Professores do PPGE- UFAL Publicam importantes OBRAS com apoio PROAP-CAPES
26/11/2022 00h30 - Atualizado em 22/06/2023 às 17h51
Todas as obras tiveram o apoio do programa de apoio à pesquisa - PROAP-da CAPES
![]() |
Educação Matemática, contextos e práticas educativas na contemporaneidadeCarloney Alves de Oliveira, Mercedes Carvalho
Este livro apresenta, em 10 capítulos, discussões sobre o ensino da Matemática na contemporaneidade, a partir do olhar de diferentes pesquisadores das nossas universidades. São investigações e práticas educativas voltadas para a Educação Matemática, produzidas nos âmbitos escolar e universitário. Os textos provocam debates profícuos sobre a apropriação crítica, ética e consciente a respeito da formação do professor que ensina Matemática, e, em especial, sobre a utilização de uma variedade de interfaces tecnológicas e pedagógicas como recursos para fomentar o processo de ensino e aprendizagem, com vistas a propiciar um ambiente colaborativo e o consequente redimensionamento da ação docente. |
![]() |
Os caminhos para a educação e as políticas públicas no cenário atualInalda Maria dos Santos, Jailton de Souza LiraDownload e-bookA falência das políticas públicas de cunho social são consequências da crise do modo de produção capitalista e do Estado nacional, situação real de uma crise de hegemonia entre os segmentos que disputam o poder do Estado. O conjunto dos textos reunidos neste livro aborda as várias facetas da crise do Estado e das políticas públicas educacionais sob a hegemonia neoliberal, refletindo sobre outros temas específicos relacionados, a exemplo da reforma do ensino médio, da precarização do trabalho docente, das discussões em torno das metas do Plano Nacional e Estaduais de Educação, das questões inerentes à inclusão dos segmentos mais vulneráveis da sociedade, das formas de regulação do processo de ensino e aprendizagem e do papel dos gestores escolares, dentre outras questões essenciais para a compreensão da crise social e econômica na contemporaneidade |
![]() |
(Trans)formação: saberes necessários para esperançar no presente e no futuro. Vol. 1Ettiène Cordeiro Guérios, Izabel Cristina Petraglia, Maria Dolores Fortes Alves, Tamires de Campos Leite
Nesta obra, tanto no vol.1, como no vol.2 os autores brasileiros, espanhóis, bolivianos entre outros países, fazem uma homenagem ao Centenário de dois grandes teóricos, pensadores reconhecidos internacionalmente: Paulo Freire e Edgar Morin. Assim, todos os artigos presentes nesses volumes, construíram-se com rigor, qualidade e leveza, trazendo a presença desses dois grandes pensadores que, a mais de 100 anos, no Brasil e em inúmeros países, vêm polinizando ideias que nos encorajam a autonomia, liberdade, democracia, religação dos saberes dos seres. Diálogos que nos nutrem com reflexões e ações acerca da formação de professores, da educação inclusiva, equânime e igualitária, com qualidade social, baseada nos princípios de direitos humanos e em uma cultura de convivência para o desenvolvimento sustentável. Logo, os textos aqui presentes privilegiam processos dialógicos, inclusivos e criativos, tendo a complexidade e a transdisciplinaridade como base fundante. |
|
(Trans)formação: saberes necessários para esperançar no presente e no futuro. Vol. 2Ettiène Cordeiro Guérios, Izabel Cristina Petraglia, Maria Dolores Fortes Alves, Tamires de Campos Leite
Nesta obra, tanto no vol.1, como no vol.2 os autores brasileiros, espanhóis, bolivianos entre outros países, fazem uma homenagem ao Centenário de dois grandes teóricos, pensadores reconhecidos internacionalmente: Paulo Freire e Edgar Morin. Assim, todos os artigos presentes nesses volumes, construíram-se com rigor, qualidade e leveza, trazendo a presença desses dois grandes pensadores que, a mais de 100 anos, no Brasil e em inúmeros países, vêm polinizando ideias que nos encorajam a autonomia, liberdade, democracia, religação dos saberes dos seres. Diálogos que nos nutrem com reflexões e ações acerca da formação de professores, da educação inclusiva, equânime e igualitária, com qualidade social, baseada nos princípios de direitos humanos e em uma cultura de convivência para o desenvolvimento sustentável. Logo, os textos aqui presentes privilegiam processos dialógicos, inclusivos e criativos, tendo a complexidade e a transdisciplinaridade como base fundante. |
![]() |
Os (des) 0 caminhos da escola publica: Os seus percursos frente a um retomada democratica.Org. Givaanildo da Silva; Lana LISIER de Lima Palmeira O fio condutor que mobilizou todas as pesquisas desta coletânea foi a discussão sobre os caminhos da Escola pública e seus percursos frente à retomada democrática no contexto brasileiro. Os últimos 6 (seis) anos têm sido desafiadores para a educação pública, da creche à pós-graduação, uma vez que há um grande volume de redução de investimentos para a área, bem como uma centralização de políticas que minimizam a formação humana e profissional à padronização, respondendo, exclusivamente, ao sistema capitalista. |
|
Infância(s) e Educação Infantil: pesquisas, docências e pedagogiasCleriston Izidro dos Anjos, Ellen de Lima Souza, Maria Janailma Barbosa da Silva Tavares, Solange Estanislau dos Santos (org)O livro Infância(s) e Educação Infantil: Pesquisas, Docências e Pedagogias,tal como o seu título anuncia, apresenta-nos um conjunto de textos que nos permitem fazer o cruzamento entre estas três dimensões, dando assim relevo a um saber que se constrói com sentido: investigar e formar para promover uma intervençãoeducativa de forma bem sustentada. |
![]() |
Educação e Linguagem: dos estudos às práticas educativasAdriana Cavalcanti dos Santos, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, Yana Liss Soares Gomes
A obra intitulada, Educação e Linguagem: dos estudos às práticas educativas, constitui uma coletânea de ricas reflexões, discussões e práticas, guiadas e fortalecidas por princípios epistemológicos que se justapõem no cerne da educação em precípua aglutinação com a linguagem humana em sua ação interativa, comunicacional e formativa. Os textos apresentados configuram-se, portanto, cuidadosamente, evidências de ações significativas de educação e linguagem, destinados aos educadores e, de uma forma ampla, aos leitores direta e indiretamente envolvidos com os desafios educacionais. Longe de se esgotarem as reflexões e discussões sobre a educação e a linguagem, em si mesmas, ou de apontarem para uma premissa singular e definitiva das abordagens da temática, organizadores e autores colocam-se em compartilhamento e aglutinações de vozes para defesa de uma educação capaz de transformar os indivíduos, a sociedade e o mundo à sua volta. |
![]() |
Epistemologias e educação: implicações a partir do Cuidado, da Escuta e da AtençãoAutor:Anderson de Alencar MenezesAs Epistemologias Contemporâneas estão cada vez mais voltadas para a complexidade humana. Este livro é o resultado de uma coletânea em que os autores e autoras propõem pensar o científico de forma concomitante ao ético, estético, normativo e expressivo. A ideia da coletânea surgiu com o intuito de repensar a Ciência contemporânea em continuidade com a facticidade que envolve a existência humana. Em síntese, a proposta da coletânea é repensar numa perspectiva psicoética e antropossocial as bordas e as dobras das antropologias humanas naquilo que as toca em grande profundidade a partir da trilogia – Cuidado, Escuta e Atenção. Ou seja, a partir das nossas relações conscientes e inconscientes percebermos as grandes fronteiras que tocam a nossa existência. |