00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3888
Tipo: Dissertação
Título: Reflexos na práxis do professor de ciências (Física, Química e Biologia), da cidade de Maceió, após a adoção do ENEM como protagonista no processo de seleção de alunos para o Ensino Superior
Título(s) alternativo(s): Reflections on science teacher praxis (physics, chemistry and biology), the city of Maceió, after the adoption of ENEM as the protagonist in the selection of students for higher education
Autor(es): Silva, Rodrigo Oliveira Ferreira da
Primeiro Orientador: Serra, Kleber Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee1: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Elton Malta
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Paulo César Costa de
Resumo: A mudança estrutural da sociedade brasileira nas últimas cinco décadas impôs ao país a necessidade de modificar sua filosofia a respeito da formação de sua população, sobretudo no nível médio de ensino. Nesse trabalho procura-se resgatar aspectos dessa mudança social, a fim de entender a necessidade de uma nova formação educacional, cultural e profissional para os jovens brasileiros, justificada pela alteração dos textos legais que balizam a educação no Brasil bem como a criação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, como fator protagonista no processo de efetivar essas mudanças, de paradigmas, que substancialmente se caracterizam por uma mudança epistemológica no processo de ensino aprendizagem para o nível médio de ensino brasileiro. Portanto o presente trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar como políticas educacionais possuem reflexos na ponta do processo pedagógico, ou seja, em sala de aula, em especial, como com o Novo ENEM influencia a práxis pedagógica de professores de ciências da cidade de Maceió, após sua adoção aliado ao SISU como protagonista no processo de escolha de alunos para os cursos universitários, bem como os programas de financiamento estudantil. Nesse contexto, sendo o ENEM uma avaliação de larga escala que ocorre ao final do Ensino Médio, o trabalho apresenta o conceito de avaliação bem como discute algumas de suas modalidades procurando situar o leitor na problemática de qual o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The structural changes in Brazilian society over the last five decades the country has imposed the need to change his philosophy about the training of its population, especially in mid-level education. In this study we aimed to rescue aspects of social change in order to understand the need for new educational, cultural and vocational training for young Brazilians, justified by the change of legal texts that guide education in Brazil as well as the creation of the National Examination high school - ENEM as protagonist factor in the process of effecting these changes, paradigms, substantially characterized by an epistemological change in the teaching learning to the average level of education in Brazil. Therefore the present study was to evaluate how educational policies have reflected on the end of the educational process, ie in the classroom, especially as the New ENEM influences the pedagogical praxis of Maceio city's science teachers after its adoption coupled with SISU as the protagonist in the process of selecting students for university courses, as well as student loan programs. In this context, being the ENEM a large-scale evaluation that occurs at the end of high school, the work presents the concept of evaluation and discusses some of its modalities looking situate the reader in the issue of the role of evaluation in the teaching process learning.
Palavras-chave: Exame Nacional do Ensino Médio
Avaliação em Larga Escala
Reforma do Ensino Médio
Habilidades e Competências
Avaliação
National Secondary Education Examination
Evaluation of Large Scale
Reform of high school
Skills and competences
Evaluation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SILVA, Rodrigo Oliveira Ferreira da. Reflexos na práxis do professor de ciências (Física, Química e Biologia), da cidade de Maceió, após a adoção do ENEM como protagonista no processo de seleção de alunos para o Ensino Superior. 2015, 79 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3888
Data do documento: 28-out-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.