PPGECIM inicia qualificações e defesas por videoconferência para manter o isolamento social

Proposta visa amenizar os impactos da pandemia na vida acadêmica dos mestrandos, dando-lhes condições de continuar suas pesquisas a partir de casa.

02/04/2020 13h16 - Atualizado em 28/05/2021 às 08h31

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (PPGECIM/UFAL) já deu início às qualificações e defesas de mestrado 100% por videoconferência. A proposta incentivada pela coordenação do PPGECIM, na pessoa do Prof. Dr. Wilmo Ernesto Francisco Junior, oferece condições para os estudantes que já finalizaram as disciplinas darem andamento às suas pesquisas e mesmo concluí-las sem quebrar o isolamento social.

A primeira atividade integralmente virtual foi a qualificação da dissertação intitulada Realidade aumentada no ensino de Física, do mestrando Ailton Moura Feitosa. O trabalho, orientado pelo Prof. Dr. Carloney Alves de Oliveira (CEDU/UFAL), é justamente da linha de pesquisa de Tecnologias da Informação e Comunicação.

"As tecnologias podem contribuir muito nesse momento complexo do nosso país. Além disso, ajuda a mediar esse processo tão importante na formação dos nossos alunos. Sem dúvidas, essa foi uma qualificação histórica, pois, pela primeira vez, fizemos 100% online", afirmou o Prof. Carloney Alves de Oliveira.

A banca aconteceu na última segunda-feira 30/03/2020, às 14h00, em plataforma virtual. Além do orientador, os professores doutores Carlos Alberto Vasconcelos (UFS) e Kleber Cavalcanti Serra (IF/UFAL) também avaliaram e deram encaminhamentos ao trabalho.

Outro ponto benéfico dessa iniciativa foi que diversos alunos puderam assistir, de suas casas, a esse momento de construção do conhecimento. Ao todo, foram mais de vinte participantes ouvintes.