00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: O Mobral no sertão alagoano: das histórias e memórias às sínteses possíveis após quatro décadas
Autor(es): Silva, Jailson Costa da
Primeiro Orientador: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Nadja Naira Aguiar
metadata.dc.contributor.referee2: Paiva, Jane
Resumo: Este trabalho buscou registrar, por meio da oralidade, as ações do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), no médio sertão alagoano, partindo da seguinte problematização: Quais foram os impactos/contribuições das ações de alfabetização implementadas pelo MOBRAL para os ex-alfabetizandos do Município de Santana do Ipanema /AL, no período de 1970-1985? Teve como objetivo situar, após quatro décadas, os impactos/contribuições do MOBRAL na formação dos alunos e alunas no sertão alagoano, no período de 1970-1985. Fundamentou-se nos estudos de: Certeau (2011), Cunha (1985-1988), Beisiegel (2004), Jannuzzi (1987), Fávero (1983), Paiva (2003), Paiva (2009), Moura e Freitas (2007), entre outros. Efetivou-se por meio de uma abordagem qualitativa, apoiada nos pressupostos da História Oral, tendo como base os estudos de Halbwachs (2006), Bosi (1994), Portelli (2010) e Thompson (1992).As análises realizadas apontam para a existência de uma relevância muito significativa das ações alfabetizadoras do MOBRAL na vida dos sertanejos, independentemente de terem ou não continuado os estudos, uma vez que todos os sujeitos entrevistados reconhecem o referido Movimento como a única oportunidade de alfabetização de jovens, adultos e idosos sertanejos em um contexto histórico marcado pela negação de direitos.
Abstract: This study attempts to register through orality, the actions of the Brazilian Literacy Movement (MOBRAL), the average backcountry Alagoas, starting from the following problems: What were the impacts / contributions of literacy actions implemented by MOBRAL for former learners Municipality Santana do Ipanema / AL, in the period 1970-1985? Aimed to situate, after four decades, the impacts / contributions MOBRAL in the formation of male and female students in the backwoods of Alagoas, in the period 1970-1985.Was based on studies of:Certeau (2011), Cunha (1985-1988).Beisiegel (2004),Jannuzzi (1987), Fávero (1983), Paiva, (2003), Paiva, (2009), Moura and Freitas (2007), among others.Was accomplished through a qualitative approach, based on the assumptions of Oral History, based on studies of Halbwachs (2006), Bosi (1994), Portelli (2010) and Thompson (1992). The analyzes indicate the existence of a very great importance of the actions of literacy in the lives of MOBRAL sertan, regardless of whether or not continued their education after the period of literacy, since all interviewees recognize that movement as the only opportunity to youth literacy, adult and elderly sertan in a historical context marked by denial of rights.
Palavras-chave: MOBRAL – Alagoas- História
Alfabetização de jovens e adultos
Sertão alagoano
MOBRAL - Alagoas- History
Youth and Adult Literacy
Hinterland Alagoano
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Jailson Costa da. O Mobral no sertão alagoano: das histórias e memórias às sínteses possíveis após quatro décadas. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6594
Data do documento: 25-mar-2019
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