Neste trabalho, trataremos da educação científica em geral, especialmente do Ensino de Física
no Ensino Médio, que, em especial, é profundamente problemático. Diversos fatores são
eleitos como causadores desse sério problema, tais como: o insuficiente número de
professores; as baixas remunerações, que tornam a carreira desinteressante; a falta de estrutura
nas escolas; os currículos inadequados etc. Sobressai, dentre todas as razões, o problema de
um ensino defasado. Leciona-se uma física que, não ultrapassando os desenvolvimentos do
século XIX, tenta atingir as mentes e os corações dos inquietos alunos do século XXI. É
sintomático, portanto, que tal questão seja levantada em congressos, como o XIV EPEF,
ocorrido na cidade de Maresias, em 2012. Numa das mesas redondas discutia-se a respeito das
possíveis ou inexistentes relações entre as três comunidades envolvidas no estudo e ensino da
Física, quais sejam: a dos físicos teóricos e empíricos, a dos educadores e a dos pesquisadores
em ensino da Física. Pareceu-nos que esse debate deveria ser ampliado para acomodar uma
quarta comunidade: a dos Professores de Física do Ensino Médio, devido a sua fundamental
relevância, tanto para a formação científica dos estudantes, quanto para a consciência
informada da sociedade; notadamente no que diz respeito aos valores éticos e de cidadania.
Ao longo deste trabalho iremos constatar que este papel de importância estratégica para o
desenvolvimento científico foi reconhecido pela comunidade dos Pesquisadores em Física,
representada, nesse caso, pelo CERN (Organisation Europeénne pour la Recherche Nucléaire
– antigo Conseil Europeénne pour la Recherche Nucléaire), que criou, dentro de um
programa denominado Educational Outreach, o Teacher Programmes, que envolve
Professores do Ensino Médio dos 21 países integrantes da Organização; propiciando um
diálogo muito ativo entre a comunidade dos Pesquisadores em Física e a chamada quarta
comunidade. Nesse sentido, através da intermediação do LIP (Laboratório de Instrumentação
e Física Experimental de Partículas, em Lisboa), conseguimos participar do “Portuguese
Language Teachers Programme 2015”, realizado em Genebra, e que veio corroborar
plenamente, tanto com a crítica quanto com as propostas que norteiam este trabalho. O
caminho, pois, para obtermos um ganho cognitivo relevante acerca da natureza da Ciência,
certamente aponta para uma convergência entre as ideias dessas quatro comunidades.