00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5342
Tipo: Dissertação
Título: A importância da contextualização histórica nas aulas das teorias einsteinianas aplicadas ao ensino médio
Título(s) alternativo(s): The importance of historical centextualization in the lessons of the einsteinian theory applied to middle school
Autor(es): Rodrigues, Giulianno Raposo
Primeiro Orientador: Bastos Filho, Jenner Barretto
metadata.dc.contributor.referee1: Pontes, Edel Alexandre Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Ramires, Lídia Maria Marinho da Pureza
metadata.dc.contributor.referee3: Serra, Kleber Cavalcanti
Resumo: Esta dissertação de mestrado do PPGECIM (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática) trata da importância da contextualização histórica nas aulas de Física, aplicadas aos alunos do Ensino Médio. De forma mais específica, serão ministradas aulas sobre as teorias einsteinianas, em especial a da Relatividade Restrita e a do Efeito Fotoelétrico à Luz da Teoria Quântica, com um vasto embasamento histórico que envolveu os bastidores da vida do maior físico da humanidade: Albert Einstein. São tratadas as multiplicidades de sua personalidade que vão desde a sua genialidade e pioneirismo, seu envolvimento social e político com o meio acadêmico, entidades governamentais e sociedade em geral, até a aspectos de sua vida pessoal. Através desta pesquisa, tentaremos compreender quais os estímulos criados nos nossos alunos e a contribuição para a apreensão dos conteúdos teóricos, quando submetidos aos recursos que trarão a trajetória histórica do desenvolvimento das teorias de Einstein e seus desdobramentos. Para finalizar, iremos propor um produto educacional que utilize tecnologia da informação, com a criação de um ambiente virtual no Google Drive, onde os alunos depositarão vídeos de curta duração e terão acesso ao conteúdo deste trabalho.
Abstract: This MSc dissertation of PPGECIM (Programa de Pós Graduação em Ciências e Matemática) comes to defend and research the importance of historical contextualization in physics classes applied to high school students. More specifically, lectures will be given on Einstein's theories, in particular the Restricted Relativity and the photoelectric effect in light of the Quantum theory with a vast historical background that involved the backstage of the life of the greatest physicist of mankind: Albert Einstein. It will be treated the multiplicities of his personality that go from his genius and pioneering, to social and political involvement with the academic environment, governmental entities and society in general, to aspects of their personal lives. Through this research we will try to understand the stimuli created in our students and the contribution to the apprehension of the theoretical contents, when submitted to resources that will bring the historical trajectory of the development of Einstein's theories and their unfolding. Finally, we will propose na educational product that uses information technology by creating a virtual platform on Google Drive where students can use to post short duration videos and also have full access to this dissertation.
Palavras-chave: Einstein, Albert, 1879-1955
Física - História
Física – Estudo e ensino
Física - Ensino médio
Relatividade geral (Física)
Fotoeletricidade
Science
History
Einstein
Relativity
Photoelectric effect
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: RODRIGUES, Giulianno Raposo. A importância da contextualização histórica nas aulas das teorias einsteinianas aplicadas ao ensino médio. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5342
Data do documento: 1-mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância da contextualização histórica nas aulas das teorias einsteinianas aplicadas ao ensino médio.pdf2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.