Fóruns Temáticos

Conforme já explicitado anteriormente, os fóruns constituem-se espaços de ampla participação da comunidade do CEDU e representações da Sociedade Civil Organizada (SCO) quando serão debatidos, indicados, ao final, os objetivos e ações do PDU. Para isso, os fóruns terão 3 momentos

1- Análise situacional - O CEDU QUE TEMOS

2- Marco Referencial - O CEDU QUE QUEREMOS

3 - Plano de Ação - COMO CHEGAR AO CEDU QUE QUEREMOS

Seu funcionamento será subsidiados por Instrumentos e técnicas quantitativas - Indicadores e dados situacionais (Levantamento de dados realizados pelas subcomissões temáticas) e qualitativas, por meio de estímulos à reflexão e debate dos participantes na Elaboração de quadro situacional, referencial e plano de ação.

MOMENTO 1 - ANÁLISE SITUACIONAL - O CEDU QUE TEMOS

Levantamento de dados quantitativos: Este momento tem como objetivo levantar dados e indicadores que subsidiem e qualifiquem a participação da comunidade do CEDU. Para tanto serão levantados dados do CEDU nas dimensões finalísticas do ensino (graduação e pós-graduação), da pesquisa e da extensão e das dimensões meio - infraestrutura, política estudantil e gestão de pessoas). Serão formados 3 GTs das dimensões finalísticas e 3 para as dimensões meio.

Para o levantamento dos dados e indicadores os GTs deverão tomar como referência os indicadores que são apresentados no PDI da UFAL.Todavia, os números a serem apresentados deverão estar relacionados ao CEDU. Como fonte de pesquisa são, inicialmente apontados os documentos elaborados pelo INEP a respeitos dos cursos de graduação do CEDU, os relatórios da CPA sobre os cursos do CEDU, dados financeiros emitidos pela PROGINST, relatórios e documentos da CAPES, relatórios emitidos pelo SIGAA Extensao, Relatórios do SIPAC, além de outros dados emitidos pelas pró-reitorias a pedido dos GTs.

Levantamento de dados qualitativos: Este momento será constituído pela participação da comunidade do CEDU. A partir dos relatórios apresentados os GTs serão constituídos de fóruns temáticos relacionados às mesmas dimensões dos GTS.

PASSO 1 - Levantamento e priorização dos problemas, considerando os indicadores atuais. Assim as seguintes questões deverão ser respondidas.

A partir dos objetivos do PDI, quais os principais PROBLEMAS que temos?

Problemas são as dificuldades que nos impedem de atingir o que queremos. Só tem problemas quem vai realizar algo

● Como o problema afeta? (Diretamente, Indiretamente)

● Qual o poder de GOVERNABILIDADE que temos para enfrentamento do problema (alto, médio, baixo)

Governabilidade é o poder de fogo que o ator tem para decidir e realizar o que foi decidido. A governabilidade pode ser alta, quando a solução de um problema depende apenas de nós. Quando a solução depende de outros, a governabilidade pode ser média ou baixa.

● Quais os RECURSOS (CAPACIDADE) que temos para enfrentar o problemas (alto, médio, baixo)

Capacidade é o conjunto de recursos de todos os tipos que o ator possui para superar seus problemas. Cada problema requer um tipo de capacidade diferente. As capacidades podem ser adquiridas com um treinamento. Em geral, são ligadas a habilidades como conhecimento, recursos materiais e financeiros

Qual a VONTADE dos atores para resolver o problema? (alto, médio, baixo)

Vontade é o desejo do ator para resolver um problema específico. Às vezes, um problema está fora de nossa governabilidade, mas como ele causa grande mal estar, ou por algum outro motivo, o ator tem alta vontade de resolvê-lo.

PASSO 2 - Identificar e listar as causas dos problemas:

Depois de escolhido(s) o(s) problema(s), o fórum identificará suas CAUSAS, o que origina o problema. A finalidade é compreender o que causa o problema a fim de escolher como melhor enfrentá-lo e superá-lo.

O que é causa? Causa é tudo que explica o porquê do problema, o que está na sua raiz, ou o que gera o problema

● Quais AS DIFICULDADES (IMPACTOS NEGATIVOS) que o problema causa sobre a ação dos atores (alto, médio, baixo)

Impacto é o grau de dificuldade que o problema exerce sobre a ação do CEDU. Tem maior (alto) impacto negativo sobre a ação o problema que causa um grande estrago.

➢ PASSO 3 - Identificar a causa principal - o nó crítico.

Algumas causas são mais superficiais, outras são mais de fundo e causam um grande estrago. Não adianta, na luta por mudanças, ficar na superfície de uma situação, fazer um monte de coisas sem gastar tempo e energia no que realmente resolve ou ajuda a diminuir um grande problema

O que é nó crítico? O crítico é a causa principal, aquela que, se atacada, resolve o problema ou tende a diminuí-lo.

Para chegar ao nó crítico, o fórum deverá olhar as causas e delimitar aquelas que estão na governabilidade do CEDU, ou seja, sob as quais o CEDU pode atuar mais diretamente.

Questão problematizadora: Qual a causa que se atacada primeiro nos ajuda mais a resolver o problema escolhido? Um quadro final do momento final deverá ser sistematizado como resultado das discussões e escolhas do fórum. 

➔ Momento 2 - MARCO REFERENCIAL - O CEDU QUE QUEREMOS

Nesse momento, a partir da sistematização do quadro do momento anterior, observando a sistematização do quadro e olhando os problemas listados e suas causas, o fórum irá identificar quais as soluções que deverão ser apresentadas para o enfrentamento dos problemas e suas causas listadas. Assim, questões como:

O CEDU pode resolver todos ou parte dos problemas?

Quais problemas o fórum compreende que o CEDU pode resolver no marco temporal de vigência do PDU? Quais os resultados esperados?

Que outros objetivos nas dimensões ensino, pesquisa e extensão, política estudantil, infraestrutura e gestão de pessoas o CEDU o fórum elenca?

Nesse sentido, o resultado é o problema solucionado. Os resultados quantificam e qualificam o que deverá ser feito para resolvê-lo. Devem ser formulados no presente.

Listar todos os resultados esperados. Esses resultados serão os objetivos do PDU nas respectivas dimensões. Orienta-se que os objetivos por dimensões (ensino, pesquisa…) sejam no máximo 5 a fim de que o PDU se torne eficaz. Os resultados (objetivos) do PDU devem estar relacionados aos do PDI, mas outros resultados, por dimensão, podem ser elencados conforme a demanda do CEDU.

Pergunta problematizadora: Qual a situação ideal desejada frente ao problema e as causas? Nessa questão, é preciso ter cuidado em não se formular um resultado inatingível.

Momento 3 - PLANO DE AÇÃO (Como chegar ao CEDU que queremos)

O Plano de ação é o conjunto de ações, com os respectivos prazos, as pessoas responsáveis e os recursos necessários, para chegar a um resultado proposto.

Nesse momento, o fórum deverá refletir sobre e, definir quais ações deverão ser desenvolvidas, considerando o tempo de vigência do PDU. A definição das ações que comporão o plano de ação deverá ser, também, resultado das reflexões sobre a  viabilidade de execução da ação e definição de quem será responsável pela ação a fim de que envolva os sujeitos diretamente e indiretamente da comunidade do CEDU no processo de implementação e execução da ação.

Pergunta problematizadora para escolher as ações: o que precisamos fazer para chegar a este resultado? Pergunta problematizadora para definir quais ações: Que recursos o CEDU possui ou não, mas sei onde conseguir?

Para definição se ação pensada é viável a sua execução, deve-se evitar suposições do tipo: “poderemos ter este recurso”