2018.1
Chamada Aluno Domínio Conexo - 2018.1
CHAMADA DOMÍNIO CONEXO - 2018.1.pdf
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
CHAMADA – DISCENTE DOMÍNIO CONEXO – 2018.1
PERÍODOPERÍODO 2018.1
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação (PPGE) da
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) torna pública a abertura do processo
de inscrição e matrícula dos candidatos da modalidade de Discente Domínio
Conexo ás disciplinas oferecidas nos cursos de Mestrado e Doutorado em
Educação (Anexo 1), vinculadas as cinco linhas de pesquisa do PPGE.
Enquadra-se nesta modalidade qualquer discente vinculado aos Programas de
Pós-Graduação de reconhecidos.
Período de Inscrição e Matrícula: 21 e 22 de junho de 2018, no horário das 9h
às 12h e 14h às 17h na Secretaria do PPGE no 1º andar do prédio do Centro de
Educação.
Início das aulas: 25 de junho de 2018.
I - DA INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
1. O discente poderá se inscrever no máximo em duas disciplinas, num total de
8 (oito) créditos.
2. As inscrições serão realizadas exclusivamente na Secretaria do Programa de
Pós-Graduação em Educação.
3. Documentos necessários para matrícula:
- Ficha de matrícula devidamente preenchida (Anexo 2);
- Comprovante de matrícula no Programa de Pós-Graduação de origem;
- Cópia e original da Carteira de Identidade.
4. Não haverá seleção e a matrícula será realizada por ordem de chegada e
ficará condicionada à existência de vagas.
Maceió, 25 de maio de 2018
Prof. Dr. Luís Paulo Leopoldo Mercado
Coordenador do PPGE/UFAL
ANEXO 1 - OFERTA 2018.1 – DISCIPLINAS/VAGAS
CÓDIGO
CH
NÍVEL
NOME DA DISCIPLINA
DOCENTE
DIA/HORÁRIO
VAGAS
EDU303
4h
M/D
PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
DEISE FRANCISCO
NEIZA FUMES
SEGUNDA-FEIRA
14:00-18:00
2
EDU006.22
4h
M/D
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM
POLÍTICAS PÚBLICAS
ELIONE DIÓGENES
QUARTA-FEIRA
07:30-11:30
5
EDU017
4h
M/D
TÓPICOS AVANCADOS EM AQUISIÇÃO
E LINGUAGEM
EDUARDO CALIL
QUARTA-FEIRA
08:00-12:00
4
EDU302
4h
M/D
RECURSOS DIGITAIS EDUCACIONAIS
FERNANDO PIMENTEL
QUARTA-FEIRA
13:30-17:30
5
EDU052
4h
M/D
JUVENTUDE E ESCOLARIZAÇÃO
ROSEMEIRE REIS
QUARTA-FEIRA
15:00-19:00
3
EDNA PRADO
QUINTA-FEIRA
08:30-12:30
3
EDU121
4h
M/D
SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE
PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS:
GESTÃO E EDUCAÇÃO I (ANÁLISE DE
CONTEPUDO)
EDU033
4h
M/D
INTERAÇÃO NA DOCENCIA ONLINE
CLEIDE JANE COSTA
QUINTA-FEIRA
08:00-12:00
5
EDU056
4h
M/D
FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
ANDERSON MENEZES
JUNOT MATOS
QUINTA-FEIRA
08:00-12:00
2
EDU301
4h
M/D
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
APLICADA À EDUCAÇÃO ESPECIAL
DANIELA RIBEIRO
ANA CAROLINA SELLA
QUINTA-FEIRA
09:00-13:00
3
EDU036
4H
M/D
TRABALHO, ESTADO E EDUCAÇÃO
SANDRA REGINA PAZ
GEÓRGIA CÊA
QUINTA-FEIRA
14:00-18:00
EDU123
4h
M/D
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
COM TIC
LUIS PAULO MERCADO
SEXTA-FEIRA
14:00-18:00
EMENTAS DAS DISCIPLINAS
Juventudes e Escolarização – 4 créditos - Análise do cenário em que se
consolida a perspectiva dos sujeitos nas pesquisas educacionais. Estudo dos
referenciais teóricos utilizados pelas pesquisas na contemporaneidade.
Compreensão das noções de condição juvenil e culturas juvenis. Identificação
de questões concernentes à relação da instituição escolar com as juventudes
frente à “democratização” da escolarização”. Análise de diferentes modos de
compreensão da experiência escolar, sentido da escola e dos estudos, de
relação com o saber, a condição biográfica e de suas implicações para os
estudos sobre juventudes e escolarização. Perspectivas de análise sobre o
“diálogo” entre as “culturas juvenis” e a “cultura escolar”. Identificação de
pesquisas realizadas no Brasil sobre jovens estudantes na atualidade e análise
dos referenciais teóricos utilizados para tais estudos.
Análise do Comportamento Aplicada à Educação Especial– 4 créditos Análise do Comportamento e seus componentes (Behaviorismo Radical, Análise
do Comportamento Experimental e Análise do Comportamento Aplicada).
Conceitos e princípios básicos da Análise do Comportamento Aplicada.
Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada para a educação de
estudantes com necessidades educacionais especiais. A Análise do
Comportamento Aplicada e as práticas baseadas em evidência.
5
15
Recursos Digitais Educacionais – 4 créditos - Recursos digitais de
aprendizagem envolvendo mapas conceituais, games e experimentação online.
Interatividade e convergência de mídias nos objetos virtuais de aprendizagem.
Planejamento, aplicação e análise de recursos digitais de aprendizagem.
Repositórios de Objetos de Aprendizagem. Laboratórios virtuais/experimentação
e games na educação. Exploração de mundos virtuais. Gamificação no ensino.
Realidade aumentada e uso de aplicativos para educação móvel.
Trabalho, Estado e Educação– 4 créditos - Estudo das mediações entre o
fenômeno educacional e as dimensões econômicas e políticas, a partir da
compreensão das diferentes configurações do trabalho e do Estado no modo de
produção capitalista.
Seminário de Pesquisa em Políticas Públicas – 4 créditos – A constituição
da categoria de “políticas públicas”. A formulação das Políticas Públicas de corte
social: sua trajetória e desenvolvimento em nível internacional e do Brasil.
Aspectos conceituais e metodológicos da categoria “políticas públicas”: sujeitos,
racionalidades e interesses.
Metodologia do Ensino Superior com TIC – 4 créditos – O papel do professor
na educação superior no contexto da cultura digital: competências digitais e
didáticas, mediação pedagógica. O planejamento, docência e avaliação em
aulas com TIC, online e sala de aula invertida. Estratégias Didáticas com TIC. O
planejamento da docência presencial e/ou online que articulem os diversos
saberes dos mestrandos/doutorandos, com vistas ao desenvolvimento de aulas
inovadoras com TIC. Avaliação da aprendizagem: relação entre objetivos,
atividades e avaliação de cursos.
Interação na docência online – 4 créditos – As interações dos docentes no
contexto presencial e no contexto da EaD. Concepções de aprendizagem, que
tomam dimensões importantes e que estão associadas ao processo de ensinoaprendizagem. O conceito de interação e interatividade no âmbito da docência.
A cooperação e colaboração no processo de aprendizagem em ambiente online.
Análise das interações que podem ser estabelecidas entre professor-tutor, tutoraluno e aluno-aluno.
Pesquisa em Educação Especial – 4 créditos – Reflexões sobre os
paradigmas da educação do aluno com necessidades educacionais especiais,
os fundamentos da escola inclusiva e análise do processo de inclusão
educacional no Brasil e em Alagoas. Pesquisa em Educação Especial no Brasil
e em Alagoas.
Filosofia em Educação – 4 créditos – Discussão crítica sobre o fenômeno
educacional como elemento da práxis social. Filosofia como criação de
conceitos. Análise institucional, histórica e política da Educação e suas
dimensões no transcurso de século XIX ao XX, com ênfase nas questões éticas,
epistemológicas políticas do processo educativo. Discursos e teorias
educacionais da constituição histórico-filosófica do pensamento educacional
brasileiro.
Tópicos Avançados em Aquisição e Linguagem - 4 créditos – Estudo do
fenômeno metalinguístico relacionado ao desenvolvimento infantil, à
aprendizagem e ao ensino, com destaque para a ocorrência desse fenômeno em
processos de produção textual em contexto escolar. Serão exploradas a
definição, o escopo e a caracterização de tal fenômeno, considerando os
subprocessos de inscrição/linearização e revisão textual e, em particular, as
rasuras (operações cognitivas e metalinguísticas) implicadas nele. Será
discutido o modo como as relações entre a prática didática, o desenho curricular
(material didático e gêneros textuais) e a aprendizagem da gramática interferem
nas ocorrências desse fenômeno. A leitura e a análise crítica de estudos
científicos publicados em periódicos reconhecidos internacionalmente serão
exigidas. Obs: a disciplina exige a leitura em língua inglesa.
Seminários Avançados de Pesquisa em Políticas Públicas: Gestão e
Educação I (Análise de Conteúdo) - 4 créditos – Aspectos teóricos e
metodológicos da pesquisa qualitativa. Análise de Conteúdo (história, teoria,
método e técnicas). Conceituação de Categorias de Análise. Vivências e práticas
em pesquisa. A disciplina proporcionará reflexão acerca dos pressupostos
teórico-metodológicos da pesquisa cientifica auxiliando os mestrandos e
doutorandos na análise dos dados coletados em suas pesquisas, além da
Análise de Conteúdo e sua utilização no campo da pesquisa.
ANEXO 2 – FICHA DE MATRÍCULA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
DISCENTE DOMÍNIO CONEXO
(
) MESTRADO
MATRÍCULA
2018
(
1º SEMESTRE
) DOUTORADO
DISCENTE:
ENDEREÇO:
IDENTIDADE (RG):
CPF Nº:
DATA DE NASCIMENTO:
TELEFONE:
CELULAR:
E-MAIL:
Assinale com um X na coluna intitulada CURSAR EM 2018.1 nas disciplinas que irá matricular-se.
CÓDIGO
CH NÍVEL
NOME DA DISCIPLINA
DOCENTE
DIA/HORÁRIO
EDU303
4h
M/D
PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
DEISE FRANCISCO
NEIZA FUMES
SEGUNDA-FEIRA
14:00-18:00
EDU006.22
4h
M/D
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM POLÍTICAS
PÚBLICAS
ELIONE DIÓGENES
QUARTA-FEIRA
07:30-11:30
EDU017
4h
M/D
TÓPICOS AVANCADOS EM AQUISIÇÃO E
LINGUAGEM
EDUARDO CALIL
QUARTA-FEIRA
08:00-12:00
EDU302
4h
M/D
RECURSOS DIGITAIS EDUCACIONAIS
FERNANDO PIMENTEL
QUARTA-FEIRA
13:30-17:30
EDU052
4h
M/D
JUVENTUDE E ESCOLARIZAÇÃO
ROSEMEIRE REIS
QUARTA-FEIRA
15:00-19:00
EDU121
4h
M/D
SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA EM
POLÍTICAS PÚBLICAS: GESTÃO E EDUCAÇÃO
I (ANÁLISE DE CONTEPUDO)
EDNA PRADO
QUINTA-FEIRA
08:30-12:30
EDU033
4h
M/D
INTERAÇÃO NA DOCENCIA ONLINE
CLEIDE JANE COSTA
QUINTA-FEIRA
08:00-12:00
EDU056
4h
M/D
FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
ANDERSON MENEZESJUNOT
MATOS
QUINTA-FEIRA
08:00-12:00
EDU036
4H
M/D
TRABALHO, ESTADO E EDUCAÇÃO
SANDRA PAZ
GEÓRGIA CÊA
QUINTA-FEIRA
14:00-18:00
EDU301
4h
M/D
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA À
EDUCAÇÃO ESPECIAL
DANIELA RIBEIROANA
CAROLINA SELLA
QUINTA-FEIRA
09:00-13:00
EDU123
4h
M/D
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR COM
TIC
LUIS PAULO MERCADO
SEXTA-FEIRA
14:00-18:00
Maceió-AL, _____de junho de 2018
Assinatura do aluno(a): _________________________________________________________
