EDITAL - ALUNO ESPECIAL - RETIFICADO 12.08.2016

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EDITAL 001- ALUNO ESPECIAL - RETIFICADO 12.08.2016.pdf
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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS­GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

EDITAL Nº 001/2016/PPGE-UFAL
SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS ­ PERÍODO 2016.2
O Programa de Pos­Graduação stricto sensu em EDUCAÇÃO da Universidade Federal de Alagoas
­ UFAL torna público, pelo presente Edital, a abertura do processo de inscrição, seleção e matrícula
dos candidatos da modalidade de Aluno Especial ao curso de Mestrado e Doutorado em Educação.
O número total de vagas ofertadas será de 64 (sessenta e quatro), vinculadas à área de concentração
em Educação, distribuidas nas 5 Linhas de Pesquisa do Programa.
Período de Inscrição: 10 a 13/08/2016
Horário de Inscrição: até às 23h59 do dia 13/08/2016
Seleção de Alunos Especiais: 16 e 17/08/2016.
Divulgação do Resultado: 18/08/2015.
Taxa de Inscrição: A inscrição é gratuita.
Matrícula de Alunos Especiais:
19/08/2016, no horário das 09h às 12h30min e das 14h às 17h30min.
Início das aulas: A partir do dia 29/08/2016.
I ­ DA INSCRIÇÃO
1. O(a) candidato(a) poderá se inscrever no máximo em duas disciplinas.
2. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico
(https://goo.gl/forms/UbjObAA8JddVypwq2) entre 00h00min do dia 10 de agosto de 2016 até as
23h59min do dia 13 de agosto de 2016, observado o horário oficial de Brasília­DF. Após esse
período, o sistema não permitirá novas inscrições.
3. Para efetivar a inscrição o candidato deverá:
3.1 tomar conhecimento do disposto neste edital e em seus anexos e certificar­se de que preenche os
requisitos exigidos.
3.2 acessar o endereço eletrônico: (https://goo.gl/forms/UbjObAA8JddVypwq2)
3.3 preencher integralmente e corretamente a ficha eletrônica de inscrição.
4. Depois de confirmados e transmitidos os dados cadastrados pelo candidato na ficha eletrônica

não será possível fazer alteração
5. Em caso de duplicidade de inscrição, será considerada a última ficha enviada.
6. Ao realizar a inscrição o candidato se responsabiliza:
a) Fornecer informações verdadeira e exatas;
b) O candidato é o único responsável por toda e qualquer informação cadastrada para sua seleção,
estando sujeito às conseqüências, administrativas e legais, decorrentes de declarações falsas ou
inexatas que vierem a causar prejuízos ao PPGE, à Administração Pública em geral ou a terceiros.
7. Candidatos(as) que já cursaram duas disciplinas como Aluno Especial no Programa, ou que
foram reprovados(as), ou ainda que tenham abandonado a disciplina não poderão se inscrever para
concorrer às vagas deste Edital;
II ­ DA MATRÍCULA
1. Documentos necessários para matrícula:
 Ficha de matrícula devidamente preenchida e sem alteração do formato (anexo 1). A ficha
de matrícula que tiver sido alterada levará a exclusão do candidato;
 Cópia do Diploma ou Certidão de Graduação de curso reconhecido pelo MEC, para
candidatos(as) à vaga de disciplinas do Mestrado. Cópia do Diploma ou Certidão de
Mestrado de curso reconhecido pelo MEC, para candidatos(as) à vaga de disciplinas do
Doutorado;
 Cópia do Histórico Escolar de Graduação (para candidatos(as) à vaga de disciplinas do
Mestrado); ou cópia do Histórico Escolar de Mestrado (para candidatos/(as) à vaga de
disciplinas do Doutorado);
 Cópia da identidade;
 Cópia do CPF;
 1 foto 3x4;
 Termo de Compromisso devidamente preenchido e assinado, vide anexo 3.
2. Os originais dos documentos pessoais, do diploma e histórico deverão ser trazidos para
autenticação, no ato da matrícula, após o(a) candidato(a) ser aprovado(a) na seleção. A matrícula
somente poderá ser feita se o candidato(a) entregar toda a documentação, sob pena de ser
desclassificado. Não será permitida a pendência de documentos no ato da matrícula.

OFERTA ACADÊMICA 2016.2 – VAGAS PARA ALUNOS ESPECIAIS
CÓDIGO DA
DISCIPLINA

NÍVEL

DISCIPLINA

PROFESSOR(A)

CARGA
HORÁRIA

VAGAS

HORÁRIO

SALA

EDU006.4

M&D

ANÁLISE DO DISCURSO NA
PESQUISA EDUCACIONAL

SOCORRO AGUIAR E
KÁTIA MELO

60

05

SEGUNDA­ FEIRA
14H ÀS 18H

SALA 05 –
PRÉDIO ANEXO
AO CEDU

EDU131

M&D

EDUCAÇÃO E CULTURA

MARINAIDE FREITAS E
PAULO MARINHO

60

03

SEGUNDA­FEIRA
13H30 ÀS17H30

SALA 202 – 1º
ANDAR

EDU006

M

TÓPICOS EM AQUISIÇÃO DE
LINGUAGEM – O
MANUSCRITO ESCOLAR:
POSSIBILIDADES E ANÁLISE

ADNA LOPES

60

05

TERÇA­FEIRA
08H ÀS 12H

SALA 05 –
PRÉDIO ANEXO
AO CEDU

EDU015

M&D

EDUCAÇÃO, CONCEITOS,
SABERES E
CONHECIMENTOS

ANDERSON ALENCAR

60

05

TERÇA­FEIRA
08H ÀS 12H

SALA 202 – 1º
ANDAR

EDU006.30

M&D

SEMINÁRIOS DE PESQUISA
EM CURRÍCULO

LAURA PIZZI E
ROSEANE AMORIM

30

05

TERÇA­FEIRA
13H30 ÀS 17H30

SALA 202 – 1º
ANDAR

SEM*
CÓDIGO

M&D

ANÁLISE DO
COMPORTAMENTO
APLICADA À EDUCAÇÃO
ESPECIAL

DANIELA RIBEIRO

60

03

QUARTA­FEIRA
08H30 ÀS 12H30

SALA 202 – 1º
ANDAR

EDU033

M&D

INTERAÇÃO NA DOCÊNCIA
ONLINE

CLEIDE JANE SÁ

60

05

QUARTA­FEIRA
08H ÀS 12H

SALA 05 –
PRÉDIO ANEXO
AO CEDU

SEM
CÓDIGO

M&D

TÓPICOS DE ENSINO DE
CIÊNCIAS NATURAIS

ELTON FIREMAN

60

03

QUARTA­FEIRA
13H30 ÀS 17H30

SALA 202 – 1º
ANDAR

EDU006.18

M&D

SEMINÁRIO DE PESQUISA
EM EDUCAÇÃO ONLINE II

LUIS PAULO MERCADO

60

05

QUARTA­FEIRA
14H ÀS 18H

LABORATÓRIO
DE
INFORMÁTICA

SEM
CÓDIGO

M&D

SEMINÁRIO DE PESQUISA
EM INCLUSÃO

DEISE JULIANA

60

05

QUINTA­FEIRA
14H ÀS 18H

SALA 202 – 1º
ANDAR

EDU123

M&D

METODOLOGIA DO ENSINO
SUPERIOR COM TIC

LUIS PAULO MERCADO

60

10

QUINTA­FEIRA
14H ÀS 18H

LABORATÓRIO
DE
INFORMÁTICA

EDU006.22

M&D

SEMINÁRIO DE PESQUISA
EM POLÍTICAS PÚBLICAS

ELIONE DIÓGENES

60

05

SEXTA­FEIRA
11H ÀS 14H

SALA 202 – 1º
ANDAR

EDU006.26

M&D

EDUCAÇÃO,CORPO E
SUBJETIVIDADE

WALTER MATIAS

60

05

SEXTA­FEIRA
14H ÀS 18H

SALA 05 –
PRÉDIO ANEXO
AO CEDU

*O candidato(a) precisa ser proficiente na Lingua Inglesa.

OBSERVAÇÃO: A disciplina só será ofertada se houver pelo menos 5 estudantes regulares matriculados, independente do número
indicado de estudantes na condição de ESPECIAL. Assim, pode haver o cancelamento de alguma(s) disciplina(s).

ANEXO 1 – FORMULÁRIO DE MATRÍCULA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS­GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO

ALUNO ESPECIAL

( ) MESTRADO

2º

2016
(

SEMESTRE

) DOUTORADO

NOME DO ALUNO(A):
NO DE MATRÍCULA:
ENDEREÇO ATUAL:
IDENTIDADE (RG):

CPF Nº

DATA DE NASCIMENTO:
TELEFONE:
CELULAR:
E­MAIL:

Assinale com um X na coluna intitulada CURSAR EM 2016.2 nas disciplinas que irá matricular­se.
CÓDIGO DA
DISCIPLINA

NÍVEL

DISCIPLINA

PROFESSOR(A)

CARGA
HORÁRIA

VAGAS

HORÁRIO

EDU006.4

M&D

ANÁLISE DO DISCURSO NA
PESQUISA EDUCACIONAL

SOCORRO AGUIAR E
KÁTIA MELO

60

05

SEGUNDA­ FEIRA
14H ÀS 18H

EDU131

M&D

EDUCAÇÃO E CULTURA

MARINAIDE FREITAS E
PAULO MARINHO

60

03

SEGUNDA­FEIRA
13H30 ÀS17H30

EDU006

M

TÓPICOS EM AQUISIÇÃO DE
LINGUAGEM – O
MANUSCRITO ESCOLAR:
POSSIBILIDADES E ANÁLISE

ADNA LOPES

60

05

TERÇA­FEIRA
08H ÀS 12H

EDU015

M&D

EDUCAÇÃO, CONCEITOS,
SABERES E
CONHECIMENTOS

ANDERSON ALENCAR

60

05

TERÇA­FEIRA
08H ÀS 12H

EDU006.30

M&D

SEMINÁRIOS DE PESQUISA
EM CURRÍCULO

LAURA PIZZI E
ROSEANE AMORIM

30

05

TERÇA­FEIRA
13H30 ÀS 17H30

SEM*
CÓDIGO

M&D

ANÁLISE DO
COMPORTAMENTO
APLICADA À EDUCAÇÃO
ESPECIAL

DANIELA RIBEIRO

60

03

QUARTA­FEIRA
08H30 ÀS 12H30

EDU033

M&D

INTERAÇÃO NA DOCÊNCIA
ONLINE

CLEIDE JANE SÁ

60

05

QUARTA­FEIRA
08H ÀS 12H

SEM
CÓDIGO

M&D

TÓPICOS DE ENSINO DE
CIÊNCIAS NATURAIS

ELTON FIREMAN

60

03

QUARTA­FEIRA
13H30 ÀS 17H30

EDU006.18

M&D

SEMINÁRIO DE PESQUISA
EM EDUCAÇÃO ONLINE II

LUIS PAULO MERCADO

60

05

QUARTA­FEIRA
14H ÀS 18H

SEM
CÓDIGO

M&D

SEMINÁRIO DE PESQUISA
EM INCLUSÃO

DEISE JULIANA

60

05

QUINTA­FEIRA
14H ÀS 18H

EDU123

M&D

METODOLOGIA DO ENSINO
SUPERIOR COM TIC

LUIS PAULO MERCADO

60

10

QUINTA­FEIRA
14H ÀS 18H

EDU006.22

M&D

SEMINÁRIO DE PESQUISA
EM POLÍTICAS PÚBLICAS

ELIONE

60

05

SEXTA­FEIRA
11H ÀS 14H

EDU006.26

M&D

EDUCAÇÃO,CORPO E
SUBJETIVIDADE

WALTER MATIAS

60

05

SEXTA­FEIRA
14H ÀS 18H

Maceió, ____/____/ 2016.

Assinatura do(a) Aluno(a)

CURSAR EM
2016.2

ANEXO 2
EMENTAS DAS DISCIPLINAS
EDU131 – EDUCAÇÃO E CULTURA
A partir da concepção de cultura como representação coletiva, abordar processos educativos e a
relação entre educar, como condição ontológica do homem, e práticas culturais como
representações da educação. E, ao mesmo tempo, abordar políticas educacionais e políticas culturais
na contemporaneidade.
EDU006 ­ TÓPICOS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM ­ O MANUSCRITO ESCOLAR
Possibilidades de análiseEstudo sobre o estatuto da produção escrita na escola. Metodologia de
análise do manuscrito escolar. Seleção, descrição e análise de manuscritos escolares. O discurso do
outro na escritura escolar, como demanda de uma consigna.
EDU006.4 – ANÁLISE DO DISCURSO NA PESQUISA EDUCACIONAL
Panorama histórico da Análise do Discurso e reflexões atuais sobre seu objeto de estudo no campo
das Ciências Sociais e da linguagem. Estudo das diferentes categorias da Análise do Discurso a
partir de diferentes concepções de língua, discurso, ideologia, enfatizando as contribuições de
teóricos como Pêcheux, Volochínov, Coutine, Lukács, Orlandi, entre outros. Exercícios de Análise
do Discurso.
EDU015 – EDUCAÇÃO, CONCEITOS, SABERES E CONHECIMENTOS
A discussão de Epistemologias e Hermenêuticas contemporâneas numa interface crítica com os
processos educativos. Salientando os aspectos epistêmicos, identitários e reconstrutivos do âmbito
educacional.
EDU123 – METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR COM TIC
O papel do professor universitário no contexto da cultura digital. O papel do docente na educação
superior: competências digitais e didáticas, mediação pedagógica. O planejamento, docência e
avaliação de aulas online. Estratégias didáticas, planejamento e avaliação em aulas com TIC, online
e de sala de aula invertida. Fundamentos teóricos e experiências formativas no ensino superior. O
planejamento da docência presencial e/ou online que articulem os diversos saberes dos
mestrandos/doutorandos, com vistas ao desenvolvimento de aulas inovadoras com TIC. Avaliação
da aprendizagem: relação entre ob jetivos, atividades e avaliação em cursos. A disciplina
proporcionará subsídios teórico­metodológicos para o exercício da docência no ensino superior,
desenvolvendo competências e habilidades relacionadas ao potencial pedagógico de recursos das
TIC e utilização de recursos online em estratégias de ensino e de aprendizagem.
EDU006.8 – SEMINÁRIO TEMÁTICO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO ONLINE II
Coleta e análise de dados na pesquisa em TIC e educação online: entrevistas online, registros de
processos de mediação em comunidades virtuais; vídeos, filmes e fotografias como documentos de
pesquisa virtual, análise de imagem em movimento; cartografia cognitiva; ADT, Análise de redes
sociais triangulação de dados quantitativos e qualitativos. Construção de instrumentos de coleta de
dados na pesquisa em educação online. Cartografia cognitiva e exploração de sofwtwares de coleta
de dados na pesquisa online. Uso das TIC para análise qualitativa de dados de pesquisa. Exploração

de instrumentos de coleta de dados e ferr amentas computacionais para análise de dados digitais e
disponíveis nas redes da web. Questões éticas na coleta dos dados online.
EDU033 – INTERAÇÃO NA DOCÊNCIA ONLINE
A disciplina busca tornar explicito, as interações dos docentes e discentes tanto no contexto
presencial, bem como, no contexto a distância. A partir da reflexão crítica sobre a concepções de
aprendizagem, que tomam dimensões importantes e que estão associadas ao processo de ensino e
aprendizagem. Discutir as concepções da aprendizagem que são fundamentais para compreender o
processo interativo e como ele ocorre incluindo os conceitos básicos.
EDU006.30 – SEMINÁRIO DE PESQUISA EM CURRÍCULO
Discussão sobre o currículo e as políticas curriculares no ensino fundamental. Análise das
perspectivas teóricas, dos modelos de produção curricular e suas implicações para docentes e
discentes na contemporaneidade. O currículo na perspectiva dos estudos foucaultianos/pós­
estruturalistas e os processos de subjetivação.
SEM CÓDIGO/DISCIPLINA NOVA – SEMINÁRIO DE PESQUISA EM INCLUSÃO
Produção do conhecimento científico sobre inclusão de pessoas com deficiência e /ou sofrimento
psíquico. Metodologia de pesquisa, em especial cartografia, pesquisa experimental e pesquisa sócio­
histórica.
SEM CÓDIGO/DISCIPLINA NOVA – TÓPICOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: A
disciplina terá como objetivo discutir vários aspectos históricos e atuais do ensino de ciências,
como: Concepções Alternativas, Mudança Conceitual, Ensino por Investigação, Alfabetização
Científica, Movimento CTSA, História da Ciência e o Ensino de Ciências, e Aspectos da Formação
de Professores para o Ensino de Ciências.
SEM CÓDIGO/DISCIPLINA NOVA – ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA À
EDUCAÇÃO ESPECIAL
A Análise do Comportamento e seus componentes (Behaviorismo Radical, Análise do
Comportamento Experimental e Análise do Comportamento Aplicada). Conceitos e princípios
básicos da Análise do Comportamento Aplicada. A Análise do Comportamento Aplicada e as
práticas baseadas em evidência. Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada para a
educação de crianças com necessidades educacionais especiais.
EDU006.26 ­ EDUCAÇÃO, CORPO E SUBJETIVIDADE
Abordagens hermenêuticas sobre a corporeidade humana como acontecimento histórico­social e
cultural, seu âmbito simbólico, compreendendo o corpo como processo de práticas educativas e
objeto de representações e sua constituição histórica nos processos de subjetivação.

EDU006.22 ­ SEMINÁRIO DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS
O papel do Estado no campo das Políticas Públicas. A constituição da categoria de “políticas
públicas”. A criação da agenda, formulação, implantação e implementação das Políticas Públicas.
Aspectos conceituais e metodológicos da categoria “políticas públicas”: sujeitos, racionalidades e
interesses. Políticas Públicas de Educação e Análise de Políticas Públicas.

ANEXO 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

EDITAL Nº 001/2016/PPGE-UFAL
TERMO DE COMPROMISSO
Declaro, para os devidos fins, que eu,
_____________________________________________________________________________,
nacionalidade _________________________, nº do CPF __________________________,
candidato(a) inscrito no Processo Seletivo de Aluno Especial 2016.2 do Programa de Pós­
Graduação em Educação, em nível de _____________________, da Universidade Federal de
Alagoas, tenho ciência do conteúdo do Edital 001/2016/PPGE­UFAL, e atesto que:
I – Todas as informações fornecidas são verdadeiras e exatas;
II – Todas as informações constantes no Curriculum Lattes são verídicas e indôneas;
III – Sou o o único responsável por toda e qualquer informação cadastrada na seleção, estando
sujeito às conseqüências, administrativas e legais, decorrentes de declarações falsas ou inexatas que
vierem a causar prejuízos ao PPGE, à Administração Pública em geral ou a terceiros.
A inobservância das condições citadas acima, e/ou se praticada qualquer fraude pelo(a)
candidato(a), implicará(ão) na sua desclassificação.
Assinaturado(a) candidato(a):______________________________________________________
Local e data:_____________________________________________________________________