Carta à Comunidade da UFAL


26/08/2021 10h10 - Atualizado em 27/08/2021 às 10h08

Caros Companheiros e Companheiras,


O Centro de Educação da UFAL é uma Unidade de Ensino do Campus Maceió, cuja missão institucional se baseia, dentre outros valores, na construção de uma educação fundamentada nos saberes da ciência, na formação integral do ser humano, cuja ação social se orienta pela construção de uma sociedade livre, democrática e comprometida com a coletividade, decidiu, democraticamente, em sua plenária de 4 de agosto, realizar um dia de estudos sobre a atual política de formação de docentes implementada pelo governo federal. 

Convocado de maneira remota, na data de 25 agosto, tivemos às 08:30H, a abertura no Canal do Centro de Educação (Cedu) no Youtube, que, conforme planejamento do evento deveria ser seguido de discussões em cinco grupos organizados no ambiente google meet.

Ocorre que, ao adentrarmos nas cinco salas (divulgadas no evento de abertura) nos deparamos com a invasão de pessoas alheias ao nosso evento, que passaram a tocar músicas com conteúdo pornográfico e proferirem palavras de baixo calão. O fato narrado trata-se de mais um ataque de que denominamos de “milícia digital”, a qual se propôs a obstruir o debate  crítico, abordando ações do atual governo, cujo objetivo, no que tange à educação pública brasileira, é o de ataque frontal a direitos dos profissionais da educação, privilégio de diretrizes privatistas, desinvestimento na universidade e desqualificação na formação de professores do Brasil, desconhecendo o papel histórico de entidades que lutam pela profissionalização docente, sua formação com qualidade e sua remuneração com dignidade, nossas críticas às políticas são fundadas na produção de conhecimento científico e no trabalho de homens e mulheres que dedicam suas carreiras à educação pública, gratuita e de qualidade. 

Este registro tem objetivo de confirmar nosso apego ao debate científico e compromisso com a sociedade alagoana e brasileira. Tais iniciativas não irão cercear o debate e a reflexão. A História mostrará qual o lugar da intolerância, da violência e do negacionismo. O Cedu segue em frente na busca manter-se como tradicional espaço para o debate amplo
e democrático sobre todos os temas que digam respeito à educação.


Maceió, 26 de agosto de 2021.


Prof. Dr. Jorge Eduardo de Oliveira
Diretor