Edital Seleção 2025

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EDITAL Nº2_2024 ppge_finalizado.pdf
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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadoria de Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Educação

EDITAL Nº 2/2024– PROPEP – CGP/UFAL/PPGE
MESTRADO EM EDUCAÇÃO
ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO
MESTRADO EM EDUCAÇÃO
(PRIMEIRO SEMESTRE DE 2025)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP) e a Coordenação do Programa de PósGraduação (PPGE) stricto sensu em EDUCAÇÃO da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) tornam
públicas pelo presente Edital, as normas do Processo Seletivo 1/2025 para o preenchimento de vagas
para o primeiro semestre letivo de 2025, no nível de Mestrado, em conformidade com as exigências do
Regimento do PPGE. O Programa tem por objetivo contribuir para atuar efetivamente nas políticas
educacionais, visando a melhoria da qualidade da Educação em Alagoas, formando professores e
pesquisadores que intervenham na melhoria da educação na região. Conta com as seguintes linhas de
pesquisa: Políticas, Culturas e Currículos; Inclusão, Diversidades e Sujeitos; e Educação, Linguagens e
Tecnologias. Este Edital é válido pelo período que transcorre entre sua publicação e o término das
matrículas no PPGE.
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1 – O Processo Seletivo stricto sensu - 2025.1 será realizado sob a responsabilidade da PROPEP e do
PPGE da UFAL.
2 - Será assegurado o período de 19 a 20 de agosto de 2024 para a apresentação de pedidos de
impugnação do Edital, que serão avaliados pela Comissão de Seleção.
2.1 - Qualquer candidato(a) poderá impugnar o Edital, em petição escrita e fundamentada, dirigida à
Comissão de Seleção, por e-mail selecaoposgraduacao@cedu.ufal.br, dentro do período informado no
caput do artigo, sob pena de preclusão.
2.2 - O(A) impugnante deverá, necessariamente, indicar o artigo/parágrafo/alínea que será objeto de
impugnação e sua fundamentação legal.
2.3 - As respostas às impugnações serão disponibilizadas em um único arquivo no endereço eletrônico
do PPGE, em até 2 (dois) dias úteis após o término do prazo de impugnação.
2.4 - A Comissão de Seleção, no prazo de 02 (dois) dias úteis, deverá apreciar as eventuais impugnações
apresentadas.

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DO PÚBLICO
3 – Poderão participar do Processo Seletivo do PPGE, em nível de Mestrado, todos os portadores de
Diplomas de cursos de Graduação na área da Educação ou em áreas afins, devidamente reconhecidos
pela CAPES/MEC.
3.1 – Os(As) concluintes de Graduação poderão participar do processo Seletivo do PPGE, em nível de
Mestrado, desde que comprovem a conclusão do referido curso, na data da matrícula no Programa de
Pós-Graduação.
DAS VAGAS
4 – Será ofertado o número total de 27 vagas, considerando-se as vagas gerais e do sistema de cotas. O
preenchimento das vagas será realizado de acordo com a aprovação e a classificação dos(as)
candidatos(as), considerando que esses(as) concorrem para as vagas disponibilizadas pelas linhas de
pesquisa e pelos grupos de pesquisa indicados no Quadro 1.
QUADRO 1: Vagas por docentes em cada linha de pesquisa

Linhas, Grupos e Docentes
Linha de Pesquisa Políticas, Culturas e Currículos

Vagas
Mestrado

Grupo Núcleo de Estudo em Educação e Diversidade (NEEDI)
Prof. Titular. Neíza de Lourdes Frederico Fumes

2

Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis
Prof. Dr. Cleriston Izidro dos Anjos

2

Grupo Gestão e Avaliação Educacional
Prof. Dr. Givanildo da Silva

2

Profa. Dra. Inalda Maria dos Santos

1

Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos
Profa. Titular. Marinaide Lima de Queiroz Freitas

2

2

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Linha Inclusão, Diversidades e Sujeitos

Vagas
Mestrado

Grupo Filosofia e Educação/Ensino de Filosofia
Prof. Dr. Walter Matias Lima

1

Grupo de Pesquisa Educação, Currículo e Diversidade
Prof. Dra. Valéria Campos Cavalcante

2

Grupo Núcleo de Estudo em Educação e Diversidade (NEEDI)
Prof. Dra. Elisangela Leal de Oliveira Mercado

4

Grupo Gestão e Avaliação Educacional
Profa. Dra. Lana Lisiêr de Lima Palmeira

2

Linha Educação, Linguagens e Tecnologias

Vagas
Mestrado

Grupo Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e a
Distância
Prof. Dra. Maria Aparecida Pereira Viana

1

Grupo Comunidades Virtuais Ufal
Prof. Dr. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

2

Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE)
Profa. Dra. Yana Liss Soares Gomes

1

Prof. Dra. Adriana Cavalcanti dos Santos

3

Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA)
Carloney Alves de Oliveira

1

Grupo Escritura, Texto & Criação
Eduardo Calil

1
TOTAL

27

5 – O preenchimento das vagas, obedecendo à oferta estabelecida no Quadro 1, deste Edital, será
realizado de acordo com a aprovação e classificação dos(as) candidatos(as), considerando que estes
concorrem para a(s) vaga(s) disponibilizada(s) pelo grupo de pesquisa indicado previamente.
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5.1 - Não há obrigatoriedade de preenchimento de todas as vagas ofertadas no presente Edital.
6 - De acordo com as Resoluções nº 37/2022 e nº 82/2022 - CONSUNI/UFAL das 27 vagas oferecidas
para o mestrado, 60% (cinquenta por cento) delas estão reservadas para as demandas cotistas
contempladas neste Edital, sendo: 20% (vinte por cento) são destinadas para Negros(as) (pretos(as0 e
pardos(as)); 10% (dez por cento) para pessoas com deficiência (PcD); 10% (dez por cento) para pessoa
Trans (Transgêneros, Transexuais e Travestis), refugiados(as), assentados(as), 10% (dez por cento) para
indígenas e 10% (dez por cento) para Servidores da UFAL. Esta regra de distribuição se aplica às vagas
de Mestrado, conforme o Quadro 2.
QUADRO 2: Vagas distribuídas por demandas
Nível

Ampla
Concorrência

Cotas ações afirmativas

Cotas Servidores Ufal

Mestrado
(Total 27 vagas)

14 vagas

20% negros 5 vagas
10% PcD 2 vagas
10% indígenas 2 vagas
10% Trans, assentados e refugiados
2 vagas

10% servidores UFAL
2 vagas

6.1 - Os(As) candidatos(as) que se inscreverem às vagas destinadas como cotas ações afirmativas
concorrem entre si, sendo aprovado(a) e classificado(a) aquele(a) que obtiver maior nota, independente
da linha e grupo de pesquisa à qual se inscreveram.
6.2 - Os(As) candidatos(as) que se inscreverem às vagas destinadas a Servidores da UFAL concorrem
entre si, independente da linha e grupo de pesquisa a que se inscreveram, sendo classificado(a) àqueles
que obtiverem maior pontuação final.
6.3 - As vagas destinadas para cotas de ações afirmativas e cotas de Servidores da UFAL não são
distribuídas por linhas ou grupos de pesquisa, ou seja, não há obrigatoriedade de oferta e preenchimento
de cotas em cada linha ou grupo de pesquisa.
6.4 - Não há obrigatoriedade de preenchimento de todas as vagas para cotistas ofertadas no presente
Edital. Caso essas vagas não sejam preenchidas, as vagas serão revertidas para ampla concorrência, na
mesma linha de pesquisa.
6.5 - Os(As) candidatos(as) inscritos no certame como cotistas concorrem às vagas ofertadas para as
cotas, conforme o Quadro 2, não podendo o candidato que se inscreveu como cotista migrar para a
demanda de ampla concorrência.
6.6 - A Comissão de Seleção tem total autoridade para deferir ou não uma candidatura cotista que julgue
incoerente a partir dos documentos comprobatórios anexados pelo(a) candidato(a).
a) uma vez sendo indeferida a candidatura cotista, a mesma migrará para as vagas de ampla concorrência.

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b) o indeferimento poderá ocorrer no momento da homologação das inscrições ou após a Banca de
Validação de Heteroidentificação.
6.7 - Os(As) candidatos(as) que se autodeclararem negro(a), indígenas ou pessoa Trans serão submetidos
ao procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas de cotistas antes da
homologação do resultado final do concurso, conforme Resolução nº 82/2022 - CONSUNI/UFAL.
a) Para o procedimento de verificação, o(a) candidato(a) que se autodeclarou negro(a), indígena ou
pessoa Trans deverá se apresentar ao Comitê para Diversidade, Heteroidentificação e Etnicidade
(CDHE), de acordo com a Resolução n° 82/2022-CONSUNI/UFAL
b) O(A) candidato(a) autodeclarado negro(a), indígena ou pessoa Trans será convocado por Edital para a
Banca de Validação de Heteroidentificação, conforme Resolução nº 38/2021 - CONSUNI/UFAL;
c) O Edital de Convocação para Banca de Validação de Heteroidentificação será divulgado no site do
PPGE.
6.8 – Os(As) candidatos(as) que se autodeclararem PcD serão submetidos ao procedimento de verificação
da condição declarada para concorrer às vagas de cotistas antes da homologação do resultado final da
Seleção, conforme Resolução nº 19/2021 - CONSUNI/UFAL.
a) O(A) candidato(a) autodeclarado PcD será convocado por Edital para Bancas de Verificação e
Validação da Autodeclaração de PcD;
b) O Edital de Convocação para Bancas de Verificação e Validação da Autodeclaração de PcD será
divulgado no site do PPGE.
6.9 – Todos os que concorrem às vagas de ampla concorrência, as de cotas de ações afirmativas e cotas
de servidor da UFAL são obrigados a cumprir todas as etapas do processo seletivo.
6.10 – O remanejamento de vagas entre grupos de pesquisas, que pertençam a uma mesma linha de
pesquisa, só será permitido nos casos em que as vagas não forem preenchidas.
DAS INSCRIÇÕES
7 - As inscrições deste processo seletivo são gratuitas e serão realizadas no período de 00h00 do dia
19/08/2024 a 23h59min 19/09/2024, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas
(SIGAA),
por
meio
do
link:
https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=pstricto, selecionando o
número deste edital em Processo Seletivo Regular - Mestrado do PPGE.
a) Toda a documentação solicitada para inscrição deve ser inserida eletronicamente durante a inscrição
do processo seletivo. Serão aceitos documentos apenas em formato PDF. Não serão aceitos arquivos no
formato imagem para nenhum dos documentos. Caso algum arquivo seja submetido diferente do formato
exigido, a candidatura será invalidada a qualquer momento do processo seletivo.
b) O(A) candidato(a) deverá anexar os documentos comprobatórios digitalizados e salvos somente no
formato PDF, e enviá-los por meio de questionário específico do SIGAA, no momento da inscrição,
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respeitando o período definido neste Edital. A inscrição será confirmada após a inserção de todos os
documentos exigidos.
c) A inscrição será efetivada com a confirmação gerada pelo sistema, devendo ser impressa para possíveis
necessidades de comprovação.
d) Para cada item do questionário de inscrição, é permitido o envio de apenas um documento. Caso o(a)
candidato(a) necessite inserir vários documentos em um único item, deverá compactá-los em um único
arquivo salvo no formato PDF.
e) No processo de homologação da inscrição os documentos anexados pelos(as) candidatos(as) serão
conferidos pela Comissão de Seleção. Não será permitida a inclusão posterior de documentos. As
inscrições incompletas, enviadas de forma indevida ou fora dos prazos estabelecidos neste Edital serão
indeferidas.
f) Não será aceita a inclusão de qualquer documento após a inscrição.
g) O(A) candidato(a) que optar pelas vagas do sistema de cotas deverá anexar na inscrição o formulário
específico de autodeclaração que consta nos Anexos 1, 2, 3, 4 e 5 deste Edital.
7.1 – A inscrição será realizada mediante a seguinte documentação (todos em formato PDF):
1 (uma) foto 3x4;
●
Carteira de Identidade ou documento legal de identificação, com foto ou, no caso de estrangeira/o,
●
do Passaporte, do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou documento similar;
Identificação de Documento de Cadastro de Pessoa Física (CPF);
●
Cópia de Diplomas/Certificados e Declarações de conclusão de Curso, quando for o caso;
●
Ficha de inscrição (Anexo 8) devidamente preenchida e assinada, sob responsabilidade do(a)
●
candidato(a);
Projeto de Pesquisa de Dissertação apenas com a identificação da Linha e do Grupo de Pesquisa,
●
conforme descrito no Anexo 9. O(A) candidato(a) está proibido(a), sob pena de indeferimento da
inscrição, de inserir o nome, RG, CPF ou qualquer outra identificação no projeto, o projeto deverá ser
enviado no formato PDF e no nome do arquivo conter número do CPF da seguinte maneira:
xxx408234xx;
Memorial Acadêmico descritivo, conforme o Anexo 15 (máximo 5 páginas);
●
Curriculum Vitae preenchido no formulário Lattes-CNPq (disponível na página eletrônica
●
http://lattes.cnpq.br/) devidamente comprovado com cópia de cada um dos títulos e atividades
organizadas dos últimos 4 (quatro) anos. Não serão aceitos outros modelos de Curriculum. Não incluir
documentos diferentes do exigido no Anexo 14.
Cópia digital do formulário específico de autodeclaração (Anexos 1, 2, 3, 4 e 5 deste Edital – item
●
obrigatório para todos os candidatos cotistas, conforme Resolução nº 82/2022 – CONSUNI/UFAL;
Cópia digital do atestado de pertencimento à comunidade indígena ou quilombola (somente para
●
candidatos(as) indígenas e negros(as0 quilombolas);
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Cópia digital do laudo médico (somente para pessoas com deficiência), conforme Anexo 6.
●
Copia digital do Memorial Descritivo exigido ao candidato negro/a, indígena, pessoa Trans e/ou
●
com deficiência, conforme item 7.5.
Devido ao caráter acadêmico do PPGE e seu foco específico na área de Educação, exige-se de
●
todos os(as) candidatos(as) ao Processo Seletivo, a produção de conhecimento acadêmico - científico de,
pelo menos, um trabalho completo publicado em anais de evento da área de Educação ou um artigo
publicado
em
periódico
qualificado
pela
CAPES
(https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPubliacaoQualis/listaConsultaGe
ral Periodicos.jsf) ou livro/capítulo de livro, com ISBN, perfazendo pelo menos uma publicação na área
da Educação no quadriênio (2021, 2022, 2023 ou 2024).
7.2 - Os documentos devem ser digitalizados sem rasuras. A falta de qualquer item acima mencionado
ou a ilegibilidade das cópias digitais impedirá o deferimento da inscrição. Em nenhuma hipótese serão
aceitos documentos impressos.
7.3 – Os(As) candidatos(as) às vagas de cotas para PcD deverão anexar no ato da inscrição o
requerimento específico para detalhamento das condições de acessibilidade para a realização das
diferentes etapas do processo seletivo juntamente com laudo médico, conforme os Anexos 6 e 7 deste
Edital.
7.4 – Os laudos médicos dos(as) candidatos(as) selecionados(as) para as vagas de Pessoas com
Deficiência (PcD) serão encaminhadas para verificação do Código Internacional de Doenças (CID), bem
como da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), em que sejam consideradas a existência
de impedimento de atividades e a restrição na participação social da pessoa com deficiência.
7.5 – O(A) candidato(a) negro(a), indígena, pessoa Trans e/ou com deficiência deverá apresentar um
Memorial descritivo, de caráter obrigatório, com no mínimo 2 (duas) páginas digitadas ou manuscritas,
relatando o histórico de sua vida, descrevendo sua trajetória pessoal, escolar e familiar e suas intenções
de estudar no Programa de Pós-Graduação (PPGE) stricto sensu em EDUCAÇÃO, conforme Resolução
nº 82/2022 - CONSUNI/UFAL.
7.6 - O(A) candidato(a) quilombola e indígena deverá anexar um atestado de pertencimento à sua
respectiva comunidade. Esse documento deverá ser emitido por liderança local, reconhecida pela
Fundação Cultural Palmares ou pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras
Rurais (para quilombola) e por lideranças indígenas ou pela Fundação Nacional do Índio (para indígena),
conforme. Resolução nº 86/2018 - CONSUNI/UFAL.
7.7 – O(A) candidato(a)que se inscrever para a cota de Servidores da UFAL deverá anexar no ato da
inscrição o documento comprobatório de vínculo efetivo com instituição atualizado.
7.8 - O(A) candidato(a)que não encaminhar eletronicamente a documentação completa terá sua inscrição
indeferida, não cabendo recurso.

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7.9 - O PPGE e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação não se responsabilizam por problemas
técnicos ocorridos no envio da documentação.
7.10 - O(A) candidato(a) aprovado(a) deve apresentar os documentos originais para autenticação no
momento da matrícula institucional na secretaria do programa.
7.11 - Não serão aceitos acréscimos de documentos após o ato da inscrição, bem como não será
homologada inscrição com ausência de documentos exigidos neste Edital.
7.12 - A inscrição no Processo Seletivo implicará no conhecimento e tácita aceitação das condições
estabelecidas no inteiro teor deste Edital e seus anexos, não podendo o(a) candidato(a) alegar seu
desconhecimento.
7.13 - As informações prestadas no Formulário de Inscrição serão de inteira responsabilidade do
candidato. O formulário preenchido com informações falsas ou insuficientes sujeitará o candidato às
sanções previstas em lei e o excluirá do certame.
7.14 - Cada candidato(a) terá direito apenas a uma inscrição em uma linha de pesquisa e em um grupo
de pesquisa.
7.15 – Não haverá inscrições ou recebimento de documentos via Correios, por e-mail ou na secretaria do
PPGE.
DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
8 – Para os candidatos que concorrerem às vagas do PPGE, em nível de Mestrado, que sejam concluintes
ou portadores de Diploma de cursos de Graduação em áreas afins à Educação, exige-se experiência
comprovada no campo da Educação.
8.1 – A comprovação para graduados de outras áreas deverá ser apresentada por meio dos documentos
comprobatórios que deverão ser entregues no ato da inscrição.
9 - O PPGE não se responsabilizará por nenhuma falha de emissão de documentos via internet, em
nenhuma hipótese, e não receberá nenhum documento referente à inscrição após seu encerramento.
10 – Informações adicionais relativas ao Programa podem ser obtidas pela página eletrônica (conforme
disponibilidade do provedor institucional de internet), e-mail ou endereço, conforme Quadro 3 a seguir:
QUADRO 3: Contatos do PPGE
Programa de Pós-Graduação
Educação

Site: http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/cedu/pos-graduacao/mestrado-edoutorado-em-educacao
E-mail: selecaoposgraduacao@cedu.ufal.br
Universidade Federal de Alagoas - Campus A. C. Simões - Cidade Universitária,
Centro de Educação. Maceió/AL 57072-900

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DO PROCESSO SELETIVO E JULGAMENTO DOS CANDIDATOS
11 - O Processo Seletivo dos(as) candidatos(as) será realizado(a) sob a supervisão da Comissão de
Seleção composta pela coordenação do PPGE, por docentes designados para esse fim pelo Colegiado
Pleno e um representante dos técnicos administrativos do PPGE.
11.1 - No sentido de garantir a imparcialidade no processo seletivo, a banca examinadora produzirá uma
ata incluindo informações conclusivas sobre o evento, incluindo a ausência de impedimentos e suspeição
que possam caracterizar conflito de interesse. Esta ata será guardada pelo PPGE para cumprir eventuais
solicitações dos candidatos, do Ministério Público Federal (MPF) ou de outros Órgãos de Controle.
12 - O Processo Seletivo constará de 5 (cinco) etapas (Quadro 4).
QUADRO 4: Etapas do Processo Seletivo
Etapas

1. Avaliação do
projeto de Pesquisa

2. Prova Escrita

3. Arguição
do projeto de
Pesquisa

4. Memorial
Acadêmico

5. Análise do
Currículo

Caráter

Eliminatória

Eliminatória

Eliminatória

Classificatória

Classificatória

Peso

3

3

2

1

1

12.1 – O local e horário específico da realização de cada uma das etapas supracitadas serão divulgados
no site do PPGE, como também no quadro de avisos do programa.
13 - As etapas do processo seletivo obedecerão ao seguinte calendário (Quadro 5):
QUADRO 5: Calendário das etapas do processo seletivo

EVENTOS
Publicação do edital
Prazo para impugnação o edital
INSCR
IÇÕES

Inscrições no SIGAA
Homologação das Inscrições
Recursos da homologação das Inscrições
Resultado dos recursos das homologações das inscrições

PERÍODO
15/08/2024 (quinta)
15 a 16/08/2024
(quinta e sexta)
19/08/2024 (segunda)
a 19/09/2024(quinta)
24/09/2024 (terça)
25/09/2024 (quarta) e
26/09/2024 (quinta)
01/10/2024 (terça)
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BANCA
S DE
VERIFI
CAAÇÃ
O DE
AUTOA
VALIA
ÇÃO

ANÁLI
SE DOS
PROJE
TOS DE
PESQUI
SA

PROVA
ESCRIT
A

Divulgação do Edital de Convocação para Bancas de Verificação de
Autodeclaração

01/10/2024 (terça)

Análise dos projetos de pesquisa

01/10/2024 (terça) a
09/10/2024 (quarta)
14/10/2024 (segunda)
15/10/2024 (terça) e
16/10/2024 (quarta)
21/10/2024 (segunda)

Resultado da avaliação dos projetos de pesquisa
Recursos da análise dos projetos de pesquisa
Resultado da avaliação dos projetos e divulgação do horário da
Prova Escrita

Realização da Prova Escrita

22/10/2024 (terça)

Resultado da Prova Escrita

29/10/2024 (terça)

Recurso da Prova Escrita

30/10/2024 (quarta) e
31/10/2024 (quinta)
05/11/2024 (terça)

Resultado final da Prova Escrita

ARGUI
ÇÃO
DOS
PROJE
TOS,
ANÁLI
SE DOS
CURRÍ
CULOS
E
MEMO
RIAL

Divulgação das datas e horários de arguição e defesa do projeto de
pesquisa
Arguição e defesa do projeto de pesquisa
Período de análise do memorial acadêmico e do currículo
Resultado da arguição e defesa do projeto de pesquisa, da análise
do memorial acadêmico e do currículo
Recurso da arguição e defesa do projeto de pesquisa, da análise do
memorial acadêmico e do currículo
Resultado final da arguição e defesa do projeto de pesquisa, da
avaliação do currículo e da análise do memorial

05/11/2024 (terça)
06/11/2024 (quarta) a
22/11/2024 (sexta)
06/11/2024 (quarta) a
22/11/2024 (sexta)
26/11/2024 (terça)
27/11/2024 (quarta) e
28/11/2024 (quinta)
03/12/2024 (terça)

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FINAL

Resultado geral de todas as fases

04/12/2024 (quarta)

Recurso do resultado geral de todas as fases (via PROPEP)

05/12/2024 (quinta) a
06/12/2021 (sexta)
10/12/2024 (terça)
10/12/2021 (terça)

Homologação do resultado geral
Resultado final

Período de Matrícula Acadêmica e Institucional
MATRÌ
CULA

Início do semestre letivo

conforme calendário
do PPGE
conforme calendário
do PPGE

13.1– O resultado de todas as fases do certame será publicado por meio do CPF ou número de inscrição
no SIGAA do candidato.
14 - A Avaliação do Projeto de Pesquisa, primeira etapa da seleção, é de caráter eliminatório, seguida da
Prova Escrita. Apenas realizarão a Arguição e defesa do Projeto de Pesquisa os(as) candidatos(as) que
forem aprovados na Avaliação do Projeto de Pesquisa e na Prova Escrita
14.1 - O Projeto de Pesquisa deverá conter no mínimo 12 (doze) e no máximo 20 (vinte) laudas, incluindo
folha de rosto e Referências. Deverá ser apresentado em consonância com as normas da ABNT e as
seguintes formatações: folha A4; fonte 12; Times New Roman; espaço 1,5 entre as linhas (com exceção
nas citações); as margens devem obedecer ao seguinte espaçamento: margem superior 3cm, inferior 2cm,
esquerda 3cm e direita 2 cm; as citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto,
com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal; as citações a partir de quatro linhas devem estar
em Times New Roman 10, com recuo esquerdo de 4 cm.
14.2 - O Projeto de Pesquisa deverá apresentar a seguinte estrutura:
CAPA: título do projeto, Linha de Pesquisa e Grupo de Pesquisa que concorre à vaga. (Não
●
indicar nenhum tipo de informação que caracterize ou identifique o candidato e em nenhum contexto do
projeto). O Projeto receberá um código, informado pelo SIGAA.
JUSTIFICATIVA: com discriminante do objeto e do problema a ser trabalhado, bem como
●
contextualização histórica do objeto de pesquisa. Anunciar a tese a ser defendida, no caso de candidatos
ao doutorado. Demonstração da relevância científica e social do objeto, uma breve discussão que
circunda o objeto a ser trabalhado, e a delimitação temporal e geográfica do estudo, bem como sua
inserção no grupo de pesquisa.
OBJETIVOS: apresentação de maneira clara do objetivo geral e específicos do projeto.
●
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FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: apresentação das hipóteses e fontes teóricas que serão
●
trabalhadas no projeto, atualização e articulação entre as fontes e o contributo para o seu objeto de estudo.
METODOLOGIA: tipologia/abordagem, localização, discussão do método para o tratamento das
●
fontes do objeto de estudo e métodos de coleta e interpretação dos dados que serão coletados. Descrição
dos participantes da pesquisa (quando se adequa), instrumentos ou técnicas de coleta e de análise dos
dados.
CRONOGRAMA: apresentação das etapas necessárias para cumprimento do projeto.
●
REFERÊNCIAS: indicação das fontes e bibliografia citadas no projeto.
●
14.3 - O Projeto deve ser escrito em Língua Portuguesa e o(a) candidato(a), em hipótese alguma, deverá
mencionar no projeto seu nome e nem a sugestão do professor orientador, sob pena de eliminação do
processo seletivo. No caso de candidato(a) surdo(a) usuário da Língua Brasileira de Sinais como primeira
língua, a análise considerará que a redação foi feita em uma segunda língua (Língua Portuguesa –
modalidade escrita).
14.4 - Caso o Projeto não possua aderência à proposição da Pesquisa em andamento desenvolvida pelo
grupo de pesquisa escolhido (Anexo 10), o (a) candidato (a) será desclassificado (a).
14.5 – O Projeto de Pesquisa será avaliado de acordo com os aspectos descritos no Anexo 11 deste Edital.
15 - Para a Prova Escrita, serão convocados o dobro do número de vagas ofertadas por Grupo de Pesquisa,
dentre os(as) candidatos(as) aprovados(as) na etapa anterior. Exemplo: Se o grupo de pesquisa está
indicando a oferta de 3 vagas para o mestrado, serão convocados para a prova escrita 6 candidatos(as)
aprovados(as) na etapa de Avaliação do Projeto de Pesquisa.
16 – A Arguição e defesa do Projeto de Pesquisa e a Prova Escrita ocorrerão de forma presencial no
Centro de Educação – CEDU/UFAL, conforme calendário disponibilizado no site do PPGE.
17 - A Arguição e defesa do Projeto de Pesquisa é de caráter eliminatório, e consistirá na discussão
argumentativa sobre o projeto de pesquisa entregue no ato de inscrição.
17.1 - A Arguição e defesa do Projeto de Pesquisa ocorrerá frente à banca de seleção constituída por 2
(dois) docentes, sendo no mínimo um(a) docente da linha de pesquisa na qual o(a) candidato(a) está
concorrendo, podendo também contar com um(a) docente de outra linha de pesquisa, ou docentes com
título de doutorado e que estejam vinculados a Programas de Pós-Graduação e desenvolvam pesquisa em
áreas afins às do PPGE, indicados pela Comissão de Seleção, tendo a duração de até 30 (trinta) minutos,
sendo 15 (quinze) minutos para apresentação do projeto pelo(a) candidato(a) e 15 (quinze) minutos para
arguição do projeto pelos membros da banca. A arguição será realizada em ordem alfabética.
17.2 - Poderão participar desta etapa os demais docentes do PPGE na condição de ouvintes, estando
vedada a possibilidade de arguirem o(a) candidato(a) no momento de sua avaliação.
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17.3 - Para avaliação da Arguição e defesa do Projeto de pesquisa a banca de seleção levará em
consideração os aspectos descritos no Anexo 12.
18 – A Prova Escrita, de caráter eliminatório, ocorrerá em dia específico, conforme o número de
aprovados na Arguição e defesa do Projeto de Pesquisa.
18.1 - A prova escrita é uma produção textual do tipo dissertativo argumentativo, com mínimo 2 (duas)
laudas, sobre o tema apresentado no momento da prova escrita, com base na bibliografia recomendada
para a linha de pesquisa (Anexo 13).
19 – A Análise do Memorial Acadêmico e do Currículo serão realizadas pela Comissão de Seleção e
Docentes da Linha de Pesquisa que o(a) candidato(a) está concorrendo. Para efeito de avaliação do
Currículo, somente será computada na pontuação os títulos cuja documentação tenha comprovação no
último quadriênio.
19.1 - A análise do Currículo obedecerá aos critérios expostos no Anexo14 deste Edital.
19.2 Os títulos apresentados que excederem a pontuação máxima prevista no Anexo 14 não serão
considerados para fins de pontuação.
19.3 A análise do Memorial Acadêmico obedecerá aos critérios expostos no Anexo 15 deste Edital.
20 – Em cada fase eliminatória, o(a) candidato(a) que concorre às vagas de ampla concorrência será
considerado Aprovado ou Classificado se obtiver nota igual ou superior a 7,00 (sete) nas etapas do
processo seletivo.
20.1 - De acordo com as prescrições das Resoluções nº 37/2022 e nº 82/2022/CONSUNI-UFAL será
considerado Aprovado ou Classificado o(a) candidato(a) às vagas de Cotas que obtiver nota igual ou
superior a 6,0 (seis) em cada etapa do processo seletivo.
20.2 - As notas dos(as) candidato(as) cotistas serão publicadas em separado dos candidatos a ampla
concorrência;
20.3 - A Nota Final do(a) candidato(a) será feita a partir da média de todas as etapas do processo seletivo,
considerando os respectivos pesos.
20.4 - O(A) candidato(a) poderá ser aprovado, mas não selecionado, observando-se o número de vagas
disponibilizadas no item 4 deste Edital.
20.5 - O PPGE, representado na figura da Comissão de Seleção, reserva-se o direito do não
preenchimento de todas as vagas disponibilizadas no item 4 deste Edital.
20.6 – Os(As) candidatos(as) serão selecionados(as) até o número de vagas previsto no item 4 deste
Edital. A classificação final dos(as) candidatos(as) será realizada por ordem decrescente da pontuação
final e disponibilidade de vagas dentro da linha de pesquisa em que está concorrendo.

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20.7 - No caso de igualdade de notas, serão utilizados os seguintes critérios de desempate na respectiva
ordem: candidato(a) que obtiver a maior nota na Arguição e defesa do Projeto de Pesquisa; candidato
que obtiver a maior nota na Prova Escrita;
20.8 - A quantidade de vagas estabelecidas para cada linha não poderá sofrer alteração. Em caso de vagas
excedentes de uma determinada linha de pesquisa, estas não migrarão para outra linha.
21 - Todas as etapas eliminatórias do Processo Seletivo serão realizadas de forma presencial, estando sob
a responsabilidade do(a) candidato(a) providenciar os meios necessários para participação em cada uma
delas.
22 - Os resultados de todas as etapas serão divulgados na página eletrônica do Programa de PósGraduação em Educação.
22.1 – O(A0 candidato(a) poderá acompanhar o andamento do processo fazendo uso do login e senha
criado no momento do cadastro.
DO RESULTADO FINAL E RECURSOS
23 - O resultado final será divulgado de acordo com o calendário contido neste Edital e seus Anexos na
página eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação.
23.1 O candidato poderá recorrer do resultado das avaliações. Para isso, deverá: 1) cadastrar o recurso no
SIGAA (página https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/home.jsf#), na área do candidato; e 2) preencher
Formulário de Recurso, Anexo 16, e encaminhar à Comissão de Seleção pelo e-mail
selecaoposgraduacao@cedu.ufal.br (assunto: Recurso Edital 02/2023), dentro dos prazos estabelecidos.
23.2 Para toda e qualquer comunicação do candidato referente a este Edital, o candidato deverá utilizar
obrigatoriamente o mesmo e-mail cadastrado no SIGAA.
23.3 Os recursos apresentados serão encaminhados para análise da Comissão de Seleção, a quem caberá
proferir análise conclusiva sobre o tema, participando necessariamente da análise dos recursos todos os
componentes da banca que tenham participado da avaliação em questão.
23.4 Após os resultados o(a) candidato(a) poderá recorrer à PROPEP, no prazo de até 72 (setenta e duas)
horas, contadas da divulgação. Para isso, deve-se abrir um processo no Protocolo Geral da UFAL (Reitoria),
destinando o mesmo para PROPEP/CPG (Coordenação de Pós-Graduação).
23.5 Os resultados parcial e final serão divulgados de acordo com o calendário contido neste Edital e seus
Anexos na página eletrônica do PPGE.
23.6 Para a composição do cálculo da nota final das etapas do processo seletivo, será considerada a média
obtida a partir da média aritmética apresentada na fórmula a seguir:
NF = (3 x NAPP) + (3 x NAPE) +(2 x NADP) + (1 x NMA) + (1 x NAC)
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NF = Nota Final
NAPP = Nota da Avaliação do Projeto de Pesquisa
NAPE = Nota de Avaliação da Prova Escrita
NADP = Nota da Arguição e Defesa do Projeto
NMA = Nota do Memorial Acadêmico
NAC = Nota da Avaliação do Currículo
24 – O(A) candidato(a) para a demanda de ampla concorrência poderá ter acesso às observações dos
avaliadores, solicitando via e-mail selecaoposgraduacao@cedu.ufal.br, nos casos de notas abaixo de 7,0
(sete), tendo a Comissão de Seleção e Secretaria do PPGE o prazo de até 24 horas para o envio dos
pareceres solicitados.
25. O candidato para a demanda cotista poderá ter acesso às observações dos avaliadores, solicitando via
e-mail selecaoposgraduacao@cedu.ufal.br, nos casos de notas abaixo de 6,0 (seis), tendo a Comissão de
Seleção e Secretaria do PPGE o prazo de até 24 horas para o envio dos pareceres solicitados.
DA MATRÍCULA E INÍCIO DO CURSO
- No ato da matrícula os(as) candidatos(as) aprovados(as) e classificados(as), deverão apresentar cópias
autenticadas dos seguintes documentos originais:
Cópia do Comprovante das obrigações militares (para candidatos do sexo masculino);
●
Título de Eleitor;
●
Comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral para brasileiros, retirado do site do
●
Tribunal Regional Eleitoral (TRE);
Registro Nacional de Estrangeiros ou Passaporte para estrangeiros;
●
Duas fotos 3x4;
●
Cópia do Diploma ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação emitida pela Instituição
●
onde o título foi obtido, esse documento deve conter autenticação institucional e a ausência desse
documento no ato da matrícula implicará a desclassificação do candidato;
Cópia do Histórico Escolar da Graduação.
●
26.1 - O(A) Candidato(a) Estrangeiro(a) ou Brasileiro(a) Portador(a) de Diplomas de Graduação de
Instituição de Educação Superior (IES) estrangeiras deve ter seu reconhecimento do diploma por IES
brasileiras no ato da matrícula no PPGE, sob risco de eliminação caso apresente tal comprovação.
27. Terão direito à matrícula nos cursos do PPGE os(as) candidatos(as) APROVADOS(AS) E
CLASSIFICADOS(AS), respeitados os limites das vagas estabelecidas no Item 4 deste Edital e em
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conformidade com a disponibilidade de vagas do grupo de pesquisa a que fez opção o(a) candidato(a) no
momento da inscrição.
28 - A matrícula institucional e acadêmica dos(as) candidatos(as) selecionados(as) será feita na
coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação pelo(a) candidato(a) ou por seu representante
legal, em período a ser divulgado junto à publicação do resultado final da seleção de que trata este Edital
e o candidato deverá apresentar a documentação exigida e autenticada.
28.1-. Realizará matrícula nos cursos de Mestrado do PPGE o(a) candidato(a) aprovado(a) e
classificado(a) com Diploma de Graduação emitido por IES oficiais reconhecidas pelo MEC ou Certidão
de Conclusão da Graduação com data de colação de grau emitida em até seis meses antes do último dia
da matrícula no PPGE. Não serão aceitas as declarações e/ou certificados de conclusão de curso de
Graduação.
28.2 Será considerado desistente o(a) candidato(a) aprovado(a) e classificado(a) que não efetuar a
matrícula acadêmica no período determinado neste Edital ou período divulgado no site do PPGE, após o
resultado do certame.
28.3 Em caso de candidato(a) aprovado(a) e classificado(a) estrangeiro(a) é necessária a apresentação de
visto de estudantes.
28.4 Em caso de desistência da matrícula será́́ ́́ feita convocação dos(as) candidatos(as) aprovados(as),
considerando-se a ordem de classificação e a disponibilidade de docente orientador.
IX - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
29 - A inscrição do(a) candidato(a) implicará o conhecimento e a aceitação das normas e condições
estabelecidas neste Edital e seus respectivos anexos.
30- Será excluído do processo seletivo o(a) candidato(a) que:
a) faltar a qualquer etapa do processo seletivo; ou
b) apresentar comportamento considerado incompatível com a lisura do certame, a critério exclusivo da
Banca de Seleção; ou
c) apresentar-se nas etapas presenciais após a hora marcada para o início da arguição e defesa do projeto
de pesquisa e da prova escrita.
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31 - As bolsas porventura disponibilizadas por agências de fomento poderão ser oferecidas aos
estudantes, atendendo aos critérios fixados pelas Agências Financiadoras (CAPES OU FAPEAL), pelo
CONSUNI/UFAL, por estas instituições e pelo Conselho do Curso de Pós-Graduação em Educação, não
estando garantida a concessão de bolsas aos(as) aprovados(as) e classificados(as).
32 – Os(As) candidatos(as) aprovados(as) e classificados(as) originários de outros Estados não possuem
privilégios nas concessões de bolsas, sendo responsáveis pelo deslocamento, moradia e subsistência no
território alagoano.
33 - As alterações relativas às datas e horários de realização das etapas seletivas, peso e pontuação serão
divulgadas no site do PPGE.
34 - Os Resultados das Etapas de Seleção deste presente Edital só terão validade para o semestre 2025.1,
não sendo passível seu aproveitamento para seleções futuras.
35 – Os(As) candidatos(as) aprovados(as) e classificados(as) no processo seletivo referente a este Edital
deverão realizar prova de proficiência em língua estrangeira, conforme o Regimento do PPGE e
orientações subsequentes, em calendário a ser divulgado durante o ano letivo.
36- O Regimento do PPGE, bem como informações sobre as linhas de pesquisa e orientadores, estão à
disposição
dos(as)
candidatos(as)
na
página
eletrônica
do
PPGE
(http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/cedu/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado-emeducacao/documentos/documentos-do-programa).
37 - Os casos omissos no presente Edital, serão resolvidos pela Comissão de Seleção do PPGE proposta
para o presente Edital.

Maceió, ____ de _________________ de 2024

Prof. Dr. Givanildo da Silva
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFAL

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Prof. Dr. Walter Matias Lima
Coordenador de Pós-Graduação – CPG/PROPEP/UFAL

Profa. Dra. Iraildes Pereira Assunção
Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação -PROPEP/UFAL

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ANEXO 1

TERMO DE AUTODECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
(NEGRO/A)

Eu, _____________________________________________________________________________,
RG nº ___________________________, CPF nº ______________________, inscrito/a de acordo com
o critério do programa de cotas no Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação do
ano 2022, para o 1º período letivo de 2023, declaro para fins de inscrição que concorro à reserva de vagas
para negro/a e sou portador/a de diploma de curso superior. Autodeclaro-me
________________________ [Preto(a)/Pardo(a)] e estou ciente de que serei submetido/a ao
procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos/às
candidatos/as negros/as (cotas), obrigatoriamente antes da homologação do resultado final do concurso,
de acordo com a Resolução nº 82/2022 – CONSUNI/UFAL. Declaro, ainda, estar ciente que, caso haja
indeferimento da autodeclaração, serei eliminado/a do processo seletivo para cotista. Outrossim, se
constatada a qualquer tempo a falsidade ou irregularidade na documentação entregue no ato de matrícula
quanto às informações aqui prestadas, a matrícula será cancelada em definitivo, com a perda da respectiva
vaga, sem o prejuízo de outras medidas cabíveis.
____________________ , ______de _____________ de 20______.

Assinatura do/a candidato/a

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ANEXO 2

TERMO DE AUTODECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
(NEGRO/A: QUILOMBOLA)

Eu, _____________________________________________________________________________,
RG nº ___________________________, CPF nº ______________________, inscrito/a de acordo com
o critério do programa de cotas no Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação do
ano 2022, para o 1º período letivo de 2023, declaro para fins de inscrição que concorro à reserva de vagas
para
negro/a,
possuo
diploma
de
curso
superior,
sou
do
segmento
social
____________________________, morador/a da Comunidade Remanescente de Quilombo
_____________________________, localizada no endereço _________________________________ ,
cujo/a
Coordenador/a/Presidente
da
Associação
de
Moradores
é
o/a
senhor/a
_____________________________________, RG nº ___________________________. Autodeclarome _______________________ [Preto(a)/Pardo(a)] e estou ciente de que serei submetido/a ao
procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos/às
candidatos/as negros/as (cotas), obrigatoriamente antes da homologação do resultado final do concurso,
de acordo com a Resolução no 82/2022 – CONSUNI/UFAL. Declaro, ainda, estar ciente que, caso haja
indeferimento da autodeclaração, serei eliminado/a do processo seletivo para cotista. Outrossim, se
constatada a qualquer tempo a falsidade ou irregularidade na documentação entregue no ato de matrícula
quanto às informações aqui prestadas, a matrícula será cancelada em definitivo, com a perda da respectiva
vaga, sem o prejuízo de outras medidas cabíveis.
_______________________ , ______de ________________ de 20______.

Assinatura do/a candidato/a

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ANEXO 3

TERMO DE AUTODECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICOINDÍGENA

Eu, ____________________________________________________________________________ ,
RG nº ___________________________, CPF nº ______________________, inscrito/a de acordo com
o critério do programa de cotas no Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação do
ano 2022, para o 1º período letivo de 2023, declaro para fins de inscrição que sou portador/a de diploma
de curso superior e concorro à reserva de vagas para indígena, de acordo com a Resolução no 82/2022 –
CONSUNI/UFAL. Sou do segmento social ____________________________________ , do grupo
indígena ______________________________________________________, localizado no endereço
_____________________________________________________, cuja liderança indígena é
__________________________________________________. Declaro, ainda, estar ciente que, caso
seja constatada a qualquer tempo a falsidade ou a irregularidade na documentação entregue no ato de
inscrição, quanto às informações aqui prestadas, serei eliminado/a do processo seletivo para cotista. Caso
seja no ato de matrícula, esta será cancelada em definitivo, com a perda da respectiva vaga, sem o prejuízo
de outras medidas cabíveis.
_______________________ , ______de ________________ de 20______.

Assinatura do/a candidato/a

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ANEXO 4

TERMO DE AUTODECLARAÇÃO COMO TRANSEXUAL E
TRAVESTI

Declaro, para os devidos fins, que eu, ______________________________________________(NOME
SOCIAL)
ou
(NOME
CIVIL),
____________________________(NACIONALIDADE),
__________________________(PROFISSÃO),
residente
no
___________________________________________________________(ENDEREÇO COMPLETO),
___________________________(CPF),
sou
________________(TRANSEXUAL/TRAVESTI).
Declaro estar ciente que, se for verificada a não veracidade de quaisquer informações prestadas nesta
autodeclaração, estarei sujeito(a) à perda da vaga e a qualquer tempo a penalidades legais
(administrativas e penais).
_______________________ , ______de ________________ de 20______.

Assinatura do/a candidato/a

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TERMO DE AUTODECLARAÇÃO DE RECONHECIMENTO COMO
TRANSEXUAL E TRAVESTI

Declaramos que o/a candidato/a _________________________________________, (TRANSEXUAL
ou TRAVESTI), faz parte da comunidade/rede/coletividade transexual e travesti e reside no seguinte
local: Endereço: _____________________________________________________________________
Município:_____________________________Estado:_________País:____________________Declara
mos ainda estarmos cientes de que as informações aqui prestadas são de nossa inteira responsabilidade e
que no caso de declaração falsa ou de informações inverídicas, implicará no indeferimento da inscrição
do/a candidato/a e que também estaremos sujeitos/as a qualquer tempo a penalidades legais
(administrativas e penais).

______________________________ Assinatura da/o responsável
TESTEMUNHAS:
______________________________ Nome, RG e Assinatura da Testemunha Trans

______________________________ Nome, RG e Assinatura da Testemunha Trans

______________________________ Nome, RG e Assinatura da Testemunha Trans

Local/Data: ___________________________________

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ANEXO 5

TERMO DE AUTODECLARAÇÃO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA (PcD)

Eu, _____________________________________________________________________________ ,
RG nº ___________________________, CPF nº ______________________, inscrito/a de acordo com
o critério de cotas no Processo Seletivo do Programa de Pós- Graduação em Educação do ano 2022, para
o 1º período letivo de 2023, declaro para fins de inscrição que concorro à reserva de vagas para Pessoa
com Deficiência (PcD), possuo diploma de curso superior, sou do segmento social
________________________________,
possuo
a
deficiência
__________________________________________________, CID ___________________, atestada
pelo/a médico/a __________________________________________________________________,
CRM__________________ . Essa condição, em interação com diferentes barreiras, produzem as
seguintes
limitações
em
atividades
relacionadas
à
vida
acadêmica:
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________.
Estou ciente de que essa documentação será submetida à banca de verificação interdisciplinar coordenada
pelo Núcleo de Acessibilidade (NAC) desta instituição, de acordo com a Resolução nº 82/2022 –
CONSUNI/UFAL. Declaro, ainda, estar ciente de que, caso seja constatada a qualquer tempo a falsidade
ou irregularidade na documentação entregue no ato de inscrição, quanto às informações aqui prestadas,
serei eliminado do processo seletivo para cotista. Caso seja no ato de matrícula, esta será cancelada em
definitivo, com a perda da respectiva vaga, sem o prejuízo de outras medidas cabíveis.
_______________________ , ______de ________________ de 20______.

Assinatura do/a candidato/a

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ANEXO 6
MODELO DE LAUDO MÉDICO - PESSOA COM DEFICIÊNCIA (PcD)
Nome

CPF

CID:

Origem da deficiência:
⃝ Acidente de Trabalho
⃝ Acidente comum
⃝ Congênita
⃝ Adquirida em pós-operatório ⃝ Doença
Descrição detalhada das alterações físicas (anatômicas e funcionais), sensoriais, intelectuais e mentais
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
_____
:
Descrição das limitações funcionais para atividades da vida diária e social e dos apoios necessários
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______
ENQUADRAMENTO DA DEFICIÊNCIA
Nos termos do art. 4º do Decreto Nº 3.298, de 1999, alterado pelo Decreto Nº 5.296/2004
A - Deficiência Física – alteração completa ou parcial de um ou
D 2 - Deficiência Mental
mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento
⃝ Psicossocial – conforme Convenção ONU
da função física, apresentando-se sob a forma de:
– Esquizofrenia, Transtornos psicóticos e
⃝ paraplegia
⃝ paraparesia
outras limitações psicossociais que impedem a
plena e efetiva participação na sociedade em
⃝ monoplegia
⃝ monoparesia
igualdade de oportunidades com as demais
⃝ tetraplegia
⃝ tetraparesia
pessoas. (Informar no campo descritivo se há
⃝ triplegia
⃝ triparesia
outras doenças, data de início das
⃝ hemiplegia
⃝ hemiparesia
manifestações e citar as limitações para
⃝ ostomia
⃝ amputação ou ausência de membro
habilidades adaptativas).
⃝ paralisia cerebral
Obs.: Anexar Laudo Médico
)
⃝ nanismo (altura:
E - Deficiência Intelectual – funcionamento
⃝ membros com deformidade congênita ou adquirida
intelectual significativamente inferior à
⃝ outras - especificar:
média, com manifestação antes dos 18 anos e
limitações associadas a duas ou mais áreas de
habilidades adaptativas, tais como:
⃝ Comunicação
⃝ Cuidado pessoal

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B - Deficiência Visual
⃝ cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05
no melhor olho, com a melhor correção óptica;
⃝ baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no
melhor olho, com a melhor correção óptica;
⃝ somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for
igual ou menor que 60°; ou a ocorrência simultânea de quaisquer
das condições anteriores.
Obs: Anexar Laudo Oftalmológico, com acuidade visual, pela
tabela de Snellen, com a melhor correção óptica ou somatório do
campo visual em graus.
C - Deficiência Auditiva
⃝ perda bilateral, parcial ou total, de 41 decibéis (dB) ou mais,
aferida por audiograma nas frequências de 500HZ, 1.000HZ,
2.000Hz e 3.000Hz.
Obs: Anexar Audiograma
D 1 - Deficiência Mental
⃝ Lei 12764/2012 – Espectro Autista
Obs: Anexar Laudo Médico

⃝ Habilidades sociais
⃝ Utilização dos recursos da comunidade
⃝ Saúde e segurança
⃝ Habilidades acadêmicas
⃝ Lazer
⃝ Trabalho
Idade de início:
____
Obs.: Anexar Laudo Médico

F - Visão Monocular
⃝ em atendimento a Lei nº 14.126/2021 e
conforme Parecer CONJUR/MTE 444/2011:
cegueira legal em um olho, na qual a acuidade
visual com a melhor correção óptica é igual ou
menor que 0,05 (20/400) (ou cegueira
declarada por oftalmologista).
Obs.: Anexar Laudo Oftalmológico

G - Deficiência múltipla
⃝ Associação de duas ou mais deficiências (assinalar cada uma acima)
ENQUADRAMENTO DA DEFICIÊNCIA
Nos termos do art. 2º da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.
⃝ Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física,
mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação
plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

/
Cidade

,
UF

/
dia

/
mês

ano

Assinatura e carimbo + CRM do médico

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ANEXO 7
FORMULÁRIOPARA AVALIAÇÃOBIOPSICOSSOCIAL-PESSOACOMDEFICIÊNCIA
Este instrumento busca assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das
liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Em acordo
com o art.2º, da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência nº. 13.146/2015, as informações
prestadas neste formulário devem observar as diretrizes abaixo:
1. Ser preenchido e assinado pelo/a candidato/a. No caso de surdez ou cegueira, se necessário, o/a candidato/a
poderá gravar um vídeo em Língua Brasileira de Sinais ou um áudio, respectivamente, e enviar no SIGAA.
O vídeo ou o áudio deve ter de cinco a dez minutos de duração.
2. Para comprovar as informações, o/a candidato/a poderá apresentar documentos comprobatórios, emitidos,
assinados e carimbados por profissionais das áreas: da saúde, não médica (fisioterapeutas, terapeutas
ocupacionais, Psicólogos, educadores físicos), da educação (psicopedagogos, pedagogos) e do serviço social
(assistentes sociais), dentre outros.
3. As informações aqui apresentadas implicam no processo de análise da autodeclaração do/a candidato/a
com deficiência.
Para começar,
Comente sobre suas experiências como pessoa com deficiência, considerando as dimensões:
1. ESCOLA (trajetória escolar, acesso a material didático, avaliações, apoios e serviços, interações com a
comunidade escolar)
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
2. TRABALHO (condições de acesso e permanência, apoios e serviços, interações no ambiente de
trabalho)
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Coordenadoria de Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Educação

______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
3. FAMÍLIA (seu papel e participação, interações)
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
4. COMUNIDADE (acessibilidade, atividades de grupo, apoios e serviços, interações)
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
5. RECURSOS PROFISSIONAIS E TECNOLÓGICOS (apoios e serviços ao longo da vida nas dimensões
anteriores)
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
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Programa de Pós-Graduação em Educação
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
6. Caso seja aprovado/a no processo seletivo, indique que recursos profissionais e tecnológicos precisará:
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

______________________/_______de____________________de____________
Cidade/UF, dia, mês, ano

__________________________________
Assinatura do(a) candidato(a)

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ANEXO 8
FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome completo: _____________________________________________________________________
Data de nascimento:__________________________________________________________________
CPF:______________________________________________________________________________
RG:_______________________________________________________________________________
Telefones: (

) _______- ____________________

(

) _____________ - ________________

E-mail:_____________________________________________________________________________
Curso de Graduação:__________________________________________________________________
Conclusão (ano):_____________________________________________________________________
Endereço postal: _____________________________________________________________________
Título do projeto:____________________________________________________________________
Linha de pesquisa em que deseja desenvolver o projeto de dissertação/tese:
( ) Políticas, Currículos e Culturas
( ) Educação, Linguagens e Tecnologias
( ) Sujeitos, Inclusão e Diversidades
Tipo de vaga a que concorre:
( ) Negro/a
( ) Indígena
( ) Pessoa com deficiência
( ) Trans (Transgêneros, Transexuais e Travestis), refugiados e assentados
( ) Servidor da Ufal
( ) Demanda Geral (aqueles que não se enquadram nas cotas anteriores)

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ANEXO 9

Descrições das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação
O Programa de Pós-Graduação em Educação é composto por seis linhas de pesquisa. Os projetos de
pesquisa submetidos ao processo seletivo deverão estar adequados aos grupos de pesquisa e aos projetos
de pesquisas dos docentes do PPGE. Os candidatos poderão conferir os interesses de cada docente no
link DOCENTES no site do PPGE.
LINHA: POLÍTICAS, CULTURAS E CURRÍCULOS
Estudos das concepções sócio-históricas-políticas-culturais da gestão educacional e das práticas
educativas da/na educação básica, suas modalidades, e na educação superior. Pesquisas sobre currículo,
avaliação, práticas, formação de docentes e de outros profissionais.
LINHA: INCLUSÃO, DIVERSIDADES E SUJEITOS
EMENTA: Estudos acerca da inclusão, diversidades/diferenças e dimensões que influenciam na
construção da subjetivação em contextos sociais, campos teóricos, filosóficos, epistemológicos e suas
implicações nos currículos e na formação docente. Estudos das políticas de garantia da igualdade de
direitos, inclusão, condições e oportunidades, discriminação e relações de poder nos processos educativos
LINHA: EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS
Estudos com enfoque nas culturas escrita e digital, nas diversas linguagens multissemióticas/multimodais
e suas tecnologias a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Produção de
conhecimentos relativa à educação e suas modalidades; formação docente; abordagens inovadoras das
práticas de leitura e produção textual; alfabetização em diferentes contextos; letramentos; cibercultura;
interação e mídias.

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ANEXO 10

Listagem das Pesquisas em andamento dos professores orientadores por linha e grupo de pesquisa
Grupo Filosofia e Educação/Ensino de Filosofia
ORIENTADOR
PESQUISA
Prof. Dr. Walter
Biopolítica, escola e pandemia
Matias Lima
segundo alguns conceitos de Michel
Foucault

Grupo Escritura, Texto & Criação
ORIENTADOR
PESQUISA
Prof. Dr. Eduardo Calil Produção textual e atividades
de Oliveira
metalinguísticas

RESUMO
Diante da criação de diversos dispositivos de controle
social, desenvolvidos na modernidade, especialmente
após o século XVII, a obra do filósofo francês Michel
Foucault trouxe aportes teórico-metodológico para a
discussão da biopolítica e do biopoder como
reguladores das práticas sociais, segundo processos de
subjetivação que tornaram efetivas as noções de sujeito
e de poder como correlação de forçar. Utilizando-se do
aporte conceitual criado por Foucault, o modelo
arquigenealógico. Portanto, a pesquisa visa
empreender uma discussão sobre a relação entre
biopolítica e escola no contexto da pandemia
provocada pela COVID-19 e processos de
escolarização, enfocando as práticas de resistência
oriundas dos processos de docilização dos sujeitos,
assujeitados, na escola moderna, entendendo esta como
lócus de efetivação de biopolíticas que visam a
formação de sujeitos que atendem demandas do
processo de industrialização até o contexto atual de
controle social. Por conseguinte, seguindo o contributo
teórico foucaultiano, temos como finalidade orientar
pesquisas, além do objetivo acima, a relação entre
biopolítica e escola no Brasil.
DESCRIÇÃO
O projeto Produção textual e atividades
metalinguísticas (METAWRITING II) traz como tema
geral o estudo de atividades metalinguísticas
(atividades discursivas sobre a própria linguagem)
relacionadas à produção textual nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental, a partir de duas dimensões. A
primeira dimensão refere-se à prática docente
estabelecida em propostas de produção textual. A
prática docente será caracterizada através do diálogo
entre o professor e seus alunos, envolvendo o ensino de
diferentes aspectos da língua escrita (gráfico,
fonológico, ortográfico, lexical, semântico, pontuação,
sintático e textual). A segunda dimensão diz respeito
aos comentários espontâneos verbalizados por seus
alunos durante o manuscrito escolar em construção.
Nossa hipótese é a de que há correlações entre o modo
como as atividades metalinguísticas se manifestam
nessas duas dimensões, que podem interferir na
construção do manuscrito escolar. Para que possamos
verificar essa hipótese, assumimos uma abordagem
linguístico-enunciativa, respeitando as condições reais
da produção textual em sala de aula. Os estudos

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Coordenadoria de Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Educação
propostos irão analisar os dados coletados em três
países, diferentes cidades e salas de aula. Os materiais
para análise de cada estudo foram divididos em três
eixos de investigação, delimitados pelo ano escolar e
pela faixa etária dos alunos: Eixo 1: alunos de 6-7 anos
(1º ano); Eixo 2: 7-8 anos (2º ano); Eixo 3: 9-10 anos
(4º ano). Todo o material coletado tem em comum a
mesma estratégia didática: o professor apresenta uma
proposta de produção textual aos seus alunos; os
alunos, em duplas, conversam sobre o que irão
escrever; depois disso as duplas recebem uma folha de
papel para linearizar o manuscrito escolar; ao final, o
professor pede para os alunos das duplas relerem o que
escreveram. Para a coleta de dados foi usado o Sistema
Ramos, técnica que permite a captura multimodal
(vídeo, áudio, escrita) de processos de escritura em
tempo e espaço real, gerando um filme-sincronizado do
processo de criação textual. A partir da transcrição
verbatim dos diálogos capturados pelos filmessincronizados, serão identificadas as atividades
metalinguísticas. Para analisar as atividades
metalinguísticas identificadas, consideraremos as
verbalizações (reconhecimentos diferidos) de itens
gráficos, linguísticos, termos e expressões gramaticais
e os comentários (justificativas, explicações,
descrições) associados a esses reconhecimentos e às
possíveis rasuras emergentes ao longo do processo de
escritura. A análise buscará entender o modo como
essas atividades podem (ou não) interferir, de um lado,
na aprendizagem dos diferentes aspectos da língua
escrita e, de outro, na construção dos manuscritos
escolares. Os diferentes estudos propostos para cada
Eixo poderão contribuir para entendermos, do ponto de
vista cognitivo e linguístico-enunciativo, o “como” e o
“quê” pensam alunos e professores brasileiros,
franceses e portugueses ao realizarem propostas de
produção textual em sala de aula. As práticas docentes
e os materiais didático-pedagógicos e curriculares
usados nessas situações específicas também serão
caracterizados, dando indicações as interferências no
manuscrito escolar em construção. Esperamos, com
isso, avançar em direção a uma melhor articulação
entre o ensino da língua escrita e o aprendizado da
produção textual.

Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE)
ORIENTADOR
PESQUISA
DESCRIÇÃO

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Coordenadoria de Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Educação
Profa. Dra. Yana Liss
Soares Gomes

Tecnologias digitais, crenças e
ensino: reflexões sobre formação
continuada de
professores/alfabetizadores do
programa residência pedagógica

Profa. Dra. Adriana
Cavalcanti dos Santos

COMPROMISSO
NACIONAL
CRIANÇA ALFABETIZADA EM
ALAGOAS E O DIREITO À
LEITURA E À ESCRITA: UM
ESTUDO DE ETNOGRAFIA DE
REDE

Cada vez mais, o universo da formação de professores
tem se tornado um campo fértil de investigação,
especialmente nas áreas de Educação e de Linguística
Aplicada. Entretanto, ainda existem inúmeras lacunas,
em especial acerca dos impactos das tecnologias digitais
nas crenças e nos processos de alfabetização e de
letramentos. Na atualidade, não há como negar que os
diversos recursos tecnológicos modificaram as práticas
de linguagens que se utilizam para comunicação e
interação social. Assim, considerando o cenário da
pandemia da Covid-19 durante os anos de 2020, 2021 e
2022 e as vivências de ensino mediado pelas tecnologias
é que surgiu a proposta deste projeto de pesquisa cujo
propósito é analisar os impactos dos usos das
tecnologias digitais nas crenças e nas práticas de ensino
de
professores/alfabetizadores
integrantes
dos
subprojetos de Pedagogia/Alfabetização dos Programas
de Residência Pedagógica da Universidade Federal de
Alagoas (UFAL). Desse modo, pode-se verificar o lugar
das tecnologias digitais no contexto de ensino atual, bem
como identificar os desafios e as estratégias utilizadas
para aliar as interfaces digitais aos processos de ensino
e aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais
do Ensino Fundamental.
Este projeto de pesquisa se propõe a investigar as
intervenções políticas do Programa Compromisso
Nacional Criança Alfabetizadas (Brasil, 2023)
relativas ao direito à leitura e à escrita das em Alagoas.
A investigação se ancora teoricamente nos postulados
de Ball (2006; 2009; 2016; 2024), referentes à
concepção de políticas educacionais; Avelar e Ball
(2024), relativo à etnografia de rede/mídias para
analisar a nova governança educacional; Soares
(2022; 2020; 2016), sobre a concepção de
alfabetização adotada pelos pesquisadores que não se
restringe apenas a aquisição de uma técnica ou de
conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética,
mas entende a alfabetização com suas múltiplas
facetas.

Grupo Núcleo de Estudo em Educação e Diversidade (NEEDI)
ORIENTADOR
PESQUISA
DESCRIÇÃO
Profa. Dra. Neiza de
Lourdes Frederico
Fumes

Dimensão subjetiva da escolarização
de pessoas com deficiência na
realidade brasileira

O projeto de pesquisa busca apreender diferentes
aspectos da dimensão subjetiva do processo de
escolarização de pessoas com deficiência na realidade
brasileira. Para isso, se sustenta nos pressupostos
teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica,
principalmente na obra de Lev S. Vigotski, fazendo uso
de diferentes técnicas e instrumentos para a produção
de dados. Professores, estudantes com deficiências,

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PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadoria de Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Educação
responsáveis de educação, profissionais de apoio são os
participantes deste estudo.

Profa. Dra. Elisangela
Leal de Oliveira
Mercado

(Des)Caminhos do Atendimento
Educacional em Ambiente
Hospitalar e Domiciliar para
estudantes em Tratamento de Saúde
em Alagoas

A educação é direito constitucional assegurado às
crianças e jovens, em especial, as que se encontram
impossibilitadas de frequentarem às escolas por
estarem em tratamento de saúde. A manutenção dos
estudos regulares ofertado em Classes Hospitalares ou
na residência possibilita ao estudante retorno às
atividades escolares após a alta do tratamento de saúde,
sem prejuízo a formação escolar. Sem registros
oficiais, Alagoas segue sem saber quem são as crianças
e os adolescentes que se encontram nessa situação e
têm o direito à educação violado, reforçando a triste
realidade do silenciamento e invisibilidade vivida por
essas famílias. Esta pesquisa visa compreender o
cenário e os desafios do Atendimento Educacional em
Ambiente Hospitalar e Domiciliar para estudantes em
tratamento de saúde em Alagoas. Fundamentado na
pesquisa exploratória, serão utilizados como recursos
metodológicos: a pesquisa bibliográfica, documental,
entrevistas com gestores e profissionais da saúde e
educação, roda de conversa com as famílias,
observação participativa dos serviços ofertados e
instrumentos de escuta ativa das crianças e
adolescentes em tratamento de saúde internados nos
hospitais ou leitos pediátricos. Numa época em que
tanto se fala em Educação Inclusiva, é de suma
importância o desenvolvimento de pesquisas acerca
dos caminhos, desafios e da situação real do
atendimento educacional em ambiente hospitalar e
domiciliar às crianças e adolescentes em tratamento de
saúde, as quais levarão à compreensão do que seja um
sistema educacional inclusivo capaz de garantir o
efetivo direto à educação para todos
Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA)

ORIENTADOR

PESQUISA

DESCRIÇÃO

Prof. Dr. Carloney
Alves de Oliveira

Educamátic@ digital

Este projeto abarca ações de pesquisa a partir do
delineamento de práticas e estratégias didáticopedagógicas nas aulas de Matemática que envolvam
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
(TDIC), Mundos Digitais Virtuais em 3D (MDV3D),
Jogos Digitais, Gamificação, Realidade Aumentada e
Dispositivos Móveis enquanto espaço de ensino e de
aprendizagem na era da mobilidade.

Grupo Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e a
Distância

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Coordenadoria de Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Educação
Profa. Dra. Maria
Aparecida Pereira
Viana

Narrativas Digitais/Narrativas
reflexivas /Tecnologias Digitais e
Informação e Comunicação

As investigações vinculadas ao grupo envolvem
intervenção e atividades que se desenvolvem em
suporte com TIC na formação de professores e
constituem campo de investigação e produção de
referências conceituais. Temas de pesquisa:
investigação em AVA: interação, materiais,
aprendizagem colaborativa; estudos sobre e-learning:
plataformas, ferramentas para criação e gestão de
conteúdos dos cursos; estratégias pedagógicas,
avaliação, bases psicológicas e cognitivas, avaliação
na educação online; letramento digital; estratégias de
ensino e aprendizagem online; tecnologias e
conteúdos multimidiáticos na educação; uso de
tecnologias móveis na educação; comunidades
virtuais de aprendizagem; inovações no design
instrucional na educação online; qualidade da EaD no
ensino superior; necessidades formativas dos
professores na EaD.

Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos

ORIENTADOR

PESQUISA

DESCRIÇÃO

Profa. Dra. Marinaide
Lima de Queiroz
Freitas

Permanência e cultura
organizacional escolar na educação
de jovens e adultos/educação
profissional tecnológica: a
construção de comunidades de
aprendizagens.

Esse projeto tem uma interlocução com o Instituto
Federal de Alagoas (Ifal) e a Universidade do Porto
(Uporto) em Portugal, tem como objetivo produzir
conhecimento e fornecer contributos para a construção,
implementação e desenvolvimento de comunidades de
aprendizagens profissionais, no campo da Educação de
Pessoas Jovens e Adultas em todos os seus âmbitos e
em diversos espaços tempos. Assume como premissa,
a construção de culturas escolares e profissionais
assentes em um trabalho colaborativo horizontal, em
comunidades de práticas potenciadoras de contextos
mais favoráveis para a aprendizagem dos profissionais
docentes e a melhoria das aprendizagens dos/as
estudantes, resultando, consequentemente, na
permanência escolar.

Grupo Gestão e Avaliação Educacional
ORIENTADOR
PESQUISA
Prof. Dr. Givanildo da
Silva

As implicações das desigualdades
sociais na cultura da avaliação na
educação básica

DESCRIÇÃO
O cenário da educação pública é impactado por
dimensões intra e extra escolares, as quais estão
atreladas a questões que repercutem na escola de
educação básica. No âmbito das questões intra
escolares, destacam-se as políticas educacionais, as
condições de trabalho dos profissionais, a estrutura
escolar, entre outras que dizem respeito diretamente
ao contexto da educação. No que se refere ao cenário
extra escolar, diferentes nuances permeiam o
processo
educacional,
destacando-se
as
desigualdades sociais e políticas que acentuam as
desigualdades educacionais. O objetivo da presente
pesquisa é compreender as implicações das

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PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadoria de Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Educação
desigualdades sociais na cultura da avaliação na
escola pública, tendo como ponto de partida a análise
das mudanças educacionais decorrentes das reformas
instauradas na década de 1990, sinalizando para a
experiência do gerencialismo no espaço público, por
meio do neoliberalismo. A reforma do Estado foi o
caminho para concretizar anseios e ideais de um
modelo social que interfere diretamente na
organização da escola, sendo a avaliação uma
categoria central para o alinhamento das políticas
neoliberais. A partir desse cenário, nota-se que não
foi levada em consideração as desigualdades sociais
e políticas para a construção de um único modelo de
avaliação que tenha como parâmetro a qualidade da
educação, resultado das avaliações externas.
Profa. Dra. Inalda
Maria dos Santos

Política de accountability e
avaliação: reflexões sobre a
gestão escolar

O projeto de pesquisa visa apreender a política de
accountability e avaliação no contexto da escola
pública, de modo especial, perceber como a gestão
escolar vem incorporando ou não as demandas das
avaliações externas no trabalho escolar. Diante do
cenário atual, constata-se a presença das políticas de
avaliações externas e seu impacto nas escolas; por
isso, acredita-se na contribuição da referida pesquisa
para o campo de estudos sobre as políticas de
avaliação e da gestão escolar.

Profa. Dra. Lana Lisiêr
de Lima Palmeira

ESTADO, GÊNERO E CORPO:
UM ESTUDO A PARTIR DA
ADPF 527-DF, DA RESOLUÇÃO
CNJ 366/2021 E SEUS
PRINCIPAIS IMPACTOS EM
ALAGOAS

Diante das mudanças dentro da estrutura interna das
reivindicações sociais e políticas nas últimas décadas
do século XX e nas primeiras do século XXI, surge a
importância de analisar o modo com que tais
demandas emanam e, no caso específico, das que
exigem uma rearticulação não só da aceitação de
novos paradigmas, como do uso da hermenêutica e da
aplicação dos Direitos Humanos. Todavia, é
necessário ter em mente que tais reivindicações não
estão
dissociadas
de
contradições.
Tais
incongruências, que assumem a forma de verdadeiros
paradoxos, decorrem, por um lado, da necessidade de
disputar novas maneiras de construir o Estado, com o
fim de mitigar o modo com que as relações de poder
oprimem e violentam as identidades de pessoas tidas
como desviantes, a exemplo das trans identidades.
Nessa perspectiva, o projeto de pesquisa atual tem
por objetivo analisar as intersecções entre Estado,
Gênero e Corpo a partir de um enfoque que busca
compreender como o ordenamento jurídico é
influenciado pelas reivindicações relacionadas às
questões de gênero, analisando-se as novas diretrizes
e procedimentos acerca do cumprimento da pena
privativa de liberdade por parte de pessoas
LGBTQIAPN+. Ressalta-se que as reflexões aqui

37

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PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadoria de Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Educação
empreendidas terão como recorte a realidade do
sistema penitenciário de Alagoas, identificando-se,
por meio de solicitação ao Núcleo de Estatística e
Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública
do Estado de Alagoas, dados que mostrem o número
real de apenados afetados pelas normativas acima
referidas.
Grupo de Pesquisa Educação, Currículo e Diversidade

ORIENTADOR

PESQUISA

Profa. Dra. Valéria
Campos Cavalcante

CURRÍCULOS EM ESCOLAS
PÚBLICAS ALAGOANAS:
POSSIBILIDADES
DECOLONIAIS

RESUMO

ORIENTADOR

PESQUISA

RESUMO

Prof. Dr. Cleriston
Izidro dos Anjos

Famílias em luta por moradia e as
instituições de Educação Infantil da
cidade de Maceió

Este projeto de pesquisa tem o objetivo de investigar os
modos pelos quais vão sendo construídas as relações
das famílias em luta por moradia, oriundas de
ocupações da cidade de Maceió, com as instituições de
Educação Infantil, na perspectiva de seus agentes:
crianças e seus responsáveis, lideranças de luta por
moradia e profissionais da Educação Infantil. Partindo
do princípio de que há uma tentativa de silenciamento
das diferenças, recupera-se aqui a questão das crianças
e suas famílias oriundas dos movimentos sociais em
luta por moradia procurando verificar os modos por
meio dos quais vão sendo construídas as relações com
as instituições de Educação Infantil. Como estes são
vistos pelas instituições educacionais em que
frequentam? Em que medida as condições de vida
dessas famílias – saneamento básico, moradia, saúde –
interferem nas relações educacionais no âmbito das
instituições de Educação Infantil? O percurso
metodológico envolve a realização de entrevistas
semiestruturadas com os profissionais da Educação
Infantil de instituições que atendem crianças oriundas
das ocupações, com as famílias em luta e com
lideranças das ocupações, e observações do cotidiano
de modo a mapear indícios da construção das relações
entre os familiares e educadores(as) das crianças.
Nossa hipótese é a de que os modos de vida dessas
crianças e suas famílias são diferentes daquilo que se
espera na perspectiva da construção de instituições
educacionais mais homogêneas, o que pode causar

Este projeto busca investigar os currículos que estão
sendo construídos em escolas da Educação Básica em
Alagoas, analisando se há resistências aos ditames
prescritivos da BNCC, construindo movimentos
contrários ao modelo de educação tradicional,
incluindo em seus currículos possibilidades
decoloniais,
processo
educativos
dialógicos,
horizontais entre saberes e realidades dos estudantes,
formações enraizadas em diversidades/diferenças,
saberes de povos e culturas.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis

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PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadoria de Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Educação
certo enfrentamento entre as instituições educativas e
as famílias em luta por moradia, oriundas das
ocupações.
Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais Ufal

ORIENTADOR

PESQUISA

RESUMO

Prof. Dr. Fernando
Silvio Cavalcante
Pimentel

Estratégias metacognitivas com
jogos digitais no Ensino Superior

Esse projeto tem como objetivo geral investigar a
mobilização de estratégias metacognitivas de
aprendizagem por meio dos jogos digitais em
contexto universitário, contribuindo para tornar mais
efetivo o uso destes artefatos e subsidiar processos de
decisão de uso, integração, mediações pedagógicas e
gestão de ensino-aprendizagem. É uma pesquisa
categorizada como exploratória; segue uma
abordagem dialética, e tem como abordagem o
método misto com o Design Science Research
(DSR). Os sujeitos serão estudantes universitários e
professores que estudam sobre os jogos digitais,
como também estudantes universitários usuários de
tais jogos. Serão utilizados alguns instrumentos de
coleta de dados, como o Metacognitive Awareness
Inventory (MAI) e questionários, e utilizando-se de
técnicas e softwares para a análise dos dados. Esperase, enquanto desenvolvimento tecnológico ou de
inovação, a criação de elementos que subsidiarão a
formação de professores (framework, estudos,
manuais, cartilhas), tendo em vista que os jogos
digitais ainda não fazem parte do currículo formal da
formação de licenciandos no Brasil. A investigação
buscará indicar elementos que poderão ser
incorporados pelos game designers no planejamento,
criação e desenvolvimento de novos jogos digitais
(educacionais ou não), pois serão indicados que
aspectos dos jogos digitais podem mobilizar a
metacognição.

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PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadoria de Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Educação
ANEXO 11
Código do candidato: ___________________________________
Título: ________________________________________________________________
Linha: ____________________________________________________________________
Grupo de pesquisa: _________________________________________________
Banca: _______________________________________________________________________
Critérios de Avaliação do Projeto de Pesquisa

O projeto está alinhado com as temáticas de pesquisas
desenvolvidas pelo grupo e orientador indicados.

( ) SIM

( ) NÃO

Caso o projeto não esteja alinhado com as temáticas de pesquisa desenvolvidas pelo grupo e
orientadores da linha, o projeto receberá nota igual a zero, sendo eliminado do certame.

Aspectos

Critérios

Pontuação
(Máximo 10
pontos)

Justificativa

Descriminação adequada do objeto, do
problema e da pergunta a ser trabalhado, bem
como contextualização do objeto de pesquisa.
Anúncio da tese a ser defendida, no caso de
candidatos ao doutorado. Demonstração da
relevância científica e social do objeto, uma
breve discussão que circunda o objeto a ser
trabalhado, e a delimitação temporal e
geográfica do estudo, bem como sua inserção
no grupo de pesquisa

Até 2,0
pontos

Objetivos

Exposição clara dos objetivos.

Fundamentação
Teórica

Apresentação das hipóteses e fontes teóricas
que serão trabalhadas no projeto, atualização

Pontuação
Obtida pelo
candidato

Até 1,5 ponto
Até 2,0
pontos

40

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PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadoria de Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Educação
e articulação entre as fontes e o contributo
para o seu objeto de estudo.
Metodologia

Apresentação
adequada
da
tipologia/abordagem, localização, discussão
do método para o tratamento das fontes do
objeto de estudo e métodos de coleta e
interpretação dos dados que serão coletados.
Descrição dos participantes da pesquisa
(quando for o caso), instrumentos ou técnicas
de coleta e de análise dos dados.

Até 2,0
pontos

Cronograma

Exposição das etapas de trabalho em
consonância com o objeto.

Até 0,5 ponto

Fontes e
Bibliografia

Indicação de referências e fontes citadas no Até 1,0 ponto
projeto.

Redação do
projeto

Unidade e coesão entre as partes do projeto,
observação das questões de lógica textual,
gramática e ortografia.

Até 1,0 ponto

Total obtido pelo candidato:
Será emitido parecer quando o candidato obtiver nota abaixo de 7,0.

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Programa de Pós-Graduação em Educação
ANEXO 12
Código do candidato: ___________________________________
Título: ________________________________________________________________
Linha: ____________________________________________________________________
Grupo de pesquisa: _________________________________________________
Banca: _______________________________________________________________________
Critérios a serem considerados na Arguição do Projeto de Pesquisa
ASPECTOS/CRITÉRIOS

Pontuação

Pontuação

(Máximo 10 pontos)
Importância do problema de pesquisa

Até 2,0 pontos

Sincronia entre os itens constituintes do projeto

Até 2,0 pontos

Pertinência social, científica e acadêmica da

Até 2,0 pontos

proposta para área da Educação
Exposição para estudo, possibilidade, objetividade

Até 2,0 pontos

do tema proposto, levando em consideração a
concretização da pesquisa.
Candidato respondeu às questões apresentadas pela

Até 2,0 pontos

banca.
Total obtido pelo candidato:
Será emitido parecer quando o candidato obtiver nota abaixo de 7,0.

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Coordenadoria de Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Educação
ANEXO 13
Bibliografia Básica da Prova Escrita
Bibliografia Geral
FREIRE, Paulo. FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta - 1. ed. - Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 2013.
Linha POLÍTICAS, CULTURAS E CURRÍCULOS
BIBLIOGRAFIA
FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias.
São Paulo: Expressão Popular, 2018.
Linha INCLUSÃO, DIVERSIDADES E SUJEITOS
BIBLIOGRAFIA
COLLINS, Sirma; HILL, Patricia. Interseccionalidade. Tradução Rane Souza. 1. ed. São
Paulo: Boitempo, 2020.
Linha EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS
BIBLIOGRAFIA
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola
Editorial, 2019

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Coordenadoria de Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em Educação

ANEXO 14
Código do candidato: ___________________________________
Título: ________________________________________________________________
Linha: ____________________________________________________________________
Grupo de pesquisa: _________________________________________________
Banca: _______________________________________________________________________
Barema para a Análise do Currículo
1. Experiência profissional

Por título Pontuação Nota obtida
máxima
pelo
candidato

Magistério em Instituição de Ensino Superior, Educação Básica
ou aprovados em Concurso (máximo 5 anos)

0,2 p/ ano

1,0

Atuação Profissional em Instituições como secretaria escolar,
coordenação escolar, gestão escolar (máximo 2 anos)

0,5 p/ ano

1,0

Máximo:

2,0

2. Publicações

Por título Pontuação
máxima

Livro na área de Educação ou afins (máximo 2)

0,25

0,5

Capítulo de livro na área de Educação ou afins (máximo 2)

0,2

0,4

Organização de Livro na área de Educação (máximo 2)

0,2

0,4

Artigo em Revista de Educação e afins com ISSN (máximo 3),
com Qualis

0,3

0,9

Artigo em Revista de Educação e afins com ISSN (máximo 3),
com Qualis menor que B1

0,2

0,6

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Programa de Pós-Graduação em Educação
Trabalho Completo publicado em Anais Eletrônicos de Eventos
de Educação com ISSN ou ISBN (máximo 5)

0,1

0,5

Resenhas publicadas em Revista de Educação ou Áreas Afins
com ISSN (máximo 5)

0,1

0,5

Artigos em jornais, boletins, Anais, Cadernos de circulação
restrita, texto p/cursos a distância, impresso ou online, (máximo
2)

0,1

0,2

Máximo:

4,0

3. Atividades acadêmicas e administrativas

Por título Pontuação
Máxima

Monitoria (máximo 2 anos)

0,25 p/ano

0,5

Participação em Projetos de pesquisa ou extensão
PIBIC/PIBiD/PET/PAINTER/ODE AYE/BDAI (máximo 2
anos)

0,3 p/ano

0,6

Premiações oriundas de Projetos de Pesquisa (máximo 2)

0,15

0,3

Exercício de cargos de chefia, participação em comissões ou
processos seletivos (máximo 2 anos)

0,15

0,3

Atividades de Consultoria, Assistência ou Comitês Científicos
na área de Educação (máximo 3 anos)

0,1

0,3

Máximo:

2,0

4. Atividades de extensão e cultura

Por título Pontuação
Máxima

Participação em Eventos Internacionais na área de Educação ou
afins (máximo 2)

0,25

0,5

Participação em Eventos Nacionais na área de Educação ou afins
(máximo 5)

0,1

0,5

Participação em Eventos Regionais e Locais na área de Educação
(máximo 4)

0,05

0,2

Participação em Minicursos na área de Educação
(máximo 4)

0,05

0,2

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Programa de Pós-Graduação em Educação
Organização de eventos, congressos, colóquios e seminários
(máximo 2)

0,1

0,2

Apresentação de Comunicações e Pôsteres em Congressos,
Eventos, Seminários ou Colóquios (máximo 2)

0,2

0,4

Máximo:

2,0

Pontuação Total:

10,0

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ANEXO 15

MEMORIAL ACADÊMICO – SELEÇÃO PARA O INGRESSO NO PPGE/CEDU/UFAL

DEFINIÇÃO
O memorial é a apresentação da trajetória acadêmica do/a estudante ou pesquisador, com base em
informações objetivas e sucintas, não devendo exceder 5 (cinco) páginas, excluídos elementos prétextuais. Sua finalidade é inserir o projeto de pesquisa ou de trabalho que no momento o motiva em sua
trajetória acadêmica mais ampla, passada e de médio prazo. Constitui-se em parte numa autobiografia
em que predomina a narrativa simultaneamente reflexiva. Compõe-se de um relato retrospectivo,
analítico e crítico, dando conta das junturas principais na trajetória acadêmica de seu autor. Aspectos
profissionais devem ser mencionados somente na medida em que exibirem estrita relação com aquela.
Uma autoavaliação das várias etapas e do todo, expressando o potencial de contribuições e/ou
deficiências acadêmicas a serem trabalhadas, é de fundamental importância.
ROTEIRO
1 - CAPA: COLOCAR O NOME E A FINALIDADE DO MEMORIAL
(“Memorial de José Carlos, apresentado para o exame de seleção ou concurso de ....”)
2 – SUMÁRIO
(o memorial deve ter um sumário; as páginas devem ser, portanto, numeradas).
3 – IDENTIFICAÇÃO
• Nome completo.
• Data e local de nascimento, nacionalidade.
• Endereço completo com código de endereçamento postal, telefones, e-mail.
4 – APRESENTAÇÃO MEMORIALÍSTICA
Apresentação de cunho dissertativo, detalhando fatos e acontecimentos importantes da trajetória do
candidato durante sua formação acadêmica (graduação e/ou pós-graduação), ressaltando aspectos
relevantes da vida acadêmica. Devem ficar claras as conexões entre a trajetória acadêmica e o tema do
anteprojeto ou projeto de pesquisa, bem como com a respectiva área de concentração e linhas de pesquisa
do PPGE.
ELEMENTOS MÍNIMOS SUGERIDOS
I - FORMAÇÃO

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• Graduação e se houver, pós-graduação, indicando tema de TCC, monografia, dissertação, etc.; a
instituição onde concluiu grau acadêmico; e o nome do orientador.
II – FORMAÇÃO COMPLEMENTAR 2
• Outros cursos relevantes para a formação acadêmica e, em especial, na consolidação da área ou do
projeto de pesquisa.
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III – IDIOMAS (indicar com franqueza e razões o grau de domínio).
IV – ATIVIDADES DE PESQUISA Indicar se houver participação em projetos de iniciação científica e
similares, bem como experiências comprovadas com pesquisa e participação em grupos de estudos.
V – CONCLUSÃO Síntese e perspectivas futuras.
NORMAS TÉCNICAS MÍNIMAS DE APRESENTAÇÃO
Tamanho: cf. introdução acima
Letra: Arial, tamanho 12.
Papel: A4 Margens: 3 cm: esquerda e inferior, 2cm: direita e superior;
Espaço entre as linhas: 1,5.
Alinhamento do texto: justificado.
Alinhamento dos títulos: centralizado na capa e à esquerda nos itens restantes.

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MEMORIAL ACADÊMICO
Código do candidato: ___________________________________
Título: ________________________________________________________________
Linha: ____________________________________________________________________
Grupo de pesquisa: _________________________________________________
Banca: _______________________________________________________________________

Critérios a serem considerados na Análise do Memorial
ASPECTOS/CRITÉRIOS

Pontuação
(Máximo 10 pontos)

Apresentou a trajetória formativa

Até 2,0 pontos

Apresentou formação complementar

Até 1,0 pontos

Indicou o grau de domínio em língua estrangeira.

Até 1,0 pontos

Apresentou a participação em atividades de pesquisa

Até 2,0 pontos

Estabeleceu a coerência entre a trajetória acadêmica, o
problema de pesquisa e a linha de pesquisa do PPGE

Até 2,0 pontos

Apresentou uma redação clara e objetiva

Até 1,0 pontos

Atendeu as normas técnicas.

Até 1,0 pontos

Pontuação do
candidato

Pontuação Total:

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Programa de Pós-Graduação em Educação
ANEXO 16
Como registrar recurso no portal SIGAA
A Coordenação e a Comissão do Processo Seletivo do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal de Alagoas 2024 informam que os candidatos que desejarem interpor recursos
contra os resultados das etapas do referido processo seletivo deverão, além de enviar o recurso para o e-mail
selecaoposgraduacao@cedu.ufal.br, cadastrar o recurso na área do candidato no sistema SIGAA. Tanto o envio
do e-mail contendo o recurso quanto o cadastro do recurso no sistema SIGAA deverão ser realizados dentro dos
prazos estabelecidos no calendário do processo seletivo que consta no edital 02/2024 do PPGE.
A seguir, são apresentadas as instruções sobre os candidatos para terem acesso à área do candidato no SIGAA:
Durante o período de interposição de recursos, o candidato deverá acessar o portal público do SIGAA por meio
do link https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/home.jsf
No menu que consta no lado esquerdo da tela, o candidato deverá selecionar a opção “STRICTOSENSU” em
“PÓS-GRADUAÇÃO”. Em seguida, deverá selecionar a opção “ÁREA DO CANDIDATO–PROCESSO
SELETIVO”.

A seguir, o candidato deverá escolher a opção “Meu primeiro acesso”, caso ainda não tenha tido acesso
anteriormente à área do candidato no sistema SIGAA da UFAL.

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Em seguida, o candidato deverá informar o CPF e escolher a opção “Enviar senha via e-mail”.

A senha de acesso será enviada ao e-mail que está vinculado ao CPF que foi informado pelo(a) candidato(a).
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Ao acessar a área do candidato no sistema SIGAA, o candidato deverá selecionar o processo seletivo ao qual
deseja interpor recurso e, em seguida, cadastrar o recurso na área destinada aos recursos do processo seletivo.

ATENÇÃO: Ressaltamos que, além de cadastrar o recurso no sistema SIGAA, o candidato deverá preencher o
ANEXO 16 do edital 02/2024 PPGE/UFAL (disponível também ao final deste documento) e enviá-lo para o email selecaoposgraduacao@cedu.ufal.br , obedecendo rigorosamente aos prazos estabelecidos no calendário do
processo seletivo.
Qualquer dúvida, entrar em contato com a Secretaria/Coordenação do PPGE no emailselecaoposgraduacao@cedu.ufal.br

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Programa de Pós-Graduação em Educação
FORMULÁRIO DO RECURSO

Use quantos formulários julgar necessárioSeleção:

Mestrado – PPGE/CEU/UFAL

Nome:

Inscrição:

Motivo do recurso:

Fundamentação:

Data:
Assinatura:

Obs.: O candidato deverá registrar o seu recurso no SIGAA (área do candidato) e também enviar este formulário
com o recurso para o e-mail selecaoposgraduacao@cedu.ufal.br

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