Mecanismos de construção do PDU/CEDU

Entende-se por mecanismos os espaços de construção do PDU. Estes espaços são coletivos e formados por atores do CEDU aprovados nas plenárias do CEDU. Os mecanismos/espaços são assim identificados:

Plenária do CEDU: Integram esse espaço todos os docentes, estudantes e técnicos do CEDU. Este espaço tem como objetivo aprovar as propostas finais apresentadas pela comissão de coordenação da elaboração do PDU como: metodologia, cronograma de trabalho e proposta do plano de ação PDU.

Comissão de Coordenação do CEDU: Integram representantes dos 3 segmentos. É Responsável pela coordenação geral dos trabalhos, devendo supervisionar a definição dos critérios de escolha dos membros das subcomissões temáticas, bem como orientar, acompanhar, monitorar e articular os trabalhos dessas subcomissões. Sendo suas atribuições específicas: Detalhar as competências das demais subcomissões; supervisionar o processo; Sensibilizar e divulgar a construção do PDU no site do CEDU e suas redes; Aprovar a minuta do PDU através dos documentos recebidos por tema pelas subcomissões responsáveis; Consolidar, organizar, estruturar, revisar e avaliar as informações das subcomissões da minuta final do PDU; Enviar a Minuta do PDU para apreciação da plenária do CEDU e ao conselho do CEDU

Subcomissões Temáticas: Formadas por um grupo multidisciplinar, que possui conhecimento amplo sobre o funcionamento do CEDU, responsáveis por respaldar, articular, analisar, fomentar e promover trabalhos que possibilitem a reflexão e discussão dos tópicos abaixo, de acordo com suas temáticas específicas: Análise da legislação e sua adequação; Coleta de dados e informações; Realização de atividades para reflexão e discussão dos temas, com levantamento de proposições; Análise e revisão das contribuições da comunidade interna sobre os temas em debate; Elaboração do documento contendo as informações sobre seus eixos temáticos. Essas subcomissões são constituídas por docentes, técnicos e estudantes dos Grupos de Pesquisa, Núcleos, Gestores e coordenadores de programas e projetos de pesquisa e extensão. As subcomissões serão compostas de 05(cinco) a 10(dez) membros. As subcomissões são:

- Subcomissão de Ensino de graduação e da Ed. Básica

- Subcomissão da Pós-Graduação e Pesquisa

- Subcomissão de Extensão

- Subcomissão de Política Estudantil

- Subcomissão de Gestão (essa comissão tem como foco os temas sobre gestão gestão de pessoas e infraestrutura)

Integram, como membros natos dos GTS das atividades finalísticas e meio:

- Ensino de graduação e educação básica - Gestores da graduação e do Colégio de Aplicação Telma Vitória (CAPTV) e membros dos colegiados; coordenadores de programas institucionais relacionados ao ensino da graduação; coordenação no CEDU junto às licenciaturas;

- Ensino de pós -graduação e Pesquisa - Coordenadores da graduação e pós-graduação e membros dos colegiados; coordenadores de programas institucionais relacionados à pesquisa;

- Extensão - Coordenação da extensão; Coordenadores de projetos de extensão do CEDU.

- Política estudantil: Representação estudantil

- Gestão: Direção do CEDU e técnicos-administrativos, coordenação de cursos., coordenadores do setores de estudo e todos os membros do conselho do CEDU

Integram, também, os GTS estudiosos/pesquisadores e membros da comunidade do CEDU designados pela plenária do CEDU

Fóruns Temáticos por dimensão. Os fóruns temáticos constituem-se espaços de ampla participação da comunidade do CEDU e representações da Sociedade Civil Organizada (SCO). Será nos fóruns a realização da discussão dos dados quantificados que qualificará o debate sobre o CEDU que TEMOS, o CEDU que QUEREMOS e Como CHEGAR ao CEDU que queremos. Os fóruns temáticos funcionarão em dias específicos, conforme cronograma do plano de trabalho ao final desse documento e, terão inscrições prévias dos atores do CEDU conforme interesse pelas temáticas. Integrantes das subcomissões coordenarão e sistematizarão as discussões dos Fóruns. Os atores que integram os Fóruns são:

- Ensino de graduação e Educação Básica - docentes, estudantes e técnicos da graduação e da educação básica

- Pós-graduação e pesquisa - docentes, estudantes e técnicos da pós-graduação

- Extensão - Docentes, técnicos e estudantes da graduação/pós-graduação que têm projetos de extensão no CEDU e representantes da SCO e docentes envolvidos com ACE

- Política Estudantil - CAPED e estudantes do CEDU

- Gestão - Gestores do CEDU, integrantes do conselho do CEDU e técnicos Administrativos, Docentes, Técnicos e Estudantes do CEDU