Edital 2015.1
EDITAL PARA SELECAO DE ALUNO ESPECIAL_PPGE 2015.1.pdf
Documento PDF (177.1KB)
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS - PERÍODO 2015.1
Período de Inscrição: 23 e 24/02/2015 na secretaria do PPGE/UFAL.
Horário de Inscrição: 09 às 14 horas.
Seleção de Alunos Especiais: 02 e 03/03/2015.
Divulgação do Resultado: 04/03/2015.
Taxa de Matrícula: a inscrição é gratuita.
Matrícula de Alunos Especiais: 05 e 06/03/2015 – das 8 às 16 horas.
Início das aulas: A partir do dia 09/03/2015.
NORMAS PARA INSCRIÇÃO
1. O/a candidato/a poderá se inscrever no máximo em duas disciplinas;
2. A inscrição deverá ser feita separadamente para cada disciplina (ficha de inscrição e
documentos). Documentos necessários para cada inscrição;
Ficha de inscrição devidamente preenchida e sem alteração do formato (anexo 1). A
alteração levará a exclusão do candidato;
Cópia do Diploma ou Certidão de Graduação, curso reconhecido pelo MEC, para
candidatos/as à vaga de disciplinas do Mestrado. Cópia do Diploma ou Certidão de
Mestrado, curso reconhecido pelo MEC, para candidatos/as à vaga de disciplinas do
Doutorado;
Cópia do Histórico Escolar de Graduação (para candidatos/as a vaga de disciplinas do
Mestrado); ou cópia do Histórico Escolar de Mestrado (para candidatos/as a vaga de
disciplinas do Doutorado);
Identidade (cópia);
CPF (cópia);
Curriculum LATTES-CNPq (www.cnpq.br), versão completa dos últimos 05 (cinco) anos
diretamente da Plataforma Lattes: 1 cópia impressa devidamente documentada com
cópias dos documentos acima, títulos e dos comprovantes das atividades relacionadas,
assinado.
1 foto 3x4.
3. Os originais dos documentos pessoais, do diploma e histórico, deverão ser trazidos para
autenticação após o/a candidato/a ser aprovado/a na seleção, no ato da matrícula. No ato da
matrícula, não poderá haver nenhuma pendência quanto à entrega de documentos;
4. Candidatos/as que já cursaram duas disciplinas como Aluno Especial no Programa, ou que
foram reprovados/as, ou ainda que tenham abandonado a disciplina não poderão se inscrever
para concorrer às vagas deste edital;
5. Candidatos/as que após a aprovação não apresentarem os originais dos documentos
pessoais, do diploma e histórico, que foram anexados serão automaticamente
desclassificados;
6. Candidatos/as não aprovados/as na Seleção de Aluno Especial deverão solicitar a devolução
de seus documentos em até 30 dias após o resultado da seleção, após esse período os
documentos serão destruídos;
OFERTA ACADÊMICA 2015.1 – VAGAS PARA ALUNOS ESPECIAIS
TURMA/
CÓDIGO
EDU036
DIA/
CH NÍVEL NOME DA DISCIPLINA
60
M/D
TRABALHO, ESTADO E
EDUCAÇÃO
DOCENTES
HORÁRIO
GEORGIA CÊA E
SANDRA REGINA
QUINTA-FEIRA
VAGAS
SALA /
OBSERVAÇÃO
10
202
5
202
5
Laboratório de
Informática 2
5
4
5
202
5
4
5
202
5
Laboratório de
Informática 2
5
5
14h às 18h
EDU121
60
M/D
SEMINÁRIOS AVANÇADOS
DE PESQUISA EM POLÍTICAS
PÚBLICAS: GESTÃO E
EDUCAÇÃO I (ANÁLISE DE
CONTEÚDO)
EDU123
60
M/D
METODOLOGIA DO ENSINO
SUPERIOR COM AS TICS
LUIS PAULO
MERCADO
JUVENTUDES E
ESCOLARIZAÇÃO
ROSEMEIRE REIS
SEMINÁRIO TEMÁTICO 7:
TÓPICOS EM AQUISIÇÃO DE
LINGUAGEM ESCRITA - O
MANUSCRITO ESCOLAR E O
TRATAMENTO DO ERRO E
DA RASURA
ADNA LOPES
POLÍTICAS E PRÁTICAS DE
EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA
PERSPECTIVA HISTÓRICA E
SÓCIO-ECOLÓGICA DO
CUIDAR E EDUCAR
LENIRA HADDAD
SEMINÁRIO TEMÁTICO:
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
NEIZA FUMES E
DANELA RIBEIRO
SEMINÁRIO DE PESQUISA
EM TECNOLOGIAS DA
EDUCAÇÃO II
DEISE JULIANA
FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
ANDERSON
ALENCAR
EDU052
EDU006
EDU023
EDU006.2
EDU006.24
EDU056
60
60
60
60
60
60
M/D
M
M/D
M/D
M/D
M/D
SEXTA-FEIRA
EDNA PRADO
13h30min às
17h30min
TERÇA-FEIRA
14h às 18h
QUINTA-FEIRA
14h às 18h
TERÇA-FEIRA
8h às 12h
TERÇA-FEIRA
8h às 12h
TERÇA-FEIRA
14h às 18h
QUINTA-FEIRA
18h às 22h
TERÇA-FEIRA
8h às 12h
OBSERVAÇÃO: A disciplina só será ofertada se houver pelo menos 5 estudantes regulares matriculados,
independente do número indicado de estudantes na condição de ESPECIAL. Assim, pode haver
o cancelamento de alguma(s) disciplina(s).
EMENTAS DAS DISCIPLINAS - ANEXO 2
Ementa: EDU 036 – TRABALHO, ESTADO E EDUCAÇÃO
Estudo das relações econômicas e políticas, a partir da compreensão das diferentes configurações
do trabalho e do Estado no modo de produção capitalista. Apreensão das mediações entre as
relações de produção no capitalismo e a prática social educacional.
Ementa: EDU121 – SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS:
GESTÃO E EDUCAÇÃO I (ANÁLISE DE CONTEÚDO)
Aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa. Análise de conteúdo (história, teoria,
método e técnicas). Conceituação de Categorias de Análise. Vivências e práticas em pesquisa.
Ementa: EDU123 – METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR COM AS TICS
O papel do professor universitário no uso das TIC nas aulas presenciais e a distancia. Estratégias
didáticas, planejamento e avaliação em aulas com TIC. O planejamento da docência presencial
e/ou online que articulem os diversos saberes dos alunos-professores, com vistas ao
desenvolvimento de aulas inovadoras com TIC. Subsídios teórico-metodológicos para o exercício
da docência no ensino superior, desenvolvendo competências e habilidades relacionadas ao
potencial pedagógico de recursos das TIC e utilização de recursos online em estratégias de ensino
e de aprendizagem.
Ementa: EDU052 – JUVENTUDES E ESCOLARIZAÇÃO
Análise do cenário que consolida a perspectiva dos sujeitos nas pesquisas educacionais. Estudo
de referenciais teóricos utilizados para pesquisas sobre juventude na contemporaneidade.
Compreensão das noções de condição juvenil e de culturas juvenis. Identificação de questões
concernentes à relação da instituição escolar com as juventudes frente à “ democratização “ da
escolarização. Análise de diferentes modos de compreensão das noções de experiencia escolar e
de relação com o saber e suas implicações sobre os estudantes e a escolarização. Perspectivas
de analises sobre a possibilidade ou não de “diálogo” entre as culturas juvenis e a cultura escolar.
Questões relacionadas ao Ensino Médio no Brasil e em Alagoas. Identificação dos dilemas em
relação à entrada e permanência dos estudantes na atualidade e análise dos referenciais teóricos
utilizados para tais estudos.
Ementa: EDU006 – SEMINÁRIO TEMÁTICO 7: TÓPICOS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM
ESCRITA - O MANUSCRITO ESCOLAR E O TRATAMENTO DO ERRO E DA RASURA
O estatuto cultural e científico do manuscrito. A crítica genética e os manuscritos modernos. O
manuscrito e o manuscrito escolar: aspectos históricos; estatuto cultural e científico. Abordagem
linguístico-discursiva do erro: a categorização e a tradição cognitivista. O erro ortográfico no
movimento metafórico-metonímico da língua. A relação fonia/grafia no erro ortográfico. Uma
discussão sobre o erro ortográfico singular em manuscritos escolares. O lugar do outro no
processo de aquisição de linguagem.
Ementa: EDU023 – POLÍTICAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL I: UMA PERSPECTIVA
HISTÓRICA E SÓCIO-ECOLÓGICA DO CUIDAR E EDUCAR
Estudo da trajetória da educação infantil em uma perspectiva sócio-ecológica, tendo como fio
condutor a relação entre cuidado e educação e as implicações nas políticas públicas e programas
de educação infantil, tendo em conta aspectos relativos aos países desenvolvidos e em
desenvolvimento.
Ementa: EDU006.2 – SEMINÁRIO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Reflexões sobre os paradigmas da educação do aluno com necessidades educacionais especiais,
os fundamentos da escola inclusiva e análise do processo de inclusão educacional no Brasil e em
Alagoas. Pesquisa em Educação Especial no Brasil e em Alagoas.
Ementa: EDU006.24 – SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO II
Análise do conceito de objetos técnicos, enfatizando a relação entre tecnologias e subjetividade.
Discussão sobre conceito de tecnologias e sua relação com a educação. Análise de projetos no
campo das tecnologias, como, por exemplo, UAB, UCA.
Ementa: EDU056 – FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
Discussão crítica sobre o fenômeno educacional como elemento da práxis social. Filosofia como
criação de conceitos. Análise institucional, histórica e política da Educação e suas dimensões no
transcurso de século XIX ao XX, com ênfase nas questões éticas, epistemológicas e políticas do
processo educativo. Discursos e teorias educacionais da constituição histórico-filosófica do
pensamento educacional brasileiro contemporâneo.
FICHA DE INSCRIÇÃO
PPGE/CEDU/UFAL
SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL – 2015.1
Nome Completo:
Sexo:
( ) Feminino
( ) Masculino
Data de Nascimento:
Naturalidade:
Nacionalidade:
CPF:
RG:
Endereço Residencial:
CEP:
Cidade:
Estado:
Fone fixo:
Celular:
E-mail:
Telefone do trabalho
Apresenta necessidade especial?
(
)Sim
(
Qual?
)Não
Nível do aproveitamento da disciplina: (
) Mestrado
Nome da Disciplina:
(
Professor(a):
) Doutorado
Dia/Horário:
JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DA DISCIPLINA
Data: _____/_____/____
____________________________
__________________________
Assinatura do funcionário
Assinatura do(a) candidato(a)
PARECER DO PROFESSOR
(
)Selecionado
Observações:
(
)Não Selecionado
