Orientações para matrícula 2019.2
Orientações matrícula 2019.2 v2.pdf
Documento PDF (410.3KB)
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA - PPGE 2019.2
Tendo em vista o feriado do dia 16 de setembro em Alagoas, seguem as orientações
com adequação das datas.
Comunicamos que o período de matrícula acadêmica dos alunos regulares para o
semestre 2019.2 será realizado conforme as datas aqui apresentadas,
desconsiderando as datas informadas anteriormente no calendário do PPGE.
Orientações:
• A matrícula é obrigatória para TODOS os alunos regulares do programa.
• Alunos que realizaram trancamento, devem fazer a matrícula para o novo semestre,
retornando às atividades.
• Alunos em licença saúde, devidamente protocolada na secretaria do PPGE com
documento comprobatório emitido pela Junta Médica da Ufal também devem fazer a
matrícula, indicando a disciplina Estudo individual orientado (alunos do mestrado)
ou a disciplina Atividade de orientação e produção de tese (alunos do doutorado).
• Alunos que irão defender dissertação ou tese já no semestre de 2019.2 também
devem realizar matrícula.
• Alunos regulares de turmas de 2016 e 2017 deverão fazer a matrícula protocolando
na Secretaria do PPGE o requerimento de matrícula no período de 13 a 18 de
setembro (o processo poderá ser aberto por terceiros), somente no horário
matutino.
• Alunos regulares da turma de 2018 e 2019 farão a matrícula pelo SIGAA, no período
de 13 a 18 de setembro.
• Todos os alunos de mestrado da turma de 2018 que ainda não qualificaram deverão
estar matriculados em QUALIFICAÇÃO.
• Alunos do mestrado que já cumpriram os créditos referentes a disciplinas deverão se
matricular na disciplina Estudo individual orientado (1, ou 2, ou 3).
• Alunos do doutorado que já cumpriram os créditos referentes a disciplinas deverão
se matricular na disciplina Atividade de orientação e produção de tese (1, ou 2, 3
ou 4).
Observações gerais sobre o semestre 2019.2
• O início do semestre letivo será no dia 23 de setembro, com reunião da
Coordenação e discentes (já convocada) e com aulas a partir do dia 26 de setembro.
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Centro de Educação
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Av. Lourival Melo Mota, S/N
Tabuleiro do Martins, Maceió – AL - Brasil
CEP 57072-900
Fone: (82) 3214-1196
e-mail: secretariappge@cedu.ufal.br
• O reajuste de matrícula será realizado no período de 26 de setembro a 4 de outubro.
O trancamento do semestre poderá ser requerido até 29 de outubro de 2019.
• 6 de dezembro é o prazo máximo para a Qualificação dos mestrandos da turma de
2018. O prazo máximo para entrada no processo via SIGAA é 6 de novembro de
2019.
• 22 de janeiro de 2020 é o prazo máximo para a Qualificação dos doutorandos da
turma de 2017. O prazo máximo para entrada no processo via Protocolo na
Secretaria é 20 de dezembro de 2019.
• 02 de março de 2020 é o prazo máximo para a defesa dos doutorandos da turma de
2016.
• Discentes que vão qualificar ou defender no semestre 2019.2 deverão conferir se já
cumpriram todos os créditos e se eles já foram comprovados junto a Secretaria.
Atividade
Prazo máximo
para protocolo
de documentos
comprobatórios*
Prazo máximo
para protocolar
requerimento da
qualificação ou
defesa
Prazo máximo
para qualificação
ou defesa
Meio de
agendamento da
qualificação ou
defesa/Responsável
Defesa de
doutorandos
Até 10 de janeiro
Até 02 de
Até 02 de março
Protocolo da
da turma de
de 2020
fevereiro de 2020
de 2020
Secretaria/Discente
2016
Qualificação
dos
Até 20 de
Até 20 de
Até 22 de janeiro
Protocolo da
doutorandos
novembro de
dezembro de
de 2020
Secretaria/Discente
da turma de
2019
2019
2017
Qualificação
dos
Até 06 de
Até 06 de outubro
Até 6 de dezembro
Via
mestrandos
novembro de
de 2019.
de 2018
SIGAA/Orientador(a)
da turma de
2019.
2018
* Comprovação do exame de proficiência (ou equivalente), Relatório do Estágio de Docência (ou
requerimento de dispensa), Comprovação de atividades programadas obrigatórias.
Orientamos que visitem o site do PPGE regularmente, para acompanharem as
informações, notícias e documentos.
Coordenação do PPGE
Maceió, 10 de setembro de 2019.
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
REQUERIMENTO DE MATRÍCULA
(somente para turmas anteriores a 2018)
Nome:
Matrícula:
Endereço:
Ano de entrada no PPGE:
Identidade (RG):
CPF:
Celular:
e-mail:
Nasc.:
NÍVEL
Nome Da Disciplina
M/D
ANÁLISE DO DISCURSO NA PESQUISA EDUCACIONAL
M/D
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA À
EDUCAÇÃO ESPECIAL
M/D
EDUCAÇÃO, CORPO E SUBETIVIDADE
M/D
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: APONTAMENTOS E
PERSPECTIVAS ECOFORMADORAS
M/D
JUVENTUDES E ESCOLARIZAÇÃO
M/D
SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA EM
POLÍTICAS PÚBLICAS (Análise de Conteúdo)
M/D
TÓPICOS AVANÇADOS EM AQUISIÇÃO E LINGUAGEM
M/D
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS
M/D
TRABALHO, ESTADO E EDUCAÇÃO
M/D
RECURSOS DIGITAIS EDUCACIONAIS
M/D
M/D
M/D
M
D
A TEORIA DA PESSOA DE HENRI WALLON E AS
IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
CONCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAS DIDÁTICOS
PARA EAD
TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS DE EDUCAÇÃO
CIENTÍFICA E MATEMÁTICA
ESTUDO INDIVIDUAL ORIENTADO (1, OU 2, OU 3).
ATIVIDADE DE ORIENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE TESE
(1, OU 2, 3 OU 4).
/
/
Professores
MARIA
SOCORRO
CAVALCANTE
DANIELA
RIBEIRO
WALTER
LIMA
MARIA
DOLORES
FORTES
ROSEMEIRE
REIS
EDNA DO
PRADO
EDUARDO
CALIL
ELIONE
NOGUERIA
Dia/horário
SEGUNDA-FEIRA
14H ÀS 18h
SEGUNDA-FEIRA
13H ÀS 17h
TERÇA-FEIRA
14H ÀS 17H30
TERÇA-FEIRA
14H ÀS 18H
FERNANDO
PIMENTEL
LENIRA
HADDAD
LUÍS PAULO
MERCADO
ELTON
FIREMAN
Orientador(a)
TERÇA-FEIRA
17H30 ÀS 21H30
TERÇA-FEIRA
13H30 ÀS 17H30
QUARTA-FEIRA
8H às 12H
QUARTA-FEIRA
7H30 ÀS 11H30
QUINTA-FEIRA
8H às 12H
QUINTA-FEIRA
13H30 ÀS 17H30
SEXTA-FEIRA
13H30 ÀS 17H30
SEXTA-FEIRA
9H ÀS 13H
SEXTA-FEIRA
13H30 ÀS 17H30
---
Orientador(a)
---
JAILTON LIRA
Marcar
com um
X
Declaro que li e estou de acordo com o regimento e normas vigentes do PPGE. Maceió, ____ de
_____ de 2019.
Assinatura do discente
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DA OFERTA 2019.2
TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E MATEMÁTICA
Estudos de temas contemporâneos de pesquisa na área de Ensino de Ciências como
Alfabetização Científica, Ensino por Investigação, Inserção da História da Ciência no Ensino
de Ciências, Livro Didático, BNCC, entre outros.
TÓPICOS AVANÇADOS EM AQUISIÇÃO E LINGUAGEM
Apresentação de modelos de produção textual e aprofundamento do processo de revisão
textual. Estudo do fenômeno metalinguístico relacionado ao desenvolvimento infantil, à
aprendizagem e ao ensino, com destaque para a ocorrência desse fenômeno em processos
de produção textual em contexto escolar. Serão exploradas a definição, o escopo e a
caracterização de tal fenômeno, considerando os subprocessos de inscrição/linearização e
revisão textual e, em particular, as rasuras implicadas nas atividades metalinguísticas. Ainda
será discutido o modo como as relações entre a prática didática, o desenho curricular
(material didático e gêneros textuais) e a aprendizagem da gramática interferem nas
ocorrências desse fenômeno. A leitura e a análise crítica de estudos científicos publicados
em periódicos reconhecidos internacionalmente serão exigidas.
CONCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EAD
A escrita dialogal. Estética para webdesign educacional. Planejamento, concepção de
materiais didáticos em cursos online. Direitos autorais nos materiais para educação online.
Formas inovadoras de materiais impressos, online, áudio e audiovisuais na educação online.
Características e aplicabilidade dos diferentes tipos de materiais didáticos na educação
online. Análise de materiais didáticos segundo a natureza, tipologia, elementos e dimensões
textuais. Critérios de qualidade necessários à produção de material didático para a
educação online.
RECURSOS DIGITAIS EDUCACIONAIS
Recursos digitais de aprendizagem envolvendo mapas conceituais, games e
experimentação online. Interatividade e convergência de mídias nos objetos virtuais de
aprendizagem. Planejamento, aplicação e análise de recursos digitais de aprendizagem.
Repositórios de Objetos de Aprendizagem. Laboratórios virtuais/experimentação e games
na educação. Exploração de mundos virtuais. Games e Gamificação no ensino. Realidade
aumentada e uso de aplicativos para educação móvel. Robótica educacional.
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS
Estudo sobre a concepção de Estado. Recuperação histórico-social da formação do Estado
no cenário da Civilização Ocidental. Compreensão das relações entre Estado, sociedade e a
implantação e implementação de políticas de gestão da educação com foco nas estratégias
de descentralização, de democratização, de participação e de autonomia no interior do
Estado capitalista rentista. Orientação sistematizada dos projetos de pesquisa dos
mestrandos e demais componentes do GEPE. Socialização oral das produções científicas
do GEPE.
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SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS (Análise de
Conteúdo)
Aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa. Análise de Conteúdo (história,
teoria, método e técnicas). Conceituação de Categorias de Análise. Vivências e práticas em
pesquisa.
TRABALHO, ESTADO E EDUCAÇÃO
Estudo das relações econômicas e políticas, a partir da compreensão das diferentes
configurações do trabalho e do Estado no modo de produção capitalista. Apreensão das
mediações entre as relações de produção no capitalismo e a prática social educacional.
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EJA
Princípios epistemológicos e metodológicos que mantêm interface com a pesquisa na área
de Educação e com o campo da EJA.
A TEORIA DA PESSOA DE HENRI WALLON E AS IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA
PEDAGÓGICA
Estudo da teoria da pessoa de Henri Wallon e suas contribuições para prática pedagógica
da educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental, com destaque para a relação
entre afetividade, movimento e inteligência, o processo de constituição do eu psíquico na
criança e as características do pensamento infantil.
ANÁLISE DO DISCURSO NA PESQUISA EDUCACIONAL
Panorama histórico da Análise do Discurso e reflexões atuais sobre seu objeto de estudo e
suas contribuições no campo das pesquisas em Ciências Sociais, destacando a educação.
Estudo das diferentes categorias da Análise do Discurso a partir de diferentes concepções
de língua, discurso, ideologia, enfatizando as contribuições de pensadores como Pêcheux,
Volóchinov, Lukács, Courtine, Zandwais, Orlandi, entre outros. Exercícios de Análise de
discursos.
EDUCAÇÃO, CORPO E SUBJETIDADE
Abordagens hermenêuticas sobre a corporeidade humana como acontecimento históricosocial e cultural, seu âmbito simbólico, compreendendo o corpo como processo de práticas
educativas e objeto de representações e imaginários, sua constituição histórica nos
processos de subjetivação, abordando temáticas das constituições históricas do corpo,
cultura, gênero e escola.
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA À EDUCAÇÃO ESPECIAL
A Análise do Comportamento e seus componentes (Behaviorismo Radical, Análise do
Comportamento Experimental e Análise do Comportamento Aplicada). Conceitos e
princípios básicos da Análise do Comportamento Aplicada. Contribuições da Análise do
Comportamento Aplicada para a Educação Especial. A Análise do Comportamento Aplicada
e as práticas baseadas em evidência.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: APONTAMENTOS E PERSPECTIVAS ECOFORMADORAS
A diversidade por uma perspectiva ecoformadora: integradora e multidimensional pautada
no pensamento complexo, ecossistêmico e transdisciplinar. Mudanças paradigmáticas e a
construção de ambientes socioeducacionais como espaços de cruzamento de diversos
saberes, linguagens, culturas, metodologias e representações. O conhecimento humano e a
criatividade, a intersubjetividade e a interdependência.
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JUVENTUDES E ESCOLARIZAÇÃO
Análise do cenário em que se consolida a perspectiva dos sujeitos nas pesquisas
educacionais. Estudo dos referenciais teóricos utilizados pelas pesquisas na
contemporaneidade. Compreensão das noções de condição juvenil e culturas juvenis.
Identificação de questões concernentes à relação da instituição escolar com as juventudes
frente à “democratização” da escolarização”. Análise de diferentes modos de compreensão
da experiência escolar, sentido da escola e dos estudos, processos de "biografização", de
"relação com o saber" e de suas implicações para os estudos sobre juventudes e
escolarização. Perspectivas de análise sobre o “diálogo” entre as “culturas juvenis” e a
“cultura escolar”. Identificação de pesquisas realizadas no Brasil sobre jovens estudantes na
atualidade e análise dos referenciais teóricos utilizados para tais estudos.
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