RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 001/2023-CPG-PROPEP/UFAL/PPGECIM
Retificação do Edital_Processo_Seletivo_PPGECIM_2023.pdf
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadoria de Pós-Graduação
RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 001/2023-CPG-PROPEP/UFAL/PPGECIM
ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E
MATEMÁTICA –2023
ANEXO I
A. DO PÚBLICO ALVO
Licenciados em Matemática, Física, Química, Biologia, Ciências e Pedagogia.
B. DO CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO
PROVA ESCRITA
BANCAS DE
HETEROIDENTIFICAÇÃO/
VALIDAÇÃO
INSCRIÇÕES
EVENTOS
Inscrições e Envio da documentação
23/10 a
03/11/2023
Homologação das Inscrições
06/11/2023
Período de recurso da homologação
07 e 08/11/2023
Resultado do recurso da homologação
09/11/2023
Convocação para Validação da Autodeclaração (exclusivo para
candidatos(as)
das Cotas)
Envio dos documentos para Banca de Validação (Cotas)
Resultado preliminar da Banca de Validação (Cotas)
Recursos do resultado preliminar da Banca de Validação (Cotas)
ANÁLISE DA
PROPOSTA DO
PROJETO DE
PESQUISA
10/11/2023
13 a 14/11/2023
16/11/2023
21 e 22/11/2023
Resultado final da Banca de Validação (Cotas)
23/11/2023
Realização da Prova Escrita
10/11/2023
Correção da Prova Escrita
13 a 15/11/2023
Resultado preliminar da Prova Escrita
16/11/2023
Período de recurso da Prova Escrita
17 e 21/11/2023
Resultado final da Prova Escrita
ARGUIÇÃO DA
PROPOSTA DO
PROJETO DE
PESQUISA
PERÍODO
Análise da Proposta do Projeto de Pesquisa
22/11/2023
16 e 17/11/2023
Resultado preliminar da análise da Proposta do Projeto de Pesquisa
23/11/2023
Período de recurso da análise da Proposta do Projeto de Pesquisa
24 e 27/11/2023
Resultado final da análise da Proposta do Projeto de Pesquisa
28/11/2023
Arguição da Proposta do Projeto de Pesquisa
29/11 a
01/12/2023
Resultado preliminar da arguição da Proposta do Projeto de Pesquisa
04/12/2023
Período de recurso da arguição da Proposta do Projeto de Pesquisa
05 e 06/12/2023
ANÁLISE DOS
CURRÍCULOS
RESULTADO
FINAL
Resultado final arguição da Proposta do Projeto de Pesquisa
07/12/2023
Análise dos currículos
29/11 a
05/12/2023
Resultado preliminar da análise dos currículos
06/12/2023
Período de recurso da análise dos currículos
07 e 08/12/2023
Resultado final da análise dos currículos
11/12/2023
Resultado final do processo seletivo
12/12/2023
Período de recurso na PROPEP/CPG
13 e 14/12/2022
Homologação do resultado final
15/12/2022
Período de Matrícula Acadêmica e Institucional
16 a 18/12/2022
C. DA APROVAÇÃO EM CADA ETAPA DO PROCESSO SELETIVO
A aprovação dos(as) candidatos(as) em cada etapa ocorrerá de acordo com quadro abaixo:
ETAPA
PROVA
PROCEDIMENTO
PROVA ESCRITA
Nota igual ou maior que 7,0 para ampla concorrência e
servidores da Ufal. E Nota igual ou maior que 6,0 para
cotistas (candidato(a) irá realizar a Etapa II).
II
PROPOSTA DO PROJETO DE
PESQUISA
Nota igual ou maior que 7,0 para ampla concorrência e
servidores da Ufal. E Nota igual ou maior que 6,0 para
cotistas (candidato(a) irá realizar a Etapa III).
III
ARGUIÇÃO DA PROPOSTA
DO PROJETO DEPESQUISA
I
Nota igual ou maior que 7,0 para ampla concorrênciae
servidores da Ufal. E Nota igual ou maior que 6,0 para
cotistas (currículo do(a) candidato(a) será avaliado).
D. CRITÉRIOS DE ANÁLISE DA PROPOSTA DO PROJETO DE PESQUISA
Candidato submeteu proposta de Projeto de Pesquisa que
NÃO apresenta compatibilidade com a Área de
Concentração do Programa (ENSINO DE CIÊNCIAS E
MATEMÁTICA)?
Na escrita da proposta de Projeto de Pesquisa foi
diagnosticado plágio, no todo ou em parte, de qualquer
espécie?
SIM (
)
NÃO (
)
SIM (
)
NÃO (
)
Em caso positivo, de acordo com o item 55, incisos V e VI do Edital o(a) candidato(a) será excluído(a) do
processo seletivo.
Dentro da estrutura da proposta do Projeto de Pesquisa será pontuado:
Aspectos
Critérios
Pontuação
(Máximo 10
pontos)
Pontuação Obtida
pelo(a) candidato(a)
Justificativa
Objetivos
Relevância científica e social do objeto, uma
breve discussão que circunda o objeto a ser
trabalhado, e a delimitação temporal e
geográfica do estudo. Descrição do objeto e do
problema de pesquisa, bem como
contextualização do objeto.
Apresentação de maneira clara do objetivo geral,
específicos de pesquisa, relacionando de forma
direta o título da Proposta do Projeto de Pesquisa
e o problema de pesquisa.
Até 1,0 ponto
Até 1,0 ponto
Apresentação das hipóteses e fontes teóricas
que serão trabalhadas na Proposta do Projeto
de Pesquisa, atualização e articulação entre as
fontes e o contributo para o seu objeto de
estudo;
naturezada pesquisa,tipode pesquisa,lócus
Discussão de
da pesquisa (quando for o caso), potenciais
referenciais e
Até 4,0 pontos
participantes
da pesquisa (quando for o caso),
metodologia
cuidados éticos necessários (quando for o caso),
atualidade e articulação entre as fontes teóricas
utilizadas e as opções metodológicas traçadas,
contributo dos argumentos teóricometodológicos para o delineamento do objeto
de pesquisa, e os procedimentos
metodológicos necessários para a realização
da investigação.
Cronograma
Até 0,5 ponto
Exposição das etapas de trabalho em
consonância com o objeto.
Até 1,0 ponto
Indicação de fontes pertinentes ao assunto
trabalhado
e
citadas
na
Proposta
do
Projeto
de
Referências
Pesquisa.
Redação da Proposta Unidade e coesão entre as partes na Proposta
do Projeto de
Até 1,5 pontos
do Projeto de Pesquisa, observação das
Pesquisa
questões de lógica textual,
gramática e ortografia.
Produto Educacional
Apresentação da proposta de um Produto
Até 1,0 ponto
Educacional.
Total obtido pelo candidato:
A Proposta do Projeto de Pesquisa deve ser escrita em língua portuguesa e o(a) candidato(a) será eliminado(a)
desta etapa quando:
a) constar o nome ou qualquer identificação do(a) candidato(a); b) constar a indicação do(s) provável(eis)
orientador(es); c) não estiver dentro das normas do Anexo II e/ou apresentar ausência de um ou mais itens
constituintes para elaboração da Proposta; d) houver caso de plágio no todo ou em parte de qualquer espécie.
E. CONVOCAÇÃO PARA ARGUIÇÃO DA PROPOSTA DO PROJETO DE PESQUISA
Serão convocados(as) para a etapa de arguição da Proposta do Projeto de Pesquisa até 2 (duas) vezes o número
de vagas ofertadas por linha de pesquisa neste edital, respeitando-se as cotas reservadas para autodeclarados(as)
Negros(as) [Pretos(as) ou Pardos(as)], Indígenas, Pessoas Trans (Trangêneros, transexuais, travestis), refugiados
e assentados, Pessoa com Deficiência (PcD) e para Servidores da Ufal. Esse número poderá ser excedido no caso
de haver empate entre os últimos colocados, caso em que deverão ser utilizadas duas casas decimais para
apuração da nota parcial.
F. CRITÉRIOS DE ANÁLISE NA ARGUIÇÃO DA PROPOSTA DO PROJETO DE PESQUISA
A arguição da Proposta do Projeto de Pesquisa será realizada frente à banca de seleção, constituída por até 3 (três)
docentes, sendo pelo menos 1 (um) docente da linha de pesquisa na qual o(a) candidato(a) está concorrendo e
todos os docentes com título de doutorado e vinculados a Programas de Pós-Graduação, desenvolvendo pesquisas
em áreas afins às do PPGECIM, para cada candidato(a) aprovado(a) na etapa anterior. A duração será de até 30
(trinta) minutos, sendo até 15 minutos para apresentação da Proposta do Projeto de Pesquisa pelo(a) candidato(a)
sem uso de powerpoint ou outros recursos visuais e até 15 minutos para arguição da Proposta do Projeto de
Pesquisa pelos membros da banca. A arguição será realizada em ordem alfabética, gravada em áudio.
Para a arguição serão avaliados os seguintes aspectos/critérios:
ASPECTOS/CRITÉRIOS
PONTUAÇÃO (Máximo de 10
pontos)
Importância do problema de pesquisa
Coerência entre os itens constituintes da Proposta do
Projeto de Pesquisa
Pertinência social, científica e acadêmica da Proposta
do Projeto de Pesquisa e do Produto Educacional
para a Educação Básica e para área de Ensino
Exposição para estudo, possibilidade, objetividade do
tema proposto, levando em consideração a
concretização da pesquisa
Respostas do candidato às questões apresentadas
pela Banca
Até 2,0 pontos
Até 1,0 ponto
PONTUAÇÃO
Até 2,0 pontos
Até 2,0 pontos
Até 3,0 pontos
Total obtido pelo candidato:
G. CRITÉRIOS DE ANÁLISE DO CURRÍCULO
Somente serão computados títulos e atividades devidamente informados no Currículo LATTES (modelo CNPq) e
comprovados documentalmente. Pontuação detalhada nos últimos cinco anos (a partir de 2019):
TITULAÇÃO
Item
Descrição
Pontuação por cada
Atividade
2
Pontuação
máxima
2
Pontuação
Obtida
Pontuação por cada
Atividade
1 por semestre
Pontuação
máxima
10
Pontuação
Obtida
Docência de Graduação (EaD ou Presencial)
1 por semestre
10
Docência Pós-Graduação Lato sensu
1 por semestre
10
Docência PRONATEC
1 por semestre
10
Tutoria em EaD
1 por semestre
8
Especialização (Pós-Graduação Lato sensu na área de
Ensino de Ciências e Matemática)
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Item
Descrição
Docência na Educação Básica
ATIVIDADES ACADÊMICAS
Item
Pontuação por cada
Atividade
0,5 por semestre
Pontuação
máxima
4
Participação em projetos de pesquisa cadastrados em
uma Pró-Reitoria
0,5 por semestre
4
Participação em projetos de extensão cadastrados em
uma Pró-Reitoria
0,5 por semestre
4
Participação em projetos de ensino cadastrados em uma
Pró-Reitoria
0,5 por semestre
4
Bolsista ou Colaborador de Iniciação Científica (PIBIC)
0,5 por semestre
4
Bolsista ou Colaborador do Programa de Educação
Tutorial (PET)
Bolsista ou Colaborador do Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
ATIVIDADES DE EXTENSÃO E CULTURA
0,5 por semestre
4
0,5 por semestre
4
Item
Pontuação por cada
Atividade
0,25 por evento
Pontuação
máxima
3
0,5 por curso
3
0,5 por oficina
3
0,5 por evento
3
0,5 por apresentação
8
Descrição
Pontuação por cada
Atividade
Pontuação
máxima
Livro na área de Ensino de Ciências e Matemática ou áreas
afins
Capítulo de livro na área de Ensino de Ciências e
Matemática ou áreas afins
Organização de livro na área de Ensino de Ciências e
Matemática ou áreas afins
Artigo publicado em periódico científico internacional
4 por livro
12
2 por capítulo
6
1 por organização
3
Descrição
Monitoria
Descrição
Participação em Eventos Internacionais, Nacionais,
Regionais e Locais na área de Ensino de Ciências e
Matemática ou áreas afins
Participação em Curso de Extensão na condição de
Ministrante
Participação em Oficinas na área de Ensino de Ciências e
Matemática ou áreas afins na condição de ministrante
Organização de eventos (Congressos, Colóquios e
Seminários) na área de Ensino de Ciências e Matemática
ou áreas afins
Apresentação de trabalho em Eventos Internacionais,
Nacionais, Regionais e Locais na área de Ensino de
Ciências e Matemática ou áreas afins
PUBLICAÇÕES
Item
3 por artigo
6
Artigo publicado em periódico científico nacional
3 por artigo
6
Artigo publicado em periódico científico regional ou local
2 por artigo
4
Trabalho completo publicado em anais de evento
científico internacional, nacional, regional ou local
Resumo publicado em anais de evento científico
internacional, nacional, regional ou local
TOTAL DE PONTOS
2 por trabalho
10
1 por resumo
3
Pontuação
Obtida
Pontuação
Obtida
Pontuação
Obtida
H. DAS ATIVIDADES DO CURSO
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática visa oferecer aos docentes da Educação Básica,
bem como aos licenciados sem inserção no universo educacional, a oportunidade de aprofundamento de
conhecimentos nos domínios de Ensino de Ciências e Matemática, nos seus aspectos teóricos, metodológicos
e epistemológicos, utilizando as tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas inovadoras
no processo de ensino- aprendizagem destas disciplinas. Objetiva, também, implementar a realização de pesquisas
que viabilizem o desenvolvimento de processos e produtos inovadores voltados para a melhoria das práticas
pedagógicas e de ensino. As atividades acadêmicas ocorrem as quintas-feiras e sextas-feiras, nos períodos da manhã
e tarde, com eventuais atividades complementares aos sábados. As atividades podem ser realizadas nas unidades
acadêmicas no campus A. C. Simões, a depender da programação. O período de duração do curso é de24 meses.
Ao longo do curso o(a) aluno(a) deverá realizar o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira: Inglês, Espanhol
ou Francês. Serão considerados(as) aprovados(as) os(as) alunos(as) que obtiverem nota igual ou superior a 7,0.
I. CONTATOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EMATEMÁTICA
Coordenadora: Profa. Dra. Hilda Helena Sovierzoski
ENDEREÇO:
Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
Centro de Educação (Cedu)
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM)
Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n. Tabuleiros dos Martins. CEP: 57072-900
Site: http://www.ufal.edu.br/ppgecim
E-mail: ppgecim.ufal@gmail.com
J. CRITÉRIOS DE ANÁLISE DA PROVA ESCRITA
Na prova escrita, serão observadas as capacidades de interpretação, de argumentação e dissertação dos
candidatos, destacando as contribuições e aspectos teóricos dos dois artigos disponibilizados na página do
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, à luz da norma padrão da língua, conforme o
quadro abaixo:
Aspectos
Critérios
Interpretação
Comprender a proposta e aplicar conceitos da
área do conhecimento abordada, considerando os
artigos disponibilizados como referência, dentro
da estrutura do texto dissertativo.
Argumentação
Capacidade de selecionar, organizar e interpretar
informações com vistas a construção de um texto
dissertativo, demonstrando conhecimento dos
mecanismos linguísticos necessários à construção da
argumentação.
Pontuação
(Máximo 10
pontos)
Até 4,0 ponto
Até 4,0 ponto
Pontuação Obtida
pelo(a) candidato(a)
Adequação à norma
padrão
Demonstrar domínio da modalidade formal
escrita da língua portuguesa.
Até 2,0 pontos
Total obtido pelo candidato:
