Gabarito da Prova de Conhecimentos - Seleção 2017.1
EXAME DE SELEÇÃO 2017-1 GABARITO.pdf
Documento PDF (151.4KB)
Documento PDF (151.4KB)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Programa de Pós-Graduação em Ensino
de Ciências e Matemática
EXAME DE SELEÇÃO 2017.1
GABARITO
QUESTÕES
1
2
3
4
5
6
MAT
B
D
D
A
D
NULA
BIO
VFFVF
VFFFV
FFFFF
FVVFF
FVVFV
VVVFF
QUI
E
E
E
E
E
E
FÍS
E
D
B
C
A
E
PEDAGOGIA
E
A
E
C
B
C
PADRÃO DE RESPOSTA DA QUESTÃO DISCURSIVA GERAL
O QUE SE ESPERA DE RESPOSTA CONSEQUENTE PARA A QUESTÃO
PEDAGÓGICA GERAL 1, FORMULADA POR OCASIÃO DA PROVA DO EXAME DE
SELEÇÃO PPGECIM/UFAL-2017 ATINENTE AO CAPÍTULO DE MENEZES
INTITULADO “CULTURA CIENTÍFICA NA SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL”
(1) No contexto educacional, quais soluções possíveis são exigidas pelos novos
pressupostos da sociedade pós-industrial para uma Educação Científica e que
devem ser seriamente repensados em tempos de crises?
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1. Apresentação
(introdução,
desenvolvimento,
conclusão)
> No geral: espera-se uma produção discursiva com início, meio e
fim.
> Na introdução: espera-se a apresentação contextualizada das
ideias a serem defendidas na resposta da questão.
> No desenvolvimento: espera-se o aprofundamento em termos
teóricos do plano de informações exposto na Introdução; coerência
e consistência argumentativas; clareza nos conceitos apresentados;
unidade temática.
> Na conclusão: espera-se retomada dos principais argumentos
apresentados na Introdução, com fechamento propositivo do texto.
Prova de Conhecimentos – Matemática
2. Conteúdo
(conhecimento da
matéria e
fundamentação teórica)
> Espera-se que o candidato:
(i)
Apresente uma exposição crítica e clara da
identificação de crises advindas da passagem da
sociedade industrial para pós-industrial, bem como de
sua situação problemática que constitui enorme
desafio a ser enfrentado no contexto educacional.
(ii)
Defenda argumentos sobre os pressupostos básicos
atinentes à educação científica deverão ser seriamente
repensados e expostos em tempos de crises.
Argumentação em prol de uma educação voltada para
a aquisição de linguagens e procedimentos criativos
que requerem a tomada de iniciativas e o exercício da
autonomia perante situações novas.
(iii)
3. Linguagem (uso
adequado da
terminologia técnica,
clareza, objetividade
Maceió, 1 de dezembro de 2016
> Espera-se do candidato:
1. Uso adequado da terminologia técnico-teórica própria do campo
de conhecimento do ensino de Ciências;
2. Clareza na argumentação do texto;
3. Objetividade nas discussões e exposição das ideias.
4. Uso da linguagem padrão/formal, por meio da apresentação de uma
redação elegante, em bom português e de lavra própria.
O QUE SE ESPERA DE RESPOSTA CONSEQUENTE PARA A QUESTÃO
PEDAGÓGICA GERAL 2 , FORMULADA POR OCASIÃO DA PROVA DO EXAME DE
SELEÇÃO PPGECIM/UFAL-2017, ATINENTE AO CAPÍTULO DE TEDESCO,
INTITULADO “FORMAÇÃO CIENTÍFICA PARA TODOS”
(1) Tedesco (2009 p. 162) afirma que “A formação científica que requer atualmente o
desempenho cidadão não é a formação tradicional. Para formar um cidadão reflexivo,
o ensino das Ciências deve ser proposto tanto em seus conteúdos quanto nas formas
de transmissão. Em primeiro lugar, deve deixar de ocupar o papel de grande fator de
fracasso escolar para converter-se em um instrumento eficaz de acesso ao
conhecimento socialmente significativo”. Tendo em vista essa afirmativa,
posicione-se discursivamente sobre a possibilidade de se examinar no ensino das
Ciências, no contexto escolar, as relações entre formação científica, acesso ao
conhecimento socialmente significativo e formação cidadã. Escreva sua resposta
à luz da sua área de formação.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1. Apresentação
> No geral: espera-se uma produção discursiva com início, meio e
1
Prova de Conhecimentos – Matemática
(introdução,
desenvolvimento,
conclusão)
Maceió, 1 de dezembro de 2016
fim.
> Na introdução: espera-se a apresentação contextualizada das
ideias a serem defendidas na resposta da questão.
> No desenvolvimento: espera-se o aprofundamento em termos
teóricos do plano de informações exposto na Introdução; coerência
e consistência argumentativas; clareza nos conceitos apresentados;
unidade temática.
> Na conclusão: espera-se retomada dos principais argumentos
apresentados na Introdução, com fechamento propositivo do texto.
2. Conteúdo
(conhecimento da
matéria e
fundamentação teórica)
> Espera-se que o candidato demonstre:
1. Conhecimento teórico relativo ao tema da questão proposta e
não apenas conhecimento “prático”;
2. Apropriação teórico-conceitual da discussão sobre o ensino das
Ciências para a formação científica, acesso ao conhecimento
socialmente significativo e formação cidadã.
3. Relação entre teoria(s) e prática(s) à luz da sua área de
formação.
3. Linguagem (uso
adequado da
terminologia técnica,
clareza, objetividade
> Espera-se do candidato:
1. Uso adequado da terminologia técnico-teórica própria do campo
de conhecimento do ensino de Ciências;
2. Clareza na argumentação do texto;
3. Objetividade nas discussões e exposição das ideias.
4. Uso da linguagem padrão/formal.
2
