Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1225
Tipo: | Dissertação |
Título: | Física moderna: divulgação e acessibilidade no ensino médio através das histórias em quadrinhos |
Título(s) alternativo(s): | Modern physics: dissemination and accessibility in school through of comic books |
Autor(es): | Ferreira, Rodrigo Medeiros |
Primeiro Orientador: | Serra, Kleber Cavalcanti |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Laércio Evandro Ferracioli da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Albuquerque, Samuel Silva de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Fireman, Elton Casado |
Resumo: | Este trabalho visa mostrar como as histórias em quadrinhos (HQs), quando utilizadas como recursos didáticos, podem ser eficientes ferramentas na divulgação e na aproximação dos alunos com a física, para tanto apresentaremos os resultados de uma pesquisa onde foram avaliadas as aulas de física através dos quadrinhos. E estando a física diretamente ligada a todo desenvolvimento tecnológico que conhecemos, também destacamos o ensino Física Moderna e Contemporânea (FMC) como de fundamental importância na formação de cidadãos. |
Abstract: | This work aims to show how the comics (DC comic books), when used as teaching resources, may be effective tools in the disclosure and keep students together with physics, so that we will present results of survey where the physics classes with comic were available. And while physics is directly connected with the whole technological development as we know, we also emphasize teaching Modern and Contemporary Physics (MCF) as fundamental and important role in formation of citizens. |
Palavras-chave: | Física Histórias em quadrinhos Recurso didático Ensino Physics Comic books Didactic Resources Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | FERREIRA, Rodrigo Medeiros. Física moderna: divulgação e acessibilidade no ensino médio através das histórias em quadrinhos. 2013. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1225 |
Data do documento: | 27-mar-2013 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Física moderna divulgação e acessibilidade no ensino médio através das histórias em quadrinhos.pdf | 17.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.