souza Ferraz
QUANT.
DE
VAGAS
VOLUNTÁ
RIAS/OS
02
Currículo
Jeane Felix da Silva
01
0
V/N
Didática
Jeane Felix da Silva
02
0
V/N
Estágio Supervisionado 2 –
Educação Infantil
Fundamentos Sociológicos da
Educação
Gestão da Educação e do Trabalho
Escolar
Introdução a Educação a Distância
Ana Maria dos Santos
0
01
M
Marina Rebeca de
Oliveira Saraiva
Tiago Leandro da Cruz
Neto
Maria Aparecida Pereira
Viana
Silvana Paulina de Souza
02
0
M/V
02
0
M
01
0
V
01
0
M/V/N
Jordânia de Araújo
Souza
Maria Aparecida Pereira
Viana
Maria Dolores Fortes
Alves
Carloney Alves de
Oliveira
Maria Auxiliadora da
Silva Cavalcante
02
01
V/N
0
01
V
01
01
N
01
01
V/N
01
01
V
Leitura e Produção de Textos
Pesquisa e Prática Pedagógica 2 –
Gênero e Diversidade étnico-racial
Pesquisa e Prática Pedagógica 3
Profissão Docente
Saberes e Didática do Ensino de
Matemática 1
Saberes e Didática do Ensino da
Língua Portuguesa 2
Total
QUANT.
DE VAGAS
COM
BOLSA
TURNO
0
M/V/N
22 Vagas (06 COM BOLSA e 16 SEM
BOLSA)
Quadro 2: Data e horário das entrevistas e/ou provas da seleção de monitoria CEDU – 2022.1
DISCIPLINA
ENTREVISTA
DATA
HORÁ
PROVA
DATA
RIO
BANCA
HORÁ
RIO
Atividade Curricular
de Extensão 2
24/08
16:00
-
-
Prof. Eraldo de Souza Ferraz, Profa. Silvana
Paulina de Souza e Profa. Elza Maria da Silva
Currículo
25/08
15:00
-
-
Profa. Jeane Felix da Silva, Prof. Givanildo da
Silva e Prof. José Nogueira Neto
Didática
25/08
15:00
-
-
Profa. Jeane Felix da Silva, Prof. Givanildo da
Silva e Prof. José Nogueira Neto
Estágio
Supervisionado 2 –
Educação Infantil
23/08
11:00
-
-
Profa. Ana Maria dos Santos e Profa. Renata
da Costa Maynart
Fundamentos
Sociológicos da
Educação
24/08
15:00
24/08
15:00
Profa. Marina Rebeca Saraiva e Prof. João
Bittencourt
4
Gestão da
Educação e do
Trabalho Escolar
25/08
15:00
-
-
Profa. Sandra Regina Paz da Silva, Profa.
Elione Diógenes, Profa. Edna Prado e Prof.
Tiago Leandro da Cruz
Introdução a
Educação a
Distância
23/08
16:00
23/08
16:00
Profa. Maria Aparecida Vianna e Prof.
Carloney Alves de Oliveira.
Leitura e Produção
de Textos
25/08
16:00
-
-
Profa. Rhaissa Francisca Tavares de Melo
Balder e Profa. Silvana Paulina de Souza
Pesquisa e Prática
Pedagógica 2 –
Gênero e
Diversidade étnicoracial
24/08
10:00
24/08
10:00
Profa. Jordânia Souza e Profa. Jusciney
Carvalho Santana
Pesquisa e Prática
Pedagógica 3
24/08
17:00
24/08
17:00
Profa. Maria Aparecida Vianna e Prof.
Carloney Alves de Oliveira.
Profissão Docente
25/08
18:00
-
-
Profa. Maria Dolores Fortes Alves, Profa.
Abdízia Maria Alves Barros e Profa. Maria
Aparecida Vianna
Saberes e Didática
do Ensino de
Matemática 1
24/08
19:30
-
-
Prof. Carloney Alves de Oliveira e Profa.
Maria Aparecida Vianna
Saberes e Didática
do Ensino da
Língua Portuguesa
2
22/08
17:00
-
-
Profa. Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante,
Profa. Adriana Cavalcanti dos Santos e
Profa. Valéria Cavalcante
Quadro 3: Programas para a seleção de Monitoria – Temas para entrevista/Prova
DISCIPLINA
Leitura e Produção de
Textos
–
Profa. Silvana Paulina de
Souza
CONTEÚDO
PONTOS ENTREVISTA/PROVA:
1. Formação de leitores: A importância do uso das estratégias de leitura.
2. A escrita do texto acadêmico: gêneros.
3. Produção de textos acadêmicos.
REFERÊNCIAS:
TERRA, Ernani. Leitura do texto literário. São Paulo Contexto, 2014
BAJARD, É. A Descoberta da língua escrita. São Paulo, Editora Cortez,
2013.
BAJARD, É. Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem. São Paulo:
Cortez, 2002.
PONTOS ENTREVISTA/PROVA:
Introdução à EAD
Profa. Maria Aparecida
Vianna
1. Educação a Distância no Contexto atual
2. Impacto do uso de atividades online em tempo de isolamento social
3. A EAD no Brasil, importância e conceitos básicos.
REFERÊNCIAS:
5
Pesquisa e Prática
Pedagógica 3
Jordânia de Araújo Souza
ALMEIDA, Douglas Vieira de; SANTOS, Vera Lucia Pontes dos; Mercado,
Luís Paulo Leopoldo. A sala de aula invertida: desafios de uma estratégia
pedagógica de aprendizagem ativa no Ensino Superior. In: Libro de
Ponencias. EDUTEC2019, Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú,
2020. https://media.campanha.org.br/acervo/documentosCOVID-19_Guia3EaD_FINAL.pdf
DIAS-TRINDADE, Sara; MOREIRA, J. António; FERREIRA, António Gomes.
Pedagogias. Digitais no Ensino Superior. Coimbra: CINEP/IPC,
CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Guia COVID-19.
Educação a Distância. Informe-se e saiba como agir, cobrar, e trabalhar pela
educação de todos de maneira colaborativa. abril de 2020.
https://media.campanha.org.br/acervo/documentosCOVID-19_Guia3EaD_FINAL.pdf
PONTOS ENTREVISTA/PROVA:
1. Multiculturalismo;
2. Educação e Relações Étnico-raciais no Brasil
3. Interseccionalidade - Gênero, Classe e Raça
REFERÊNCIAS:
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática
pedagógica. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (orgs.).
Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, p. 13-37.
https://educarparaomundo.files.wordpress.com/2016/07/moreira-candaumulticulturalismo-diferenc3a7as-culturais-e-prc3a1ticas-pedagc3b3gicas.pdf
GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial e educação no contexto
brasileiro: algumas reflexões. In: GOMES, Nilma Lino (Org.). Um olhar além
das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
QUERINO, A. C.; LIMA, C. E. de; MADSEN, N. Gênero, raça e educação no
Brasil contemporâneo: desafios para a igualdade. In: BONETTI, A. de L.;
ABREU, M. A. A. Faces da desigualdade de gênero e raça no Brasil.
Brasília: Ipea, 2011, p. 129-148.
https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&i
d=12384
Pesquisa e Prática
Pedagógica 3
Profa. Maria Aparecida
Vianna
Fundamentos
Sociológicos da
Educação
Profa. Marina Rebeca
Saraiva
PONTOS ENTREVISTA/PROVA:
1. Concepções epistemológicas do conhecimento científico e suas
possibilidades de investigação no campo da educação.
2. Elementos constituintes da investigação em educação
3. Fontes de pesquisa para explorar a investigação nos espaços
educacionais.
PONTOS ENTREVISTA/PROVA:
1. As contribuições de Durkheim, Marx e Weber para pensar a
Educação
2. - Temas e estudos contemporâneos de Sociologia da Educação.
3. - Sociologia da Infância
REFERÊNCIAS:
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6a edição. Porto Alegre: Penso, 2012.
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro,
DP&A, 2000.
AKOTIRENE, C. Interseccionalidade. São Paulo, SP: Sueli Carneiro; Pólen,
2019.
REFERÊNCIAS:
6
Saberes e Didática do
Ensino da Língua
Portuguesa 2
Profa. Maria Auxiliadora da
S. Cavalcante
POSSENTI, Sírio. Por que (não) Ensinar Gramática na escola?, Campinas
, São Paulo, Mercado de Letras, ALB, 1996. Segunda parte: Gramática
Normativa, Gramática Descritiva e Gramática Internalizada. Disponível:
https://zellacoracao.files.wordpress.com/2009/03/porquenao_ensinar_gramatica_escola.pdf
COORDENAÇÃO DE MONITORIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE
ALAGOAS, AOS VINTE E NOVE (29) DIAS DO MÊS DE JULHO DE 2022.
Profa. Dra. Jordânia de A. Souza Gaudencio
Coordenadora de Monitoria/CEDU
Profa. Dra. Mariana Guedes Raggi
Diretora do CEDU
7
