Ensino - Pesquisa - Extensão

banner.png

A extensão universitária sob o princípio constitucional está assentada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, portanto, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que na relação universidade e sociedade estabelece um processo de produção do conhecimento. A Resolução n° 7/2018-CNE/CES 11, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014 e dá outras providências, A Política Nacional de Extensão Universitária (PNEU), ratificam esse tripé.

A indissociabilidade entre ensino – pesquisa – extensão no projeto Universidade e Sociedade em formação está caracterizada:

1. no compartilhamento com o público alvo do conhecimento produzido pelos pesquisadores – professores e estudantes da pós-graduação - da universidade nos processos de formação através das 8 áreas temáticas da extensão;
  2. b) no processo de formação/capacitação, portanto de ensino por meio das ações de extensão que serão ofertadas pelo projeto e;
  3. c) na relação universidade e sociedade onde se completa um ciclo de formação tanto daqueles que produzem o conhecimento na universidade quanto do público-alvo que também, produz conhecimento em seu espaço de atuação, seja na educação ou no movimento social que atua/participa.

No que tange especificamente à pós-graduação o projeto possibilitará aos estudantes dos cursos de mestrado e doutorados das instituições de ensino superior proponentes das ações de extensão articularem seus campos/objetos de pesquisa ao ensino e formação do público-alvo desse projeto.