2. WEBQUEST: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

Produto educacional fruto da dissertação intitulada "A metodologia webquest no ensino de geometria espacial a partir de uma abordagem crítica”. Autora: Leila Kely dos Santos da Paz. Orientador: Ivanderson Pereira da Silva.

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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE
CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

WEBQUEST: UMA
PROPOSTA
METODOLÓGICA
Leila kely dos Santos da Paz

SÉRIE 1
VOLUME I
PRODUTO EDUCACIONAL

Maceió
2021

GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, MÍDIAS, TECNOLÓGIAS E
SOCIEDADE

Leila Kely dos Santos da Paz

WEBQUEST: UMA
PROPOSTA
METODOLÓGICA
Produto Educacional apresentado ao Programa
de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e
Matemática, da Universidade Federal de Alagoas,
como parte dos requisitos para obtenção do título
de Mestra em Ensino de Ciências e Matemática.
Orientador: Prof. Dr. Ivanderson Pereira da Silva

Maceió
2021

Sumário

Apresentação
Introdução
Proposta didática
Sequência didática
Etapas da Webquest
Construção Webquest
Conclusão
Referências

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8
10
11
12
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27
28

Apresentação
Cara (o) Educadora (or),
A presente proposta didática resulta da dissertação
intitulada “A metodologia Webquest no ensino de
geometria espacial a partir de uma abordagem crítica”,
no qual foi apresentada por Paz (2021) ao Programa
de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e
Matemática da Universidade Federal de Alagoas, na
linha de pesquisa Tecnologias da Informação e
Comunicação e subárea currículo. Com objetivo de
pesquisa investigar as possíveis contribuições da
exploração de uma Webquest a partir do ensino de
geometria espacial em um contexto crítico.
O intuito deste produto educacional é apresentar a
metodologia Webquest como uma potencializadora
para o ensino de geométrica espacial. Nesta
perspectiva, os diálogos seguintes são pautados pela
apresentação de uma sequência e um guia didática
para ser exploração pelo ambiente criado no Blog
“Matemática
e
Tecnologia”
(https://matetecmeumundo.blogspot.com/).
Assim, a Webquest "Geometria Espacial em um
contexto
crítico"
(https://matetecmeumundo.blogspot.com/p/introduca
o_3.html) é uma metodologia possível para os dias

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atuais de ensino remoto e/ou híbrido, mediante o
período pandêmico que o mundo vivência pelo avanço
do vírus Covid-19.
O Produto Educacional tem a finalidade de
apresentar os passos para construção de uma
Webquest pelo Blogger e o desenvolvimento de
atividades sobre geometria espacial mediado pela
metodologia Webquest.
No qual é um material desenvolvido para as/os
discentes de cursos de licenciatura e docentes que
atuam nas diversas instituições de ensino do país. A
Webquest é metodologia a ser explorada utilizando-se
de computador, smartphone, laptop, tablet e internet.
O uso de ambientes de aprendizagens interativos
com as tecnologias estão sendo discutidos
continuamente como uma forma de mediar as
propostas didáticas de ensino. À medida em que,
educadoras e educadores vão se permitindo discutir
sobre politicas públicas efetivas entre currículo e
tecnologia novas interpretações surge sobre uso das
TIC na educação.
Almeida (2014) compreende como web currículo as questões entre o currículo e tecnologias - quando
percebidas nas questões que envolvem os processos
culturais de educandas e educandos com a cultura
digital.

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As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
inseridas aos Ambientes de Virtuais de Aprendizagem
(AVA) intercalados aos currículos concebem o
entendimento de um web currículo. Assim, quando nos
propusemos a dialogar e explorar uma Webquest
diante dos currículos, proporcionamos uma visão
estruturadas das competências de um ensino
problematizador.
Sendo
assim,
minhas/meus
queridas/os
educadoras/es este material é mais uma proposta para
nossas práticas pedagógicas, visto que permite a
criação e mediação dos conteúdos.
Espero que
visualizem neste material um apoio para diálogos
futuros que englobem o ensino de geometria espacial e
as tecnologias de ensino.

Um forte abraço a todas/os!

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Introdução
A metodologia Webquest foi desenvolvida
pelo

professor

Bernie

Dodge

em

1995,

na

Universidade de San Diego nos Estados Unidos
(PASSOS; BOIETTI, 2010). Costa e Carvalho (2006)
acrescentam

que

primeiramente

de

educadoras

e

as

Webquests

consistem

atividades

elaboradas

educadores

para

por

serem

desenvolvidas pelas/os educandas e educandos na
Web.
Segundo Viseu e Ponte (2012, p. 331) "os
recursos tecnológicos de comunicação mediada
pelo computador constituem uma ferramenta de
complemento da supervisão da prática pedagógica
dos futuros professores, sobretudo pelas
interações que permitem". De acordo, com os
autores acima percebe-se a Webquest como uma
prática pedagógica de interação que possibilita
refletir as concepções de um ensino através das
TIC.
Para Ribacionka, Araújo e Nascimento (2008) a
Webquest como uma metodologia pode ser
desenvolvida em sua interdisciplinaridade, para
que

educandas/os

construam

conceitos

em

diferentes contextos de maneira unificadora.

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Neste sentido, a mediação é um processo de
orientação articulado pelas/os educadoras/es, a fim
de que, apresentem os caminhos a serem seguidos
pelas/os educandas/os.
A Webquest desenvolvida pelo professor Bernie
Dodge possui uma estrutura definas pelas etapas:
Introdução, Processos, Tarefas, Recursos, Avaliação e
Conclusão (PAZ; SILVA, 2019). Em cada etapa da
Webquest é necessário que a/o educadora/or vão
inserindo conteúdos e atividades que direcionem
as/os educandas/os.
Czerwinski e Cogo (2017) dialogam que a
metodologia Webquest proporcionam atividades de
investigação orientadas, que são contempladas por
informações oriundas de recursos online. Estes
recursos online permitem que as/os educandas/os
construam

questões

problematizadoras

e

investigativas.
Assim, articulando um ensino crítico em que os
sujeitos possam refletir de forma crítica sobre as
ações

que

são

desenvolvidas

ao

longo

das

atividades, contribuindo para sua autonomia.
O proposito deste material é apresentar os
passos de construção de uma Webquest pela
interface

Blogger.

educadoras/es

Com

possam

o

intuito

utilizar

e

de

que

explorar

a

metodologia Webquest como um material didático
pedagógico no ambiente educacional.

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Proposta de Webquest
As atividades propostas em uma Webquest
pode

ser

desenvolvidas

em

laboratório

de

informática, na qual as/os participantes devem se
organizar em duplas. Todas as atividades se
realizaram em dupla, visando uma aprendizagem
colaborativa, o qual pode ser adaptado para os
demais cursos de licenciatura.
As etapas de uma Webquest são seis (06)
denominadas

como:

Introdução,

Processos,

Tarefas, Recursos, Avaliação e Conclusão. Nestas
etapas

os

seus

criadores

devem

inserirem

informações sobre o tema a ser explorado
permitindo que os seus participantes interajam
buscando

na

internet

informações

que

contribuíram para resolução dos problemas.
Como produto educacional para o Programa
de Pós-graduação em Ensino de Ciências e
Matemática da Universidade Federal de Alagoas,
foi criado uma Webquest para o ensino de
geometria espacial.
A seguir será apresentada um sequência
didática desenvolvida para o ensino de geometria
espacial pela metodologia Webquest.

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Sequência Didática

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Etapas da Webquest
A sequência apresentada na seção anterior é o alicerce
para construção e execução do planejamento e
desenvolvimento da Webquest. É sabido que as Webquests
são construídas a partir de etapas, estas pensadas
mediante a situações de problematizações e inquietações.
Uma percepção de ensino pautado na curiosidade dos
sujeitos, assim permitindo que utilizem-se da autonomia
para o processo de aprendizagem. Além disso, é pertinente
ressaltar que a metodologia Webquest propicia a interação
e dialogo com os sujeitos.
Segundo o educador Dodge (1995), tal metodologia
orienta as aulas numa perspectiva investigativa, na qual
as/os educandas/os trabalhariam em duplas/grupos de
forma cooperativa. As etapas a serem seguidas para
construção de uma Webquest são: Introdução, Tarefa,
Processo, Recursos, Avaliação e Conclusão.
Introdução: apresentação inicial do tema a que será
dialogado na Webquest;
Tarefa: apresentação das atividades que devem ser
respondidas pela dupla/grupo;
Processo: as orientações necessárias para realizar a
etapa tarefa;
Recursos: ambiente em que os participantes
encontram os materiais que ajudaram a realizar a
atividade proposta em tarefa;

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Avaliação:
apresentação
de
perguntas
aos
participantes sobre sua experiência com Webquest e
assunto discutido;
Conclusão: expor as considerações referentes a
proposta da Webquest.
A partir destas etapas é que foi criada a Webquest
"Geometria espacial em um contexto crítico", na qual será
apresentado imagens de captura de tela correspondente a
cada etapa da Webquest. Assim, podendo visualizar o
design e as atividades propostas dentro do campo de
ensino de matemática.
Espero minhas/meus queridas/os companheiras/os de
luta que este produto educacional seja mais um recurso a
ser utilizado para construção de diálogos e produção de
ciência. Assim, tendo a consciência que "não há docência
sem discencia" (FREIRE, 1996), ambas se completam na
busca interrupta por fazeres e dizeres legítimos
daquelas/es que recorrem a práxis.

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Introdução

Fonte: Captura de tela.

14

Processos

Fonte: Captura de tela.

15

Tarefas

Fonte: Captura de tela

16

Fonte: Captura de tela

17

Fonte: Captura de tela

18

Fonte: Captura de tela

29

Recursos

Fonte: Captura de tela

20

Avaliação

Fonte: Captura de tela

21

Conclusão

Fonte: Captura de tela

22

Construção da Webquest

Para construir uma Webquest no blogger é
necessário:
1. Possuir uma conta no gmail;
2. Ter acesso a computador, smartphone, tablet
ou laptop;
3. Ter acesso a internet.

Caminhos a serem seguidos na
construção.
Primeiro deve-se acessar a página do
google e, posteriormente clicar na barra
de ferramentas que fica na barras
superior ao lado acesso ao gmail. E, assim
busque pelo Blogger ao encontra clique
no ícone, o qual abrirá uma página. Neste
momento é necessário que se faça o
cadastro inicial, com alguns dados e o
nome do blog.
Segue as imagens de orientação para
construção.

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1º Passo acessar a página do google e clicar no ícone
Blogger.

Fonte: Captura de tela
2º Passo clicar no ícone Blogger abrirá uma nova
página, na qual deve-se ir em configurações para
colocar os dados necessários.

Fonte: Captura de tela

24

3º Passo clicar em página para adicionar as etapas da
Webquest.

Fonte: Captura de tela
4º Passo criação das etapas da Webquest.

Fonte: Captura de tela

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Na imagem do 4º passo é possível perceber que existe
na parte superior um ícone com a opção "nova página" ao
clicar aparecerá uma caixa onde deve-se inserir o título e
os conteúdos. No ambiente terá várias opções para editar
seu texto como inserir imagens, links, vídeos
Após terminar deve-se

clicar em publicar, assim a

primeira etapa será introduzida no ambiente. Para inserir
a próxima etapa é só seguir os passos da primeira, indo
sempre em nova página e inserindo o conteúdo e as
atividades que devem ser problematizadas pelas/os
participantes da Webquest.
O designer de fundo da página também pode ser
mudado, mas para isso clique no ícone "tema" que fica na
barra lateral. Ao fazer isso você visualizará vários modelos
e de tema e pode escolher o melhor que se adeque a sua
proposta.

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Considerações Finais
É preciso que nós enquanto educadoras e educadores
na dimensão de nossos fazeres possamos construir a
partir do diálogo com educandas/os o fortalecimento
democrático em busca de uma sociedade igualitária. Numa
visão de luta coletiva e humanitária para emancipação dos
sujeitos (FREIRE, 2019).
Assim, este produto educacional é um material
desenvolvido para mediação de conteúdos de geometria
espacial em uma Webquest , à luz de um ensino
problematizador diante da realidade dos sujeitos. As
questões abordadas na Webquest poderá estimular o
pensamento crítico de educadoras/es e educandas/es a
partir de situações problemas que são próximas de sua
realidade.
Sendo assim, espero que vocês educadoras/es possam
utilizar-se deste material para construir novos diálogos de
maneira coletiva com as/os educandas/os. Neste contexto,
reporto-me a Freire (2019) quando diz que: "em
democracia e silenciar o povo é uma farsa. Falar em
humanismo e negar os homens é uma mentira" (p. 113)
Negar as/os educandas/os dizer sua verdade é uma
agressão a sua existência como sujeito de direito de seu
espaço social, cultural, histórico e político.

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REFERÊNCIAS
ALMEIDA, M. E. B. Integração currículo e tecnologias: concepção
e possibilidades de criação de web currículo. In: ALMEIDA, M. E.
B.; ALVES, D. R. M.; LEMOS, S. D. V. (org). Web currículo:
aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de
tecnologias digitais. Letra Capital. 1º ed. Rio de Janeiro, 2014.
COSTA, F. A.; CARVALHO, A. A. A. Webquest: oportunidades para
alunos e professores. Actas do Encontro sobre WebQuest.
Braga. 2006.
CZERWINSKI, G. P. V.; COGO, A. L.P. Webquest e blog como
estratégias educativas em saúde escolar. Rev. Gaúcha Enferm.
2017, p. 01-06.
DODGE, B. WebQuests: a technique for Internet-based
learming. DistanceEducator. 1995.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 67º ed. São Paulo: Paz e
Terra, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25º ed. São Paulo: Paz e
Terra, 1996.
PASSOS, A. Q.; BROIETTI, F. C. Webquest: uma experiência na
disciplina de cáculo diferencial e integral com alunos do curso de
química. Experiências em Ensino de Ciências. Londrina. nº1,
v. 5, 2010, p. 159-168.
PAZ, L. K. S. SILVA, I. P. Potencial das webquests para integração
das TDIC ao currículo de matemática. In: IX Encontro de
Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL), V Encontro
Alagoano de Ensino de Ciências . III Encontro Regional da
ANPAE/SECCIONAL de Alagoas, 2019.
PAZ, L. A metodologia Webquest no ensino de geometria
espacial a partir de uma abordagem crítica. Dissertação
(Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de
Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática,
Universidade Federal de Alagoas, Maceió/AL, 2021, p. 96.

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RIBACIONK A, M. C. S.; ARAÚJO, M. S. T; NASCIMENTO, R. P.
Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma
abordagem interdisciplinar. R. B. E. C. T. nº3, v.1, 2008, set/dez.,
p. 50-69.
SANTOS, C. P.; IDALGO, L.; DUTRA, A. O uso da Webquest como
recurso para a compreensão verbal em língua inglesa. Rev. Ens.
Educ. Londrina. nº 4, v. 18, 2017, p. 347-354.

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