Apresentação
Esta é página do projeto de Extensão Universidade e Sociedade em formação criado no ano de 2022. Proposta submetida ao CEDU e a PROEX em Abril de 2022 e aprovada em Maio de 2022 pela unidade do Centro de Educação e pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas.
O Universidade e Sociedade em formação é um projeto realizado em parceria com Instituições públicas de ensino de Alagoas - UFAL e UNEAL - junto com outros parceiro institucionais da rede pública e da sociedade civil organizada - SEMED, AMA, UNDME, UNCME e movimentos sociais.
O projeto de extensão Universidade e Sociedade em formação parte do principio que as Instituições públicas de ensino atuam para socializar sua produção de conhecimento na melhoria da qualidade de vida das pessoas e da sociedade; também que a extensão é um “processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade” (Alagoas, 2014).
O projeto tem como objetivo promover ações junto aos docentes, discentes e sociedade com vistas à difusão de saberes na universidade produzidos, formação dos diversos sujeitos no projeto envolvido. Para tanto pretende-se atuar por meio de práticas formativas junto à movimentos sociais e ao sistema público de ensino para o fortalecimento tantos dos movimentos sociais quando dos profissionais da educação básica.
A UFAL tem por missão: (...) produzir e socializar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais, a partir do ensino, da pesquisa e da extensão, de modo a formar acadêmica e profissionalmente sujeitos capazes de atuar de forma ética, inclusiva e democrática na sociedade. (UFAL, 2019, p. 52)[1]
A elaboração e a execução deste projeto estão ancoradas nas políticas educacionais do Estado Brasileiro quando das estabelecidas institucionalmente na e pela UFAL, portanto das demandas que nas políticas são identificadas.
- O PNE (2014 – 2024), estabelece em sua meta 16 e como estratégias garantir formação continuada aos docentes da educação, por meio eletrônico, acessibilidade à conhecimentos que possam contribuir para a formação dos profissionais da educação básica e, portanto, para a melhoria da qualidade desta etapa do ensino brasileiro.
- O PDI da UFAL 2019 – 2023[2] estabelece como um dos objetivos da extensão “desenvolver os aspectos pedagógico, formativo e organizativo a partir das diretrizes institucionais para a extensão da Ufal”[3] Por conseguinte, a meta institucional quanto ao objetivo estabelecido é:
- Efetivar ações que garantam a ampliação do alcance e impacto social das ações de extensão, construindo relações mais efetivas com outros setores da sociedade, tais como comunidades tradicionais, movimentos sociais, escolas públicas etc., em variados municípios, ampliando o diálogo e a consequente construção de um perfil profissional que tenha elementos para atuar de forma ética, tecnicamente competente, e politicamente comprometida com as áreas de grande pertinência social (necessidades das populações com maior vulnerabilidade social), tendo como pano de fundo uma realidade complexa e contraditória do ponto de vista dos índices de desenvolvimento humano. [4]
- Uma das estratégias para o atendimento do objetivo e meta traçada pelo PDI UFAL (2019-2023) é “Estreitamento de laços com escolas públicas por via de ações de extensão”[5]
- O Relatório do 1º Fórum Popular Universitário realizado pela UFAL em 2019, também, já mencionado neste projeto, apresenta diversas demandas dos movimentos sociais que participaram do fórum. Entre as páginas 13 e 34 do relatório, são apresentadas as sínteses das oficinas realizadas tendo como aporte as 8 áreas temáticas da extensão estabelecidas pela Política Nacional de Extensão Universitária do Fórum dos Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior (Forproex)[6].
Na leitura das sínteses dos eixos temáticos que constam no relatório podemos identificar diversas demandas que estão relacionadas ao objeto deste projeto, destacamos algumas:
- Criar ampliar a oficina de vídeo para movimentos sociais, estudantes, para trocar experiências e ideias entre a universidade e os movimentos, capacitando-os com conhecimento e as técnicas necessárias.
- Curso de verão para formação das comunidades
- Formação para temas transversais como: pedofilia, feminicídio, LGBTfobia, racismo etc.;
- Trazer os mestres da cultura popular para a universidade;
- Diálogo de saberes culturais entre à academia e à comunidade (educação intercultural)
- Criação de projeto de combate à violência contra a mulher
- Grupos de palestras preventivas acerca das violações humanas nas comunidades tradicionais
- Universidade fazer uma campanha interna de conscientização dos direitos das pessoas trans, exemplo: utilização dos banheiros.
- Relação direta com as redes públicas
- Criar uma disciplina (Educação e Movimentos Sociais/Populares), no âmbito da Prograd, ofertada para todos os cursos de graduação.
- - Ofertar mais cursos a partir da realidade dos povos
- - Fazer formação para que as legislações sejam conhecidas, ex: ECA;
- - Insistir na elaboração dos PPP das escolas por professores que trabalhem na comunidade;
- Desenvolver na educação básica as reflexões que modifiquem as práticas para meninos, meninas e LGBTQI+ (debates de sexualidade e autoafirmação);
- Formação: definição de conjuntos de formações básicas necessárias aos empreendimentos, tais como organização da produção, contabilidade do negócio, plano de negócio, design de produto, comercialização digital, autogestão, formação de redes de produção e comercialização.
[1] Disponível em https://pdi.ufal.br/pdi-2019-2023
[2] idem
[3] Disponível em https://pdi.ufal.br/objetivos.
[4] Disponível em https://pdi.ufal.br/metas
[5] Disponível em https://pdi.ufal.br/acoes-estrategicas
[6] Ver em https://ufal.br/ufal/extensao/documentos/politica-nacional-de-extensao/view