Histórico
Biblioteca Setorial Lúcia Lima do Nascimento - CEDU
A Biblioteca Setorial do Centro de Educação (CEDU), localizada no Campus A. C. Simões, antes denominada de Sala de Leitura, surgiu da necessidade de atendimento às demandas informacionais do curso de Pós-Graduação em Educação (PPGE).
Hoje, seu acervo encontra-se em processo de catalogação no sistema Pergamum, gerenciador dos serviços técnicos bibliotecários.
Em 2018, instalada em um novo espaço no andar térreo do Cedu, foi totalmente reestruturada.
Atualmente, conta também com um espaço para estudos, e disponibiliza aos usuários o uso de computadores para a realização de pesquisas científicas.
Tem como objetivo conservar e preservar os acervos impressos e digitais especializados, interagir com sua comunidade acadêmica, buscando facilitar o acesso à informação e colaborar para a construção de novos conhecimentos.
Possui um acervo especializado em Educação, constituído por livros, periódicos, teses, dissertações, TCCs, dentre outros, que visa atender às necessidades informacionais dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Educação.
Em 2025, a Direção do Cedu junto com o corpo docente resolveram homenagear a bibliotecária que esteve à frente desta biblioteca, acrescentando seu nome ao da biblioteca, sendo agora Biblioteca Setorial Lúcia Lima do Nascimento.
Lúcia inseriu esta biblioteca no rol de bibliotecas setoriais do Sistema de Bibliotecas da UFAL (SIBI), contribuindo também com o Cedu e o SIBI ao oferecer outros serviços além da consulta ao catálogo do SIBI e o empréstimo domiciliar, tais como: depósito no RIUFAL e confecção de ficha catalográfica dos trabalhos acadêmicos. Lúcia era ativista pela democracia e protetora de animais, participava ativamente da recepção de novos calouros e sempre pronta a ajudar animais e pessoas.