Edital Geral Nº 05 PROPEP/UFAL

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Edital 05-2010-PROPEP-UFAL-strictosensu-retificadora-19.10.pdf
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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadoria de Pós-Graduação

EDITAL 05/2010-PROPEP/UFAL
ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO –
INGRESSANTES NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2011
(VERSÃO RETIFICADA EM 19/10/2010, QUE SUBSTITUI NA ÍNTEGRA AS VERSÕES
ANTERIORMENTE PUBLICADAS)
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e as Coordenações dos Programas de PósGraduação stricto sensu da Universidade Federal de Alagoas – UFAL tornam pública, pelo
presente Edital, a abertura do processo de inscrição, seleção e matrícula dos candidatos a
seus Cursos de Mestrado e Doutorado especificados neste Edital, com prazos máximos de
conclusão de 24 (vinte e quatro) e 48 (quarenta e oito) meses, respectivamente, observando os
aspectos a seguir nomeados.
DAS VAGAS
Art. 1º O número total de vagas ofertadas é de 445 (quatrocentos e quarenta e cinco),
distribuídas de acordo com o quadro 1:
QUADRO 1
Programa

Vagas para
Mestrado
Profissional

1.
2.
3.
4.
5.

AGRONOMIA (PRODUÇÃO VEGETAL)
CIÊNCIAS DA SAÚDE
DINÂMICA DO ESPAÇO HABITADO (ARQUITETURA)
DIREITO
DIVERSIDADE BIOLÓGICA E CONSERVAÇÃO NOS
TRÓPICOS
6. ECONOMIA
7. EDUCAÇÃO
8. ENGENHARIA CIVIL
9. ENGENHARIA QUÍMICA
10. ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
11. FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA
12. LETRAS E LINGUÍSTICA
13. MATEMÁTICA - mestrado
14. MATEMÁTICA – (doutorado em Associação com UFBA)
15. MATERIAIS
16. METEOROLOGIA
17. MODELAGEM COMPUTACIONAL DE CONHECIMENTO
18. NUTRIÇÃO
19. QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

1

Vagas para
Doutorado

0
0
0
0
0

Vagas
para
Mestrado
Acadêmico
10
30
21
20
12

0
0
0
0
15
0
0
0
0
0
0
0
0
0

10
47
15
15
0
20
20
10
0
0
14
21
17
20

0
10
0
0
0
20
20
0
8
10
0
0
0
15

0
0
0
0
0

20. RECURSOS HIDRICOS E SANEAMENTO
21. SERVIÇO SOCIAL
22. ZOOTECNIA
TOTAL

0
0
0

15
15
15

15

TOTAL GERAL DE VAGAS NESTE EDITAL

0
0
0

347

83

445

DAS INSCRIÇÕES
Art. 2º As inscrições serão realizadas em períodos especificados a seguir, observando-se o
cronograma estabelecido para cada curso:
QUADRO 2
PROGRAMA DE
PÓS-GRADUAÇÃO

AGRONOMIA (PRODUÇÃO VEGETAL)
CIÊNCIAS DA SAÚDE
DINÂMICA DO ESPAÇO HABITADO
(ARQUITETURA)
DIREITO
DIVERSIDADE BIOLÓGICA E CONSERVAÇÃO
NOS TRÓPICOS
ECONOMIA
EDUCAÇÃO
ENGENHARIA CIVIL
ENGENHARIA QUÍMICA
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA
LETRAS E LINGUÍSTICA
MATEMÁTICA - mestrado
MATEMÁTICA – (doutorado em Associação com
UFBA)
MATERIAIS
METEOROLOGIA
MODELAGEM COMPUTACIONAL DE
CONHECIMENTO
NUTRIÇÃO
QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA-Mestrado
QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA-Doutorado
RECURSOS HIDRICOS E SANEAMENTO
SERVIÇO SOCIAL
ZOOTECNIA

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

Data de matrícula
institucional

DATA
INÍCIAL
16/11/2010
06/09/2010
15/09/2010

DATA FINAL
15/12/2010
01/10/2010
14/10/2010

10 e 11/02/2011
07 a 11/02/2011
07 a 11/02/2011

18/10/2010
27/09/2010

04/11/2010
11/10/2010

10 a 11/01/2011
24 a 26/01/2011

06/09/2010
06/09/2010
15/09/2010
13/09/2010
01/10/2010
Fluxo
contínuo
11/10/2010
Fluxo
contínuo
Fluxo
contínuo
Fluxo
contínuo
06/09/2010

01/10/2010
30/09/2010
29/10/2010
13/10/2010
29/10/2010
Fluxo
contínuo
22/10/2010
Fluxo
contínuo
Fluxo
contínuo
Fluxo
contínuo
22/10/2010

17 a 19/01/2011
24 a 28/01/2011
12 e 13/01/2011
12 e 13/01/2011
20 a 21/01/2011
-

03/11/2010

03/12/2010

13/09/2010
06/12/2010
06/12/2010
15/09/2010
18/10/2010
13/09/2010

14/10/2010
17/12/2010
17/12/2010
29/10/2010
05/11/2010
01/10/2010

31/01 a 04/02/2011
05 a 06/01/2011
15 a 17/02/2011
17 a 19/01/2011
24 e 25/02/2011
28/02/2011
02 e 03/02/2011
20 a 21/01/2011
10 e 11/02/2010

Parágrafo Único – Para os Programas com inscrição em Fluxo Contínuo, os dados constantes
neste edital serão válidos até a data do lançamento do Edital para ingresso no período letivo do
2º. Semestre de 2011, pelo qual serão automaticamente substituídos.
2

Art. 3º As inscrições serão realizadas na PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓSGRADUAÇÃO – PROPEP, LOCALIZADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS –
UFAL, PRÉDIO DA REITORIA, CAMPUS A. C. SIMÕES, TABULEIRO DO MARTINS,
MACEIÓ-AL, CEP 57072-970, podendo ser efetuadas por correio expresso (SEDEX), postado
até a data limite especificada no quadro 2.
Art. 4º Será admitida a inscrição por intermédio de procurador, com poderes específicos
(procuração simples, registrada em cartório).
Art. 5º Será admitida a inscrição via postal, mediante a utilização de serviços de entrega
expressa (SEDEX), desde que o pedido seja postado até o último dia do prazo de inscrição,
previsto no Art. 2º, encaminhado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Av. Lourival de
Melo Mota, s/n – Campus A. C. Simões – Reitoria – Tabuleiro do Martins – CEP 57072-970,
Maceió – AL.
§ 1º No caso da inscrição por via postal, todos os documentos comprobatórios do currículo
devem ser previamente autenticados em Cartório.
§ 2º Informações adicionais relativas a cada Programa podem ser obtidas pelos telefones,
página eletrônica (conforme disponibilidade do provedor institucional de internet), e-mail e
secretaria, conforme quadro a seguir:
§ 3º Para os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira, Matemática, Física
da Matéria Condensada e de Doutorado em Materiais os interessados devem se dirigir à
respectiva Coordenação do Programa de Pós-Graduação, de localização constante no Quadro
3 deste Edital, para procedimento de pré-inscrição. Para o Doutorado em Materiais deverá
ainda ser realizada uma pré-inscrição online através de formulário eletrônico disponível no
endereço: www.ctec.ufal.br/posgraduacao/pgmateriais.
QUADRO 3
PROGRAMA
AGRONOMIA (PRODUÇÃO
VEGETAL)

CIÊNCIAS DA SAÚDE

DINÂMICA DO ESPAÇO
HABITADO (ARQUITETURA)

DIREITO

3

CONTATO
(82) 3261-3470
http://www.ceca.ufal.br/mestrado/agronomia
Centro de Ciências Agrárias
BR 101-Norte Km 85 Rio Largo AL CEP 57.100-000
(82) 3223-5829, 3223-5613 ou 3336-3444 Ramal 216;
e-mail pgcs@propep.ufal.br; http://www.icbs.ufal.br/mestrado/cienciasdasaude
Secretaria do PPGCS/ICBS
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - ICBS
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Praça Afrânio Jorge S/N
Prado- Maceió-AL-CEP 57.010-020
(82) 3214-1309
http://www.fau.ufal.br/posgraduacao/deha/
deha@fau.ufal.br
Secretaria do PPGAU/DEHA, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo,
Universidade Federal de Alagoas – Campus A.C. Simões – Tabuleiro do Martins
Maceió/AL CEP: 57072-970
(82) 3214 12 55
Faculdade de Direito de Alagoas – FDA/UFAL COORDENAÇÃO DO
MESTRADO.
Universidade Federal de Alagoas
Campus A. C. Simões - Av. Lourival Melo Mota, s/n,

DIVERSIDADE BIOLÓGICA E
CONSERVAÇÃO NOS
TRÓPICOS

ECONOMIA

EDUCAÇÃO BRASILEIRA

ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA QUÍMICA

ENSINO DE CIÊNCIAS E
MATEMÁTICA

FÍSICA DA MATÉRIA
CONDENSADA

LETRAS E LINGUÍSTICA

MATEMÁTICA (MESTRADO E
DOUTORADO)

MATERIAIS

4

Tabuleiro do Martins - Maceió - AL, CEP: 57072-970
82) 3223-5613, (82) 3221-2501
http://www.icbs.ufal.br/posgraduacao/dibict_pos/
e-mail: ppgdibict@gmail.com
Secretaria do PPGDIBICT, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde,
Universidade Federal de Alagoas – Praça Afrânio Jorge – Prado – Maceió-AL
(82) 3214-1222, (82) 3214-1228.
Email: ppge@feac.ufal.br
http://www.feac.ufal.br/mestrado/economia/
Coordenação do Mestrado em Economia Aplicada/FEAC
Universidade Federal de Alagoas
Campus A. C. Simões - Av. Lourival Melo Mota, s/n,
Tabuleiro do Martins - Maceió - AL, CEP: 57072-970
(82) 3214.1196
http://www.cedu.ufal.br/posgraduacao/ppge/
e-mail: ppgeufal@gmail.com
Secretaria do PPGE, 1º andar
Centro de Educação (CEDU), Universidade Federal de Alagoas – Campus A.C.
Simões – Tabuleiro do Martins
Maceió/AL CEP: 57072-970
(82) 3214-1863, (82) 3214-1276, (82) 3214-1279
http://www.ctec.ufal.br/posgraduacao/ppgec/
ppgec@ctec.ufal.br
Secretaria Geral de Pós-Graduação, Centro de Tecnologia, Universidade
Federal de Alagoas – Campus A.C. Simões. Av. Lourival Melo Mota, s/n.
Tabuleiro dos Martins.
CEP 57072-970. Maceió
(82) 3214-1279
http://www.ctec.ufal.br/posgraduacao/ppgeq/
ppgeq@ctec.ufal.br
Secretaria do PPGEQ, Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas
– Campus A.C. Simões. Av. Lourival Melo Mota, s/n. Tabuleiro dos Martins.
CEP 57072-970. Maceió-AL
Fone: (082) 3221.8488
E-mail: ppgecim.ufal@gmail.com
http://www.ufal.edu.br/ppgecim
Secretaria do PPGECIM, Universidade Federal de Alagoas - Usina Ciência
Rua Aristeu de Andrade, 452 – Farol
CEP. 57.021-090 - Maceió-AL
(82) 3214-1423
http://www.if.ufal.br
pg.secretaria@if.ufal.br
Secretaria do PPGF, Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas –
Campus A.C. Simões – Tabuleiro do Martins
Maceió/AL CEP: 57072-970
82) 3214-1463 / 3214-1640 / 3214-1343
http://www.fale.ufal.br/posgraduacao/ppgll
ppgll.letras@gmail.com
Secretaria do PPGLL, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas Campus A.C. Simões – Tabuleiro do Martins
Maceió/AL CEP: 57072-970
(82) 3214-1418
http://www.im.ufal.br/posgraduacao/posmat/
coordenador@pos.mat.ufal.br
Secretaria do PPGMAT, Instituto de Matemática, Universidade Federal de
Alagoas – Campus A.C. Simões – Tabuleiro do Martins
Maceió/AL CEP: 57072-970
(82) 3214-1276

METEOROLOGIA

MODELAGEM
COMPUTACIONAL DE
CONHECIMENTO

NUTRIÇÃO

http://www.ctec.ufal.br/posgraduacao/pgmateriais
materiais.coordenador@optma.org
Secretaria do PPGMateriais, Centro de Tecnologia,
Universidade Federal de Alagoas – Campus A. C. Simões – Tabuleiro do
Martins
Maceió/AL CEP: 57072-970
(82) 3214-1365
http://www.icat.ufal.br/mestrado/meteorologia/
pgmeteo@ccen.ufal.br
Secretaria do PPGMETEO, Instituto de Ciências Atmosféricas, Universidade
Federal de Alagoas – Campus A.C. Simões – Tabuleiro do Martins
Maceió/AL CEP: 57072-970
(82) 3214-1364, (82)3214-1640
http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/ic/pos-graduacao/mestrado
vitormmcc@yahoo.com.br
Secretaria do PPGMCC, Instituto de Computação
Universidade Federal de Alagoas – Campus A.C. Simões – Tabuleiro do Martins
Maceió/AL CEP: 57072-970
(82).3214-1158 / 3214.1160 /3214.1145

http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/fanut
coordmestnutufal@gmail.com

QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

RECURSOS HIDRICOS E
SANEAMENTO

SERVIÇO SOCIAL

ZOOTECNIA

FANUT/UFAL - Faculdade de Nutrição Campus A.C. Simões Av. Lourival de
Melo Mota, Bloco 16, 1º andar Tabuleiro do Martins - Maceió-AL CEP: 57072970
(82) 3214-1384
http://www.qui.ufal.br
ppgqb.ufal@gmail.com e cpgqb@qui.ufal.br
Secretaria do PPGQB, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade
Federal de Alagoas – Campus A.C. Simões – Tabuleiro do Martins
Maceió/AL CEP: 57072-970
(82) 32141279, (82) 3214-1276, (82) 3214-1863
http://www.ctec.ufal.br/posgraduacao/ppgrhs
ppgrhs@yahoo.com
Secretaria Geral de Pós-Graduação, Centro de Tecnologia – Campus A.C.
Simões – Cidade Universitária
(82) 3214-1239
http://www.fsso.ufal.br/mestrado/servicosocial/
Secretaria do PPGSS, Faculdade de Serviço Social
Universidade Federal de Alagoas – Campus A.C. Simões – Tabuleiro do Martins
Maceió/AL CEP: 57072-970
(82) 3261-3470
http://www.ceca.ufal.br/mestrado/zootecnia
Centro de Ciências Agrárias-CECA
Coordenação do PPGZOO
Universidade Federal de Alagoas
BR 101-Norte Km 85 Rio Largo AL CEP 57.100-000

DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO
Art. 6º Poderão inscrever-se, para o nível de Mestrado, candidatos graduados portadores de
diploma de nível superior – graduação de duração plena – emitido por instituições oficiais e
reconhecidas pelo MEC; para o nível de Doutorado, poderão se inscrever candidatos
portadores de título de Mestre – Mestrado Acadêmico ou Profissional.
§ 1º Também poderão inscrever-se no presente processo seletivo concluintes do último
semestre ou ano dos cursos especificados no caput deste artigo, de instituições oficiais e
reconhecidas pelo MEC.
5

§ 2º Somente serão aceitas inscrições de portadores de títulos obtidos no exterior mediante
apresentação do comprovante de revalidação do curso de graduação ou mestrado, por
instituições oficiais e reconhecidas pelo MEC.
Art. 7º A inscrição será realizada mediante requerimento através de preenchimento do
formulário de inscrição (Anexo 1) e, nos casos especificados para cada programa, com os
demais formulários exigidos por cada curso, acompanhados dos seguintes documentos:
I. Cópias autenticadas de documentos pessoais: carteira de identidade, CPF, comprovante das
obrigações militares para homens, título de eleitor e comprovante de quitação com a Justiça
Eleitoral para brasileiros; Registro Nacional de Estrangeiros ou passaporte, CPF e visto de
permanência para estrangeiros.
II. Cópia autenticada do Diploma ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação ou
Mestrado, conforme o nível pretendido, emitida pela Instituição onde o título foi obtido.
III. Cópia autenticada do Histórico Escolar da Graduação, para candidatos ao Mestrado, ou
cópia autenticada do Histórico Escolar do Mestrado, no caso de candidatos para Doutorado;
IV. 02 (duas) fotos 3x4;
V. Curriculum Vitae (Modelo LATTES-CNPq – www.cnpq.br), dos últimos 05 (cinco) anos,
impressas diretamente da Plataforma Lattes, assinadas e encadernadas, devidamente
documentadas com cópias autenticadas dos títulos e dos comprovantes das atividades
relacionadas.
VI. Projeto de dissertação (para o Mestrado) ou projeto de tese (para o Doutorado) em (03) três
vias, caso especificado nas regras complementares do programa, nos anexos deste Edital.
VII. Para o Curso de Doutorado o candidato oriundo de cursos de Mestrado distintos do
programa pretendido deve apresentar um exemplar da dissertação de mestrado. Em caso de
dissertação prestes a ser defendida, o candidato deve apresentar um manuscrito do Exame de
Qualificação ou pré-Dissertação junto com um documento comprovando cumprimento das
exigências necessárias para a obtenção do título de Mestre;
§ 1º A comprovação de que trata o inciso II do presente artigo poderá ser substituída por
declaração, emitida por instituição de ensino superior, de que o aluno é concluinte do curso,
desde que o mesmo conclua a referida graduação ou mestrado antes de realizar a matrícula no
curso de pós-graduação ora ofertado.
§ 2º Os documentos apresentados sob forma de cópia deverão ser autenticados em cartório ou
acompanhados dos originais para a devida autenticação, no momento da inscrição, junto à
PROPEP/UFAL. Serão também aceitas cópias de documentos validados por servidor público
federal da ativa, desde que haja carimbo de “confere com o original” acompanhado do carimbo
funcional do servidor, com número de SIAPE.
§ 3º Nos casos em que há exigência de projeto de pesquisa de dissertação ou de tese, este
deverá estar vinculado às linhas de pesquisa/área de concentração indicadas pelo respectivo
Programa de Pós-Graduação, no anexo deste Edital. Devem ainda ser adotadas as seguintes
orientações para elaboração do projeto:
6

a. O projeto deve apresentar a seguinte estrutura: capa, folha de rosto, caracterização do
problema, base teórica e conceitual, hipótese, objetivos, metodologia, cronograma,
referências bibliográficas;
b. O texto do projeto deve ser apresentado de forma clara, com argumentação teórica e
metodológica pertinente;
c. O projeto deve ter a seguinte formatação: papel A4, margens superior e esquerda de
3cm, margens inferior e direita de 2cm, fonte Times New Roman ou Arial, 12, páginas
numeradas e impressão de qualidade satisfatória.
Art 8º. – Além dos documentos acima citados, devem ser apresentados os seguintes
documentos complementares para a candidatura:
QUADRO 4
CURSO
AGRONOMIA (PRODUÇÃO
VEGETAL)
CIÊNCIAS DA SAÚDE
DINÂMICA DO ESPAÇO
HABITADO (ARQUITETURA)
DIREITO
DIVERSIDADE BIOLÓGICA E
CONSERVAÇÃO NOS
TRÓPICOS
ECONOMIA
EDUCAÇÃO (mestrado e
doutorado)
ENGENHARIA CIVIL
ENGENHARIA QUÍMICA
ENSINO DE CIÊNCIAS E
MATEMÁTICA
FÍSICA DA MATÉRIA
CONDENSADA (mestrado e
doutorado)
LETRAS E LINGUÍSTICA
(mestrado e doutorado)
MATEMÁTICA (mestrado)
MATEMÁTICA – (Doutorado Associação UFBA)
MATERIAIS
METEOROLOGIA
MODELAGEM
COMPUTACIONAL DE
CONHECIMENTO
NUTRIÇÃO
QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA
(mestrado)
QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA
(doutorado)
RECURSOS HIDRICOS E
SANEAMENTO

7

Carta de
Intenção de
Orientação

Carta de Anuência
do Empregador

Outros
(descrever)

Não

Sim

Ver anexo

Sim

Sim

Ver anexo

Não

Não

Não

Ver anexo

Não

Não

Não

Ver anexo

Não

Sim

Não

Ver anexo

Não

Não

Não

Ver anexo

Não

Não

Não

Ver anexo

Carta de
Recomendação
Apresentar 2
(duas) cartas
Não

Apresentar 2
(duas) cartas
Não

Não

Não

Ver anexo

Não

Não

Ver anexo

Não

Não

Sim

Ver anexo

Não

Não

Não

Ver anexo

Não

Sim

Não

Ver anexo

Não

Não

Ver anexo

Não

Não

Ver anexo

Sim

Não

Ver anexo

Sim

Sim

Ver anexo

Não

Sim

Não

Ver anexo

Não

Não

Não

Ver anexo

Não

Não

Não

Ver anexo

Não

Sim

Não

Ver anexo

Não

Não

Não

Ver anexo

Apresentar 2
(duas) cartas
Apresentar 2
(duas) cartas
Apresentar 2
(duas) cartas
Apresentar 2
(duas) cartas

SERVIÇO SOCIAL
ZOOTECNIA

Não
Apresentar 2
(duas) cartas

Não

Não

Ver anexo

Não

Sim

Ver anexo

Art. 9º Somente serão recebidas inscrições com documentação completa.
DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES E RECURSOS
Art. 10º Os pedidos de inscrição serão previamente analisados por Comissões de Seleção,
específicas de cada Programa de Pós-Graduação, compostas por professores do Curso e
designadas por portaria dos Colegiados dos PPG, para a verificação do cumprimento dos
requisitos dos candidatos e homologação das inscrições.
Art. 11º A homologação das inscrições por cada Comissão de Seleção será publicada no
quadro de avisos da Unidade Acadêmica do Curso e/ou na página eletrônica da PROPEP, de
acordo com o cronograma de cada programa.
Parágrafo Único - O candidato que tiver a homologação de sua inscrição indeferida poderá
recorrer da decisão, na Secretária do Curso, no prazo de até 72 (setenta e duas) horas,
contadas a partir da publicação do resultado da homologação, com julgamento do recurso pela
Comissão de Seleção.
DO PROCESSO SELETIVO E JULGAMENTO DOS CANDIDATOS
Art. 12º. O Processo Seletivo dos candidatos será realizado pela Comissão de Seleção
composta por professores do Curso, designada para esse fim, através do Colegiado do PPG.
Art. 13. O Processo Seletivo constará das seguintes etapas, conforme especificidade de cada
curso (ver anexos)
I. Prova escrita sobre os conhecimentos específicos da área de concentração do Programa.
II. Entrevista e/ou avaliação de projetos;
III. Análise do Curriculum Vitae, segundo critérios disponíveis no anexo;
IV. Histórico Escolar do curso de graduação para candidatos ao mestrado e históricos de
graduação e mestrado para candidatos ao doutorado;
V. Carta de Recomendação, quando solicitado;
V. Exame de Proficiência em língua estrangeira.
§ 1º As informações relativas a bibliografias, temas da prova escrita, vagas disponíveis por
temas específicos de pesquisa, distribuição das pontuações na avaliação de currículo e na
avaliação de histórico escolar estarão disponíveis no anexo deste Edital, nos campos
específicos para cada curso.

8

§ 2º Para a realização das provas de conhecimentos específicos, proficiência em língua
estrangeira e entrevista, os candidatos deverão se apresentar no(s) local(is) e horário(s)
indicados no anexo deste Edital, nos campos específicos para cada curso.
§ 3º Para as provas escritas deverão ser utilizadas canetas esferográficas.
§ 4º No exame de proficiência em língua estrangeira, o candidato deverá demonstrar
compreensão (interpretação ou tradução) de texto de literatura técnico científica. Durante a
realização do exame, será permitida a utilização de dicionário impresso, mas não serão
admitidos equipamentos, tradutores eletrônicos, computadores, etc. Estarão dispensados da
realização deste exame, e receberão nota máxima, exceto quando o anexo específico do PPG
indique determinação distintaos candidatos que comprovarem domínio através de Certificado
de Proficiência em Exames Oficiais de Língua Estrangeira.
§ 5º No caso de realização de avaliação oral, a proposta preliminar de pesquisa não será
avaliada, e sim o candidato, sendo que cada membro da Comissão de Seleção avaliará e
pontuará de 0 a 2 pontos cada candidato em cada um dos aspectos:
I. Conhecimento sobre a base conceitual para desenvolvimento da pesquisa;
II. Conhecimento procedimentos metodológicos para desenvolvimento da pesquisa;
III. Capacidade de inter-relacionar idéias e conceitos;
IV. Capacidade de explanação oral sobre o tema de pesquisa;
V. Forma de expressão (com uso correto da Língua Portuguesa);
§ 6º Para a análise curricular será utilizado o barema indicado no anexo 4, exceto nos casos
especificados em que o barema é apresentado no anexo do programa.
Art 14. Para fins de pontuação curricular, serão consideradas apenas as atividades
compatíveis com as áreas de concentração do Curso devidamente comprovadas.
Art 15. Será considerado aprovado o candidato que obtiver a nota média final igual ou superior
a 7,0 (sete), com exceção da seleção para os cursos de Mestrado e Doutorado em Física da
Matéria Condensada, Mestrado e Doutorado em Química e Biotecnologia, Mestrado em
Agronomia, Mestrado em Engenharia Química e Mestrado em Recursos Hídricos que
adotarão a nota final igual ou superior a 6,0 (seis).
§ 1º Os candidatos serão selecionados até o número de vagas previstas, para cada PPG, no
Artigo 1º deste Edital. A classificação final dos candidatos será realizada por ordem
decrescente da nota final e disponibilidade de vagas, por área de concentração e/ou por linha
de pesquisa, de acordo com a distribuição interna do programa, quando houver.
§ 2º No caso de igualdade de notas, serão utilizados os seguintes critérios para o desempate
dos candidatos:
I. Maior nota na Prova Escrita de conhecimentos específicos à área de concentração do
PPG;
II. Publicação de trabalhos científicos comprovados no Curriculum Vitae;
III. Maior tempo de docência;
IV. Candidato mais velho.

9

§ 3º O candidato poderá ser aprovado, mas não selecionado, observando-se a ordem
decrescente de classificação, o número de vagas, conforme Art. 1º deste Edital, e a
disponibilidade de vagas de orientação nas áreas de concentração e linhas de pesquisa.
§ 4º. Não havendo candidatos aprovados em número suficiente para o preenchimento das
vagas ofertadas no Artigo 1º deste Edital, estas poderão resultar sem preenchimento no final
do processo seletivo.
Art. 16 Os resultados das provas eliminatórias será divulgado na Secretaria e na página
eletrônica de cada Programa de Pós-Graduação, conforme disponibilidade do provedor
institucional de internet.
DO RESULTADO FINAL E RECURSOS
Art. 17 Os RESULTADOS FINAIS serão divulgados de acordo com o calendário de cada
curso, exclusivamente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPEP, em
sua página eletrônica http://www.propep.ufal.br.
Art. 18 O candidato poderá recorrer do resultado de cada etapa eliminatória à Comissão de
Seleção do Programa de Pós-Graduação específico, na Secretaria, no prazo de até 72 (setenta
e duas) horas contadas a partir da respectiva divulgação, e poderá recorrer à PROPEP do
resultado final, no prazo de até 72 (setenta e duas) horas, contadas da divulgação.
DA MATRÍCULA E INÍCIO DO CURSO
Art. 19 Terão direito à matrícula no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO os candidatos
aprovados e classificados, respeitados os limites das vagas estabelecidas no Artigo 1º deste
Edital e em conformidade com a disponibilidade de vagas do professor orientador.
Art. 20 A matrícula dos candidatos selecionados será feita na Pró-Reitoria de Pesquisa e PósGraduação – PROPEP, pelo candidato ou por seu representante legal, de acordo com o
estabelecido no Quadro 2.
§1º. No caso da inscrição condicionada, prevista no § 1º do Artigo 6º, o candidato a Mestrado
só poderá matricular-se se tiver concluído a Graduação e o candidato a Doutorado só poderá
realizar sua matrícula institucional quando comprovar que concluiu o Mestrado, desde que
solicite a efetivação da matrícula até o 30 de março de 2011.
§2º Estudantes aprovados no processo seletivo dos Programas de Pós-Graduação em
Matemática, Física da Matéria Condensada e de Materiais deverão fazer sua matrícula junto
à PROPEP, em fluxo contínuo.
§3º Será considerado desistente o candidato aprovado que não efetuar a matrícula institucional
no período determinado neste Edital.
§4º Em caso de desistência da matrícula, não inscrição, ou existência de vagas, será feita
convocação dos candidatos aprovados, considerando-se a ordem de classificação, de acordo
com o disposto do Art. 1º deste Edital e a disponibilidade de orientador.
Art. 21 A previsão para o início das aulas é para o mês de março de 2011, em dia a ser
definido e informado durante a matrícula.
10

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 22 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação das normas e
condições estabelecidas neste Edital.
Art. 23 Será excluído do processo seletivo o candidato que:
I. Faltar a qualquer parte do processo seletivo;
II. Apresentar comportamento considerado incompatível com a lisura do certame, a critério
exclusivo da Comissão de Seleção;
III. Apresentar-se nos locais de realização das provas após a hora marcada para seu início.
Art. 24 As bolsas disponibilizadas por agências de fomento poderão ser oferecidas aos alunos,
atendendo aos critérios fixados por estas instituições e pelo Colegiado do Curso, não estando
garantida a concessão de bolsas aos selecionados.
Art. 25 As alterações relativas a datas e horários de realização das provas, conteúdo
programático, peso e pontuação serão divulgadas pelo mesmo meio utilizado para divulgação
deste.
Art. 26 O exame de seleção só terá validade para o Curso com início no primeiro semestre de
2011, não sendo passível de aproveitamento para seleções futuras.
Art. 27 O regimento de cada programa, bem como informações sobre as linhas de pesquisa e
orientadores, estarão à disposição dos candidatos na Secretaria do PROGRAMA DE PÓS
GRADUAÇÃO e na página eletrônica já especificada no Quadro 3.
Art. 28. Este Edital permitirá a realização das provas em outra Instituição de Ensino Superior
do território nacional ou no exterior, desde que aprovado e providenciado pelo respectivo
Colegiado do PPG, de forma a prover maior acessibilidade a candidatos externos ao Estado de
Alagoas.
Art. 29 Portadores ou representantes de portadores de necessidades especiais devem contatar
a PROPEP/UFAL, através dos telefones 82-3214-1069, 82-3214-1068, para garantia de
acessibilidade plena ao processo seletivo e à realização do curso.
Art. 30 Os casos omissos no presente Edital, serão resolvidos pelo Colegiado de cada
Programa de Pós-Graduação.

Maceió, 06 de setembro de 2010.

Prof.ª. Dr.ª. Sandra Nunes Leite
Coordenadora de Pós-Graduação/PROPEP/UFAL

11

Prof. Dr. Josealdo Tonholo
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação/UFAL

ANEXO 1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPEP
Processo de Seleção (Mestrado e Doutorado)

Foto 3 x4

Formulário de Inscrição
Do preenchimento completo e correto dependerá a adequada tramitação de sua
solicitação (Proibida a mudança de formato).
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM:

(

UNIDADE ACADÊMICA

) Mestrado

(

) Doutorado

1 - DADOS PESSOAIS DO CANDIDATO
Nome completo, sem abreviações

Data de nascimento
/

/

(

Sexo

) masc. (

RG

Naturalidade

CPF

Endereço eletrônico (E-mail)

) fem.

Endereço residencial

CEP

Cidade

Bairro

UF

DDD

Fone

-

Endereço para correspondência: indique se ( ) Residencial ou ( ) Institucional

12

Fax

2 - LOCAL DE TRABALHO DO CANDIDATO
Instituição (universidade, centro, empresa etc.)

Cargo/função

Sigla

Vínculo empregatício

Sim

Não

Situação

Regime de trabalho

Ativa

Tempo Parcial – TP

Aposentado

Tempo Integral - TI
Dedicação Exclusiva - DE

Endereço institucional

CEP

Cidade

DDD

Telefone

Ramal

UF

Fax

3 – DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS DE INSCRIÇÃO (não preencher - será preenchido pela Comissão de
Seleção dos Programas de Pós-Graduação)
Formulário de inscrição

Cópia do histórico escolar

Cópia da carteira de
identidade

Cópia do diploma/certidão

Preenchimento pela Comissão de Seleção

Carta de recomendação
Cópia do CPF

Carta de intenção de
orientação

Parecer da Comissão

Título de Eleitor e
Comprovante de quitação
com a Justiça Eleitoral

Curriculum Vitae –
Lattes/CNPq

Inscrição deferida

2 fotos 3x4

Maceió, ___/___/__

Inscrição indeferida

Projeto de Pesquisa/Plano de
Trabalho/Proposta Preliminar de
Pesquisa

Presidente da
Comissão

4-ÁREA DE CONCENTRAÇÃO/LINHA DE PESQUISA/ÁREA DE ESTUDO (item obrigatório
quando houver distribuição interna das vagas por área/linha):

5 – OPÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (verificar no Edital e Anexos quais as opções
disponíveis para cada Programa/Curso):
( ) INGLÊS

13

( ) ESPANHOL

( ) ALEMÃO

( ) FRANCÊS

6 – DEMANDA DE BOLSA DE ESTUDOS
Necessitará de
Bolsa?

Já é bolsista de
Pós-Graduação?
Sim

Sim

Vigência

É empregado(a) ?
Sim

Não

Não

De

/

Não

/

Nível:

Renda:
R$

Será liberado(a) ?
Empregador:

Até

/

/

Sim

Não

7 - EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CANDIDATO (até 09 linhas com Arial 10)
Exponha, de maneira sucinta, as razões que o levaram a candidatar-se ao Programa de Pós-Graduação
e quais as suas perspectivas profissionais em termos acadêmicos e/ou técnicos.

8 – NECESSIDADES ESPECIAIS
É portador de necessidades especiais?
( )SIM

(

)NÃO

Em caso positivo, favor especificar: ___________________________________________________
Necessita de atendimento e/ou auxílio especial durante o processo de seleção (LIBRAS, assistente,
espaço físico, computador, programas DOSVOX ou equivalente, outras facilidades)?
________________________________________________________________________________.
9 - TERMO DE COMPROMISSO DO SOLICITANTE

Declaro, para fins de direito, conhecer as normas gerais relativas à seleção e ingresso, fixadas pelo
estatuto da Universidade Federal de Alagoas, pelo edital de seleção e pelo Regimento do Programa
de Pós-Graduação.
Local

Data
/

14

Assinatura
/

ANEXO 2
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPEP
Processo de Seleção (Mestrado e Doutorado)

Carta de intenção de orientação de candidato
Do preenchimento completo e correto de todos os campos hachurados dependerá a adequada
tramitação de sua solicitação.
1 - DADOS PESSOAIS DO CANDIDATO
CPF

Nome completo, sem abreviações:

2 - ORIENTADOR PRETENDIDO
Nome completo, sem abreviações:

3 – TEMA DE PESQUISA (deve ser compatível com uma das linhas de pesquisa do programa e com
as linhas de pesquisa do orientador que o candidato gostaria de ter, para desenvolver em dois anos do
curso)

4 - TERMO DE CIÊNCIA DO CANDIDATO
Declaro, para fins de direito, que estou efetuando a indicação do orientador apenas para efeitos do
processo
de
seleção
em
andamento
no
Programa
de
Pós-Graduação
em
______________________________________________ Universidade Federal de Alagoas, para
possível orientação após aprovação e matrícula. Estou ciente de que este termo não representa o
compromisso de orientação definitiva do orientador pretendido, que o tema deverá ser escolhido por
acordo entre orientador-orientando e que o processo de orientação e desenvolvimento das atividades
do mestrado deverão seguir as normas do regimento interno Programa, as quais são de meu
conhecimento.

15

Local:

Data:
/

Assinatura:
/

5 - TERMO DE CIÊNCIA DO ORIENTADOR PRETENDIDO
Declaro, para fins de direito, que concordo com a indicação de meu nome pelo candidato desta ficha,
para efeitos do processo de seleção 2011/01 no Programa de Pós-Graduação em
_______________________ _________________________________ da Universidade Federal de
Alagoas, para possível orientação após aprovação e matrícula, não tendo interferido no
desenvolvimento da proposta pelo mesmo, mas apenas apresentei minhas linhas de pesquisa/áreas
de concentração e projetos. Estou ciente de que este termo não representa o compromisso de
orientação definitiva, que o tema poderá ser livremente modificado e o processo de orientação deverá
seguir as normas do regimento interno do Programa, as quais são de meu conhecimento.
Local:

Data:
/

Proibido mudança de formato

16

/

Assinatura:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

ANEXO 3
CARTA DE RECOMENDAÇÃO

Senhor candidato: Preencha o quadro abaixo e entregue este formulário a um professor de sua
escolha.

Nome do Candidato:
Diplomado em:
Nome do
Recomendante:

Cargo:

Instituição:

Departamento:

Titulação:

Instituição:

Ano:

Senhor Recomendante: O candidato acima pretende ingressar no curso de
Mestrado/Doutorado
do
Programa
de
Pós-Graduação
em..........................................................................................., da Universidade Federal de
Alagoas. Suas informações e observações a respeito do candidato serão importantes para
avaliação da potencialidade do mesmo.

1. Inicialmente, tente de maneira objetiva traçar um perfil capaz de qualificar o potencial do
candidato para a realização de estudos de pós-graduação:

17

Seu professor nas disciplinas:

Como seu orientador na atividade de:

Como seu chefe/superior em serviço no:

Em outras atividades, tais como:

2. Conheço o candidato desde:
período de
/

a

/

, tendo porém contato mais próximo com o mesmo no

, como:

3. Como classifica o candidato quanto aos atributos indicados no quadro abaixo:
ATRIBUTO
Capacidade intelectual
Motivação para estudos avançados
Capacidade para trabalho individual
Facilidade de expressão escrita
Facilidade de expressão oral
Iniciativa / Desembaraço / Liderança
Assiduidade / Perseverança

18

E

S

B

R

F

SEM CONDIÇÕES PARA AVALIAR

Relacionamento com colegas e superiores

E = Excelente

S = Superior

B = Bom

R = Regular

F = Fraco

4. Comparando este candidato com outros alunos ou profissionais de seu conhecimento, nos
últimos dois anos, quanto à aptidão para realizar estudos avançados e pesquisas, ele seria
classificado como:

Excepcional

Superior

Bom

Regular

Fraco

5. Outras informações que julgue necessário acrescentar:

Em

/

/
Assinatura do Recomendante

Senhor Recomendante, favor remeter diretamente para o Programa de Pós-Graduação.

19

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

ANEXO 4
PONTUAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO
Para efeito de avaliação curricular deste edital, serão utilizados os critérios abaixo, EXCETO
PARA OS CURSOS QUE APONTEM PARA UMA BAREMA ESPECÍFICO, nos anexos
referentes aos cursos. Para efeito desta pontuação, deve-se considerar apenas as
atividades/produção técnico-científico, etc dos últimos 5 (cinco) anos.

OBS. Somente serão computados títulos devidamente comprovados

I – Títulos Decorrentes de Atividades Acadêmicos ⇒ Peso 5,0 (Cinco)
Tipo
Máximo
25
1. Graduação
Tempo de titulação
1.1
10
(tempo regular do curso, acima desconta 0,5 ponto/semestre)
Participação como estudante bolsistas ou colaborador em
1.2
10
programas oficiais de Iniciação Científica ou Iniciação
Tecnológica (5 pontos por ano)
1.3
Participação em programas de mobilidade acadêmica oficiais
10
no país ou exterior (5 pontos por atividade)
2. Pós-Graduação
2.1
(Apenas para Doutorado)
Título de Mestre em Curso credenciado pelo CNE ou CAPES.
Tempo máximo de conclusão:
< 24 (vinte e quatro) meses– 15 pontos;
< 18 (dezoito) meses- 20 pontos;
> 24 (vinte e quatro) meses– 10 pontos;
Título de Mestre cujo aluno esteja em vias de obtenção– Não
será pontuado.
2.2
(Apenas para Doutorado)
Desempenho disciplinas do mestrado calculado segundo a
seguinte formula:
ID = (nA x 5,0 + nB x 3,0 + nC x 0,0) / NT
nA = Número de créditos com conceito A
nB = Número de créditos com conceito B
nC = Número de créditos com conceito C
NT = Número Total de créditos.
2.3
Curso de Especialização e/ou Aperfeiçoamento, com duração
mínima de 360 horas aproveitamento, devidamente
registrado/reconhecido – 2,5 pontos cada.
2.4
Outros Cursos de Extensão devidamente comprovados
mínimo de 15 horas e máximo de 360 horas; 0,2 (dois
décimos) por curso.

20

40
10

10

7

3

Atribuição
100%

2.5
2.6

2.7

Prêmios e Láureas acadêmicas, incluindo premiações em
comunicações em congressos ou similares;
Aprovação em Concurso Público para o Magistério, conforme
a classe:
Exigência mínima de mestrado – 1 pontos/concurso.;
Exigência mínima de Graduação – 0,5 pontos/concurso.;
Ensino Médio e Fundamental – 0,3 ponto/concurso.
Aprovação em Concurso Público para atividades relacionadas
ou em áreas afins – 0,2 ponto/concurso.
Outros títulos relacionados com o Grupo I e não computados
nos outros grupos – 0,5 pontos por título.

5

Mestrado máximo Total
Doutorado máximo total

30
50

3

2

100%
100%

II – Títulos Decorrentes de Atividades Didáticas e Profissionais - Peso 2
(dois)
(Considerar apenas os últimos cinco anos. Em caso de atividade
profissional cumulativa, considerar apenas a de maior pontuação para
o período).
Tipo
1. Atividade didática
Exercício de Magistério Superior – 1,0/ano completo
1.1
1.2

1.3
1.4

1.5
1.6

1.7
1.8
1.9
1.10

1.11

21

Máximo
15,0
5,0

Exercício de Magistério de Ensino Médio e/ou
Fundamental – 0,5 ponto/ano completo
Tempo de exercício de Estágio ou Monitoria em Ensino
Superior – 0,2 pontos/ano

2,0

Exercício de cargo ou função de Coordenação de Curso
ou chefia de Departamento voltadas para atividade
didática – 0,5 pontos/ano completo.
Orientação e Co-orientação de Dissertação de Mestrado
– 0,5 pontos/orientação
Orientação e Co-orientação de Monografias de
Graduação, IC, Especialização e/ou TCC – 0,2
pontos/orientação.
Participação em Bancas ou Comissões Examinadoras ou
de Seleção para Magistério Superior – 0,1 pontos/ banca.
Outras Atividades Consideradas de Ensino ou
relacionadas – 0,2 pontos/atividade.
Proferir palestra, conferência, participação em mesa
redonda – 0,1 ponto/atividade
Coordenação/organização de ciclo de palestras ou de
estudos, congressos, encontros, jornadas, etc. – 0,2
pontos/atividade
Consultoria/Assessoria –; 0,1 pontos/atividade

1,0

MÁXIMO TOTAL

15

2,0

1,5
1,0

0,5
0,5
0,5
0,5

0,5

Atribuição

2. Atividade Profissional (exceto atividades didáticas
computadas no item anterior)
Tempo de exercício profissional diretamente relacionado
2.1
com a área de concentração – 0,5 pontos/ano;.
2.2
Exercício de Cargo ou Função de Coordenação, Chefia,
Orientação ou Diretoria em atividades
Técnicas/Administrativas – 0,5 pontos/ano;
2.3
Título de Filiação a Associações Científicas ou Culturais –
0,1 (cinco décimos) por título.
2.4
Outros títulos correlacionados com o Grupo II e não
computados nos outros Grupos – 0,1 ponto/título.

5,0
2,5
1,0

0,5
1,0

MÁXIMO TOTAL

20,0

III – Títulos Decorrentes de Produção Científica, Artística, Técnica e Cultural –
Peso 3 Três) (Considerar apenas os últimos cinco anos).
Tipo
1.1
1.2

1.3

1.4

1.5

1.6

22

Máximo
Livros Publicados – 05 pontos/livro
Artigo ou capítulo de Livros Publicados em Revistas ou
Periódicos de reconhecido valor científico ou cultural
conforme sua circulação:
– Circulação Internacional – 3 pontos/publicação
– Circulação Nacional – 1 pontos/publicação
– Regional ou Local – 0,5 (cinco) pontos/publicação
Trabalhos Completos Publicados em Anais de Congresso
ou Similares – mínimo de 2 (duas) páginas:
– Circulação Internacional – 0,5 pontos/publicação
- Circulação Nacional – 0,2 pontos/publicação
Comunicações em Congressos, Simpósios ou Similares
(Resumos):
Comunicações Internacional e Nacional – 0,5 pontos
/comunicação.
Não serão computados comunicações idênticas em
congressos distintos (identificados por
conteúdos/títulos idênticos).
Produção Científica, Artística ou Cultural relevante,
desenvolvida através de Projeto de Ensino, Pesquisa,
Extensão, não computados nos demais itens (Premiações
em Painéis de Congressos Científicos) – 0,5
ponto/produção ou premiação.
Participação formal como estudante ou pesquisador em
Grupo de Pesquisa Registrado na Plataforma Lattes e
validado pela instituição (2 pontos se registrado)
TOTAL

Atribuição
10
10

5

3

2

2

Máximo 30,0