00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2964
Tipo: Dissertação
Título: A prática da aula de campo para o Ensino Médio
Autor(es): Moura , Maryanne Medeiros
Primeiro Orientador: Sovierzoski, Hilda Helena
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Letícia Ribes de
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos Filho, Jenner Barretto
metadata.dc.contributor.referee3: Pinto, Anamelea de Campos
Resumo: Diante de uma sociedade influenciada e bombardeada por tanta informação, estudantes são constantemente submetidos a exames para avaliar seus rendimentos. Muitas vezes esses aprendizes são tratados como máquinas de assimilação de conteúdo. O objetivo desta pesquisa foi analisar através de questionários, a aprendizagem de duas turmas de alunos do ensino médio de dois colégios da rede particular localizados na capital de Maceió no Estado de Alagoas. Foram utilizados para tanto, intervenções com aula teórica, com aula de campo e um guia em forma de ebook como Produto Educacional na disciplina de Biologia, na área de Ecologia. O tema escolhido foi ‘Ambientes estuarinos-lagunares’, pela sua importância intrínseca para o desenvolvimento e consciência da Cidadania Planetária o que se reflete na exigência de inclusão deste assunto no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a que esses discentes são submetidos anualmente como veículo para ingressarem no Ensino Superior e também por se tratar de um assunto com biomas abundantes no estado de Alagoas onde esses educandos residem. Também objetivou estimular nesses alunos o exercício da crítica no que diz respeito ao estudo científico vinculado, principalmente, à educação ambiental. O trabalho foi dividido em três artigos que tratam da avaliação do conhecimento prévio, dos rendimentos da aprendizagem pós-aula teórica, pós- aula de campo e pós-aplicação do ebook. Os resultados demonstraram a importância da predisposição do aluno a aprender e a relevância da constante capacitação dos docentes para potencialização da aprendizagem significativa vinculada ao ensino-aprendizagem.
Abstract: Due to a society influenced by such high amount of information, students are constantly submitted to evaluations of their knowledge. Frequently, these learners have been treated as machines of knowledge assimilation. The objective of this research was to evaluate the learning process of students from two classes of two high schools of the private system, located in distinct neighborhoods of the capital Maceió with different social patterns. For both realities, questionnaires were applied as a way of evaluation of the students progress before and after theoretical classes, field class, using a guide in an e-book format, as an educational tool for the discipline of Biology, Ecology area. The title chosen was: Estuarine-Lagoon environments, due to the importance given by the National High School Examination (ENEM), which is the annual exam taken by the high school students to enter the universities. In addition, these biomes are abundant in the state of Alagoas, where these students live. This study also aimed to stimulate in these students a critical thinking of the scientific study related to environmental education. The work was divided in two papers, where the description of the educational product and the results demonstrated the importance of the constant training of the teachers to potentiate the significant learning related to the teaching-learning process.
Palavras-chave: Ecologia – Estudo e ensino
Ensino e aprendizagem
Rede particular de ensino – Maceió (AL)
Ecology - Study and teaching
Teaching and learning
Private schools network – Maceió (AL)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: MOURA, Maryanne Medeiros. A prática da aula de campo para o Ensino Médio. 2017. [113]f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2964
Data do documento: 28-ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A prática da aula de campo para o Ensino Médio.pdf4.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.