Seminário sobre Metodologia e História da Leitura de Revistas Periódicas

• Quando 26/10/2017 11h00 até 27/10/2017 21h00 (UTC / UTC0)
  • Onde Universidade Federal de Alagoas
  • Adicionar evento ao calendário iCal

O 3º Seminário sobre Metodologia e História da Leitura de Revistas Periódicas propõe-se a discutir a produção do conhecimento científico em seus aspectos éticos, metodológicos e teóricos, propiciando momentos de discussão e de oficinas para a formação de estudantes - de graduação e de pós-graduação - na escrita de artigos científicos.

Participarão do evento pesquisadores com produção na área específica, o que vem a falar da relevância técnico-científica do evento e em sua possibilidade de disseminação do conhecimento científico.

O Seminário sobre Metodologia e História da Leitura de Revistas Periódicas já teve duas edições no estado de São Paulo, SP, Brasil, sendo a terceira edição a ser realizada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), AL, Brasil.  Isso acontece no ano em que alguns periódicos da UFAL foram contemplados com o Edital Fapeal Nº 5/2016 -  Apoio à Editoração e Publicação de Periódicos Científicos, inclusive a revista Debates em Educação, do Centro de Educação da UFAL, Latitude, Leitura, Revista do Mestrado em Direito da UFAL. Neste sentido, o evento busca fortalecer o desenvolvimento dos periódicos e incentivar a qualidade dos mesmos. Tendo em vista que os periódicos têm estreita relação com disseminação do conhecimento, vislumbra-se que o intercâmbio entre editores de revistas da UFAL, da editora da UFAL e membros de grupos de pesquisas será positivo e viabilizará a divulgação dos resultados de pesquisas e a circulação desse conhecimento produzido.

Nesta edição do evento, destaca-se o intercâmbio com a Universidade La Serena (Chile) e com a Universidade de São Paulo (Brasil), na perspectiva da internacionalização da pesquisa. Esta edição tem como proposta a consolidação de um evento em nível nacional, trazendo-o para a região nordeste na perspectiva do seu fortalecimento, inserindo-a neste cenário de discussões sobre revistas e circulação do conhecimento produzido por pesquisadores alagoanos e de demais estados da região nordeste.

O evento também pode contribuir para o fortalecimento de iniciativas já desenvolvidas no Estado de Alagoas beneficiadas com fomento da Fapeal (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas) que tem investido recursos na qualificação e consolidação de periódicos do estado de Alagoas. Trata-se, portanto, de um conjunto de iniciativas que podem alavancar uma possível rede de fortalecimento e circulação do conhecimento a partir de periódicos. E também contribuir para a formação dos estudantes de graduação e de pós-graduação por meio de uma programação que, além de palestras, contempla oficinas de escrita de artigos científicos.

Objetivo geral: visibilizar a discussão sobre metodologia e história das revistas periódicas e sua relação com o conhecimento científico

Objetivos específicos:

- Fomentar a qualidade das revistas periódicas

- Disseminar conhecimentos na área de revistas periódicas

- Viabilizar maior intercâmbio e participação dos pesquisadores alagoanos em redes de pesquisas de nível regionais, nacionais e internacionais,

O Seminário, a ser realizado na Universidade Federal de Alagoas (Brasil), nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, contará com conferências e mesas redondas, bem como oficinas. Participarão do evento conferencistas de renome na área e publicação na área específica do evento.

No que se refere às conferências, estas serão realizadas pelos professores Doutores Valdir Heitor Barzotto e Germán Varas Espinoza. O professor Valdir é docente da Faculdade de Educação da USP e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/USP e de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH/USP. O professor Germán Varas Espinoza trabalha na Universidad de la Serena, na Faculdad de Humanidades do Departamento de Artes y Letras. O foco de trabalho desde o doutorado é principalmente na exploração da variedade de discursos dos atores envolvidos no processo (sócio-retórico) de 'transferência de tecnologia', especificamente em como pesquisadores, de diferentes campos científicos, interpretam as propostas de valor de seus projetos de transferência de tecnologia através de diferentes gêneros. Tem trabalhos sobre a dinâmica social-discursiva do processo de revisão pelos pares de artigos científicos. Haverá também mesas redondas e encontro dos editores da UFAL.

Esta edição do evento está sendo coordenada pela Profa. Dra. Deise Juliana Francisco, editora da revista Debates em Educação (CEDU/UFAL) e pelo Prof. Dr. Cleriston Izidro dos Anjos, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPPECI) e membro do Conselho Editoral da Revista “Humanidades & Inovação” (UNITINS).

Contatos:

Deise Juliana Francisco (CEDU/UFAL)

deisej@gmail.com

Cleriston Izidro dos Anjos (CEDU/UFAL)

cianjos@yahoo.com.br

Luiz Fernando Gomes (FALE/UFAL)

luiz.gomes39@gmail.com

Valdir Heitor Barzotto (FE/USP)

barzotto@usp.br

Inscrições gratuitas no site: https://3smhlrp.wixsite.com/site